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PPGARQ004 - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E TURISMO CULTURAL - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (04/03/2020)
   Revista CPC. São Paulo: CPC-USP, n. 27 especial, 1. semestre 2019. EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 
Revista CPC. São Paulo: CPC-USP, n. 27 especial, 1. semestre 2019 EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
  03 texto - Cartas PAtrimoniais - http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226 
03 - Texto - Cartas patrimoniais - http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226
  04 - Texto - Patrimônio Cultural, direito e meio ambiente 
04 - Texto - Patrimônio Cultural, direito e meio ambiente
  05 - Texto - Arqueologia e Patrimônio. P.P Funari 
05 - Texto - Arqueologia e Patrimônio. P.P Funari
  06 - Texto - Cartas Patrimoniais 
06 - Texto - Cartas Patrimoniais
  07 - Texto - Educacao_Patrimonial-histórico, conceitos e processos 
07 - Texto - Educacao_Patrimonial-histórico, conceitos e processos
  08 - Texto - Patrimônio e Identidade Nacional.Évora-Portugal 
08 - Texto - Patrimônio e Identidade Nacional.Évora-Portugal
  Coleção Africa Brasil - Ebook 8 - História e Cultura Afrodescendente. Texto: Patrimônio Cultlural, intolerância e religiões Afro-brasileiras no Piauí. Pgs. 622-634. 
Coleção Africa Brasil - Ebook 8 - História e Cultura Afrodescendente. Texto: Patrimônio Cultlural, intolerância e religiões Afro-brasileiras no Piauí. Pgs. 622-634.
Apresentação do plano da disciplina. Dsicussão sobre o conceito de Patrimônio Cultural e trajetória da Educação Patrimonial no IPHAN. (03/06/2020 - 03/06/2020)
  01 - Texto - Caderno Temático Educação Patrimonial - 05 pdf 
01 - Texto - Caderno Temático Educação Patrimonial - 05 pdf
  02 - Texto - CESAR BITTENCOURT, P. de A. STIGLIANO, B. V. A viabilidade política do patrimônio: estudo do Museu da Língua Portuguesa. 
02 - Texto - CESAR BITTENCOURT, P. de A. STIGLIANO, B. V. A viabilidade política do patrimônio: estudo do Museu da Língua Portuguesa.
  09 - Texto - livro_memória_social 
09 - Texto - livro_memória_social
  10 - Texto - Patrimônio Cultural e natural no turismo - potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil 
10 - Texto - Patrimônio Cultural e natural no turismo - potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil
  11 - Texto - Turismo Histórico - Cultural 
11 - Texto - Turismo Histórico - Cultural
  Prog. disc. Aula Remota de Educação Patrimonial e Turismo Cultural 
Prog. disc. Aula Remota de Educação Patrimonial e Turismo Cultural
Dsicussão sobre a interconexão de conceitos na Educação Patrimonial e no Turismo Cultural. (10/06/2020 - 10/06/2020)
  13 - Texto - ecoturismo-no-parque-nacional-serra-da-capivara-trata-se-de-uma-pratica-sustentavel 
13 - Texto - ecoturismo-no-parque-nacional-serra-da-capivara-trata-se-de-uma-pratica-sustentavel
  15 - Texto - Políticas-Públicas-do-Patrimônio-Cultural 
15 - Texto - Políticas-Públicas-do-Patrimônio-Cultural
  16 -Texto-REVISTA CPC - USP, N. 27 Patrimônio Cultural 
16 -Texto-REVISTA CPC - USP, N. 27 Patrimônio Cultural
  17 - Revista CPC - USP - n. 28 -p.8-36, ago.dez. 2019. 
17 - Revista CPC - USP - n. 28 -p.8-36, ago.dez. 2019.
  19 - Texto - TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS 
19 - Texto - TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS
  19 - Texto - TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS 
19 - Texto - TURISMO CULTURAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AS COMUNIDADES LOCAIS
  20 - Texto - Patrimônio cultural, memória social e Identidade - interconexões entre os conceitos 
20 - Texto - Patrimônio cultural, memória social e Identidade - interconexões entre os conceitos
