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PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Inicio da disciplina e da Unidade 0: Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? (06/10/2020 - 06/10/2020)
Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina.
   Roteiro do trabalho escrito MR/SINESPP 
Bom dia. Desejo que estejam bem e que estejamos juntxs hoje à tarde, na MR. Segue o roteiro para trabalho escrito, a ser enviado por vocês, por e-mail até o dia 29/10. Na aula do dia 27, combinaremos como fazer o envio.
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito (20/10/2020 - 20/10/2020)
Continuação (22/10/2020 - 22/10/2020)
MR/III SINESPP (23/10/2020 - 23/10/2020)
Em função da realização do III SINESPP, pelo PPGPP na semana de 20 a 24, as aulas previstas para a semana foram substituídas pela participação de discentes na sessão da MR III, coordenada pela professora da disciplina, e por trabalho escrito sobre o tema, por discentes
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR-SINESPP (27/10/2020 - 27/10/2020)
Cont. da Unidade 1 (29/10/2020 - 29/10/2020)
cont. Unidade I (10/11/2020 - 10/11/2020)
Cont. Unidade I (12/11/2020 - 12/11/2020)
Continuação Unidade I (17/11/2020 - 17/11/2020)
Conclusão Unidade I: Identidade: introdução teórico-conceitual (19/11/2020 - 19/11/2020)
Inicio da Unidade II - Identidade: introdução teórico-conceitual (24/11/2020 - 24/11/2020)
Cont. Unidade II (26/11/2020 - 26/11/2020)
Cont. Unidade II (01/12/2020 - 01/12/2020)
Cont. Unidade II (08/12/2020 - 08/12/2020)
Cont. Unidade II (15/12/2020 - 15/12/2020)
Conclusão Unidade II (15/12/2020 - 15/12/2020)
Preparação para a Unidade III - (17/12/2020 - 17/12/2020)
Orientações para Seminários
Atividade remota de discentes - leituras para apresentação de seminários (EDŽs) (22/12/2020 - 22/12/2020)
Trabalho remoto de discentes- leituras para Seminários (29/12/2020 - 29/12/2020)
Início da Unidade III - Inicio das apresentações individuais dos Seminários (EDs) (07/01/2021 - 07/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (12/01/2021 - 12/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (14/01/2021 - 14/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (19/01/2021 - 19/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (19/01/2021 - 19/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (21/01/2021 - 21/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (26/01/2021 - 26/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (28/01/2021 - 28/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (02/02/2021 - 02/02/2021)
Avaliação dos EDs (04/02/2021 - 04/02/2021)
Avaliação e conclusão da disciplina (09/02/2021 - 09/02/2021)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
06 20 22 23 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 08 10 15 17 22 29 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2020100**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP
Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP)/sociologia da Cultura (PPGS) - 60 h
Semestre: 2020-2
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais


Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Acréscimo de Ementa específica: Cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos:
Geral: Apreender os conceitos de cultura e identidade no plano teórico-conceitual, e na relação com dimensões empíricas, em múltiplas áreas do conhecimento e da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19
Específicos:
- Possibilitar a apreensão de campos de conhecimento sobre cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Tratar epistêmica, teórica e metodologicamente, de temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo e na contemporaneidade da pandemia covid19;
- Refletir sobre cultura e identidade como interpelação às políticas públicas de cultura no Brasil;
- Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções entre conteúdos estudados e debatidos e seus próprios objetos de estudo.

PLANO DE CURSO

Unidade 0. 1 sessão de 4 h

Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina.
Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.
Referências
FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 2)
TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 3)

SESSÃO ESPECIAL ( 1 sessão de 2 horas)
Mesa-Redonda no SINESPP/UFPI2020
“Desigualdade no acesso aos bens culturais e políticas de cultura no Brasil”
1/ Profa. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)
2/Prof. Dr. Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia)
3/Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais (UFPI)

Referências:
BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80.
CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7 – 21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008.
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 87-107.
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36

UNIDADE I

Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces. 3 sessões de 4 horas = 12 horas

Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Referências básicas
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 1)
FLEURY. Laurent. Os sociólogos e a cultura/. As reorientações contemporâneas In: _____. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 (T2)
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 3)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 4)
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 5)
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 6)
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 7)
WAGNER, Roy. A presunção da cultura. In: A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 27-46 (T 8)
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 9)
Distribuição por sessões
Sessão 1 T3 - T 6 - T8
Sessão 2 T1- T2- T5
Sessão 3 T4 – T 7 – T9

UNIDADE II
Identidade: introdução teórico-conceitual (3 sessões/4 horas = 12 horas)
Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévia dos textos

Referências básicas
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)
CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 3)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 4)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T 5)
MEDEIRO, Maria Salles Falci de. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n. 1, 2002, p. 78-86 (T 6)
RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 (T7)
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 8)
Distribuição por sessões
Sessão 1 T4- T7 –T8
Sessão 2 T2- T4- T5
Sessão 3 T 1- T3


UNIDADE III

Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. (8 sessões/4 horas = 32 horas)

Desenvolvimento: temáticas abordadas em Espaços de Diálogos (ED´s) na forma de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos pela turma e pela professora, em abordagens diversas.
SESSÃO ESPECIAL
Pesquisas de mestrado e doutorado, na UFPI, no campo temático “cultura e identidades” por mestrandas e doutorandas convidadas

Espaços de Diálogos (ED´s) e referências
ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.

ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.
CASTELLS, Manuel. Nações e nacionalismos na era da globalização : comunidades imaginadas ou imagens comunais? In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2). São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 44-92.
MIGNOLO, Walter. “America Latina” y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116
ED 3- IDENTIDADES ÉTNICAS E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.

BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40

ED 4- IDENTIDADES, GÊNEROS E SEXUALIDADES: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS

BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42
MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36
SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007, p. 19-54

ED 5- CULTURA POPULAR: USOS E ABUSOS
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147
CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236

ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA. E EM TEMPOS DE “PÓS-VERDADE” E FAKE NEWS
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.

ED 7- MUNDIALIZAÇÃO E CULTURA: PANORAMA
BAUMAN, Zygmunt. Sobre moda, identidade liquida e utopia nos dias atuais: algumas tendências culturais no século XXI. In: _____. A cultura no mundo liquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 22-33
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
WARNIER, Jean-Pierre. Panorama mundial das indústrias da cultura. In: _____. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003, p. 69-96.

ED 8- CULTURAS E IDENTIDADES DIASPÓRICAS
ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. Culturas africanas, culturas diaspóricas: uma reflexão. História e Perspectivas. Uberlândia, n. 43, jul/nov/2010, p. 193-214.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura num mundo de diásporas. In: _____. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.
HALL, Stuart. Pensando a diáspora. Reflexões sobre a terra no exterior. In:____. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 25-50

ED 9 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16
DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67.
BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26

ED 10- ARTE E POLÍTICA: ESTÉTICAS DA EMERGÊNCIA E ARTIVISIMOS
FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.
LADDAGA, Reinaldo. Introducción/Redes y culturas de las artes. En: Estética de la emergência. Buenos Ayres: Adriana Hidalgo editora, 2006, p.7-42.
SANT’ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849

ED 11- MULTICULTURALIDADE, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: SOBRE O QUE FALAMOS?
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, p. 51-100
WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36

ED 12- CULTURA E NATUREZA: NOVAS INTERPELAÇÕES
CASTELLS, Manuel. O “verdejar do ser”. In:________. O poder da identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 141-168
FOLADORI, Guillermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental Guillermo Foladori e Javier. MANA, 10(2), 2004, p. 323-348
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020

ED 13 – CULTURA, IDENTIDADES E PANDEMIAS: ALGUMAS QUESTÕES
BENUCCI, Thiago Magri; JABRA, Daniel Stiphan. Sair para o mato: estratégia yanomami contra a COVID-19, Cadernos de Campo (São Paulo, online) | vol.29, (suplemento), USP, 2020, p. 26-33;
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.
REIS, Diogo. Pensamentos pós-coroniais. 2020, 8 p. Disponível em: https://www.n-edicoes.org/textos/115,

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Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos “Espaços de Diálogo” (seminários); prova e/ou trabalho escrito.
O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos “Espaços de Diálogo” (seminários); prova e/ou trabalho escrito.
O processo de avaliação compreenderá
1/ freqüência;
2/ participação
2/ rendimento
3/ produção (trabalho escrito + apresentação de Espaços de Diálogos (EDs): seminários em grupo e individuais
Todas essas dimensões da avaliação são mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.
Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.


Horário de atendimento: 15:00 às 17:00
Bibliografia: OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURAS ALÉ DAS CONSTANTESD NO PROTGRMA, ACIMA (aprofundamento e complementares)

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Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
Inicio da disciplina e da Unidade 0: Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
08/10/2020
08/10/2020
Não Haverá Aula -Férias docentes
13/10/2020
13/10/2020
Não Haverá Aula - Férias docentes
20/10/2020
20/10/2020
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito
22/10/2020
22/10/2020
Continuação
23/10/2020
23/10/2020
MR/III SINESPP
27/10/2020
27/10/2020
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR-SINESPP
29/10/2020
29/10/2020
Cont. da Unidade 1
10/11/2020
10/11/2020
cont. Unidade I
12/11/2020
12/11/2020
Cont. Unidade I
17/11/2020
17/11/2020
Continuação Unidade I
19/11/2020
19/11/2020
Conclusão Unidade I: Identidade: introdução teórico-conceitual
24/11/2020
24/11/2020
Inicio da Unidade II - Identidade: introdução teórico-conceitual
26/11/2020
26/11/2020
Cont. Unidade II
01/12/2020
01/12/2020
Cont. Unidade II
03/12/2020
03/12/2020
Não Haverá Aula
08/12/2020
08/12/2020
Cont. Unidade II
15/12/2020
15/12/2020
Cont. Unidade II
15/12/2020
15/12/2020
Conclusão Unidade II
17/12/2020
17/12/2020
Preparação para a Unidade III -
22/12/2020
22/12/2020
Atividade remota de discentes - leituras para apresentação de seminários (EDŽs)
29/12/2020
29/12/2020
Trabalho remoto de discentes- leituras para Seminários
05/01/2021
05/01/2021
Não Haverá Aula -Férias docentes
07/01/2021
07/01/2021
Início da Unidade III - Inicio das apresentações individuais dos Seminários (EDs)
12/01/2021
12/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
14/01/2021
14/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
19/01/2021
19/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
19/01/2021
19/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
21/01/2021
21/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
26/01/2021
26/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
28/01/2021
28/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
02/02/2021
02/02/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
04/02/2021
04/02/2021
Avaliação dos EDs
09/02/2021
09/02/2021
Avaliação e conclusão da disciplina
Avaliações
Data Descrição
09/02/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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