Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP)/sociologia da Cultura (PPGS) - 60 h Semestre: 2020-2 Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança. Acréscimo de Ementa específica: Cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus Objetivos: Geral: Apreender os conceitos de cultura e identidade no plano teórico-conceitual, e na relação com dimensões empíricas, em múltiplas áreas do conhecimento e da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19 Específicos: - Possibilitar a apreensão de campos de conhecimento sobre cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas; - Tratar epistêmica, teórica e metodologicamente, de temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo e na contemporaneidade da pandemia covid19; - Refletir sobre cultura e identidade como interpelação às políticas públicas de cultura no Brasil; - Contribuir para que mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina busquem interlocuções entre conteúdos estudados e debatidos e seus próprios objetos de estudo.
PLANO DE CURSO
Unidade 0. 1 sessão de 4 h
Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? Desenvolvimento: uma introdução ao campo das reflexões sobre a crise do corona vírus na perspectiva de suas dimensões socioculturais. Retomaremos o tema-contexto ao longo do programa da disciplina. Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula. Referências FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1) SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 2) TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 3)
SESSÃO ESPECIAL ( 1 sessão de 2 horas) Mesa-Redonda no SINESPP/UFPI2020 Desigualdade no acesso aos bens culturais e políticas de cultura no Brasil 1/ Profa. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa) 2/Prof. Dr. Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia) 3/Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais (UFPI)
Referências: BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7 21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152 BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48 BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 87-107. RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 UNIDADE I
Cultura: campos de estudos disciplinares e interfaces. 3 sessões de 4 horas = 12 horas
Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.
Referências básicas BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 1) FLEURY. Laurent. Os sociólogos e a cultura/. As reorientações contemporâneas In: _____. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 (T2) GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 3) HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 4) MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 5) ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 6) RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 7) WAGNER, Roy. A presunção da cultura. In: A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 27-46 (T 8) WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 9) Distribuição por sessões Sessão 1 T3 - T 6 - T8 Sessão 2 T1- T2- T5 Sessão 3 T4 T 7 T9
UNIDADE II Identidade: introdução teórico-conceitual (3 sessões/4 horas = 12 horas) Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévia dos textos
Referências básicas AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1) BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2) CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 3) HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 4) MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T 5) MEDEIRO, Maria Salles Falci de. A construção teórica dos conceitos de socialização e identidade. Revista de Ciências Sociais, v. 33, n. 1, 2002, p. 78-86 (T 6) RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 (T7) WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 8) Distribuição por sessões Sessão 1 T4- T7 T8 Sessão 2 T2- T4- T5 Sessão 3 T 1- T3
UNIDADE III
Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. (8 sessões/4 horas = 32 horas)
Desenvolvimento: temáticas abordadas em Espaços de Diálogos (ED´s) na forma de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos pela turma e pela professora, em abordagens diversas. SESSÃO ESPECIAL Pesquisas de mestrado e doutorado, na UFPI, no campo temático cultura e identidades por mestrandas e doutorandas convidadas
Espaços de Diálogos (ED´s) e referências ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42 DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152 QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.
ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38. CASTELLS, Manuel. Nações e nacionalismos na era da globalização : comunidades imaginadas ou imagens comunais? In: ______. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2). São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 44-92. MIGNOLO, Walter. America Latina y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116 ED 3- IDENTIDADES ÉTNICAS E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.
BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68 HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352 OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40 ED 4- IDENTIDADES, GÊNEROS E SEXUALIDADES: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36 SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007, p. 19-54
ED 5- CULTURA POPULAR: USOS E ABUSOS HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do popular. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264 ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147 CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236
ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO DE MASSA. E EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE E FAKE NEWS GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102 SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249. ED 7- MUNDIALIZAÇÃO E CULTURA: PANORAMA BAUMAN, Zygmunt. Sobre moda, identidade liquida e utopia nos dias atuais: algumas tendências culturais no século XXI. In: _____. A cultura no mundo liquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 22-33 HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf WARNIER, Jean-Pierre. Panorama mundial das indústrias da cultura. In: _____. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003, p. 69-96.
