-

CMR0325 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. (10/12/2012 - 10/12/2012)

Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (13/12/2012 - 13/12/2012)

Apresentação e discussão do texto “Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais ”.

In: SANTOS, Michelle Steiner (et. al). Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Líber Livro, 2009. (p. 109 – 124).

Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais. (17/12/2012 - 17/12/2012)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. (20/12/2012 - 20/12/2012)

Apresentação e discussão do texto “Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência”.

In: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001. (p. 436 – 472).

Recesso Escolar. (24/12/2012 - 24/12/2012)
Recesso Escolar. (27/12/2012 - 27/12/2012)
Recesso Escolar. (31/12/2012 - 31/12/2012)
Não Haverá Aula (03/01/2013)
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência. (07/01/2013 - 07/01/2013)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento cognitivo. (10/01/2013 - 10/01/2013)

Apresentação e discussão do texto “Desenvolvimento cognitivo”.

In: SANTOS, Michelle Steiner (et. al). Psicologia do desenvolvimento: teorias e temas contemporâneos. Brasília: Líber Livro, 2009. (p. 125 – 146).

Desenvolvimento cognitivo. (14/01/2013 - 14/01/2013)

Continuação da aula anterior.

A juventude como sintoma da cultura. (17/01/2013 - 17/01/2013)

Apresentação e discussão do texto:“A juventude como sintoma da cultura”.

In: KEHL, Maria Rita. A juventude como sintoma da cultura. In: http://outrascrateras.blogspot.com/2010/08/juventude-como-sintoma-da-cultura.html.

A juventude como sintoma da cultura. (21/01/2013 - 21/01/2013)

Continuação da aula anterior.

Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento. (24/01/2013 - 24/01/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento”.

In: RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento.

In: http://www.josesilveira.com/artigos/erikson.pdf. 

Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento. (28/01/2013 - 28/01/2013)

Continuação da aula anterior.

Desenvolvimento psicossocial na adolescência. (31/01/2013 - 31/01/2013)

Apresentação e discussão do texto: “Desenvolvimento psicossocial na adolescência”.

In: PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7.ed. Porto Alegre, ARTMED, 2001. (p. 474 – 510).

Desenvolvimento psicossocial na adolescência. (04/02/2013 - 04/02/2013)

Continuação da aula anterior.

1a. Avaliação. (07/02/2013 - 07/02/2013)

1o. Processo avaliativo.

Carnaval. (11/02/2013 - 11/02/2013)
Não Haverá Aula (14/02/2013)
A síndrome da adolescência normal. (18/02/2013 - 18/02/2013)

Apresentação e discussão do texto:“A síndrome da adolescência normal”.

In: ABERASTURY, Arminda e KNOBEL, Maurício. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Transtornos alimentares na adolescência. (21/02/2013 - 21/02/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Vítimas da fome”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 149 – 163).

Transtornos alimentares na adolescência. (25/02/2013 - 25/02/2013)

Continuação da aula anterior.

Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência. (28/02/2013 - 28/02/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Redução de danos como estratégia de prevenção de drogas entre jovens”.

In: FEFFERMANN , Marisa; FIGUEIREDO, Regina. Redução de Danos como estratégia de prevenção de drogas entre jovens. In:

http://nepaids.vitis.uspnet.usp.br/wp-content/uploads/2010/04/reginamf_reducaodanos.pdf

Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência. (04/03/2013 - 04/03/2013)

Continuação da aula anterior.

2a. Avaliação. (07/03/2013 - 07/03/2013)

2o. Processo avaliativo.

O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade. (11/03/2013 - 11/03/2013)

Apresentação e discussão do texto:“O “ficar” na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso da contemporaneidade”.

In: JUSTO, Joze Sterza. O “ficar” na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso da contemporaneidade. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 17 - nº 1, p. 61-77, Jan./Jun. 2005.

O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade. (14/03/2013 - 14/03/2013)

Continuação da aula anterior.

Gravidez na adolescência. (18/03/2013 - 18/03/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Gravidez na adolescência: um enfoque atual”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 61 – 72).

Gravidez na adolescência. (21/03/2013 - 21/03/2013)

Continuação da aula anterior.

Famílias incestuosas. (25/03/2013 - 25/03/2013)

Apresentação e discussão do texto:“Famílias incestuosas”.

In: WEINBERG, Cybelle (org.) Geração Delivery: adolescer no mundo atual. São Paulo: Sá, 2001. (p. 173 – 181).

Recesso Escolar. (28/03/2013 - 28/03/2013)
Famílias incestuosas. (01/04/2013 - 01/04/2013)

Continuação da aula anterior.

