Metodologia: |
Os grupos tutoriais representam unidades integradoras, configurando um módulo, espaços presentes do primeiro ao oitavo período, desenvolvidos com o propósito de provocar, acordar, vincular, sensibilizar e instigar os alunos na busca de respostas às questões problematizadoras suscitadas no início de cada período do Curso. Seu conteúdo é construído de forma compartilhada entre alunos e professores que atuam como tutores tendo por base as questões de cada módulo reconstruídas em temas de natureza interdisciplinar, possibilitando ao aluno o protagonismo na construção do conhecimento por meio de consulta a diversas fontes de pesquisa (livros, periódicos, internet, e os conteúdos das outras áreas e campos de saber). Em cada período do curso, cada grupo tutorial se envolverá em torno de um problema segundo a dinâmica a seguir:
Dinâmica de grupo tutorial em oito (08) passos 1. Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos; 2. Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado; 3. Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto; 4. Resumir estas explicações: visualmente e de forma coletiva; 5. Estabelecer objetivos de aprendizagem que levem o aluno ao aprofundamento e complementação destas explicações; 6. Estudo individual respeitando os objetivos levantados; 7. Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de conhecimento obtidos pelo grupo. A importância de todos os alunos apresentarem os conhecimentos obtidos, fontes bibliográficas e reflexões acerca do assunto central; 8. Avaliação formativa.
O conteúdo programático será desenvolvido semanalmente através de Grupos Tutoriais. Cada Grupo Tutorial será composto por até 10 alunos juntamente com 01 facilitador/docente do Curso de Medicina. |