ED 8- CULTURAS E IDENTIDADES DIASPÓRICAS ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. Culturas africanas, culturas diaspóricas: uma reflexão. História e Perspectivas. Uberlândia, n. 43, jul/nov/2010, p. 193-214. BAUMAN, Zygmunt. A cultura num mundo de diásporas. In: _____. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67. HALL, Stuart. Pensando a diáspora. Reflexões sobre a terra no exterior. In:____. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 25-50
ED 9 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16 DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67. BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26
ED 10- ARTE E POLÍTICA: ESTÉTICAS DA EMERGÊNCIA E ARTIVISIMOS FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218. LADDAGA, Reinaldo. Introducción/Redes y culturas de las artes. En: Estética de la emergência. Buenos Ayres: Adriana Hidalgo editora, 2006, p.7-42. SANTANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849
ED 11- MULTICULTURALIDADE, DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: SOBRE O QUE FALAMOS? DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, p. 51-100 WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36
ED 12- CULTURA E NATUREZA: NOVAS INTERPELAÇÕES CASTELLS, Manuel. O verdejar do ser. In:________. O poder da identidade. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 141-168 FOLADORI, Guillermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental Guillermo Foladori e Javier. MANA, 10(2), 2004, p. 323-348 KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020
ED 13 CULTURA, IDENTIDADES E PANDEMIAS: ALGUMAS QUESTÕES BENUCCI, Thiago Magri; JABRA, Daniel Stiphan. Sair para o mato: estratégia yanomami contra a COVID-19, Cadernos de Campo (São Paulo, online) | vol.29, (suplemento), USP, 2020, p. 26-33; LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243. REIS, Diogo. Pensamentos pós-coroniais. 2020, 8 p. Disponível em: https://www.n-edicoes.org/textos/115,
************************************** Processo de avaliação: Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos Espaços de Diálogo (seminários); prova e/ou trabalho escrito. O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos.Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Processo de avaliação: Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso com seu desenvolvimento que se dará através de: -Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos Espaços de Diálogo (seminários); prova e/ou trabalho escrito. O processo de avaliação compreenderá 1/ freqüência; 2/ participação 2/ rendimento 3/ produção (trabalho escrito + apresentação de Espaços de Diálogos (EDs): seminários em grupo e individuais Todas essas dimensões da avaliação são mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos. Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada um/a dos/as aluno/as, como indicada no programa. Possíveis alterações serão avisadas com antecedência. Fichamentos de textos, além dos previstos na unidade II (ED`S) poderão ser exigidos na avaliação.
|
Horário de atendimento:
| 15:00 às 17:00 |
Bibliografia:
| OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURAS ALÉ DAS CONSTANTESD NO PROTGRMA, ACIMA (aprofundamento e complementares)
ABREU, Regina Maria do Rego Monteiro. Patrimônio cultural: tensões e disputas no contexto de uma nova ordem discursiva. In: Manuel Ferreira Lima Filho, Jane Felipe Beltrão, Cornélia Eckert (Org.) Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e Desafios contemporâneos organizadores. Blumenau : Nova Letra, 2007, p. 263-286 ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, p [s/p] ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Nos destinos da fronteira - a invenção do Nordeste. Revista RAÍZES, Campina Grande, A no XV, n° 12, janeiro de 1996, p. 139-142. ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras.Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013 BAMBA, Mohamed. Os modos de figuração da memória e de experiências diaspóricas em quatro documentários brasileiros. Images, memóires e sons: estúdios actuales sobre cines y memorias americanas, 2012, p 1-14 BARROS, Jose Marcio; OLIVEIRA, J. J. Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, p. 09-28, 2011 CAMPOS, Luís Melo. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, out./2007, p 71-94 CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Azul, 2006. Disponível em: http://groups.google.com.br/group/digitalsource BARROS, José Marcio. A mudança da cultura e a cultura da mudança: cultura, desenvolvimento e transversalidade nas políticas culturais. