-

DAA0304 - TRABALHO E EDUCACAO NO BRASIL - Turma: 01 (2020.3)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano da disciplina (10/08/2020 - 10/08/2020)
   Plano de curso 
Aula síncrona 01: O trabalho e produção capitalista (12/08/2020 - 12/08/2020)

Fonte: TAYLOR, Frederick. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 2009.p. 37-47.

Atividade de pesquisa (15/08/2020 - 15/08/2020)
Aula Extra.
Aula síncrona 02: O repertório discursivo da Teoria do Capital Humano (17/08/2020 - 17/08/2020)

Fonte: 

FRIGOTTO, Gaudêncio.  A produtividade da escola improdutiva trinta anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. Trabalho Necessário. Rio de Janeiro: ano 13. Nº 20. 2015.

 

Aula síncrona 03: Precarização do trabalho no contexto da flexibilidade (19/08/2020 - 19/08/2020)

Fonte: SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 53-73.

Orientações Grupo de discussão (21/08/2020 - 21/08/2020)

Aula Extra.

Grupo de discussão 01 (24/08/2020 - 24/08/2020)
  

Curta metragem o Emprego

    
Inicia em 21/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 25/08/2020 às 14h 20
  Temática geradora: Como podemos relacionar o curta de animação "O emprego" com as transformações produtivas relatadas nos três textos e os respectivos impactos no mundo do trabalho e na educaçãoo, em especial no Brasil?
Aula síncrona 04: Dualidade estrutural da Educação (26/08/2020 - 26/08/2020)

Fonte: KUENZER, Acácia. Da Dualidade Assumida À Dualidade Negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007.

Atividade de pesquisa (28/08/2020 - 28/08/2020)
Aula Extra.
Aula síncrona 05: A política educacional do capitalismo flexível (31/08/2020 - 31/08/2020)
Parte 1: a pedagogia das competências.
  O "modelo das competências": o trabalho e as tendências no âmbito da educação profissional 
Fonte: SILVA, Mônica Ribeiro da. Currículo e Competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008. p. 62-84.
Aula síncrona 06: A política educacional do capitalismo flexível (02/09/2020 - 02/09/2020)

A pedagogia das competências.

  O currículo numa abordagem por competências. 
Fonte: SILVA, Mônica Ribeiro da. Currículo e Competências: a formação administrada. São Paulo: Cortez, 2008. p. 85-107.
Aula Síncrona extra: A política educacional do capitalismo flexível (04/09/2020 - 04/09/2020)

Parte 02: As noções rasas de empreendedorismo e empregabilidade. 

Fonte: Silva, Élido S., & da Silva, G. P. (2020). Desdobramentos da Teoria do Capital Humano . Revista Educação Em Questão58(56). 

Feriado (07/09/2020 - 07/09/2020)
Aula síncrona 07: A reforma do ensino médio (09/09/2020 - 09/09/2020)
  ARAUJO. ensino medio e dualidade.pdf 
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. 2018. 79f. Tese (Obtenção do título de Professor Titular) – Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. p. 53-72
Atividade de pesquisa (11/09/2020 - 11/09/2020)
Aula Extra.
Grupo de Discussão 02 (14/09/2020 - 14/09/2020)

Questão norteadora: Grupo de discussão 02

 

Acordo, não tenho trabalho

Procuro trabalho, quero trabalhar

O cara me pede diploma

Num tenho diploma, não pude estudar

E querem que eu seja educado

Que eu ande arrumado que eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é mundo que me dá.

(Gabriel, o pensador, 2001).

 

                Marca-se o atual momento brasileiro como um afloramento de relações de trabalho flexíveis. A reforma trabalhista, materializada na Lei Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, apresenta-se como uma modernização para se adequar às novas relações de trabalho. Quando na realidade afrouxou a cobertura de proteção ao trabalhador, caracterizando uma nova forma de negociação patrão-empregado, postando uma isonomia onde não existe e não cabe.

                Soma-se à reforma trabalhista, a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) que buscou um processo de diferenciação na formação escolar por meio de itinerários formativos, que se torna excludente dada a estrutura escolar posta. Fazendo na prática que o estudante, principalmente aqueles filhos da classe trabalhadora, perdessem a oportunidade de entrar em contato com uma maior carga cultural.

                Portanto, atentando para a epígrafe de Gabriel, o pensador, nos anúncios de emprego bizarros (anexo 01), Caracterize, com bases nos textos trabalhados na unidade II, os pilares das reformas educacionais e os impactos dessas reformas no processo de escolarização dos filhos da classe trabalhadora.

    
Inicia em 11/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2020 às 14h 15
  Anexo o1: Anúncios de emprego bizarros 
Fonte: Catraca livre. Os piores anúncios de emprego já vistos. 2020. https://catracalivre.com.br/carreira/os-piores-anuncios-de-emprego-ja-vistos/ acesso em 10 de setembro de 2020.
Aula síncrona 08: Trabalho como princípio educativo (16/09/2020 - 16/09/2020)
Aula síncrona Extra: Orientações do Trabalho Final (18/09/2020 - 18/09/2020)
Responsável: Ana Flávia - monitora.
Aula síncrona 09: A Escola Unitária (21/09/2020 - 21/09/2020)

Fonte: GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. v.2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

  Antonio Gramsci - Cadernos do cárcere - vol II.pdf 
Começa na página 36, meio da página onde diz "Um ponto importante, no estudo da organização prática da escola unitária (...)" até a página 42.
Aula síncrona 10: O ensino médio na perspectiva da escola unitária (23/09/2020 - 23/09/2020)
Atividade de pesquisa (24/09/2020 - 24/09/2020)
Aula Extra.
Atividade de pesquisa (25/09/2020 - 25/09/2020)
Aula Extra.
Exposição trabalho final (28/09/2020 - 28/09/2020)
    
