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CPPGCP2019007 - SISTEMAS POLÍTICOS LATINO-AMERICA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso e diálogos a América Latina (05/03/2020 - 05/03/2020)
   Apresentação do plano de ensino e outros diálogos 
Para a primeira aula que, nesta semana, será na quarta a tarde (Permutei com o professor Raimundo Júnior). Nas próximas semanas ocorrerá normalmente em todas as quintas pela tarde, como está no horário estabelecido.
O novo mundo e suas representações (12/03/2020 - 12/03/2020)
Não Haverá Aula (19/03/2020)
  A formação dos Estados e as materialidades territoriais na América Latina 
Caros mestrandos e demais participantes da disciplina, dando continuidade as apresentações, a produção de resumo e aos debates sobre a América Latina, envio em anexo a referência básica para a próxima aula. O debate será apenas sobre o capítulo 03 intitulado "Estado, História e Teoria na América Latina" (p. 137-199)
Não Haverá Aula (26/03/2020)
Não Haverá Aula (02/04/2020)
Não Haverá Aula (09/04/2020)
Não Haverá Aula (16/04/2020)
Não Haverá Aula (23/04/2020)
Não Haverá Aula (30/04/2020)
Não Haverá Aula (07/05/2020)
Não Haverá Aula (14/05/2020)
Não Haverá Aula (21/05/2020)
Não Haverá Aula (28/05/2020)
Retomada das aulas e debate sobre os principais pontos da última aula (04/06/2020 - 04/06/2020)
  Retomada das aulas e atualização do Plano de ensino 
Pessoal, bom dia. Retomo aqui para partilhar com vocês como a proposta da disciplina tem sido pensada para o retorno das nossas aulas a partir da quinta-feira (04/06). Enquanto procedimento de ensino e aprendizagem: a) A disciplina será desenvolvida mediante procedimentos expositivos dos textos indicados no plano de ensino anexado no sigaa, em forma de seminários individuais ou em dupla, realizado com o auxílio de slides; b) após o seminário serão produzidos pequenos textos individuais dividido em duas partes: uma destacando os principais pontos debatidos na exposição do seminário e outra indicando questões, comentários ou algumas passagens do texto que o leitor destacou como centrais durante sua leitura individual; c) por fim, a partir dos pequenos textos teremos uma rodada de curtas apresentações sobre as questões, comentários ou passagens centrais que cada um destacou. Em suma, esse processo nos permite reunir as compreensões, as dúvidas, os comentários e debates de fragmentos dos textos que devem servir para uma argumentação de encerramento da aula. OBS: Entre a apresentação do seminário e o retorno aos debates teremos um recorte de tempo, aproximadamente uma hora, destinado a produção dos pequenos textos. Essa estratégia foi pensada, primeiro, para que o apresentador do seminário se sinta assistido com atenção mesmo numa exposição a distância; segundo, a produção do pequeno texto substitui o resumo do texto que era para ser entregue após as aulas; terceiro, a possibilidade dos apontamentos de cada um sobre compreensões, dúvidas, comentários ou fragmento de uma parte importante do texto, feita por escrito após a apresentação do seminário, é central para que tenhamos o mínimo de debate possível, respeitando um tempo de escuta para cada um. Para quem já participou de aulas ou atividades à distância, veremos que não é possível aquela mobilidade de falas, debates acalorados e flexibilidade dadas pelas interações na sala de aula. No sistema, praticamente será preciso escutarmos um de cada vez e nos mantermos atentos as questões postas pelo colega para que possamos extrair o melhor de cada fala e dos destaques realizados por cada um. Para quem já acessou o sigaa, verá que o conteúdo programado já foi atualizado e o plano de ensino também. Deixamos para cada apresentação apenas o texto principal indicado, acredito que nesse formato, apenas um texto por aula, debatido, pensado e compreendido darão os caminhos necessários para os temas e os assuntos articulado entre as aulas. Agora claro, nada impede que possamos ler além do texto principal da aula e trazermos também para o debate outros materiais que já temos acumulados. Durante essa semana a universidade está desenvolvendo mais um curso com os docentes sobre atividades remotas. Dessa forma, na quinta terei apenas a metade das aulas disponíveis. Mesmo assim, a proposta é que façamos nosso primeiro contato nesta quinta (04/06), entre as 14h as 16h, será uma possibilidade para testarmos a sala virtual, sabermos como vocês estão e eu irei, ao final, retomar alguns pontos principais do primeiro texto, abrindo o caminho novamente para a retomada dos seminários na aula seguinte (11/06). Preciso até lá que vocês façam e passem o seu email institucional para que eu e as monitoras possamos ir montando a sala pela semana e testando algumas possibidades. Essa é a proposta pessoal, na quinta ouvimos todos e ajustamos as demais questões. Espero que todos estejam com saúde, igualmente as famílias.
