-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Proposta da disciplina, conforme Resolução nº 079/2020 e 036/20 20; diagnóstico; discussão do texto Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008); conceito, constituição sócio-histórica; formulários google; produção de um mapa conceitual no jamboard. (10/10/2020 - 10/10/2020)

Unidade I- Fundamentos epistemológico da Didática

 

 

   Plano de Curso 
  A revisão da Didática 
texto comcplementar
Socialização colaborativa via jamboard do conhecimento produzido sobre a constituição sócio-histórica da Didática; significado, conceito, tendências. Atividade sobre os paradigmas da prática pedagógica. (07/11/2020 - 07/11/2020)

Unidade I- Fundamentos epistemológico da Didática

    
Inicia em 06/11/2020 às 10h 0 e finaliza em 07/11/2020 às 23h 59
    
Inicia em 06/11/2020 às 14h 2 e finaliza em 20/11/2020 às 20h 59
O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010) e paradigmas em educação de Mário Osório Marques. Produção de sínteses sobre a discussão no Fórum pelo coordenador. (14/11/2020 - 14/11/2020)

Unidade I-Fundamentos de Didática

Paradigmas: negar, conservar ou expandir? (Fórum 1)

   Paradigmas: negar, conservar ou expandir?
Período de Habilitação: 06/11/2020 às 14:00 a 13/11/2020 às 15:00
Atividade avaliativa. (20/11/2020 - 20/11/2020)
Avaliação da Unidade I- Fundamentos epistemológicos da Didática
    
Inicia em 20/11/2020 às 17h 2 e finaliza em 20/11/2020 às 17h 45
Componentes estruturantes do plano de ensino e do plano de aula; análise de objetivos gerais e específicos; diálogo sobre o seminário e atividade para o fechamento da unidade I. (21/11/2020 - 21/11/2020)

Unidade II-Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico

  Didática e docência-Farias et al. 
Texto para o Seminário (p. 105 a 172)
Realização de Seminários (capítulos 4, 5 e 6; FARIAS, et al., 2014). (28/11/2020 - 28/11/2020)

Unidade II-Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico.

    
Inicia em 27/11/2020 às 15h 0 e finaliza em 05/12/2020 às 23h 59
Conceito e característica da aula (04/12/2020 - 04/12/2020)

Com base no texto de Veiga (2011)

Realização de Seminários (capítulos 4 e 9 do Ebook "Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde" (BANDEIRA; LOPES, 2018). (05/12/2020 - 05/12/2020)

Unidade II-Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico

Atividade assíncrona: produção do plano de aula via multimídia podcast. (05/12/2020 - 05/12/2020)

Unidade III- A aula como manifestação pedagógica

Estrutura do artigo científico para o livro. (11/12/2020 - 11/12/2020)

Unidade IV-produção do artigo científico.

Sistematização das temáticas do texto científico para o livro. (12/12/2020 - 12/12/2020)

Unidade IV-produção do artigo científico

Produção dos artigos científicos para compor o livro. (12/12/2020 - 12/12/2020)

Unidade IV-Produção do artigo científico

Produção dos artigos científicos para compor o livro; apresentação do artigo em processo de desenvolvimento. (19/12/2020 - 19/12/2020)

Unidade IV-Produção do artigo científico

Atividade assíncrona (22/12/2020 - 22/12/2020)

Podcast referente ao plano de aula-via Google Drive

Análise da estrutura do texto do artigo científico para compor o livro. (09/01/2021 - 09/01/2021)

Unidade IV-Produção do artigo científico

Apresentação da proposta do artigo científico. (16/01/2021 - 16/01/2021)

Unidade IV-Produção do artigo científico

Continuação da proposta do artigo científico e avaliação da disciplina. (23/01/2021 - 23/01/2021)
Entrega da versão final do artigo científico. (30/01/2021 - 30/01/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
10 07 14 20 21 28 05 11 12 19 22 09 16
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
4 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
6 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
7 2020100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
8 2020100**** 8,0 9,5 10,0 9.2 0 AM
9 2020100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
10 2020100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
11 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
12 2020100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
15 2020100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
16 2020100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
17 2020100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio das plataformas digitais, atividades em grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: prova escrita, fazendo uso da revisão bibliográfica estudada na disciplina;
2ª Nota: Realização de Seminários (livro Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e saúde) e podcast;
3ª Nota: Produção de artigo científico.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/10/2020
10/10/2020
Proposta da disciplina, conforme Resolução nº 079/2020 e 036/20 20; diagnóstico; discussão do texto Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008); conceito, constituição sócio-histórica; formulários google; produção de um mapa conceitual no jamboard.
07/11/2020
07/11/2020
Socialização colaborativa via jamboard do conhecimento produzido sobre a constituição sócio-histórica da Didática; significado, conceito, tendências. Atividade sobre os paradigmas da prática pedagógica.
14/11/2020
14/11/2020
O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010) e paradigmas em educação de Mário Osório Marques. Produção de sínteses sobre a discussão no Fórum pelo coordenador.
20/11/2020
20/11/2020
Atividade avaliativa.
21/11/2020
21/11/2020
Componentes estruturantes do plano de ensino e do plano de aula; análise de objetivos gerais e específicos; diálogo sobre o seminário e atividade para o fechamento da unidade I.
28/11/2020
28/11/2020
Realização de Seminários (capítulos 4, 5 e 6; FARIAS, et al., 2014).
04/12/2020
04/12/2020
Conceito e característica da aula
05/12/2020
05/12/2020
Atividade assíncrona: produção do plano de aula via multimídia podcast.
05/12/2020
05/12/2020
Realização de Seminários (capítulos 4 e 9 do Ebook "Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde" (BANDEIRA; LOPES, 2018).
11/12/2020
11/12/2020
Estrutura do artigo científico para o livro.
12/12/2020
12/12/2020
Sistematização das temáticas do texto científico para o livro.
12/12/2020
12/12/2020
Produção dos artigos científicos para compor o livro.
19/12/2020
19/12/2020
Produção dos artigos científicos para compor o livro; apresentação do artigo em processo de desenvolvimento.
22/12/2020
22/12/2020
Atividade assíncrona
09/01/2021
09/01/2021
Análise da estrutura do texto do artigo científico para compor o livro.
16/01/2021
16/01/2021
Apresentação da proposta do artigo científico.
23/01/2021
23/01/2021
Continuação da proposta do artigo científico e avaliação da disciplina.
30/01/2021
30/01/2021
Entrega da versão final do artigo científico.
Avaliações
Data Descrição
30/10/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de sexta-feira (23/01/2021) 19/01/2021
Atividade 09/10/2020
AULA HOJE ÀS 14h-link de acesso 09/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1070 20/04/2024 07:23