• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CTT/UFPI118 - EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
1ª aula de Educação Ambiental (13/03/2020 - 13/03/2020)
Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Conceitos relacionados com meio ambiente
   @ CARTILHA MEIO RURAL SUSTENTAVEL.pdf 
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (13/03/2020 - 13/03/2020)
AS GRANDES CONFERENCIAS MUNDIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE
3ª AULA - ESTUDO DOS ECOSSISTEMAS (13/03/2020 - 13/03/2020)
Conceito e classificação dos ecossistemas terrestres
4 ª Aula : Estudo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (13/03/2020 - 13/03/2020)
Caracterizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, utilizando o metodo dos 5 Ps da sustentabilidade
5ª aula; Consumo Sustentavel (14/03/2020 - 14/03/2020)
Caracterizar os tipos de consumos e seus respectivos danos ao meio ambiente
   CONSTRUÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS
Período de Habilitação: 06/04/2020 às 10:00 a 15/05/2020 às 23:59
6ª aula: Agricultura sustentavel (14/03/2020 - 14/03/2020)
Conhecer os fatores que interferem na atividade agrícola
Energias Renováveis (14/03/2020 - 14/03/2020)
Estudar os tipos de energias consideradas limpas
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
13 14
1 2019200**** 1 1 2
2 2019200**** 2 1 3
3 2019200**** 1 0 1
4 2019200**** 2 1 3
5 2019200**** 2 0 2
6 2019200**** 0 0 0
7 2019200**** 0 0 0
8 2019200**** 2 0 2
9 2019200**** 2 0 2
10 2019200**** 2 0 2
11 2019200**** 2 0 2
12 2019200**** 1 0 1
13 2019200**** 2 0 2
14 2019200**** 0 0 0
15 2019200**** 2 0 2
16 2019200**** 2 0 2
17 2019200**** 1 0 1
18 2019200**** 3 0 3
19 2019200**** 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0
21 2019200**** 2 1 3
22 2019200**** 2 0 2
23 2019200**** 1 0 1
24 2019200**** 0 0 0
25 2019200**** 1 0 1
26 2019200**** 2 0 2
27 2019200**** 0 0 0
28 2019200**** 2 1 3
29 2019200**** 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 9,0 9.0 2 AM
2 2019200**** 6,5 6.5 3 AM
3 2019200**** 8,5 8.5 2 AM
4 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
5 2019200**** 9,5 9.5 2 AM
6 2019200**** 9,0 9.0 2 AM
7 2019200**** 9,0 9.0 2 AM
8 2019200**** 8,0 8.0 2 AM
9 2019200**** 9,5 9.5 3 AM
10 2019200**** 10,0 10.0 0 AM
11 2019200**** 7,8 7.8 3 AM
12 2019200**** 8,8 8.8 1 AM
13 2019200**** 10,0 10.0 2 AM
14 2019200**** 7,8 7.8 0 AM
15 2019200**** 9,5 9.5 0 AM
16 2019200**** 10,0 10.0 2 AM
17 2019200**** 8,5 8.5 2 AM
18 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
19 2019200**** 8,0 8.0 2 AM
20 2019200**** 9,5 9.5 1 AM
21 2019200**** 9,5 9.5 1 AM
22 2019200**** 0,0 0.0 3 RN
23 2019200**** 0,0 0.0 3 RN
24 2019200**** 10,0 10.0 1 AM
25 2019200**** 9,0 9.0 0 AM
26 2019200**** 0,0 0.0 0 RN
27 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
28 2019200**** 7,0 7.0 2 AM
29 2019200**** 9,0 9.0 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Educação e Gestão Ambiental. Legislação ambiental . Meio Ambiente e Sustentabilidade Impactos Socioambientais de Políticas Públicas. Política nacional de educação ambiental. Técnicas e metodologias em educação ambiental. Consumo e meio Ambiente. Alternativas para políticas Sustentáveis. Papel da EA no fomento a cidadania.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: . Serão utilizadas atividades variadas como: aulas expositivas, leituras, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários, As atividades poderão ser desenvolvidas tanto em sala de aula, como em outros ambientes..
As aulas terão o formato teórico-prático, com a participação direta dos alunos nas leituras dos textos e nos debate.s . Os alunos serão organizados em grupos de trabalho que apresentarão um breve relato dos textos propostos para leitura abordando os ODS. A segunda atividade consiste na construção de projetos sobre os temas dos artigos disponibilizados no SIGAA, onde os grupos deverão apresentar um trabalho final da disciplina por escrito.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da disciplina será utilizada com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os instrumentos de avaliação serão: trabalhos orais e escritos, produção de textos, testes escritos, trabalhos em grupos, seminários, participação nos debates e nas discussões,. A primeira avaliação será produzida em equipe enfocando os ODS. A segunda atividade avaliativa consiste na construção de projetos sobre os temas dos artigos disponibilizados no SIGAA, onde os grupos deverão apresentar um trabalho final da disciplina por escrito.

Horário de atendimento: 8:00 as 12:00
Bibliografia: DIAS, G.F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo : Gaia. 2006.
224p.
DIAS, G.F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo : Gaia. 2004. 551p.
PHILIPPI JR, A, PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo :
Manole. 2004. 890p.
REIGOTTA, M. O que é educação ambiental.São Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOFF, L. Saber cuidar Ética do humano ? compaixão pela terra. 8a
edição. Petrópolis: Vozes.,
1999. 199p.
CAMARGO, Ana Luiza de Brasil. Desenvolvimento Sustentável: Dimensões e Desafios.
Campinas : Papirus. 2003. 159p.
CAMARGO, L.O. de L. (org.) Perspectivas e resultados de pesquisa em educação
Ambiental. São Paulo : Arte & Ciência. 1999. 128p.
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E
DESPORTO. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília : MEC. 1998. 166p.
LOUREIRO, C.F.B. Sociedade e Meio Ambiente: A Educação Ambiental em Debate. São
Paulo : Cortez, 2000. 183p.
MOLFI, Eneida Maria Goya. Desvelando a História da Educação Ambiental em Sorocaba.
Dissertação de Mestrado ? UNISO, Sorocaba, 2000.
MERGULHÃO, M.C., VASAKI, B.N.G. Educando para a conservação da Natureza: Sugestões
de atividades em educação ambiental. São Paulo : EDUC. 1998. 139p.
NUNES, E.R.M. Alfabetização Ecológica: Um caminho para a sustentabilidade. Porto Alegre :
Editora do Autor. 2005. 134p.
REIGOTA, M. A Floresta e a Escola: Por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo :
Cortez. 1999. 167p.
SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos : RIMA. 2004. 66p.
UNIVERSIDADE ESTADU
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/03/2020
13/03/2020
4 ª Aula : Estudo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
13/03/2020
13/03/2020
3ª AULA - ESTUDO DOS ECOSSISTEMAS
13/03/2020
13/03/2020
HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
13/03/2020
13/03/2020
1ª aula de Educação Ambiental
14/03/2020
14/03/2020
5ª aula; Consumo Sustentavel
14/03/2020
14/03/2020
6ª aula: Agricultura sustentavel
14/03/2020
14/03/2020
Energias Renováveis
Avaliações
Data Descrição
14/03/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 00:43