-

PROFSAUDE004 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Conhecer as tecnologias de EAD. (05/03/2020 - 05/03/2020)
Conhecer as tecnologias de EAD. (12/03/2020 - 12/03/2020)
Conhecer as tecnologias de EAD. (19/03/2020 - 19/03/2020)
Utilizar ferramentas de EAD no processo de ensino-aprendizagem. (26/03/2020 - 26/03/2020)
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem. (02/04/2020 - 02/04/2020)
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem. (09/04/2020 - 09/04/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (16/04/2020 - 16/04/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (23/04/2020 - 23/04/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (30/04/2020 - 30/04/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (07/05/2020 - 07/05/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (14/05/2020 - 14/05/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (21/05/2020 - 21/05/2020)
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (Desenvolvimento e avaliação de currículos). (28/05/2020 - 28/05/2020)
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (Desenvolvimento e avaliação de currículos). (04/06/2020 - 04/06/2020)
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde. (11/06/2020 - 11/06/2020)
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde. (18/06/2020 - 18/06/2020)
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde. (25/06/2020 - 25/06/2020)
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde. (02/07/2020 - 02/07/2020)
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde. (09/07/2020 - 09/07/2020)
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde. (16/07/2020 - 16/07/2020)
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde. (23/07/2020 - 23/07/2020)
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde. (30/07/2020 - 30/07/2020)
Reconhecer o papel do preceptor e do docente no processo ensino-aprendizagem. (06/08/2020 - 06/08/2020)
Reconhecer o papel do preceptor e do docente no processo ensino-aprendizagem. (13/08/2020 - 13/08/2020)
Conhecer as técnicas de preceptoria. (20/08/2020 - 20/08/2020)
Aplicar técnicas de preceptoria no âmbito da ESF/APS. (27/08/2020 - 27/08/2020)
Utilizar estratégias de avaliação educacional, com ênfase na preceptoria. (03/09/2020 - 03/09/2020)
Utilizar estratégias de avaliação educacional, com ênfase na preceptoria. (10/09/2020 - 10/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 03 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 112
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
2 2020100**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
3 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
4 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
5 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
6 2020100**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
7 2020100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2020100**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde..
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Modalidade presencial: exposição, prática de laboratório, trabalho de grupo, seminário e mapa conceitual.
Modalidade EAD: vídeos, fórum, caso-problema, caso análise, atividade prática, leitura e produção de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminário de avaliação de currículos
 Participação e envolvimento com profundidade teórica nos fóruns.
 Produção individual de textos.
 Elaborações individuais (Proposta de educação permanente, Análise dos currículos, Proposta de avaliação de aprendizagem).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, N. Nunca fomos flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública,
v. 30, n. 12, p. 2531-2553, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v30n12/0102-311X-csp-30-1202531.pdf>. Acesso em:
jan. 2017.
ANDRADE, S. R.; MEIRELLES, B. H. S.; LANZONI, G. M. M. Educação permanente em saúde: atribuições e deliberações à luz da política
nacional e do pacto de gestão. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 373-381, 2011. Disponível
em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/educacao_permanente_saude_atribuicoes_deliberaco_pacto_gestao.pdf>. Acesso em:
jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica.
Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde). Disponível em:
<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em
Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. (Série B. Textos Básicos de
Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9). Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. UNASUS – Universidade Aberta do SUS. Módulo SUS: redes de atenção e atenção básica. Unidade 1 “Sustentando marcos,
fatos e histórias da Saúde e da Medicina Linha do Tempo do SUS” e Unidade 2 “Modelos, redes e a atenção básica à saúde: da teoria
à prática”. Brasília, DF: UNASUS, 2015. Disponível em: <https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2105>. Acesso em: jan.
2017.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em:
<http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde e Educação,
Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-77, set.-fev, 2005. Disponível
em:<http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/textos%20eps/educacaopermanente.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação
em medicina. Parecer CNE/CES Nº: 116/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-
pdf&Itemid=30192>. Acesso em: jan. 2017.
CERON, M. Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS/UNIFESP, [s.d.]. Disponível em:
<http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade24/unidade24.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
DE SORDI. M. R. L. ( UNICAMP/ BRASIL) Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. S E C R E TAR IA T
ÉCNIC A V I I C IDUI I S BN 9 7 8 - 8 4 - 6 9 5 - 4 0 7 3 – 2
LAMPERT. J.B. et al. Avaliar Mudanças na Graduação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 33 (1 Supl. 1): 5-18; 2009.
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n1/a03v29n1.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GIOVANELLA, L; MENDONÇA, M.H.M. Atenção primária à saúde. In: GIOVANELLA L. et al. (Orgs.). Políticas e sistemas de saúde no
Brasil. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2012. p. 368-393.
BOTTI, S. H. O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de
Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363 – 373, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a11.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Revista
Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 1, p. 205-326, abr. 2015. Disponível em:
<https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/919/711>. Acesso em: jan. 2017.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde
Coletiva, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em: jan.
2017.
PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.
19, n. 5, p. 1527-1534, set-out, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
RIBEIRO. E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de educação permanente. Revista do Hospital
Universitário Pedro Ernesto, UERJ, v. 11, supl. 1, 2012. Disponível em: <http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=312>.
Acesso em: jan. 2017.
TRONCON. L. E de A. Avaliação Programática do Estudante: Estratégia Institucional para Melhor Cumprir as Funções da Avaliação
EducacionalRev. Grad. USP, vol. 1, n 1, jul. 2016.
TIBÉRIO, I. F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades clínicas em Medicina. São Paulo: Ed. Ateneu, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
05/03/2020
Conhecer as tecnologias de EAD.
12/03/2020
12/03/2020
Conhecer as tecnologias de EAD.
19/03/2020
19/03/2020
Conhecer as tecnologias de EAD.
26/03/2020
26/03/2020
Utilizar ferramentas de EAD no processo de ensino-aprendizagem.
02/04/2020
02/04/2020
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem.
09/04/2020
09/04/2020
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem.
16/04/2020
16/04/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
23/04/2020
23/04/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
30/04/2020
30/04/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
07/05/2020
07/05/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
14/05/2020
14/05/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
21/05/2020
21/05/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
28/05/2020
28/05/2020
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (Desenvolvimento e avaliação de currículos).
04/06/2020
04/06/2020
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (Desenvolvimento e avaliação de currículos).
11/06/2020
11/06/2020
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde.
18/06/2020
18/06/2020
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde.
25/06/2020
25/06/2020
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde.
02/07/2020
02/07/2020
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde.
09/07/2020
09/07/2020
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde.
16/07/2020
16/07/2020
Compreender os conceitos, princípios e aplicações da Política de Educação Permanente em saúde.
23/07/2020
23/07/2020
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde.
30/07/2020
30/07/2020
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde.
06/08/2020
06/08/2020
Reconhecer o papel do preceptor e do docente no processo ensino-aprendizagem.
13/08/2020
13/08/2020
Reconhecer o papel do preceptor e do docente no processo ensino-aprendizagem.
20/08/2020
20/08/2020
Conhecer as técnicas de preceptoria.
27/08/2020
27/08/2020
Aplicar técnicas de preceptoria no âmbito da ESF/APS.
03/09/2020
03/09/2020
Utilizar estratégias de avaliação educacional, com ênfase na preceptoria.
10/09/2020
10/09/2020
Utilizar estratégias de avaliação educacional, com ênfase na preceptoria.
Avaliações
Data Descrição
02/04/2020 1ª Avaliação
21/05/2020 2ª Avaliação
23/07/2020 3ª Avaliação
10/09/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:28