-

MNPEF-UFPI003 - MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Unidades I e II (06/03/2020 - 17/04/2020)
  Nestas unidades trataremos dos seguintes conteúdos: Grandes marcos da história da Física desde a antiguidade, e Principais escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de Física.     

   A física de Aristóteles
Período de Habilitação: 12/06/2020 às 17:20 a 26/06/2020 às 18:00
  Apresentação da vídeo-aula 
Apresentação da Vídeo-aula realizada no dia 05/06/2020, às 16 h.
    
Inicia em 12/06/2020 às 17h 30 e finaliza em 19/06/2020 às 18h 0
  Slides da aula 
Aula realizada às 16 h no dia 12 de junho de 2020
  Aula 03 
Aula realizada dia 19/06/2020. Infelizmente não gravei a aula de hoje.
    
Inicia em 19/06/2020 às 18h 0 e finaliza em 26/06/2020 às 16h 0
  Aula 04 
    
Inicia em 03/07/2020 às 19h 0 e finaliza em 12/07/2020 às 23h 59
  

Filosofia da Idade Média

O vídeo está em processo de conversão. Por favor, aguarde alguns minutos e acesse esta página novamente.
    
Inicia em 14/07/2020 às 14h 0 e finaliza em 24/07/2020 às 12h 0
Unidade III (24/04/2020 - 29/05/2020)
    
Inicia em 31/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 07/08/2020 às 23h 59
    
Inicia em 18/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 29/08/2020 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
13 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 04 11
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,0 9,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 7,0 9,0 9,0 10,0 8.8 0 AM
3 2020100**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
4 2020100**** 7,0 8,0 9,0 10,0 8.5 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
6 2020100**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
7 2020100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2020100**** 8,0 10,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
9 2020100**** 10,0 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
10 2020100**** 10,0 8,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
11 2020100**** 8,0 9,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
12 2020100**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
13 2020100**** 8,0 9,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
14 2018100**** 8,0 10,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
15 2020100**** 10,0 9,0 9,0 10,0 9.5 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Objetivo Geral:
Oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre a ciência, com ênfase em Física, procurando estabelecer articulações com o contexto histórico e filosófico do seu desenvolvimento
Específicos:
1) Construir uma visão ampla e contextualizada dos marcos de desenvolvimento da Física mediante a proposta de atividades e temas selecionados.
2) Desenvolver reflexões críticas a respeito do desenvolvimento da Física de forma a levar o estudante a criar instrumentos para auxilia-lo em sua atuaçãO curso será conduzido através de aulas expositivas, e também com a realização de discussões de textos e artigos previamente selecionados e de seminários envolvendo temas livres propostos pelo estudante.
Os conteúdos estão divididos em quatro unidades:
Unidade I: Grandes marcos o profissional, desenvolvendo estratégia alternativas de ensino.
da história da Física desde a antiguidade
Unidade II: Principais escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de Física.
Unidade III: A Física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias.
Unidade IV: História e Fundamentos Epistemológicos da ciência para a Pesquisa em Ensino de Física.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados no decorrer do curso através das atividades desenvolvidas, as quais serão atribuídas notas de zero a dez para cada uma. O conceito final será a média aritmética de todas as avaliações. Havendo necessidade, o aluno será submetido a exame de recuperação.
Horário de atendimento: Horário das aulas
Bibliografia: Básica:
Chalmers, A. F., O que é a ciência, afinal?, Brasiliense, 1983. (What is this called science? 4ª ed., 2013)
Cohen, I. B., O Nascimento de uma nova Física, Gradiva, 1988.
Kuhn, T. S., A Estrutura das Revoluções Científicas, 2ª ed., 1971, Perspectiva
Matthews, M. R., Science Teaching: The Contribution of History and Philosophy of Science, 2ª ed., 2015, Routledge

Complementar:
Crombie, A. C., Augustine to Galileo: The History of Science, AD 400-1650, Harvard University Press, 1953.
Freire Jr. O.; Pessoa Jr. O. e Bromberg, J. Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, EDUEPB e Livraria da Física.
Kragh, H. Quantum Generations: a history of physics in the twentieth century, Princeton University Press, 1999.
Lenoir, T. Instituindo a ciência: A produção cultural das disciplinas científicas, Editora Unisinos, 2003.
Matthews, M., História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação, Cad. Cat. Ens. Fis., V12, n. 3, p.164, 1995
Moreira, M. A. e Massoni, N., Epistemologias do século XX, Pedagógica Universitária, 2011.
Muller, I., A History of Themodynamics: the doctrine of energy and entropy, Springer, 2007.
Paty, M., A física do século XX, Ideias e Letras, 2009.
Whittaker, E., A History of the Theories of Aether and Eletricity, Dover, 1974.
Artigos nas revistas: RBEF, CBEF, Scientia Studiae, Cadernos de História e Filosofia das Ciências, entre outras.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2020
17/04/2020
Unidades I e II
24/04/2020
29/05/2020
Unidade III
05/06/2020
26/06/2020
Unidade IV
Avaliações
Data Descrição
17/04/2020 1ª Avaliação
29/05/2020 2ª Avaliação
26/06/2020 3ª Avaliação
04/07/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link da aula - 12_06_2020 12/06/2020
Retorna as aulas 01/06/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 13:10