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PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 06 (2020.2)

Tópicos Aulas
Repensando e retomando os projetos e problemas de pesquisas (09/10/2020 - 06/11/2020)

Realização de encontros coletivos ou individuais para planejar as orientações;

Cada mestranda reelaborando seus projetos;

Envio dos projetos para orientadora;

Revisão Bibliográfica referente aos projetos; (13/11/2020 - 11/12/2020)

Busca de artigos nas plataformas e sites acadêmicos, conforme a temática das pesquisadoras;

Organização de arquivos para consultas de temas e autores;

Construindo instrumentais para concluir o projeto de pesquisa. (18/12/2020 - 05/02/2021)

Projetos em processo de elaboração, tendo em vista o cadastro na Plataforma Brasil e no Conselho de Ética na Pesquisa - CEP.

Organizar os projetos para qualificação;

Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
09 16 23 06 13 20 27 04 11 18 08 15 22 29 05
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2020100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Realização de encontros individuais e coletivos para discussões sobre projeto de pesquisa - Modalidade Remota
Leituras e produção de resumos e fichamentos de acordo com a temática de pesquisa de cada discente;
acompanhamento das disciplinas cursadas no semestre e apresentação de trabalhos em eventos;
Rediscussão dos objetos de pesquisas e continuidade de revisão das propostas de trabalho;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação se dará de forma processual e contínua, ao longo curso, levando em consideração a participação do(a) discentes nas orientações presenciais ou virtuais; leituras do material bibliográfico adequado para cada projeto de pesquisa em andamento (teórico e metodológico) e do material escrito entregue para leitura e discussão coletiva - projeto e dissertação.
Horário de atendimento: Durante a semana, por meio de agendamento.
Bibliografia: ARAÚJO, Maria de F.; MARTINS, Edna J.S. & SANTOS, Ana L. Violência de gênero e Violência contra a mulher. In: ARAÚJO, Maria de F. & MATTIOLI, Olga C. (orgs.) Gênero e Violência. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. p. 17-35.
BECKER. Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Hucitec, 1999. (Capítulo 3 – Evidências de Trabalho de Campo)

BRASIL. Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Coleção: Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília, 2011b. Disponível em: <http://www.spm.gov.br/sobre/publicacoes/publicacoes/2011/rede-de-enfrentamento > . Acesso em: 01 set. 2015.

BOURDIEU, Pierre Félix. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand, 2015.
BOURDIEU, Pierre Félix. O poder simbólico: introdução a uma sociologia reflexiva. 1999, p.17-58.
BUTLER, Judith. O corpo educado: pedagogia da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p.153-173.
CONNELL, Raewyn. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: Versos, 2015.
GABRIELA, Maria Hita. Gênero em matrizes. Bragança Paulista, 2002.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida do cotidiano: Representações. Petrópolis: Vozes. p. 25-75. 1985
GOLDENBERG, Mirian: A arte de fazer pesquisa: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 12° ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
LAIRD, J. Segredos das mulheres: os silêncios das mulheres. In: IMBER-BLACK, E. et cols. Os segredos da família na terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p.245-268.
LEAL, Sandra Maria Cezar et al. In: Stela Nazareth Meneghel. (Org). Rotas críticas II: ferramentas para trabalhar com a violência.
LIRA, Mayara Alves Lima. Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Centro de Referência Francisca Trindade, em Teresina-PI. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero, v. 4, n. 1, p. 75-85, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Rio de Janeiro: Vozes. 1997.
MENDES, Mary Alves; SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. Produções de masculinidades no contexto da violência de gênero. In: SCOTT, Parry; LIRA, Jorge;FONTE, Isolda Belo (orgs.) Relações e Hierarquias marcadas por gênero. Recife: Editora UFPE: UFRPE, 2016.
SILVA, Luíza de M. L; SILVA, Maria do R. de F. Avaliação do Processo de ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação(PTIA) da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Revista FSA – Teresina, Nº 06/2009.
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 4, p. 585-593, out./dez. 2008.PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In ALMEIDA e SZWAKO. Diferenças, Igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009, p.
RAMPAZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. (Coleção Brasil Urgente).
BEAVOUIR, S. A Velhice. Rio Janeiro. Nova Fronteira, 1970.
BRASIL. Lei nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
BRASIL. Lei n°10.741, de 1 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e das outras Providências. Brasília: Senado Federal
CONNEL, R.W. Políticas da masculinidade: Educação e realidade. Porto Alegre; v.3, n.2. julho/dezembro, 1995.
DESLAURIERS, J. & KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008 (p. 127/153).
GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
PEREIRA, M. E. et al (Org.). Gênero e diversidade na escola: Formação de professores/as em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Rio de Janeiro: CEPESC. 2007.
MBEMBE, Achille. Necropolítica – biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2019;
BUTLER, Judith. Quadros de guerra – quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. Introducão – pags.13-56; cap. 2 pags. 99-149.
BUTLER, Judith. Vida precária – os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. Violência, luto e política (39-72) e vida precária (157-182)
COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado & GROSTOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. Introdução (09-26) e Encontro de sabere e descolonização (79-106).
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016. pags. 177-203.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano.Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de & CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Belo Horizonte, Educação em Revista, vol.26.número 01, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. É possível descolonizar o conhecimento? In: Na oficina do sociólogo artesão. São Paulo: Cortez, 2018.





Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/10/2020
06/11/2020
Repensando e retomando os projetos e problemas de pesquisas
13/11/2020
11/12/2020
Revisão Bibliográfica referente aos projetos;
18/12/2020
05/02/2021
Construindo instrumentais para concluir o projeto de pesquisa.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PROJETOS DE PESQUISA 26/01/2021
Encontros para discussão dos projetos 25/11/2020
COMUNICADO 22/10/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1104 01/09/2024 03:21