THIALLY BRAGA GONCALVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

thially braga goncalves

MPIC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

CMP048 - INTERNATO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula - Professor de Férias (28/04/2014)
Apresentação e discussão do plano de curso (05/05/2014 - 05/05/2014)

 

 

P L A N O    D E   E N S I N O

1 EMENTA

As bases filosóficas da ciência geográfica. Aportes teóricos e metodológicos das correntes geográficas. Conceitos básicos da Geografia. A Geografia contemporânea e nexos conceituais. Desafios atuais da Geografia.

2 OBJETIVOS

Proporcionar uma ambiência de estudos e reflexões sobre a produção do conhecimento na área de Geografia, considerando aspectos historiográficos, metodológicos e disciplinares, assim como as perspectivas das principais abordagens nesse campo acadêmico. Para isso, propomos :

  • Discutir as bases filosóficas, fundantes,  das  principais correntes da ciência geográfica.
    • Refletir os conceitos fundamentais da ciência geográfica à luz da  diversidade de entendimento dos mesmos. 
  • Debater sobre as interações e nexos conceituais entre espaço e outros conhecimentos.
    • Refletir os desafios teórico/metodológicos  da  pesquisa em geografia na contemporaneidade.

3 CONTEÚDO

Unidade 1 –   A  ciência geográfica e suas bases filosóficas

  • Filosofia, Ciência, Geografia e perspectivas contemporâneas

Referências Básicas

CAPEL, Horacio. Filosofia e Ciência na Geografia Contemporânea. Uma Introdução à Geografia. 2ª ed. Organização Jorge Guerra Villalobos. Maringá, PR: 2008 (Volume I).

CLAVAL, Paul. Terra dos homens: a geografia. Tradução Domitila Madureira. São Paulo: Contexto, 2010 (Partes 3 e 4)

GOMES, Paulo Cesar da Costa Gomes - Geografia e Modernidade.

SCHAEFER, Fred K. O excepcionalismo na Geografia: um estudo metodológico. Tradução John McPherson. Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro, ano 7, n. 13, p. 5-37, 1953.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Tradução Marília Cecília França. Campinas, SP: Papirus, 1988.

Unidade 2 – Principais correntes geográficas: conceitos básicos, aportes teóricos e metodologias

  • Nexos conceituais: Geografia Cultural, Geografia da Percepção, Geografia Humanista.
  • Conceitos em Geografia e discussão atual: paisagem, território, região  e lugar

Referências Básicas

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas-0SP, Papirus, 2001.

BESSE. Jean-Marc. Ver a terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva: 2006 (Coleção Estudos).

CARLOS, Ana Fani A.  O  Lugar no/do Mundo. São Paulo, Hucitec. 1996,  p.19.

CASTRO, Iná E., GOMES, Paulo. C. C., CORRÊA, Roberto L. (Orgs).  Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil. 1995

CORRÊA, Roberto Lobato e ROSENDHAL, Zeny (Orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2003.

CLAVAL, Paul. As abordagens da geografia cultural. In: CASTRO, Iná Elias de., et al. Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

HAESBAERT, Rogério. Regional-global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2010.

HOLZER, Werther. A Geografia humanista: sua trajetória de 1950 a 1990. Rio de Janeiro, 1992. Dissertação (Mestrado) - IG: UFRJ.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da  pesquisa  sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. A perspectiva da experiência. Trad. Livia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983

Unidade 3 – A Geografia contemporânea: perspectivas de análise do espaço e desafios atuais

  • A Teoria das Representações Sociais e análise espacial
  • A Teoria do Pensamento Complexo e a Geografia da Complexidade
  • Diálogos interdisciplinares:  o espaço na Sociologia de Zygmunt Bauman; Espaço e literatura e outros nexos.

Referências Básicas

BAUMAN, Zigmunt.  Tempos liquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.

---------- Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Tradução, Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

--------- Modernidade liquida. Tradução, Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.

 --------- Globalização: as conseqüências humanas. Tradução Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1999.

BORGES, Jorge L. O Aleph. São Paulo: Globo, 2001.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras,1990

 --------- Marcovaldo ou as estações na cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GALENO, Alex e SILVA, A. Dantas da (Orgs.). Geografia ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre:Sulina, 2004.

JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MENDONÇA, Francisco,. KOZEL, Salete (orgs.) Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba,  Ed. da UFPR, 2002

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

 ---------- O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre, Sulina, 2ª Edição, 2003.

Unidade 4 -  Revisitando o pensamento de Milton Santos

Referencias Básicas

SANTOS, Milton.  Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2002.

4 PROCEDIMENTO DE ENSINO

A disciplina será implementada mediante procedimentos expositivos e debates com a participação efetiva dos discentes, inclusive na apresentação de seminários.

Requer o apoio de bibliotecas, de laboratórios e de outros equipamentos e instalações disponíveis na Universidade, em especial no uso do ambiente internet para pesquisas de temas do programa e de recursos multimídia auxiliares.

