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CPPGARQ/CCN001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUEOLOGIA - Turma: 02 (2020.2)

Tópicos Aulas
SANCHES, Pedro Luís Machado. TESSITURAS ENTRE A ANTROPOLOGIA E A ARQUEOLOGIA NO BRASIL: entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari. Tessituras Pelotas, v.1, n.1, p.10-19, jul./dez. 2013-on line FERREIRA, (05/10/2020 - 05/10/2020)
Aula 1. Apresentação do plano de curso. Antropologia e Arqueologia Pública.
   Tessituras entre a antropologia e a arqueologia 
  Texto XII 
  Geertz 
    
Inicia em 04/10/2020 às 0h 0 e finaliza em 11/10/2020 às 23h 59
Antropologia e Arqueologia: um diálogo possível (19/10/2020 - 19/10/2020)
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. ARQUEOLOGIA ? ANTROPOLOGIA OU HISTÓRIA? Origens e tendências de um debate epistemológico In.ARQUEOLOGIA ? ANTROPOLOGIA https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/article/download/.../3244
Como Antropologia e Arqueologia estão em diálogo em seu nascedouro (26/10/2020 - 26/10/2020)
STOCKING, George W. Jr. (org. e introdução). A formação da Antropologia Americana, 1883-1911: Antropologia /Franz Boas. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora UERJ, 2004. ( Parte 1)
Métodos de pesquisa de campo (09/11/2020 - 09/11/2020)
MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Introdução)(pp17-34)
Pesquisa de campo: Descrição densa (16/11/2020 - 16/11/2020)
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Caps. 1)
Natureza e cultura (23/11/2020 - 23/11/2020)
LÉVI-STRAUSS. Natureza e Cultura. In. Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982
Observação Participante (30/11/2020 - 30/11/2020)
MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Introdução)(pp17-34)
Antropologia e Arqueologia: a pesquisa com a comunidade (07/12/2020 - 07/12/2020)
OLIVEN, Ruben George. A antropologia dos grupos urbanos. Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002
Arqueologia em diálogo com a comunidade do entorno. (14/12/2020 - 14/12/2020)
DaMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução a Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 (segunda parte)
Patrimônio (21/12/2020 - 21/12/2020)
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. In. LIMA FILHO, Manuel et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenal: Nova Letra, 2007
Relações sociais e processo de patrimonialização (28/12/2020 - 28/12/2020)
LIMA FILHO, Manuel. Entre campos: cultura material, relações sociais patrimônio. In. TAMAZO, Maria Isabela. Et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: Trajetórias e conceitos. Brasília: ABA, 2012
Patrimônio (04/01/2021 - 04/01/2021)
OLIVEIRA, João Pacheco de. Para além do horizonte normativo: elementos para uma etnografia dos processos de reconhecimento de territórios indígenas. In. OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
Pesquisas e metodologias em antropologia e em arqueologia (11/01/2021 - 11/01/2021)
OLIVEIRA, Jorge Eremites de. (Re)aproximando os campos da Antropologia Social e da Arqueologia no Brasil: etnoarqueologia em laudos antropológicos judiciais sobre terras indígenas em Mato Grosso do Sul. In OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
Os silêncios em pesquisas de campo: passíveis de interpretações (18/01/2021 - 18/01/2021)
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2002 (Introdução e Cap. 1)
A importância do caderno de campo (25/01/2021 - 25/01/2021)
ATHIAS, Renato e FILHO, Manuel Lima . Dos museus etnográficos às etnografias dos museus: o lugar da antropologia na contemporaneidade. In. RIAL, Carmem et al. Diálogos antropológicos contemporâneos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016.
Pesquisar arqueologia e antropologia (01/02/2021 - 01/02/2021)
ECKERT, Cornélia et al. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015. (Cap.1)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18
1 2020100**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
2 2020100**** 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
2 2020100**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
3 2020100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Disciplina de temática e ementa variável, elaborada a partir das demandas temáticas de cada turma. Problematização da Arqueologia e de suas diversas abordagens e metodologias, voltada para análise e interpretação de materiais e contextos arqueológicos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e dialogadas. Estudos dirigidos e fichamentos. Discussão em grupo. Seminários. Produção de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Participação nas aulas. Vale DEZ PONTOS (10,0).
• Apresentação de textos em sala de aula. Vale DEZ PONTOS(10,0)
• Produção de texto sobre o conteúdo trabalhado. Vale DEZ PONTOS (10,0)
• A disciplina terá como valor máximo TRINTA (30,0) PONTOS. A média final será a soma dos pontos dos divididos por três (03).
Horário de atendimento: 8 às 12 h
Bibliografia:
Aula 1. Apresentação do Curso – Antropologia e Arqueologia Pública

SANCHES, Pedro Luís Machado. TESSITURAS ENTRE A ANTROPOLOGIA E A ARQUEOLOGIA NO BRASIL: entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari. Tessituras Pelotas, v.1, n.1, p.10-19, jul./dez. 2013-on line
FERREIRA, Lúcio Menezes. Entrecampos: trajetórias na antropologia e na arqueologia. On line.