Formação dos Estados modernos e teorias das nacionalidades na América Latina (11/06/2020 - 11/06/2020)
Colonização, dependência e cultura (18/06/2020 - 18/06/2020)
O conceito de América Latina e o Brasil (25/06/2020 - 25/06/2020)
Pan-americanismo e o Brasil (02/07/2020 - 02/07/2020)
  Pan-americanismo e o Brasil 
Queridos e queridas, boa tarde. Na aula passada tratamos da longa duração referente ao debate sobre o termo América Latina, a extrema identidade de sua definição original com a América Hispânica e a sua transformação em "Latin América", na transição do século XIX para o século XX, momento em que o Brasil passa a fazer parte dessa região a partir da aproximação geopolítica dos Estados Unidos com essa "outra América". Dessa forma, iremos na próxima aula ler uma pequena parte do livro intitulado "Presença dos Estados Unidos no Brasil", de Moniz Bandeira (ler entre as páginas 133 a 152). A aula nos dará a oportunidade para esmiuçarmos alguns acontecimento centrais que marcaram a influência dos Estados Unidos no Estado, na política e na economia brasileira: fundação da República, a elaboração da Constituição de 1891, primeiro acordo comercial, participação dos EUA na intervenção estrangeira na revolta da armada, entre 1893 a 1895, envio de livros e produtos do território brasileira para a exposição universal em Chicago. Faz-se necessário ir percebendo também a particularidade do Estado brasileiro e a forma singular como o Brasil funda sua Primeira República. Enfim, boa leitura e até quinta.
Alguns clássicos políticos sobre o pan-americanismo no Brasil (09/07/2020 - 09/07/2020)
  Joaquim Nabuco em tempos de pan-americanismo 
Bom dia queridos e queridas. Envio o texto da próxima aula, dedicaremos a refletir sobre o papel de Joaquim Nabuco na experiência da primeira república e suas mediações e defesas das relações entre Brasil/América Latina e Estados Unidos. Trata-se de um curto texto intitulado "Aproximação das duas Américas", localizado entre as páginas 139 e 152, um pouco mais de dez páginas de fácil leitura. Dessa forma, caso Gabriel e Lucas queiram, podem explorar também o último capítulo chamado "O quinhão da América", mas isso fica como opcional (um extra). Abraços em todxs, se cuidem, até quinta.
Alguns clássicos políticos sobre o pan-americanismo no Brasil II (16/07/2020 - 16/07/2020)
A América Latina entre a segunda guerra mundial e a guerra fria (23/07/2020 - 23/07/2020)
A Hegemonia dos Estados Unidos e a América Latina (30/07/2020 - 30/07/2020)
Restauração da Democracia e a Economia Brasileira (06/08/2020 - 06/08/2020)
Globalização, restauração da dependência e a América Latina (13/08/2020 - 13/08/2020)
A Amazônia e a América Latina (20/08/2020 - 20/08/2020)
Esquerda e Direita na América Latina após a redemocratização (27/08/2020 - 27/08/2020)
Mesa redonda: China, Brasil e Piauí - Estado, comércio exterior e geopolítica (03/09/2020 - 03/09/2020)
Entrega, debate dos ensaios individuais e autoavaliação da disciplina (10/09/2020 - 10/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
05 12 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10
1 2019101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
3 2019100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019101**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 4 AM
2 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 8,5 9.6 4 AM
4 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019100**** 10,0 10,0 10,0 9,0 9.8 2 AM
7 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2019101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conceito de América Latina. Debates Latinoamericanos. Subdesenvolvimento e Dependência. Colonialismo e Desenvolvimento. Formação e Desenvolvimento do Estado. Dependência de Trajetória ( path dependence ). Queda e Restauração Democrática. Giro à Esquerda e Resiliência da Direita.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida mediante procedimentos expositivos dos textos indicados no plano de ensino e debates com a participação efetiva dos alunos a partir da apresentação de seminários, produção de resumos e elaboração de ensaio final.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os procedimentos de verificação da aprendizagem seguem as normas estabelecidas pela UFPI. Estão previstas três avaliações parciais: resumo de leituras; seminários; e produção de texto resultante das leituras orientadas. Alternativamente outras formas de avaliação poderão ser ajustadas entre o professor e os alunos. A aprovação na disciplina também requer a participação do aluno em pelo menos 75 % das atividades.
Horário de atendimento: 14h as 18h
Bibliografia: Unidade 1 – Versões sobre a América Latina

