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JOSE RICARDO DE FREITAS DIAS

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

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jose ricardo de freitas dias

CIV - DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA/CT

PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Tenda de arte em Psicologia e Processos de subjetivação na Contemporaneidade (20/03/2019 - 20/03/2019)

Apresnetação e proposta de avaliação

   Plano PPSC 
Estudos dos modos de subjetivação na contemporaneidade e os efeitos desse debate na psicologia. (27/03/2019 - 03/04/2019)
Capitalismo Mundial Integrado e os processos de subjetivação em curso nas atuais modulações do capitalismo (03/04/2019 - 10/04/2019)
Paradigma ético-estético-político (17/04/2019 - 17/04/2019)
Processos de subjetivação em curso nas atuais modulações do capitalismo (24/04/2019 - 24/04/2019)
Crises Políticas e Coletiva. Esgotamentos do Eu, das Identidades e Sujeito Político. (08/05/2019 - 22/05/2019)
O paradigma ético-estético-político e os deslocamentos das práticas psicológicas (29/05/2019 - 12/06/2019)
Não Haverá Aula (03/07/2019)

Semestre encerrado.

Inicio da disciplina e da Unidade 0: Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? (06/10/2020 - 06/10/2020)
Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina.
  Roteiro do trabalho escrito MR/SINESPP 
Bom dia. Desejo que estejam bem e que estejamos juntxs hoje à tarde, na MR. Segue o roteiro para trabalho escrito, a ser enviado por vocês, por e-mail até o dia 29/10. Na aula do dia 27, combinaremos como fazer o envio.
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito (20/10/2020 - 20/10/2020)
Continuação (22/10/2020 - 22/10/2020)
MR/III SINESPP (23/10/2020 - 23/10/2020)
Em função da realização do III SINESPP, pelo PPGPP na semana de 20 a 24, as aulas previstas para a semana foram substituídas pela participação de discentes na sessão da MR III, coordenada pela professora da disciplina, e por trabalho escrito sobre o tema, por discentes
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR-SINESPP (27/10/2020 - 27/10/2020)
Cont. da Unidade 1 (29/10/2020 - 29/10/2020)
cont. Unidade I (10/11/2020 - 10/11/2020)
Cont. Unidade I (12/11/2020 - 12/11/2020)
Continuação Unidade I (17/11/2020 - 17/11/2020)
Conclusão Unidade I: Identidade: introdução teórico-conceitual (19/11/2020 - 19/11/2020)
Inicio da Unidade II - Identidade: introdução teórico-conceitual (24/11/2020 - 24/11/2020)
Cont. Unidade II (26/11/2020 - 26/11/2020)
Cont. Unidade II (01/12/2020 - 01/12/2020)
Cont. Unidade II (08/12/2020 - 08/12/2020)
Cont. Unidade II (15/12/2020 - 15/12/2020)
Conclusão Unidade II (15/12/2020 - 15/12/2020)
Preparação para a Unidade III - (17/12/2020 - 17/12/2020)
Orientações para Seminários
Atividade remota de discentes - leituras para apresentação de seminários (EDŽs) (22/12/2020 - 22/12/2020)
Trabalho remoto de discentes- leituras para Seminários (29/12/2020 - 29/12/2020)
Início da Unidade III - Inicio das apresentações individuais dos Seminários (EDs) (07/01/2021 - 07/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (12/01/2021 - 12/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (14/01/2021 - 14/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (19/01/2021 - 19/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (19/01/2021 - 19/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (21/01/2021 - 21/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (26/01/2021 - 26/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (28/01/2021 - 28/01/2021)
Continuação Unidade III - Apresentação EDs (02/02/2021 - 02/02/2021)
Avaliação dos EDs (04/02/2021 - 04/02/2021)
Avaliação e conclusão da disciplina (09/02/2021 - 09/02/2021)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
06 20 22 23 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 08 10 15 17 22 29 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
3 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
8 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2020100**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