A bibliografia básica é indicada neste plano de ensino e será poderá ser complementada oportunamente pelos professores durante o ministério da disciplina.

5 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Os procedimentos de verificação da aprendizagem seguem as normas estabelecidas pela UFPI. Estão previstas três avaliações parciais, na forma de provas escritas individuais. Alternativamente outras formas de avaliação poderão ser ajustadas entre os professores e os cursistas. A aprovação na disciplina também requer a participação do aluno em pelo menos 75 % das atividades

 

A ciência geográfica e suas bases filosóficas (12/05/2014 - 12/05/2014)

 Discussão do livro de Horácio Capel:

CAPEL, Horacio. Filosofia e Ciência na Geografia Contemporânea. Uma Introdução à Geografia. 2ª ed. Organização Jorge Guerra Villalobos. Maringá, PR: 2008 (Volume I).

A ciência geográfica e suas bases filosóficas - Capel (19/05/2014 - 19/05/2014)
A ciência geográfica e suas bases filosóficas - Paul Claval (26/05/2014 - 26/05/2014)
Geografia e Modernidade - Paulo Cesar da C. Gomes (02/06/2014 - 02/06/2014)
Geografia da Percepção / Geografia Humanista - Werther Holzer (09/06/2014 - 09/06/2014)
Geografia da Percepção / Geografia Humanista - Werther Wolzer (16/06/2014 - 16/06/2014)
Geografia Cultural - Textos Diversos (23/06/2014 - 23/06/2014)
Paisagem, Região , Lugar (30/06/2014 - 30/06/2014)
Região, Território (07/07/2014 - 07/07/2014)
Geografia das Representações Sociais, Geografia da Complexidade e outros diálogos (14/07/2014 - 14/07/2014)
Atividade de Prescrição em enfermaria , Plantão em pronto atendimento, alojamento conjunto (02/03/2020 - 30/05/2020)
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201494**** 9,6 8,0 8,0 8,0 8.4 0 AM
2 2015904**** 8,0 8,0 8,5 8,0 8.1 0 AM
3 2015904**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
4 2015904**** 8,0 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
5 2015905**** 9,0 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
6 2015904**** 9,0 10,0 9,5 9,0 9.4 0 AM
7 2015904**** 8,0 8,0 9,0 8,5 8.4 0 AM
8 2015903**** 9,0 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
9 2015905**** 9,0 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aleitamento materno; atendimento ao recém-nascido normal, prática de imunizações; atendimento ambulatorial, acompanhamento de crianças internadas, atendimentos de urgência e de emergência, controle da diarréia; terapia de reidratação oral, assistência à criança na comunidade, orientação higiênica, acompanhamento pré e pós-operatório; interpretação de exame diagnósticos; discussão diagnóstica, terapêutica; biossegurança. Familiarizar o aluno com os diversos setores de atendimento pediátricos nas ações de promoção proteção e recuperação da saúde da criança. Urgências e emergências em Pediatria.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Práticas supervisionadas de Pediatria nas Unidades de Alojamento Conjunto , Sala de Parto, Pronto Socorro Pediatrico, Enfermaria de Pediatria Geral e Ambulatório de Pediatria Geral , Puericultura, Hebiatria e Violência Sexual . As atividades práticas são complementadas com turnos de discussões direcionadas aos temas vivenciados durante a assistência aos pacientes e discussões de casos clínicos na forma de sessões clínicas incluindo os médicos participantes do programa de residência médica em Pediatria Geral
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As modalidades de avaliação serão : Avaliação de atendimento pratico em unidade de emergência ; Avaliação referente ao treinamento de Reanimação Neonatal ; Avaliação de apresentação de Portfólio construído a partir das vivências e temas abordados nas práticas dos estágios; Avaliação cognitiva .
Horário de atendimento: Carga horária de 40 horas semanais
Bibliografia: 1. Robert Kliegman, Bonita M.D Stanton, Joseph St. Geme, Nina F Schor. Nelson Tratado de Pediatria -20 Edição - Editora Elsevier <br /><br />2. Lopes FA, Campos Jr. D. Tratado de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria - 4 edição - Editora Manole 2017 <br /><br />3. Estatuto da Criança e do Adolescente<br /><br />4. Pediatric Advanced Life Suport : julho/2015. American Heart Association. Guideline for Cardiopulmonary and Emergency Cardiovascular Care <br /><br />5. Atenção à Saúde do Recém Nascido. Guia para os profissionais de Saúde. Ministério da Saúde Brasília/DF, 2 edição.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
30/05/2020
Atividade de Prescrição em enfermaria , Plantão em pronto atendimento, alojamento conjunto
Avaliações
Data Descrição
31/03/2020 1ª Avaliação
30/04/2020 2ª Avaliação
30/05/2020 3ª Avaliação
30/06/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1395 14/09/2025 02:27