Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação da aprendizagem ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos, sendo entendida nesta disciplina como um processo formativo de diagnóstico, realizado pelo professor, sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos, assim como sobre os conhecimentos por estes adquiridos. A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de prova escrita e/ou oral e prática, podendo também contar com trabalho de pesquisa, de campo, individual e/ou em grupo e/ou seminário. As avaliações serão realizadas através de 05 (cinco) Avaliações Parciais (AP) realizadas no decorrer do semestre, constando cada uma de conteúdos ministrados, selecionados e divulgados previamente. Tais avaliações poderão ser compostas de questões objetivas e/ou subjetivas. O aluno que não comparecer às avaliações teóricas terá direito a requerer a oportunidade de realizá-las em segunda chamada. O candidato poderá requerê-la por si, ou por procurador legalmente constituído, à secretaria em um prazo de até 02 dias úteis, contado este prazo a partir da data da avaliação não realizada, justificando através de documento o motivo da ausência. Consideram-se motivos: doença, doença ou óbito de familiares diretos, audiência judicial, militares, policiais ou outros profissionais em missão oficial, participação em congressos, reuniões oficiais ou eventos culturais representando a Universidade, o Município ou o Estado. As avaliações de segunda chamada serão ORAIS ou ESCRITAS, de acordo com a conveniência do professor, após solicitação deferida pela Coordenação de Enfermagem. A presença do aluno é registrada por sua frequência em cada 60 minutos de aula (teórica ou prática). A frequência dos alunos será feita em dois momentos: cinco minutos após a entrada do professor na sala de aula e dez minutos antes do término da aula. Não será permitida a saída dos discentes constantemente da sala de aula, uma vez que estes serão prejudicados em relação ao conteúdo ministrado, estando, ainda, passível de ser penalizado por faltas. A Média Final das avaliações da disciplina será realizada de acordo com os cálculos abaixo:
- Média Final da Disciplina = Somatório das avaliações teóricas (1AP + 2AP + 3AP + 4AP).
O Exame Final (EF), realizado com os alunos que não conseguiram aprovação por média, constará do conteúdo ministrado na disciplina, selecionado pelo professor.
Será considerado aprovado na disciplina o aluno que: - Obtiver frequência igual ou superior a 75% no módulo e média final da disciplina igual ou superior a 6,0. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens: - Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária do módulo; - Obtiver média final da disciplina inferior a 3,0; - Obtiver média aritmética inferior a 6,0, resultante da média final da disciplina e da nota do exame final.
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Bibliografia:
| DANGELO, J. C; FATTINI, C. A. Anatomia Humana: Sistêmica e Segmentar. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2001.
FERNANDES, P. D.; FERNANDES, L. T. Atlas de Anatomia Humana. São Paulo: Edelbra, 2004.
MCMINN, R. M. H. Atlas Colorido de Anatomia da Cabeça e do Pescoço. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
ROHEN, J. W.; YOKOCHI, C. Anatomia Humana. Atlas Fotográfica de Anatomia Sistêmica e Regional. 3 ed. São Paulo: Editora Manole, 1993.
SOBOTA, J.; BECHER, H. Atlas de Anatomia Humana. 19 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1990.
SPENCER, A. P. Anatomia Humana Básica. 2 ed. São Paulo: Editora Manole, 1991.
VAN DE GRAAFF, K. M. Anatomia Humana. 6 ed. São Paulo: Manole, 2003.
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