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Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP<br />Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP)/sociologia da Cultura (PPGS) - 60 h<br />Semestre: 2020-2<br />Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais<br /><br /> <br />Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança. <br />Acréscimo de Ementa específica: Cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus<br /> <br />Objetivos: <br />Geral: Apreender os conceitos de cultura e identidade no plano teórico-conceitual, e na relação com dimensões empíricas, em múltiplas áreas do conhecimento e da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19<br />Específicos:<br />- Possibilitar a apreensão de campos de conhecimento sobre cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;<br />- Tratar epistêmica, teórica e metodologicamente, de temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo e na contemporaneidade da pandemia covid19;<br />- Refletir sobre cultura e identidade como interpelação às políticas públicas de cultura no Brasil; <br />- Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções entre conteúdos estudados e debatidos e seus próprios objetos de estudo.<br /><br />PLANO DE CURSO<br /><br /> Unidade 0. 1 sessão de 4 h <br /><br /> Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? <br />Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina. <br />Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.<br />Referências<br />FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)<br />SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 2)<br />TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 3)<br /><br />SESSÃO ESPECIAL ( 1 sessão de 2 horas) <br />Mesa-Redonda no SINESPP/UFPI2020<br />“Desigualdade no acesso aos bens culturais e políticas de cultura no Brasil”<br />1/ Profa. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa)<br />2/Prof. Dr. Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia)<br />3/Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais (UFPI)<br /><br />Referências:<br />BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. <br />CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7 – 21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152<br />BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48 <br />BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008.<br />CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 87-107. <br />RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 <br /> <br />UNIDADE I<br /><br />Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces. 3 sessões de 4 horas = 12 horas<br /><br />Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.<br /><br />Referências básicas <br />BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 1)<br />FLEURY. Laurent. Os sociólogos e a cultura/. As reorientações contemporâneas In: _____. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 (T2)<br />GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 3)<br />HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 4)<br />MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 5)<br />ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 6)<br />RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 7)<br />WAGNER, Roy. A presunção da cultura. In: A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 27-46 (T 8)<br />WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 9)<br /> Distribuição por sessões<br />Sessão 1 T3 - T 6 - T8 <br />Sessão 2 T1- T2- T5<br />Sessão 3 T4 – T 7 – T9<br /><br />UNIDADE II<br />Identidade: introdução teórico-conceitual (3 sessões/4 horas = 12 horas)<br />Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévia dos textos<br /><br />Referências básicas<br />AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)<br />BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)<br />CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 3)<br />HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 4)<br />MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T 5)<br />MEDEIRO, Maria Salles Falci de. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n. 1, 2002, p. 78-86 (T 6)<br />RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 (T7)<br />WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 8)<br />Distribuição por sessões<br />Sessão 1 T4- T7 –T8<br />Sessão 2 T2- T4- T5<br />Sessão 3 T 1- T3 <br /><br /><br />UNIDADE III<br /><br /> Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. (8 sessões/4 horas = 32 horas) <br /><br />Desenvolvimento: temáticas abordadas em Espaços de Diálogos (ED´s) na forma de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos pela turma e pela professora, em abordagens diversas.<br />SESSÃO ESPECIAL<br />Pesquisas de mestrado e doutorado, na UFPI, no campo temático “cultura e identidades” por mestrandas e doutorandas convidadas<br /><br />Espaços de Diálogos (ED´s) e referências<br />ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS<br />BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42<br />DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152<br />QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.<br /><br />ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS<br />ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.<br />CASTELLS, Manuel. Nações e nacionalismos na era da globalização : comunidades imaginadas ou imagens comunais? In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2). São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 44-92.<br />MIGNOLO, Walter. “America Latina” y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116<br />ED 3- IDENTIDADES ÉTNICAS E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO. <br /><br />BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68<br />HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352<br />OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40<br /> <br />ED 4- IDENTIDADES, GÊNEROS E SEXUALIDADES: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS<br /><br />BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42<br />MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36<br />SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007, p. 19-54 <br /><br />ED 5- CULTURA POPULAR: USOS E ABUSOS<br />HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264<br />ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147<br />CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236<br /><br />ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA. E EM TEMPOS DE “PÓS-VERDADE” E FAKE NEWS <br />GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf<br />ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102<br />SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.