Redução da maioridade penal. (04/04/2013 - 04/04/2013)

Apresentação e discussão do texto:A redução da maioridade penal: questões teóricas e empíricas”.

In: CUNHA, Paula Inez (et al). A redução da maioridade penal: questões teóricas e empíricas. Psicologia Ciência e Profissão, 2006, 26 (4), 646-659.

Redução da maioridade penal. (08/04/2013 - 08/04/2013)

Continuação da aula anteiror.

3a. Avaliação. (11/04/2013 - 11/04/2013)

3o. Processo avaliativo.

Encerramento da disciplina: críticas e sugestões. (15/04/2013 - 15/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 13 17 20 07 10 14 17 21 24 28 31 04 07 18 21 25 28 04 07 11 14 18 21 25 01 04 08 11
1 20116**** 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 20109**** 0 2 2 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 20116**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 10
9 20116**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 20116**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 15
11 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 20116**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
15 20115**** 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 20116**** 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
17 20116**** 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 20115**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 20116**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 20116**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 20116**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
25 20116**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20116**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 20116**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 10
28 20115**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 20116**** 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
31 20116**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 20116**** 2 0 2 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
34 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 20116**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
41 20116**** 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
4 20094**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
6 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
7 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
11 20109**** 8,0 10,0 10,0 9.3 14 AM
12 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
15 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
17 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
18 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
20 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
24 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
25 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
26 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
27 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
30 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
31 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
32 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
33 20115**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
34 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
35 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
37 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 15 AM
38 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
39 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
41 20116**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico do adolescente. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento do adolescente. Influências biológicas, históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema. A Adolescência e vulnerabilidade (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, toxicomania, delinqüência). A psicopatologia do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Leitura e discussões de textos;
• Atividades em grupos e/ou individual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado tanto individualmente como coletivamente nos seguintes itens:
• Assiduidade às aulas e demais atividades realizadas no decorrer da disciplina;
• Qualidade dos trabalhos produzidos;
• Responsabilidade no cumprimento das atividades programadas;
• Frequência mínima de 75% nas atividades da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Apresentação da disciplina.
13/12/2012
13/12/2012
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
17/12/2012
17/12/2012
Adolescência: aspectos históricos e biopsicossociais.
20/12/2012
20/12/2012
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.
24/12/2012
24/12/2012
Recesso Escolar.
27/12/2012
27/12/2012
Recesso Escolar.
31/12/2012
31/12/2012
Recesso Escolar.
03/01/2013
03/01/2013
Não Haverá Aula
07/01/2013
07/01/2013
Desenvolvimento físico e cognitivo na adolescência.
10/01/2013
10/01/2013
Desenvolvimento cognitivo.
14/01/2013
14/01/2013
Desenvolvimento cognitivo.
17/01/2013
17/01/2013
A juventude como sintoma da cultura.
21/01/2013
21/01/2013
A juventude como sintoma da cultura.
24/01/2013
24/01/2013
Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento.
28/01/2013
28/01/2013
Erikson e a Teoria Psicossocial do desenvolvimento.
31/01/2013
31/01/2013
Desenvolvimento psicossocial na adolescência.
04/02/2013
04/02/2013
Desenvolvimento psicossocial na adolescência.
07/02/2013
07/02/2013
1a. Avaliação.
11/02/2013
11/02/2013
Carnaval.
14/02/2013
14/02/2013
Não Haverá Aula
18/02/2013
18/02/2013
A síndrome da adolescência normal.
21/02/2013
21/02/2013
Transtornos alimentares na adolescência.
25/02/2013
25/02/2013
Transtornos alimentares na adolescência.
28/02/2013
28/02/2013
Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência.
04/03/2013
04/03/2013
Redução de danos e prevenção de drogas na adolescência.
07/03/2013
07/03/2013
2a. Avaliação.
11/03/2013
11/03/2013
O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade.
14/03/2013
14/03/2013
O "ficar" na adolescência e paradigmas de relacionamento amoroso na contemporaneidade.
18/03/2013
18/03/2013
Gravidez na adolescência.
21/03/2013
21/03/2013
Gravidez na adolescência.
25/03/2013
25/03/2013
Famílias incestuosas.
28/03/2013
28/03/2013
Recesso Escolar.
01/04/2013
01/04/2013
Famílias incestuosas.
04/04/2013
04/04/2013
Redução da maioridade penal.
08/04/2013
08/04/2013
Redução da maioridade penal.
11/04/2013
11/04/2013
3a. Avaliação.
15/04/2013
15/04/2013
Encerramento da disciplina: críticas e sugestões.
Avaliações
Data Descrição
07/02/2013 1ª Avaliação
07/03/2013 2ª Avaliação
11/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:13