  21 - Texto - Parque Nacional Serra da Capivara e comunidade local educação, valorização 
21 - Texto - Parque Nacional Serra da Capivara e comunidade local educação, valorização
  22 - Texto - Educação Patrimonial e escolarização no Brasil 
22 - Texto - Educação Patrimonial e escolarização no Brasil
  23 - Texto - caderno_tematico_educacao_patrimonial_05 
23 - Texto - caderno_tematico_educacao_patrimonial_05
  24 - Texto - Mônica Santanna de Vargas. Educação Patrimonial 
24 - Texto - Mônica Santanna de Vargas. Educação Patrimonial
  Power Point - Patrimônio cultural, memória social e Identidade - 
pOWER POINT - Patrimônio cultural, memória social e Identidade -
   PATRIMÔNIO CULTURAL, INTOLERÂNCIA E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS NO PIAUÍ.
Período de Habilitação: 02/07/2020 às 13:30 a 03/07/2020 às 15:00
  Guia de Educação Patrimonial 
Guia de Educação Patrimonial
  Artigo sobre o guia de educação patrimonial 1999 
Artigo sobre o guia de educação patrimonial 1999
A Educação Patrimonial no âmbito da Política Nacional de Patrimônio Cultural. (17/06/2020 - 17/06/2020)
Discussão do texto: O que não é Educação Patrimonial: cinco falácias sobre o seu conceito e sua prática. (24/06/2020 - 24/06/2020)
Turismo Histórico cultural: o debate conceitual e as culturas turísticas. (01/07/2020 - 01/07/2020)
Turismo e patrimônio histórico. (08/07/2020 - 08/07/2020)
Patrimônio Cultural, memória social e identidade: interconexão ente conceitos. (15/07/2020 - 15/07/2020)
Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto. (22/07/2020 - 22/07/2020)
Patrimônio cultural, intolerância e religiões Afro-brasileiras no Piauí. (29/07/2020 - 29/07/2020)
Exibição de vídeos e discussão sobre Modalidades de Turismo cultural, as diversas atividades turísticas e suas formas: o turismo de massa, o turismo sustentável, o turismo cultural e o turismo arqueológico (05/08/2020 - 05/08/2020)
Apresentação de seminário e mesa de discussão sobre a Educação Patrimonial. (12/08/2020 - 12/08/2020)
Discussão sobre os Guias de Educação Patrimonial. (19/08/2020 - 19/08/2020)
Discussão sobre a produção de um guia de Educação Patrimonial a ser produzido e aplicado em uma comunidade no Piauí. (26/08/2020 - 26/08/2020)
Apresentação e discussão de roteiro sobre a Educação Patrimonial e Turismo Cultural. (02/09/2020 - 02/09/2020)
Orientações para a elaboração de roteiro do guia de Educação Patrimonial e levantamento histórico, de memória, de expressões culturais e sugestões práticas. (09/09/2020 - 09/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET Total
03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,8 8.8 0 AM
2 2020100**** 8,3 8.3 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Identidade; Memória; Patrimônio e cidadania; Proteção e salvaguarda do patrimônio Cultural; Cartas internacionais e legislação do patrimônio natural e cultural; Políticas públicas de proteção patrimonial; Parques Nacionais e práticas de proteção e turismo; Trilhas interpretativas; Práticas pedagógicas: identificação, registro, valorização e resgate de bens culturais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula interativa e dialogada utilizando as ferramentas do SIGAA, Conferência Meet, Conferência web RNP; fórum sobre temáticas da disciplina; estudo de texto; discussões e debates de temáticas pertinentes à disciplina e à área de estudo específica dos mestrandos; exibição de vídeos; apresentação individual de pesquisas e de textos em forma de seminários; produção científica de material de Educação patrimonial; atividade de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados sobre o desenvolvimento de projetos de Educação Patrimonial. Produção científica e de vídeo.

