Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
. Serão utilizadas atividades variadas como: aulas expositivas, leituras, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários, As atividades poderão ser desenvolvidas tanto em sala de aula, como em outros ambientes.. As aulas terão o formato teórico-prático, com a participação direta dos alunos nas leituras dos textos e nos debate.s . Os alunos serão organizados em grupos de trabalho que apresentarão um breve relato dos textos propostos para leitura abordando os ODS. A segunda atividade consiste na construção de projetos sobre os temas dos artigos disponibilizados no SIGAA, onde os grupos deverão apresentar um trabalho final da disciplina por escrito.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da disciplina será utilizada com predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os instrumentos de avaliação serão: trabalhos orais e escritos, produção de textos, testes escritos, trabalhos em grupos, seminários, participação nos debates e nas discussões,. A primeira avaliação será produzida em equipe enfocando os ODS. A segunda atividade avaliativa consiste na construção de projetos sobre os temas dos artigos disponibilizados no SIGAA, onde os grupos deverão apresentar um trabalho final da disciplina por escrito.
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Horário de atendimento:
| 8:00 as 12:00 |
Bibliografia:
| DIAS, G.F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. São Paulo : Gaia. 2006. 224p. DIAS, G.F. Educação Ambiental: Princípios e práticas. São Paulo : Gaia. 2004. 551p. PHILIPPI JR, A, PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo : Manole. 2004. 890p. REIGOTTA, M. O que é educação ambiental.São Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BOFF, L. Saber cuidar Ética do humano ? compaixão pela terra. 8a edição. Petrópolis: Vozes., 1999. 199p. CAMARGO, Ana Luiza de Brasil. Desenvolvimento Sustentável: Dimensões e Desafios. Campinas : Papirus. 2003. 159p. CAMARGO, L.O. de L. (org.) Perspectivas e resultados de pesquisa em educação Ambiental. São Paulo : Arte & Ciência. 1999. 128p. COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E DESPORTO. A Implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília : MEC. 1998. 166p. LOUREIRO, C.F.B. Sociedade e Meio Ambiente: A Educação Ambiental em Debate. São Paulo : Cortez, 2000. 183p. MOLFI, Eneida Maria Goya. Desvelando a História da Educação Ambiental em Sorocaba. Dissertação de Mestrado ? UNISO, Sorocaba, 2000. MERGULHÃO, M.C., VASAKI, B.N.G. Educando para a conservação da Natureza: Sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo : EDUC. 1998. 139p. NUNES, E.R.M. Alfabetização Ecológica: Um caminho para a sustentabilidade. Porto Alegre : Editora do Autor. 2005. 134p. REIGOTA, M. A Floresta e a Escola: Por uma educação ambiental pós-moderna. São Paulo : Cortez. 1999. 167p. SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos : RIMA. 2004. 66p. UNIVERSIDADE ESTADU |