Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
* leitura e discussão dos textos-base:
Unidade 1: A Constituição da Análise do Discurso
Plano de ensino (apresentação)
Introdução aos estudos da Análise de Discurso Texto 01: GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006. (p.17-64)
Discurso e Ideologia Texto 02: SILVA, Renata. Linguagem e ideologia: embates teóricos. Linguagem em (Dis)curso, v.9, n.1, p.157-180, 2009.
Linguagem, Discurso e sujeito
Texto 03: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: _____. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra do título em russo Estetika sloviésnova tvórtchestva. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.
Linguagem, Discurso e sujeito Texto 04: GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006. (p.111-150)
Estratégias discursivas, Efeitos de sentido e condições de produção do discurso Texto 05: ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. SP: Pontes, 2001.
Enunciado, História e Interdiscurso Texto 06: MARQUES, W; CONTI, M. A; FERNANDES, C. A. Michel Foucault e o discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberândia: EDUFU, 2013. (p. 217-239)
Enunciado, História e Interdiscurso Texto 07: PICANÇO, Deise Cristina de Lima. Discurso, Linguística e História. Tese (Doutorado em Letras). UFPR, 2006. (p. 180-189)
Análise crítica do discurso versus análise de conteúdo Texto 08: CONSTANTINO, Núncia Santoro. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. 28, n. 1, p. 183-194, 2002.
Práticas de Análise do Discurso I Texto 09: GINZBURG. Raízes do paradigma indiciário.
Práticas de Análise do Discurso II Texto 10: GINZBURG. O fio e os rastros.
Avaliação
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas três atividades para fins de avaliação da aprendizagem do alunado:, cujos critérios para aprovação na disciplina seguirão o disposto nos artigos 9o, 10 e 11 da resolução do CEPEX no. 043/95 da UFPI: Art. 9º - Será considerado aprovado na disciplina o aluno que; I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas verificações parciais; II Não atendo ao inciso e submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das verificações parciais e da nota do exame final. Art. 10 O aluno que não obtiver, no mínimo, média aritmética 4 (quatro), nas verificações parciais, não poderá se submeter ao exame final. Art. 11 Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens: I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina; II Obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas verificações parciais; III Obtiver média aritmética inferior a 6 (seis), resultante da média aritmética das verificações parciais e da nota do exame final. Parágrafo único Ao aluno reprovado por falta será atribuída a nota 0 (zero).
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Horário de atendimento:
| quartas, 18 às 22:00 |
Bibliografia:
| CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. SP: Contexto, 2008. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. SP: Contexto, 2008. FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. SP: Ática, 2007. GREGOLIN, M. R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos & duelos. São Carlos: Claraluz, 2006. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluçoes científicas. SP: Perspectiva, 2003. MARQUES, W; CONTI, M. A; FERNANDES, C. A. Michel Foucault e o discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberândia: EDUFU, 2013. MARROU, H-I. Do conhecimento histórico. SP: Martins Fontes, 1975. PICANÇO, Deise Cristina de Lima. Discurso, Linguística e História. Tese (Doutorado em Letras). UFPR, 2006. ORLANDI, E. P. Autoria, leitura e feitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004. ___________. Análise de discurso: princípios e procedimentos. SP: Pontes, 2001. ___________. As formas do siêncio no movimento dos sentidos. SP: Ed. UNICAMP, 2007.
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