Aula 02: O novo mundo e suas representações
Referência básica:
OLARTE, Mauricio Nieto. La compreensión del nuevo mundo: geografía e historia natural en el siglo XVI. In: Bonnett, Diana; Castañeda, Felipe (ed). El Nuevo Mundo: problemas y debates. Bogotá: Universidad de los Andes, 2004, p. 1-35.
Referência complementar:
LESTER, Toby. A quarta parte do mundo: a corrida aos confins da terra e a épica história do mapa que deu nome à América. São Paulo: Editora Objetiva, 2012, p. 9-34.



Aula 03: Formação dos Estados modernos e nacionalidades na América Latina
Referência básica:
BORBA, Pedro dos Santos de. Sociologia histórica como teoria política: a formação dos estados modernos na Europa e América Latina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014, p. 137-187
Referência complementar:
BRAVO, Álvaro Fernández. Latinoamericanismo y representación: iconografías de la nacionalidad en las exposiciones universales (París, 1889 y 1900)” In: La ciencia en la Argentina entre siglos: textos, contextos e instituiciones. Marcelo Monserrat (Org.), Buenos Aires: Cuadernos Argentinos Manantial, 2000, p. 171-185.

Aula 04: Colonização, dependência e cultura
Referência básica:
PRADO JR, Caio. Sentido da colonização. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 13-29.
Referência complementar:
BOSI, Alfredo. Colônia, Culto e Cultura. In Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 11-63.

Aula 05: O conceito de América Latina e o Brasil
Referência básica:
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Estudos Históricos, v. 22, n. 44, p. 289–321, 2009.
Referência complementar:
FERES JR, João. A história do conceito de “Latin America” nos Estados Unidos. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2005.

Unidade 2 – A Presença dos EUA na América Latina

Aula 06: Pan-americanismo e a América Latina
Referência básica:
TULCHIN, Joseph S. América Latina e Estados Unidos: uma relação turbulenta. Tradução de Lavinia Silvares. São Paulo: Contexto, 2016.
Referência complementar:
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Presença dos Estados Unidos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973.

Aulas 07 e 08: Alguns clássicos políticos sobre o pan-americanismo no Brasil.
Referência básica:
PRADO, Eduardo. A ilusão americana. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial 2003.
Referência complementar:
NABUCO, Joaquim. A approximação das duas Américas. Discursos e conferências nos Estados Unidos. Trad. Artur Bomilcar. Rio de Janeiro: B. Aguila, 1911, p. 139-153.

Aula 09: A América Latina entre a segunda guerra mundial e a guerra fria
Referência básica:
BETHELL, Leslie; ROXBOROUGH, Ian. A américa latina entre a segunda guerra mundial e a guerra fria. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 17-64.
Referência complementar:
BETHELL, Leslie; ROXBOROUGH, Ian. A américa latina entre a segunda guerra mundial e a guerra fria. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 65-112.
Aula 10: A Hegemonia dos Estados Unidos e a América Latina
Referência básica:
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Fórmula para o caos. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2008, p. 45-94.
Referência complementar:
FURTADO, Celso. Raízes do subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2003, p. 11-30.