Referência complementar para aula 1
SCHAN, Denise P. Arqueologia para etnólogos. Revista Anuário Antropológico, 2014.(on-line)
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. ARQUEOLOGIA – ANTROPOLOGIA OU HISTÓRIA?
Origens e tendências de um debate epistemológico In.ARQUEOLOGIA – ANTROPOLOGIA https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/article/download/.../3244
STOCKING, George W. Jr. (org. e introdução). A formação da Antropologia Americana, 1883-1911: Antropologia /Franz Boas. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora UERJ, 2004. ( Parte 1)


Aula 2.
MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Introdução)(pp17-34)

Aula 3
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Caps. 1)

Referência complementar aula 3
LÉVI-STRAUSS. Natureza e Cultura. In. Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982
LÉVI-STRAUSS. C. A Ciência do concreto. In. O Pensamento Selvagem


Aula 4.
SANTOS, Milton . O retorno do território. In OSAL: Observatório Social de América Latina. Ano 6, n.16 (jun 2005)- Buenos Aires: CLACSO, 2005 - On line

Referência complementar aula 4
OLIVEN, Ruben George. A antropologia dos grupos urbanos.Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002
DaMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução a Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 (segunda parte)
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. In. LIMA FILHO, Manuel et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenal: Nova Letra, 2007
LIMA FILHO, Manuel. Entre campos: cultura material, relações sociais patrimônio. In. TAMAZO, Maria Isabela. Et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: Trajetórias e conceitos. Brasília: ABA, 2012
(Re)aproximando os campos: Antropologia Social e Arqueologia

Aula 5.
CERTEAU, Michel. Relatos do espaço. In. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 1998.

Referência complementar aula 5
OLIVEIRA, João Pacheco de. Para além do horizonte normativo: elementos para uma etnografia dos processos de reconhecimento de territórios indígenas. In. OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
OLIVEIRA, Jorge Eremites de. (Re)aproximando os campos da Antropologia Social e da Arqueologia no Brasil: etnoarqueologia em laudos antropológicos judiciais sobre terras indígenas em Mato Grosso do Sul. In OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2002 (Introdução e Cap. 1)

Aula 6
JACQUES, Clarice Callegari. A arqueologia conta histórias. In. BELTRÃO, Jane Felipe. LACERDA, Paula Mendes (Orgs.). Amazônia em tempos contemporâneos: entre diversidade e adversidades. Rio de Janeiro: Mórula, 2017.

