-

PPGL017 - GÊNERO DO TEXTO/DISCURSO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Definições e concepções sobre gêneros. História do estudo de gêneros. Relevância do estudo de gêneros (09/11/2020 - 09/11/2020)
   Programa da disciplina 
    
Inicia em 04/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 09/11/2020 às 12h 59
Gêneros na perspectiva sociodiscursiva. (16/11/2020 - 16/11/2020)
    
Inicia em 13/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 16/11/2020 às 23h 59
Gêneros na perspectiva sociorretórica. (23/11/2020 - 23/11/2020)
    
Inicia em 19/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 23/11/2020 às 19h 0
Gêneros na perspectiva sociorretórica (30/11/2020 - 30/11/2020)
Gênero como forma. Gênero como classificação. Relação gênero e situações retóricas (30/11/2020 - 30/11/2020)
Situação retórica recorrente e gêneros (07/12/2020 - 07/12/2020)
Contexto de gêneros, contexto de cultura e contexto de situação (14/12/2020 - 14/12/2020)
Propósito comunicativo (21/12/2020 - 21/12/2020)
Propósito comunicativo (04/01/2021 - 04/01/2021)
    
Inicia em 26/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 11/01/2021 às 23h 59
Tradições de estudo de gêneros e a escrita acadêmica (11/01/2021 - 11/01/2021)
    
Inicia em 06/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 17/01/2021 às 23h 59
Pesquisa de campo envolvendo gêneros do discurso (18/01/2021 - 18/01/2021)
Pesquisa de campo envolvendo gêneros do discurso (25/01/2021 - 25/01/2021)
Síntese das concepções sobre gêneros do discurso (01/02/2021 - 01/02/2021)
    
Inicia em 15/02/2021 às 0h 0 e finaliza em 26/02/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
05 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25
1 2020100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 3 0 4 0 11
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
4 2020101**** 0 1 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 5
5 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 3 0 0 0 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
2 2020100**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
3 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 7,5 7,5 7,5 7.5 11 AM
5 2020100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
7 2020101**** 8,0 8,0 8,0 8.0 5 AM
8 2020101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
9 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 7 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -O conceito de gênero. Diferenças entre gêneros. Gênero, esquemas e aquisição. Características comuns dos textos: estrutura, textura, metalinguagem. Análise de gêneros acadêmicos. Novas formas de letramento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aula dialogadas online com o uso das plataformas RNP e Google Meet
- Aulas invertidas
- Tarefas assíncronas
- Tarefas síncronas
- Leituras teóricas prévias antes das aulas
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios: a participação oral nos debates, a produção escrita de pequenos textos ao longo do curso, a assiduidade e pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades, atividades de análise de gêneros e a produção de um artigo para eventual publicação num periódico.
• 1ª avaliação: assiduidade às aulas, realização das tarefas, participação nos fóruns
• 2ª avaliação: Aula invertida (análise de corpus) + resumos de textos + teste com questões objetivas sobre textos teóricos
• 4ª avaliação: Planejamento e/ou produção de artigo para eventual publicação
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no Ensino Fundamental. São Paulo, Cortez, 2011
ALVES FILHO, F. Forças centrípetas e forças centrífugas em editoriais. Revista signos v.43. supl.1 Valparaíso (Chile), 2010
_______; SANTOS, E. P. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Forum Linguistico. v. 10, n. 2 (2013)
__________; SÁ, S. S. de. O leitor presumido nos anúncios de carros veiculados em jornais impressos de Teresina (PI) de 1950 a 2002. Forum Linguistico. v. 12, n. 2 (2015)
ASKEHAVE, Inger & SWALES, John M. Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução. In: Gêneros e sequências Textuais. BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernadete & CAVALCANTE, Monica Magalhaes (Orgs.). Recife: Edupe, 2009. p. 221-247.
BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In.: BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 17-32.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. S. Paulo, Martins Fontes, 1979a [1953].
BAWARSHI. A. S & REIFF, M. J. Genre: an introduction to history, theory, research, and pedagogy. West Lafayette, Indiana Parlor Press, 2010
BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e Interação. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chamblis Hoffnagel (orgs.). Revisão técnica Ana Regina Vieira et al. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
_____________. Retórica da ação letrada. São Paulo, Parábola Editorial, 2015
BERKENKOTTER, C., & HUCKIN, T. N. (1995). Genre knowledge in disciplinary communication: cognition, culture, power. Hillsdade/Hove: Lawrence Erlbaum Associates.
BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo, Parábola Editorial. 2017
DEVITT, A. J. Generalizing about Genre: New Conceptions of an Old Concept College Composition and Communication Vol. 44, No. 4 (Dec., 1993), pp. 573-586
DEVITT, A. J. (2004). Writing genres. Carbondale: Southern Illinois University Press
MARSUCSHI. L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MILLER, C. R. (2009). Gênero como ação social. In: C. R. Miller. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia (pp. 61-92). Recife: UFPE.
PARE, A. & SMART, G. (1994). Observing genres in action: towards a research methodology. In: A. FREEDMAN, & P. MEDWAY, Genre and the new rhetoric (pp. 146-154). London and New York: Taylor & Francis.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (orgs) Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 200, p. 152-183.
SCHRYER, C. (1994). The Lab. vs. the Clinic: Sites of Competing Genre. In: A. Freedman, & P. Medway, Genre and the new rhetoric (pp. 105-124). London and New York: Taylor & Francis.
SWALES, J. Repensando gêneros: uma nova abordagem ao conceito de comunidade discursiva. In: Gêneros e sequências Textuais. BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernadete; CAVALCANTE, Monica Magalhaes (Orgs.). Recife: Edupe, 2009. p. 221-247.
YATES, J. (1989). Control through communication. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/11/2020
09/11/2020
Definições e concepções sobre gêneros. História do estudo de gêneros. Relevância do estudo de gêneros
16/11/2020
16/11/2020
Gêneros na perspectiva sociodiscursiva.
23/11/2020
23/11/2020
Gêneros na perspectiva sociorretórica.
30/11/2020
30/11/2020
Gênero como forma. Gênero como classificação. Relação gênero e situações retóricas
30/11/2020
30/11/2020
Gêneros na perspectiva sociorretórica
07/12/2020
07/12/2020
Situação retórica recorrente e gêneros
14/12/2020
14/12/2020
Contexto de gêneros, contexto de cultura e contexto de situação
21/12/2020
21/12/2020
Propósito comunicativo
04/01/2021
04/01/2021
Propósito comunicativo
11/01/2021
11/01/2021
Tradições de estudo de gêneros e a escrita acadêmica
18/01/2021
18/01/2021
Pesquisa de campo envolvendo gêneros do discurso
25/01/2021
25/01/2021
Pesquisa de campo envolvendo gêneros do discurso
01/02/2021
01/02/2021
Síntese das concepções sobre gêneros do discurso
Avaliações
Data Descrição
30/11/2020 1ª Avaliação
11/01/2021 2ª Avaliação
01/02/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Alteração da tarefa 28/12/2020
Aula do dia 14 de dezembro 09/12/2020
Aula do dia 7 de dezembro 30/11/2020
Aula do dia 30 de novembro 26/11/2020
Aula do dia 23 de novembro 19/11/2020
Link para acesso ao Google Meet 08/11/2020
Levantamento de informações sobre acessibilidade tecnológica para as aulas 02/11/2020
Início das aulas 04/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:31