Metodologia: |
Para as orientações e planejamento serão realizadas aulas expositivas e dialogadas, leituras e estudos de textos teóricos relacionados as atividades do estagiário, com momentos de observações participativas e interações no campo de estágio. Para subsidiar a entrada no campo, há necessidade de diversas leituras, reflexões e estudos, diálogo constante, registros permanentes e trabalho coletivo. A expectativa é que sejam realizados debates e estudos gerados pelos registros, análises e reflexões contidos nos relatórios parciais, os quais são derivados dos roteiros de observação produzidos em articulação com as demais disciplinas do curso. |
Bibliografia:
| BÁSICA BRASIL. Decreto n. 84.497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei n. 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 19 ago. 1982. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D87497.htm>. Acesso em: 02/07/2017. BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=236850>. Acesso em: 02/07/2017. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 21 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 14/06/2017. BRASIL. Resolução CNE/CEB n. 1 de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 22 jan. 2004. Disponível em; http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1.pdf. Acesso em: 15/06/2017. BRASIL. Resolução n. 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 21 set. 2012. Disponível em: http://www.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/2014113112619550rceb006_12-1.pdf. Acesso em: 05/04/2017. NISKIER, Arnaldo; NATHANAEL, Paulo. Educação, estágio e trabalho. São Paulo: Integrare Editora, 2006. PENA, Mônica Diniz Carneiro. Escola-aluno-empresa: uma experiência em processo no CEFET-MG. 2011 Disponível em: http://revistas..utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1038/643. Acesso em: 15/03/2017. RASSELE, Ronaldo Luiz. A influência do estágio como prática pedagógica na formação do Técnico em Agropecuária no IFES campus Santa Teresa. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2011. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/dissertacao/Ronaldo%20Luiz%20Rassele.pdf>. Acesso em: 15/03/2017. RIOS, Kamila Gonçalves. Estágio supervisionado externo no instituto federal de educação, ciência e tecnologia baiano campus Senhor do Bonfim: implicações e perspectivas. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade ROESCH, S. M. A., et al. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. VIEIRA, Dourivan Elias. O estágio supervisionado curricular na formação do técnico em agropecuária no IFPB Sousa. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2010. Disponível em: <http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1334>. Acesso em: 15/03/2017.
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