-

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos. (03/03/2020 - 12/03/2020)
- Objetivos, conceitos, métodos, divisão. - A importância da História da Educação.
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. (17/03/2020 - 31/03/2020)
- A educação nas sociedades primitivas. - A educação nas civilizações orientais. - A educação clássica: grega e romana. - A educação cristã primitiva.
UNIDADE III - A EDUCAÇÃO MEDIEVAL (02/04/2020 - 14/04/2020)
- Contexto histórico medieval. - Tipos de educação na sociedade medieval. - O Renascimento e a reforma do pensamento.
UNIDADE IV - A EDUCAÇÃO MODERNA (16/04/2020 - 14/05/2020)
Contexto histórico moderno. - O Renascimento Pedagógico: humanismo, Reforma e Contra Reforma na educação. - Educação realista. - Educação liberal.
UNIDADE V - EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA (19/05/2020 - 30/06/2020)
Contexto histórico contemporâneo. Tendências pedagógicas do Século XIX. Educação e Pedagogia no Século XX. Perspectivas da educação no Século XXI.
EXAME FINAL (02/07/2020 - 02/07/2020)
PROVA ESCRITA
Frequências da Turma
# Matrícula MAR SET OUT NOV DEZ JAN Total
03 05 10 10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 29 05 07 12 14 19 21
1 2019903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
2 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 60
4 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
9 2019903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 1 2 1 2 14
10 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
11 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
13 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
15 2019904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 12
16 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 4
17 2019903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
18 2018905**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 60
19 2019905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
20 2019905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
21 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2019904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
25 2019901**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 60
26 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
29 2019905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
30 2019905**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019904**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
4 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
5 2019904**** 5,0 8,0 8,0 7.0 4 AM
6 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
8 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 2019904**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
10 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 14 RN
11 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
12 2019904**** 5,0 8,0 8,0 7.0 12 AM
13 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
14 2018905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
16 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
19 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
20 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
26 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
27 2019905**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
28 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
29 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
30 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Como recursos didáticos serão utilizados, o quadro acrílico, apagador, pincel, projetor multimídia, cartazes etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 20:00 às 22:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.

Bibliografia Complementar
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969.
MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/03/2020
12/03/2020
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos.
17/03/2020
31/03/2020
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade.
02/04/2020
14/04/2020
UNIDADE III - A EDUCAÇÃO MEDIEVAL
16/04/2020
14/05/2020
UNIDADE IV - A EDUCAÇÃO MODERNA
19/05/2020
30/06/2020
UNIDADE V - EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
02/07/2020
02/07/2020
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
31/03/2020 1ª Avaliação
30/04/2020 2ª Avaliação
25/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LINK AULA DIA 21/01/2021 21/01/2021
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 19/01/2021 19/01/2021
LINK AULA DIA 19/01/2021 19/01/2021
LINK AULA DIA 14/01/2021 14/01/2021
LINK AULA DIA 12/01/2021 12/01/2021
LINK AULA DIA 07/08/2021 07/01/2021
SOBRE A AULA DO DIA 22/12/2020 22/12/2020
LINK AULA DIA 17/12/2020 17/12/2020
LINK AULA HOJE - DIA 15/12/2020 15/12/2020
LINK AULA HOJE DIA 10/12/2020 10/12/2020
PROBLEMAS COM INTERNET PARA AULA DO DIA 08/12/20 08/12/2020
LINK AULA DE HOJE DIA 01/12/2020 E DEFINITIVO 01/12/2020
LINK AULA HOJE DIA 26/11/2020 26/11/2020
SOBRE AULA DIA 24/11/2020 24/11/2020
LINK AULA HOJE DIA 19/11/2020 19/11/2020
LINK AULA HOJE DIA 17/11/2020 17/11/2020
LINK AULA DIA 12/11/2020 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 12/11/2020
INÍCIO DAS AULAS! 09/11/2020
COMUNICADO SOBRE AULAS DA SEMANA. 16/03/2020
INFORMES SOBRE A AULA DO DIA 12/03/2020 12/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 13:20