<br /> <br />ED 7- MUNDIALIZAÇÃO E CULTURA: PANORAMA<br />BAUMAN, Zygmunt. Sobre moda, identidade liquida e utopia nos dias atuais: algumas tendências culturais no século XXI. In: _____. A cultura no mundo liquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 22-33<br />HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf <br />WARNIER, Jean-Pierre. Panorama mundial das indústrias da cultura. In: _____. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003, p. 69-96.<br /><br />ED 8- CULTURAS E IDENTIDADES DIASPÓRICAS <br />ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. Culturas africanas, culturas diaspóricas: uma reflexão. História e Perspectivas. Uberlândia, n. 43, jul/nov/2010, p. 193-214. <br />BAUMAN, Zygmunt. A cultura num mundo de diásporas. In: _____. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.<br />HALL, Stuart. Pensando a diáspora. Reflexões sobre a terra no exterior. In:____. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 25-50<br /><br />ED 9 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE<br />BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16<br />DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67.<br />BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26<br /><br />ED 10- ARTE E POLÍTICA: ESTÉTICAS DA EMERGÊNCIA E ARTIVISIMOS<br />FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.<br />LADDAGA, Reinaldo. Introducción/Redes y culturas de las artes. En: Estética de la emergência. Buenos Ayres: Adriana Hidalgo editora, 2006, p.7-42.<br />SANT’ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849<br /><br />ED 11- MULTICULTURALIDADE, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: SOBRE O QUE FALAMOS?<br />DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016<br />HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, p. 51-100 <br />WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36 <br /><br />ED 12- CULTURA E NATUREZA: NOVAS INTERPELAÇÕES<br />CASTELLS, Manuel. O “verdejar do ser”. In:________. O poder da identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 141-168<br />FOLADORI, Guillermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental Guillermo Foladori e Javier. MANA, 10(2), 2004, p. 323-348<br />KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020<br /><br />ED 13 – CULTURA, IDENTIDADES E PANDEMIAS: ALGUMAS QUESTÕES<br />BENUCCI, Thiago Magri; JABRA, Daniel Stiphan. Sair para o mato: estratégia yanomami contra a COVID-19, Cadernos de Campo (São Paulo, online) | vol.29, (suplemento), USP, 2020, p. 26-33;<br />LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.<br />SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.<br />REIS, Diogo. Pensamentos pós-coroniais. 2020, 8 p. Disponível em: https://www.n-edicoes.org/textos/115,<br /><br /> **************************************<br />Processo de avaliação:<br />Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de: <br />-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos “Espaços de Diálogo” (seminários); prova e/ou trabalho escrito.<br />O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.<br /><br /> <br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Processo de avaliação:<br />Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de: <br />-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos “Espaços de Diálogo” (seminários); prova e/ou trabalho escrito.<br />O processo de avaliação compreenderá<br />1/ freqüência;<br />2/ participação<br />2/ rendimento<br />3/ produção (trabalho escrito + apresentação de Espaços de Diálogos (EDs): seminários em grupo e individuais<br />Todas essas dimensões da avaliação são mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.<br />Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.<br /><br /> <br />
Horário de atendimento: 15:00 às 17:00
Bibliografia: OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURAS ALÉ DAS CONSTANTESD NO PROTGRMA, ACIMA (aprofundamento e complementares)<br /><br />ABREU, Regina Maria do Rego Monteiro. Patrimônio cultural: tensões e disputas no contexto de uma nova ordem discursiva. In: Manuel Ferreira Lima Filho, Jane Felipe Beltrão, Cornélia Eckert (Org.) Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e Desafios contemporâneos organizadores. – Blumenau : Nova Letra, 2007, p. 263-286 <br />ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, p [s/p]<br />ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 <br />ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Nos destinos da fronteira - a invenção do Nordeste. Revista RAÍZES, Campina Grande, A no XV, n° 12, janeiro de 1996, p. 139-142.<br />ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras.Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. <br />ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114. <br />BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013<br />BAMBA, Mohamed. Os modos de figuração da memória e de experiências diaspóricas em quatro documentários brasileiros. Images, memóires e sons: estúdios actuales sobre cines y memorias americanas, 2012, p 1-14 <br />BARROS, Jose Marcio; OLIVEIRA, J. J. Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, p. 09-28, 2011 <br />CAMPOS, Luís Melo. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, out./2007, p 71-94<br />CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Azul, 2006. Disponível em: http://groups.google.com.br/group/digitalsource<br />BARROS, José Marcio. A mudança da cultura e a cultura da mudança: cultura, desenvolvimento e transversalidade nas políticas culturais. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 48-68. <br />BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239<br />BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 <br />BOURDIEU, Pierre. El nuevo capital, introducción a una lectura japonesa de la nobleza de Estado. Capital cultural, escuela y espacio social. Compilación y traducción: Isabel Jimenez. Madrid: Siglo XXI Editores. Impreso en marco prol. Atrio de san francisco 67 c.p. 04320 – México d.f., 1998, p [n/c] Disponível em: http://www.gisxxi.org/wp-content/uploads/2011/03/CAPITAL-CULTURAL_ESCUELA-Y-ESPACIO-SOCIAL.pdf<br />BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. <br />BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.