Será considerada a integração da turma e a participação nas aulas e demais atividades propostas pela disciplina, como debates, discussões, fóruns; realização de seminários e apresentações temáticas; produção escrita de ensaio, produção de guia e de vídeo de Educação Patrimonial ou outros materiais relacionados às temáticas pertinentes à disciplina e que se relacione com as respectivas pesquisas das (os) mestrandas (os).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1ª Avaliação: apresentações temáticas; fóruns; (nota valor máximo 10,0)
2ª Avaliação: seminários; (nota valor máximo 10,0)
3ª Avaliação: ensaio, produção de guia de orientações sobre Educação Patrimonial; produção de vídeos de educação patrimonial. (nota valor máximo 10,0)

Horário de atendimento: 14:00 às 18:00hs
Bibliografia: 1.CADERNOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL / Educação Patrimonial. Volume 1. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.

2.CESAR BITTENCOURT, P. de A. STIGLIANO, B. V. A viabilidade política do patrimônio: estudo do Museu da Língua Portuguesa. V seminário ANPTUR, Belo Horizonte, 2008.
n Helen da Marian
3.Cartas Patrimoniais. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/226

4.CAMPOS, J. B. PREVE, D. R. (Orgs.) Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: um debate sobre a globalização, cidadania e sustentabilidade [recurso eletrônico] Curitiba: Multideia, 2015. 256p.; v. I, 23cm

5.FUNARI, P. P. A. Arqueologia e Patrimônio. Erechim: Habilis, 2007. 168p.

6.GRANATO, M. RIBEIRO, E. S. ARAÚJO, B. M. de. Cartas Patrimoniais e a Preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Inf. Inf., Londrina, v. 23, n. 3, p. 202 ? 229, set./dez. 2018.

7.IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2014.

8.JORGE, V. F. Património e Identidade Nacional Universidade de Évora. Évora, Portugal. Engenharia civil. UM, n. 9, 2000.

9.LOPEZ, Immaculada Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local/ 1. ed. -- São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008.

10.LOPES, W.G. R. ARAÚJO, J. L. L. FERREIRA, R. C. Patrimônios cultural e natural no turismo: potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo ? RITUR, Penedo, p. 119-139, jul.-dez. 2015. DOI: 10.2436/20.8070.01.8.

11.MENESES, José newton Coelho. História & Turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 128p. ? (História &Reflexões, 8).

12.MURTA S. Maris. ALBANO, Celina. Organização. Interpretar o Patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, Território Brasilis, 2002. 288p.

13.OLIVEIRA FILHO, R. C. de. MONTEIRO, M. do S. L. Ecoturismo no Parque Nacional Serra da Capivara: trata-se de uma prática sustentável? Turismo em Análise, v.20, n.2, agosto 2009.

14.PAISAGEM E CULTURA: dinâmica do patrimônio e da memória na atualidade / organização Flávio Abreu da Silveira, Cristina Donza. Cancela ? Belém; EDUFPA, 2009.

15.POLÍTICAS PÚBLICAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: ensaios, trajetórias e contextos. Orgs. Francisca Ferreira Michelon; Cláudio Sá Machado Júnior; Ana María Sosa González - Pelotas, Ed. Universidade Federal de Pelotas, 2012. 359p. (e-book)

16.Revista CPC. São Paulo: CPC-USP, n. 27 especial, 1. semestre 2019.

17.Rev. CPC, São Paulo, n.28, p.8-36, ago./dez. 2019.

18.LOPES, W.G.R.;ARAÙJO, L.L.A.;FERREIRA, R.C. Patrimônios cultural e natural no turismo: potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil . Revista Iberoamericana de Turismo ? RITUR, Penedo, p. 119-139, jul.-dez. 2015. http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur

19-RIBEIRO, M. SANTOS, E. de O. Turismo Cultural como forma de Educação Patrimonial para as Comunidades Locais. Revista Itinerarium v.1 2008.

