Grupo de Discussão 02 (14/09/2020 - 14/09/2020)
Questão norteadora: Grupo de discussão 02
Acordo, não tenho trabalho
Procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede diploma
Num tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado
Que eu ande arrumado que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é mundo que me dá.
(Gabriel, o pensador, 2001).
Marca-se o atual momento brasileiro como um afloramento de relações de trabalho flexíveis. A reforma trabalhista, materializada na Lei Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, apresenta-se como uma modernização para se adequar às novas relações de trabalho. Quando na realidade afrouxou a cobertura de proteção ao trabalhador, caracterizando uma nova forma de negociação patrão-empregado, postando uma isonomia onde não existe e não cabe.
Soma-se à reforma trabalhista, a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) que buscou um processo de diferenciação na formação escolar por meio de itinerários formativos, que se torna excludente dada a estrutura escolar posta. Fazendo na prática que o estudante, principalmente aqueles filhos da classe trabalhadora, perdessem a oportunidade de entrar em contato com uma maior carga cultural.
Portanto, atentando para a epígrafe de Gabriel, o pensador, nos anúncios de emprego bizarros (anexo 01), Caracterize, com bases nos textos trabalhados na unidade II, os pilares das reformas educacionais e os impactos dessas reformas no processo de escolarização dos filhos da classe trabalhadora.
Inicia em 11/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2020 às 14h 15
Anexo o1: Anúncios de emprego bizarros Fonte: Catraca livre. Os piores anúncios de emprego já vistos. 2020. https://catracalivre.com.br/carreira/os-piores-anuncios-de-emprego-ja-vistos/ acesso em 10 de setembro de 2020.