Metodologia: |
Objetivos gerais e específicos: Gerais: Relacionar os conceitos estudados no curso de física com suas aplicações nas áreas biológica e saúde, de maneira compatível para um professor. Específicos: Apresentar uma postura crítica frente as aplicações das teorias estudadas; Conhecer conteúdos de biofísica molecular; Estabelecer relações entre os conceitos de mecânica e os movimentos dos seres vivos; Conhecer a influencia do campo Geomagnético em sistemas biológicos; Relacionar o conceito de óptica e a visão dos seres vivos; Propiciar aos discentes discussões sobre as diferentes fontes de radiação e suas aplicações; Promover o entendimento das implicações da radiação solar no meio ambiente. Conteúdo programático Unidade I: - Biofísica Celular e Molecular. - Biomecânica e Elasticidade. - Dinâmica de Fluidos. Unidade II: - Ondas Mecânicas - Bioacústica e Biofísica da Visão. Unidade III: - Bioeletrogênese e Biofísica da Contração Muscular. - Biomagnetismo. Unidade IV: - Biofísica de Radiações e Radiobiologia. - Radiação solar e suas implicações no meio ambiente. Estratégias de ensino Nesta disciplina usaremos o ensino mediado por Tecnologias de Informa e Comunicação ? TICs, e o Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA será o SIGAA ? UFPI. A carga horária semanal das atividades desenvolvidas na disciplina será dividida da seguinte forma: duas horas com atividades síncronas (interação direta com o professor), e duas horas com atividade assíncronas (atividades à distância), então será necessário que os discentes tenham acesso a internet e dispositivo para poder acessar (computador, celular, etc). Além disso, usaremos metodologias ativas, que serão usadas como estratégias relacionadas na abordagem dos conteúdos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O sistema de avaliações estará conforme as Resoluções da UFPI, que estabelecem o mínimo de três notas para disciplinas com carga horária de 60 h. As avaliações serão divididas em atividades: teóricas e prática. O discente deverá realizar atividades poderão ser individuais e/ou em grupos, a aplicação das avaliações serão síncronas e assíncronas. As avaliações síncronas serão seminários, questionários e enquetes, todas realizadas com a presença do professor, as avaliações assíncronas serão os fóruns, pesquisas, tarefas e chats, não sendo obrigatória a presença do professor. A nota será obtida com a média das atividades síncronas e assíncronas de cada unidade |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica: - Mourão Júnior, C. A. e Abramov, D. M. Curso de Biofísica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. - Heneide, I. F., Biofísica Básica, Atheneu, São Paulo (1996). - Cromer, A.H. Physics for the Life Science; McGraw-Hill; USA; 1977. - Chung, K. C. Introdução à física nuclear, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
Complementar: - HEWITT, P. G. Conceptual physics - Nona edição. São Francisco: Addison-Wesley, 1992. Trad. Port.: Física Conceitual, Porto Alegre: ARTMED, 2002. - Parkinson, W. D. Introduction to Geomagnetism, Elsevier, 1983. - Hobbie, R.K. Intermediate Physics for medicine and Biology; Jonh Wiley & Sons; USA; 1978. - Marques, G. C. Física: tendências e perspectivas, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2005. - Okuno, E. Caldas, I. Chow, C. Física para Ciencias Biológicas e Biomédicas. Harper & Row do Brasil, São Paulo, 1982. |