Unidade 03 – Democracia, neoliberalismo e a américa latina

Aula 11: Restauração da Democracia e a Economia Brasileira
Referência básica:
GEDDES, Barbara. O quê sabemos sobre democratização depois de vinte anos? Opinião Pública, v. 7, n. 2, p. 221–252, 2001.
Referencia complementar:
HOCHSTETLER, Kathryn. Repensando o presidencialismo: contestações e quedas de presidentes na América do Sul. Lua Nova, n. 72, p. 09-46, 2007.

Aula 12: Globalização, restauração da dependência e a América Latina
Referência básica:
MANN, Michael. A crise do Estado-nação latino-americano. In DOMINGUES, José Maurício; MANEIRO, María. América latina hoje: conceitos e interpretações. Tradução Silvia Costa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 163-193
Referência complementar:
MARTINS, Carlos Eduardo. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 313-346.

Aula 13: A Amazônia e a América Latina
Referência básica:
FIGHERA, Delfina Trinca. Los desafios de la globalización y la ocupación de la Amazonia: una visión desde Venezuela. IN LEMOS, Amália Inés de; SILVEIRA, Maria Laura; ARROYO, Mónica. Questões Territoriais na América Latina. Buenos Aires: Clacso, 2006, p. 209-226.
Referência complementar:
ZIBECHI, Raúl. Brasil Potencia: entre la integración regional y un nuevo imperialismo. Lima: FSP, 2013, p. 199-226.

Aula 14: Esquerda e Direita na América Latina após a redemocratização
Referências básicas:
SADER, Emir. A nova toupeira. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 31-57 / 167-179.
ROEDER, Karolina Mattos. Existe uma nova direita no Brasil? Uma proposta de classificação e análise de seu perfil social. Belo Horizonte, 2016. Disponível em https://cienciapolitica.org.br/system/files/documentos/eventos/2017/04/existe-nova-direita-brasil-proposta-classificacao-e-analise.pdf

Aula 15: Mesa redonda: China, Brasil e Piauí: Estado, comércio exterior e geopolítica

Aula 16: Autoavaliação da disciplina.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
05/03/2020
Apresentação do plano de curso e diálogos a América Latina
12/03/2020
12/03/2020
O novo mundo e suas representações
19/03/2020
19/03/2020
Não Haverá Aula
26/03/2020
26/03/2020
Não Haverá Aula
02/04/2020
02/04/2020
Não Haverá Aula
09/04/2020
09/04/2020
Não Haverá Aula
16/04/2020
16/04/2020
Não Haverá Aula
23/04/2020
23/04/2020
Não Haverá Aula
30/04/2020
30/04/2020
Não Haverá Aula
07/05/2020
07/05/2020
Não Haverá Aula
14/05/2020
14/05/2020
Não Haverá Aula
21/05/2020
21/05/2020
Não Haverá Aula
28/05/2020
28/05/2020
Não Haverá Aula
04/06/2020
04/06/2020
Retomada das aulas e debate sobre os principais pontos da última aula
11/06/2020
11/06/2020
Formação dos Estados modernos e teorias das nacionalidades na América Latina
18/06/2020
18/06/2020
Colonização, dependência e cultura
25/06/2020
25/06/2020
O conceito de América Latina e o Brasil
02/07/2020
02/07/2020
Pan-americanismo e o Brasil
09/07/2020
09/07/2020
Alguns clássicos políticos sobre o pan-americanismo no Brasil
16/07/2020
16/07/2020
Alguns clássicos políticos sobre o pan-americanismo no Brasil II
23/07/2020
23/07/2020
A América Latina entre a segunda guerra mundial e a guerra fria
30/07/2020
30/07/2020
A Hegemonia dos Estados Unidos e a América Latina
06/08/2020
06/08/2020
Restauração da Democracia e a Economia Brasileira
13/08/2020
13/08/2020
Globalização, restauração da dependência e a América Latina
20/08/2020
20/08/2020
A Amazônia e a América Latina
27/08/2020
27/08/2020
Esquerda e Direita na América Latina após a redemocratização
03/09/2020
03/09/2020
Mesa redonda: China, Brasil e Piauí - Estado, comércio exterior e geopolítica
10/09/2020
10/09/2020
Entrega, debate dos ensaios individuais e autoavaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
26/03/2020 1ª Avaliação
30/04/2020 2ª Avaliação
18/06/2020 3ª Avaliação
25/06/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
A Aula será quarta a tarde (Permuta) 03/03/2020

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