Referência complementar aula 6
Diálogos antropológicos contemporâneos: gênero, memória e imagem
ATHIAS, Renato e FILHO, Manuel Lima . Dos museus etnográficos às etnografias dos museus: o lugar da antropologia na contemporaneidade. In. RIAL, Carmem et al. Diálogos antropológicos contemporâneos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016.
ECKERT, Cornélia et al. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015. (Cap.1)
Narrativa e história oral
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Narrativa e história oral. In: Humanas, Porto Alegre, v.19/20, n.1/2, p.115-126, 1996-1997.
História oral: um inventário das diferenças
FERREIRA, Marieta de Moraes. História Oral: um inventário das diferenças. In: ENTRE-VISTAS: abordagens e usos da história oral / Marieta de Moraes Ferreira (Coordenação); Alzira Alves de Abreu.... [et al]. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. 316 p. il. p.1-13.
Pesquisa histórica : pertinência e possibilidades.
MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-americanos. PUCRS, v. XXVIII n. 1, p. 183-194, junho 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História – História e Cultura. PUC-SP, n 17 1998.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES DA DISCIPLINA ABORDANDO VÁRIAS TEMÁTICAS
ALVES-MAZZOTTI, Alda; GEWANDSZANJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRUNNET, VIDAL E VOUVÉ. Conservation de l’art rupestre: deux études, glossaire illustré. Paris: UNESCO, 1985, p 1-65.
CANEVA, Giulia; SALVADORI, Ornella. La dégradation e la conservation de la Pierre. UNESCO, n. 16, 1996, p 187-209.
CARVALHO, E. de Assis (org.) Antropologia Econômica. (M. Sahlins, M. Godelier, C. Meillassoux, P.PH. REY, J. S. Kahn, R. Batra). São Paulo: Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.
COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1998, p. 13-42.
DaMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DESCARTES, René. Discurso do Método: regras para a direção do espírito. São Paulo: Martin Claret, 2005.
FEYERANBEND, Paul. Contra o método. Lisboa : Relógio D’água, 1993.
FLEYSCHER, Soraya et all (orgs). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora Letras Livres, UNB, 2010.
FREYRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 2000.
GEERTZ, Clifford. “Uma descrição densa”. In: Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1989, p. 13-41.
GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
GIL, A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. GRIAULE, Marcel. El Método de la Etnografia. Buenos Aires: Editora Nova, 1969.
GROSSI, Mirian Pillar et all (orgs). Conferências e diálogos: saberes e práticas antropológicas. Blumenau: Nova Letra, 2007.
HIRANO, Sedi. Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo. T. A. Queiroz, 1979.
HODDER, Ian. Interpretación en Arqueología. Barcelona. Crítica, 1998.
JACOBINI, Maria L. de Paiva. Metodologia do trabalho Acadêmico. Campinas: Ed. Alínea, 2003.
KAUFMENN, Felix. Metodologia das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
KHUN, Thomas. A estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996. LAVILE, Cristian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, Belo Horizonte: Ed UFMG, 1999.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas : Papirus, 1989.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Minhas palavras. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAGNANI, José G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. IN: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49, junho/2002, p. 11-29.
MacRAE, Donald G. As idéias de Max Weber. São Paulo: Cultrix, 1988.
MALINOWSKI, B. Objeto, método e alcance desta pesquisa. In: Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
MAMEDE, Mario. Atividades de Educação Patrimonial em uma Festa Agropecuária. Disponível em [www.webartigos.com], acessado em 03.03.2009.
Fonte:[http://www.webartigos.com/articles/15051/1/Atividades-de-Educacao-Patrimonial-em-uma-Festa-Agropecuaria/pagina1.html#ixzz0xXjmAxgg]
MARTIN, G. Pré-História do Nordeste do Brasil. 5ª Ed. Recife: UFPE, 2008.
OLIVEN, Ruben George. A Antropologia de Grupos Urbanos. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1988.
ORIÁ, Ricardo. Educação Patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em [www.educacional.com.br].
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
PEIRANO, Mariza (org). O Dito e o Feito: Ensaio de Antropologia dos Rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002 (Cap. 1).
PESSIS, A. M. Imagens da Pré-História. PNSC, São Raimundo Nonato (PI): FUMDHAM, Petrobrás, 2003.
PROUS, A. Arqueologia brasileira. Brasília: EDUnB, 1992.
QUEIROZ, Moema Nascimento. A educação patrimonial como instrumento de cidadania. Disponível em [www.revistamuseu.gov.br]. Acessado em 7.11.2007.
QUEIROZ, Moema Nascimento. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com profissionais da Rede Pública de Ensino de Itabirito/MG. Rev. Brasileira de Arqueometria Restauração Conservação – ARC. Ed. Especial, n. 1, março/2006. Resumos do III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais, Olinda, 2006.AERPA Editora. Disponível em [www.restaurabr.org/arc/arc0pdf/1001]
RANWELL, Derek. “Movement of Vegetated Sand Duns at Newborough Warren, Anglesy”. Journal of Ecology, vol. 46, nº 1, mar/1958, p 83-100.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SCHIAVINI, A. L.; PEREZ, R. A. « O Sambaqui da Amizade e o lençol conchífero natural da Jabuticabeira. Um olhar epistemológico da Arqueologia”. Canindé, n. 8. Canindé do São Francisco (SE): MAX, UFS, CHESF, Petrobras, dez/2006. (Ed digital: ISSN 1809-8975).
SILVA, Gláucia (org). Antropologia extramuros: novas responsabilidades sociais e políticas dos antropólogos. Brasília: Paralelo 15, 2008.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica : Investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1980.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, Editores Associados, 1992.
WEBER, Max. The Methodology of the Social Science. Glencoe: The Free Press, 1949.
WEBER, Max. Conceitos básicos de Sociologia. São Paulo: Ed. Moraes, 1987.
WATSON, P. J.; LEBLANC, S. J. ; REDMAN, C. L. El método científico en Arqueología.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/10/2020
05/10/2020
SANCHES, Pedro Luís Machado. TESSITURAS ENTRE A ANTROPOLOGIA E A ARQUEOLOGIA NO BRASIL: entrevista com Pedro Paulo Abreu Funari. Tessituras Pelotas, v.1, n.1, p.10-19, jul./dez. 2013-on line FERREIRA,
19/10/2020
19/10/2020
Antropologia e Arqueologia: um diálogo possível
26/10/2020
26/10/2020
Como Antropologia e Arqueologia estão em diálogo em seu nascedouro
09/11/2020
09/11/2020
Métodos de pesquisa de campo
16/11/2020
16/11/2020
Pesquisa de campo: Descrição densa
23/11/2020
23/11/2020
Natureza e cultura
30/11/2020
30/11/2020
Observação Participante
07/12/2020
07/12/2020
Antropologia e Arqueologia: a pesquisa com a comunidade
14/12/2020
14/12/2020
Arqueologia em diálogo com a comunidade do entorno.
21/12/2020
21/12/2020
Patrimônio
28/12/2020
28/12/2020
Relações sociais e processo de patrimonialização
04/01/2021
04/01/2021
Patrimônio
11/01/2021
11/01/2021
Pesquisas e metodologias em antropologia e em arqueologia
18/01/2021
18/01/2021
Os silêncios em pesquisas de campo: passíveis de interpretações
25/01/2021
25/01/2021
A importância do caderno de campo
01/02/2021
01/02/2021
Pesquisar arqueologia e antropologia
Avaliações
Data Descrição
16/11/2020 1ª Avaliação
30/11/2020 2ª Avaliação
07/12/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação da disciplina Antropologia e Arqueologia Pública 18/01/2021
Reinício da disciplina amanhã, 09/11/2020 08/11/2020
Nossa primeira aula, 05/10/2020 04/10/2020

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