Inicia em 18/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 28/09/2020 às 18h 0
Encerramento da disciplina (30/09/2020 - 30/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
10 12 15 17 19 21 24 26 28 31 02 04 09 11 14 16 18 21 23 24 25 28 30
1 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 4 2 0 2 2 4 2 2 2 4 2 2 36
9 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020902**** 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 4 2 2 4 2 2 2 4 2 2 60
13 2020901**** 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 4 2 2 4 2 2 2 4 2 2 60
14 2020902**** 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 4 2 2 4 2 2 2 4 2 2 60
15 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 6
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015901**** 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 2 4 2 4 2 2 4 2 2 2 4 2 2 60
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
2 2019902**** 9,5 9,0 8,8 9.1 0 AM
3 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
4 2019900**** 8,2 6,5 8,3 7.7 0 AM
5 2020900**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 AM
6 2018901**** 8,2 8,0 8,0 8.1 0 AM
7 2020901**** 8,0 6,0 7,5 7.2 0 AM
8 2020901**** 9,0 8,0 6,0 7.7 0 AM
9 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2020901**** 8,5 6,6 6,0 7.0 0 AM
11 2016901**** 8,8 7,0 5,3 7.0 0 AM
12 2018903**** 4,0 0,0 4,3 2.8 36 RF
13 2019902**** 9,5 10,0 9,3 9.6 0 AM
14 2018902**** 9,5 8,5 8,8 8.9 0 AM
15 2018900**** 9,5 7,5 8,0 8.3 0 AM
16 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
17 2020902**** 7,0 6,5 7,5 7.0 0 AM
18 2019901**** 9,5 9,0 7,8 8.8 0 AM
19 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
20 2020901**** 8,5 6,6 6,0 7.0 0 AM
21 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2018902**** 10,0 8,0 9,5 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada remotamente utilizando as ferramentas do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA e por meio da plataforma Google Meet no link https://meet.google.com/bam-ceeq-sqz
Os conteúdos da disciplina serão ministrados a partir do estudo de textos, fóruns e trabalhos individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os acadêmicos serão avaliados nas atividades considerando a qualidade das produções escritas e participações orais. A cada unidade terá um registro para fins de avaliação e considerará as atividades síncronas e assíncronas, assim como, a frequência e o engajamento nas atividades nas atividades. O aproveitamento do rendimento acadêmico está normalizado pela Resolução nº 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995.
Horário de atendimento: terças, quintas e sextas de 14:00 as 15:30
Bibliografia: ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? São Paulo, Cortez, 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e crise do trabalho: perspectivas do final do século.
Petrópolis:Vozes,1998.
_______.Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo,Cortez:1996.
MENDES, Sonia Regina. Educação e Trabalho: elementos para reflexão sobre o papel da
escola. In: Série Documentos, nº 01. Florianópolis: Núcleo de Publicações - CED - UFSC,
1996.
NOSELLA, Paollo. Trabalho e educação: do tripalium da escravatura ao labor da burguesia;
do labor da burguesia à poiésis socialista. In: GOMES, Minayo Carlos et al. Trabalho e
conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERRETTI, Celso João. Modernização Tecnológica, Novos Paradigmas organizacionais,
Qualificação Profissional e o Sistema Público de Ensino Brasileiro. (mimeo)
Caxambu(MG), 1993.
POCHMANN, M. A batalha pelo primeiro emprego: a situação atual e as perspectivas do
jovem no mercado de trabalho brasileiro. 2. ed. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2020
10/08/2020
Apresentação do plano da disciplina
12/08/2020
12/08/2020
Aula síncrona 01: O trabalho e produção capitalista
15/08/2020
15/08/2020
Atividade de pesquisa
17/08/2020
17/08/2020
Aula síncrona 02: O repertório discursivo da Teoria do Capital Humano
19/08/2020
19/08/2020
Aula síncrona 03: Precarização do trabalho no contexto da flexibilidade
21/08/2020
21/08/2020
Orientações Grupo de discussão
24/08/2020
24/08/2020
Grupo de discussão 01
26/08/2020
26/08/2020
Aula síncrona 04: Dualidade estrutural da Educação
28/08/2020
28/08/2020
Atividade de pesquisa
31/08/2020
31/08/2020
Aula síncrona 05: A política educacional do capitalismo flexível
02/09/2020
02/09/2020
Aula síncrona 06: A política educacional do capitalismo flexível
04/09/2020
04/09/2020
Aula Síncrona extra: A política educacional do capitalismo flexível
07/09/2020
07/09/2020
Feriado
09/09/2020
09/09/2020
Aula síncrona 07: A reforma do ensino médio
11/09/2020
11/09/2020
Atividade de pesquisa
14/09/2020
14/09/2020
Grupo de Discussão 02
16/09/2020
16/09/2020
Aula síncrona 08: Trabalho como princípio educativo
18/09/2020
18/09/2020
Aula síncrona Extra: Orientações do Trabalho Final
21/09/2020
21/09/2020
Aula síncrona 09: A Escola Unitária
23/09/2020
23/09/2020
Aula síncrona 10: O ensino médio na perspectiva da escola unitária
24/09/2020
24/09/2020
Atividade de pesquisa
25/09/2020
25/09/2020
Atividade de pesquisa
28/09/2020
28/09/2020
Exposição trabalho final
30/09/2020
30/09/2020
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
19/08/2020 1ª Avaliação
09/09/2020 2ª Avaliação
30/09/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas ao vivo 09/08/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:26