20.RODRIGUES, D. Patrimônio cultural, memória social e identidade: interconexão entre conceitos. Letras Escreve. Unifap - Macapá, v. 7, n. 4, 2º semestre, 2017.

21.RODRIGUES, Marian Helen da Silva Gomes. Parque Nacional Serra da Capivara e comunidade local: educação, valorização, fruição social e perspectivas futuras ? o caso do município de Coronel José Dias, PI. In: CAMPOS, Juliano Bitencourt; RODRIGUES, Marian Helen da Silva Gomes; FUNARI, Pedro Paulo Abreu (Org.). A multivocalidade da arqueologia pública no Brasil: comunidades, práticas e direito. Criciúma, SC: UNESC, 2017. Cap. 3. DOI: http://dx.doi.org/10.18616/arq03

22-SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação Patrimonial e Políticas
de Escolarização no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 467-489, abr./jun. 2016.

23.TOLENTINO, Átila Bezerra. BRAGA, Emanuel Oliveira (Organizadores). Educação patrimonial políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016. ? (Caderno Temático; 5)

24-VARGAS, M. S. Turismo Cultural e Educação Patrimonial: uma análise das políticas públicas em São Miguel das Missões/RS. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Turismo e Hotelaria ? PPGTH ? Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALE. Balneário Camboriú ? SC, 2017.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/03/2020
04/03/2020
Não Haverá Aula
03/06/2020
03/06/2020
Apresentação do plano da disciplina. Dsicussão sobre o conceito de Patrimônio Cultural e trajetória da Educação Patrimonial no IPHAN.
10/06/2020
10/06/2020
Dsicussão sobre a interconexão de conceitos na Educação Patrimonial e no Turismo Cultural.
17/06/2020
17/06/2020
A Educação Patrimonial no âmbito da Política Nacional de Patrimônio Cultural.
24/06/2020
24/06/2020
Discussão do texto: O que não é Educação Patrimonial: cinco falácias sobre o seu conceito e sua prática.
01/07/2020
01/07/2020
Turismo Histórico cultural: o debate conceitual e as culturas turísticas.
08/07/2020
08/07/2020
Turismo e patrimônio histórico.
15/07/2020
15/07/2020
Patrimônio Cultural, memória social e identidade: interconexão ente conceitos.
22/07/2020
22/07/2020
Reflexões para ações educativas em conjuntos urbanos tombados: Ouro Preto.
29/07/2020
29/07/2020
Patrimônio cultural, intolerância e religiões Afro-brasileiras no Piauí.
05/08/2020
05/08/2020
Exibição de vídeos e discussão sobre Modalidades de Turismo cultural, as diversas atividades turísticas e suas formas: o turismo de massa, o turismo sustentável, o turismo cultural e o turismo arqueológico
12/08/2020
12/08/2020
Apresentação de seminário e mesa de discussão sobre a Educação Patrimonial.
19/08/2020
19/08/2020
Discussão sobre os Guias de Educação Patrimonial.
26/08/2020
26/08/2020
Discussão sobre a produção de um guia de Educação Patrimonial a ser produzido e aplicado em uma comunidade no Piauí.
02/09/2020
02/09/2020
Apresentação e discussão de roteiro sobre a Educação Patrimonial e Turismo Cultural.
09/09/2020
09/09/2020
Orientações para a elaboração de roteiro do guia de Educação Patrimonial e levantamento histórico, de memória, de expressões culturais e sugestões práticas.
Avaliações
Data Descrição
08/07/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SOBRE AAULA DE SEXTA-FEIRA DIA 03/07/2020 ÀS 15H 30/06/2020
SOBRE A AULA E MUDANÇA DE TEXTOS PARA 24/06/2020 18/06/2020
SOBRE A AULA DE 10/06/2020 09/06/2020
SOBRE A NOSSA AULA DE HOJE 04/03/2020 04/03/2020

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