Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Objetivos gerais e específicos: Gerais: Consolidar as habilidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno nas diversas disciplinas do curso através do contato direto com os problemas do dia a dia das escolas e também aprimorar o conhecimento técnico, científico. Específicos: - buscar propostas alternativas para a prática educativa nas escolas do ensino básico; - desenvolver estratégias inovadoras de ensino/aprendizagem; - refletir sobre a prática e sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades desenvolvidas. Conteúdo programático O conteúdo programático será de acordo com o tema da dissertação do discente. Estratégias de ensino Serão desenvolvidas atividades de observação, participação, investigação, reflexão, descrição, registro, ação e socialização na sala de aula.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do aluno será realizada no decorrer do semestre e serão considerados os seguintes aspectos: - discussão e crítica das leituras realizadas; - autonomia na exposição de ideias dos autores lidos e das próprias; - produção teórico-prática; - planos de aula/relatório de regência; - relatório final. |
Horário de atendimento:
| Horário agendado |
Bibliografia:
| PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos). LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004. PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). |