-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2020.3)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (10/08/2020 - 12/08/2020)
1.1. Alguns traços históricos 1.2. O desafio de uma educação para todos 1.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
   Texto 1 - Educação e Globalização 
Olá a todes, Segue o texto da unidade I.
  Mapa conceitual da aula dia 12/08 
Prezades, Segue o mapa conceitual feito coletivamente sobre o texto de Charlot - Educação e Globalização. Abraços,
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (17/08/2020 - 09/09/2020)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Lahire e os processos de socializações 2.5. Buther e a educação dos sujeitos 2.6. Bauman e a Educação liquida 2.7. Norbert Elias e a Educação 2.8. Freire e a educação
  Estudo dirigido sobre o texto Foucault e a educação 
Prezades alunes, A dinâmica da próxima aula continuará sendo o mapa conceitual. No entanto, para conduzir a leitura do texto preparei este estudo dirigido. P.S.: não deixem de responder, vale nota. Abraços
  Estudo dirigido sobre o texto Bernstein e a educação 
Prezades, Envio a primeira parte do estudo dirigido, que iremos discutir amanhã. Como a discussão será longa, teremos que dividir em duas aulas, de amanhã e sexta. Amanhà conversamos sobre essa possibilidade, procurem ler a primeira e segunda parte do artigo para responder ou marcar as respostas, pois só irei receber o estudo na segunda que vem. Abraços,
  Estudo dirigido sobre o texto Bernstein e a educação - com segunda parte 
Prezades, Segue o Estudo dirigido sobre o texto Bernstein e a educação - com segunda parte. Abraços e bom trabalho.
  Mapa conceitual do texto sobre Bernstein e a educação 
Prezades alunes, Segue o nosso Mapa conceitual construído sobre Bernstein. Um abraço,
  Mapa conceitual do texto sobre Butler e a educação 
Prezades, Segue o nosso mapa conceitual Ideologia de Gênero. Abraços,
  Estudo dirigido sobre o texto Bauman e a educação 
Prezades, Segue nosso mapa conceitual coletivo.
  Mapa conceitual sobre o texto Foucault e a educação 
Prezades, Segue o mapa conceitual sobre o texto Foucault e a educação. Abraços,
    
Inicia em 02/09/2020 às 8h 15 e finaliza em 02/09/2020 às 8h 35
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS (14/09/2020 - 30/09/2020)
3.1. Projetos em elaboração 3.2. Projetos executados 3.3. Relatórios
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET Total
10 12 17 19 24 26 31 02 09 14 16 21 23 28 30
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
2 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019902**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
5 2019901**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
6 2019900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
7 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019900**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
9 2019901**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
10 2019900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
11 2019902**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
12 2019902**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019902**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
15 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2019902**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
21 2019900**** 10,0 10,0 9,8 9.9 0 AM
22 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019902**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Seminários;
• Trabalho em equipes de produção e execução de projetos de pesquisa e debate em grande grupo;
• Produção de relatórios de pesquisas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ATIVIDADE
Seminários (discussões dos textos sugeridos).
Trabalho Integrado – Projeto e execução
Relatório de pesquisa Construção crítica. Criatividade. Capacidade de produção textual: clareza, objetividade e pertinência.
Horário de atendimento: 08-10
Bibliografia: CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.. Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 120, p. 15-49, Nov. 2003 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000300003.
VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LIMA JUNIOR, Paulo; MASSI, Luciana. Retratos sociológicos: uma metodologia de investigação para a pesquisa em educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 3, p. 559-574, Sept. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030003
MOREIRA, Jasmine; CESAR, Maria Rita de Assis. Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educ. Real., Porto Alegre , v. 44, n. 4, e86456, 2019 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000400610&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 mar. 2020. Epub 28-Nov-2019. https://doi.org/10.1590/2175-623686456.
MARTINS, Mariana Domitila Padovani; NOGUEIRA, Eliete Jussara. Relações Líquidas no Cotidiano do Ensino Superior: Uma análise das relações entre professores e alunos. Anais... IV COLBEDUCA e II CIEE, 24 e 25 de Janeiro de 2018, Braga e Paredes de Coura, Portugal.
HUNGER, Dagmar; ROSSI, Fernanda; SOUZA NETO, Samuel de. A teoria de Norbert Elias: uma análise do ser professor. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 37, n. 4, p. 697-710, Dec. 2011 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Mar. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000400002.
SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória. Revista e-Curriculum, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 429-454, jun. 2017. ISSN 1809-3876. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/33157/23137>. Acesso em: 01 mar. 2020. doi:https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2020
12/08/2020
1. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
17/08/2020
09/09/2020
2. SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
14/09/2020
30/09/2020
3. EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PESQUISAS
Avaliações
Data Descrição
24/08/2020 1ª Avaliação
09/09/2020 2ª Avaliação
21/09/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Podcast sobre a relação entre Educação e Globalização 11/08/2020
Início das aulas - 10/08 - 8-10 09/08/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:06