-

PPGQ098 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA O NÍVEL SUPERIOR - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. (04/03/2020 - 04/03/2020)
   Aula: Diretrizes Curriculares para os cursos de química 
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário e Formação docente para o ensino superior de química. (11/03/2020 - 11/03/2020)
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química. (03/06/2020 - 03/06/2020)
Aula: Planejamento para o ensino superior de química. (10/06/2020 - 10/06/2020)
Aula: Avaliação no ensino superior de química. (17/06/2020 - 17/06/2020)
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química. (24/06/2020 - 24/06/2020)
Aula Extra.
  Síntese Concepções Alternativas, Mudança Conceitual e Aprendizagem da Química 
Referência: POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A Aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ed. Porto Alegre: Artmed. 2009.
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química (Continuação). (01/07/2020 - 01/07/2020)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Estratégias de ensinagem; Aula expositiva; Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa) (08/07/2020 - 08/07/2020)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Movimento CTS; Natureza da ciência). (15/07/2020 - 15/07/2020)
  Texto: Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS 
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C – T – S (Ciência – Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1- 23, 2002.
  Texto: Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências 
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de Ciências. Ciência e Educação, vol. 7, n. 1, pp. 95-111, 2001.
  Texto: Para uma imagem não deformada do trabalho científico 
GIL PEREZ, D.; MONTORO, F.I.; ALÍS, J.C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Ciência e Educação, v. 7, n.2, p.125-153, 2001.
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Leitura e escrita; Experimentação). (22/07/2020 - 22/07/2020)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Aprendizagem baseada em problemas; Argumentação). (29/07/2020 - 29/07/2020)
Realização das aulas. (05/08/2020 - 05/08/2020)
Realização das aulas. (12/08/2020 - 12/08/2020)
Realização das aulas. (19/08/2020 - 19/08/2020)
Realização das aulas. (26/08/2020 - 26/08/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO Total
04 11 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 20
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,1 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
2 2020100**** 9,1 9,4 9,4 9,4 9.3 0 AM
3 2020100**** 8,8 9,3 9,3 9,3 9.2 0 AM
4 2019100**** 8,5 9,0 9,0 9,0 8.9 0 AM
5 2020100**** 8,9 9,4 9,4 9,4 9.3 0 AM
6 2020100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva/dialogada;
• Leitura e discussão de literatura pertinente aos conteúdos trabalhados na disciplina, especialmente no formato de capítulos de livros e artigos de educação;
• Trabalhos em grupos;
• Apresentação de microaulas/seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos uma unidade didática elaborada pelos estudantes, planos de disciplina e planos de aula relacionados e o nível da apresentação das unidades didáticas na forma de microaulas e/ou seminários. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: MG/Ed. Associados, 1989.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.
BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994.
CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 232 p.
MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, M. T.; MORAN, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. 173 p.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. v. 1. 144 p.
VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Artigos extraídos das revistas: Journal of Chemical Education, Journal of College Science Teaching, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação (UNESP- Bauru), Química Nova (seção Educação).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/03/2020
04/03/2020
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química.
11/03/2020
11/03/2020
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário e Formação docente para o ensino superior de química.
03/06/2020
03/06/2020
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química.
10/06/2020
10/06/2020
Aula: Planejamento para o ensino superior de química.
17/06/2020
17/06/2020
Aula: Avaliação no ensino superior de química.
24/06/2020
24/06/2020
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química.
01/07/2020
01/07/2020
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química (Continuação).
08/07/2020
08/07/2020
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Estratégias de ensinagem; Aula expositiva; Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa)
15/07/2020
15/07/2020
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Movimento CTS; Natureza da ciência).
22/07/2020
22/07/2020
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Leitura e escrita; Experimentação).
29/07/2020
29/07/2020
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Aprendizagem baseada em problemas; Argumentação).
05/08/2020
05/08/2020
Realização das aulas.
12/08/2020
12/08/2020
Realização das aulas.
19/08/2020
19/08/2020
Realização das aulas.
26/08/2020
26/08/2020
Realização das aulas.
Avaliações
Data Descrição
25/03/2020 1ª Avaliação
24/06/2020 2ª Avaliação
29/07/2020 3ª Avaliação
12/08/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre o período de suspensão de aulas 25/03/2020
Horário da disciplina 10/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1066 16/04/2024 08:15