<br />BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.<br />CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.<br />CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html <br />CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000.<br />CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998<br />CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. <br />CERTEAU, M. A invenção do cotidiano II: Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996. <br />CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012<br />COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf <br />COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/<br />CORRÊA, Alexandre Fernandes. Aspectos sócio-históricos e conceituais. 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Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 151-170. Disponível em:. http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.<br />FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 1968.<br />FERREIRA, Pedro P. Sociologia da Arte. Disponível em: https://pedropeixotoferreira.wordpress.com/outros/verbetes/sociologia-da-arte/<br />FLORENTINO, Adilson. Teatro e epistemologia: crônica de uma relação no campo do conhecimento. Ouvirouver n. 3, 2007, p. 153-170<br />FREDERICO, Celso. Sociologia da cultura. Lucien Goldman e os debates do século XX. São Paulo: Cortez,2006<br />GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 <br />GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In: _____ O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1999, p 142- 181<br />GARCIA, Silvia. Mangnani. Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular. Tempo social. 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Palestra de abertura do Seminário “Cultura e Gestão Pública no Piauí: um debate necessário”. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 7 de julho de 2017 <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional “1 MINUTO PARA A DANÇA”. Teresina, outubro de 2016, 17 p.<br />MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, Paulo Marcondes Ferreira. Agência, estrutura e objetos artísticos: dilemas metodológicos em sociologia da arte, Petrópolis, out./2000, 51 p. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/24-encontro-anual-da-anpocs/gt-22/gt19-18/4879-jmorais-agencia/file<br />MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1- Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85<br />MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.<br />PRYSTHON, Ângela. Revisitando a antropofagia: os estudos culturais brasileiros nos anos 90. FAMECOS. 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As idéias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas. Forma literária e processo social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012<br />SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, p 81-94.<br />SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. O rato que ruge: o discurso crítico-literário pós-colonial como suplemento. Revista Crop. Traveling Theory – Viagens teóricas, p. 60-66. Disponível em: http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao01/v01a10.pdf<br />SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180 <br />VELHO, Gilberto. Vanguarda e desvio. In: ______. (org.). Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p 27-38.<br />VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p 115-134. <br />WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951 <br />WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo EdUSP, 1995.<br />WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011<br />WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011 <br />WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. <br />YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. <br />XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. Cosac & Naify/Cinemateca Brasileira, 2003.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
Inicio da disciplina e da Unidade 0: Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
08/10/2020
08/10/2020
Não Haverá Aula -Férias docentes
13/10/2020
13/10/2020
Não Haverá Aula - Férias docentes
20/10/2020
20/10/2020
Preparação da turma para MR/SINESPP e para trabalho escrito
22/10/2020
22/10/2020
Continuação
23/10/2020
23/10/2020
MR/III SINESPP
27/10/2020
27/10/2020
Inicio da Unidade I: Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces + Avalição da MR-SINESPP
29/10/2020
29/10/2020
Cont. da Unidade 1
10/11/2020
10/11/2020
cont. Unidade I
12/11/2020
12/11/2020
Cont. Unidade I
17/11/2020
17/11/2020
Continuação Unidade I
19/11/2020
19/11/2020
Conclusão Unidade I: Identidade: introdução teórico-conceitual
24/11/2020
24/11/2020
Inicio da Unidade II - Identidade: introdução teórico-conceitual
26/11/2020
26/11/2020
Cont. Unidade II
01/12/2020
01/12/2020
Cont. Unidade II
03/12/2020
03/12/2020
Não Haverá Aula
08/12/2020
08/12/2020
Cont. Unidade II
15/12/2020
15/12/2020
Cont. Unidade II
15/12/2020
15/12/2020
Conclusão Unidade II
17/12/2020
17/12/2020
Preparação para a Unidade III -
22/12/2020
22/12/2020
Atividade remota de discentes - leituras para apresentação de seminários (EDŽs)
29/12/2020
29/12/2020
Trabalho remoto de discentes- leituras para Seminários
05/01/2021
05/01/2021
Não Haverá Aula -Férias docentes
07/01/2021
07/01/2021
Início da Unidade III - Inicio das apresentações individuais dos Seminários (EDs)
12/01/2021
12/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
14/01/2021
14/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
19/01/2021
19/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
19/01/2021
19/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
21/01/2021
21/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
26/01/2021
26/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
28/01/2021
28/01/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
02/02/2021
02/02/2021
Continuação Unidade III - Apresentação EDs
04/02/2021
04/02/2021
Avaliação dos EDs
09/02/2021
09/02/2021
Avaliação e conclusão da disciplina
Avaliações
Data Descrição
09/02/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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