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 48-68. BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239 BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 BOURDIEU, Pierre. El nuevo capital, introducción a una lectura japonesa de la nobleza de Estado. Capital cultural, escuela y espacio social. Compilación y traducción: Isabel Jimenez. Madrid: Siglo XXI Editores. Impreso en marco prol. Atrio de san francisco 67 c.p. 04320 México d.f., 1998, p [n/c] Disponível em: http://www.gisxxi.org/wp-content/uploads/2011/03/CAPITAL-CULTURAL_ESCUELA-Y-ESPACIO-SOCIAL.pdf BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995. CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000. CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998 CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. CERTEAU, M. A invenção do cotidiano II: Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996. CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012 COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/ CORRÊA, Alexandre Fernandes. Aspectos sócio-históricos e conceituais. Ensaios de antropologia das memórias sociais e do patrimônio cultural. Patrimônios bioculturais. São Luis: EdUFMA, 2008, p. 53-74. CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-books. Brasil.com, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf DUBAR, Claude. A crise das identidades. A interpretação de uma mutação. Cidade do Porto: Rainho & Neves, Ltda./Santa Maria da Feira, 2006. DUSSEl, E. Estética e ser. En:____ Historia de la filosofía latinoamericana y filosofía de la liberación, Bogotá: Nueva America, 1994, p. 289-296 ECOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga.(Orgs.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p. 151-170. Disponível em:. http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 1968. FERREIRA, Pedro P. Sociologia da Arte. Disponível em: https://pedropeixotoferreira.wordpress.com/outros/verbetes/sociologia-da-arte/ FLORENTINO, Adilson. Teatro e epistemologia: crônica de uma relação no campo do conhecimento. Ouvirouver n. 3, 2007, p. 153-170 FREDERICO, Celso. Sociologia da cultura. Lucien Goldman e os debates do século XX. São Paulo: Cortez,2006 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In: _____ O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1999, p 142- 181 GARCIA, Silvia. Mangnani. Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular. Tempo social. Revista de Sociologia da USP, S. Paulo, 5(1-2), p. 123-143, 1993 (editada em nov. 1994) GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2002 GIMÉNEZ, Gilberto. Identidades étnicas: estado de la cuestión. En: REINA, Letícia (coord.). Los Retos de la etnicidad en los estados-nación del siglo XXI. México: CIESAS/INI/Porrúa, 2000, p. 45-70 GOLDSTEIN, Ilana. Hierarquias da cultura. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/hierarquias-da-cultura/ GROSSI, Mirian Pillar. Identidade de gênero e sexualidade. 14 p. Disponível em: http://bibliobase.sermais.pt:8008/BiblioNET/upload/PDF3/01935_identidade_genero_revisado.pdf HAGE, Gasson. O fantasma do acadêmico inútil. Pensamento crítico em tempos de corona vírus. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p 169-214 IANNI, Octavio. Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1991, pp, 161-188 IANNI, Octavio. Revolução e cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, p 63-84 MANHEIM, Karl. Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014 MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997 MEDEIROS, Jéssica Cunha de.; RANGEL, Mércia Rejane. Nomadismo e Diáspora: sugestões para se estudar os ciganos. Revista ANTHROPOLÓGICAS Ano 19, 26(1), 2015, p 201-230 MENDES, José Manuel Oliveira. O desafio das identidades. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2020, p. 503-540 MICELI, Sergio; PONTES, Heloisa Pontes (orgs.). Cultura e sociedade: Brasil e Argentina. São Paulo, Edusp, 2014 MORAES, Maria Dione Carvalho de. A gente quer comida, diversão e arte (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE, 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014. MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Trabalho de conclusão de disciplina no Curso de Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p. MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p. MORAES, Maria Dione Carvalho de. Gestão pública da cultura no Piauí: uma trajetória. Palestra de abertura do Seminário Cultura e Gestão Pública no Piauí: um debate necessário. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 7 de julho de 2017 MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional 1 MINUTO PARA A DANÇA. Teresina, outubro de 2016, 17 p. MORAIS, Jorge Ventura de; SOARES, Paulo Marcondes Ferreira. Agência, estrutura e objetos artísticos: dilemas metodológicos em sociologia da arte, Petrópolis, out./2000, 51 p. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/24-encontro-anual-da-anpocs/gt-22/gt19-18/4879-jmorais-agencia/file MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1- Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85 MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008. PRYSTHON, Ângela. Revisitando a antropofagia: os estudos culturais brasileiros nos anos 90. FAMECOS. Porto Alegre, nº 17, abril 2002, p 101-110 ORTIZ, Renato. Estudos culturais. Tempo Social USP, junho 2004, p. 119-127. PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996. PAZZINI, Bianca; SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes. O direito à memória e à identidade no Brasil: perspectivas de efetivação da preservação do patrimônio cultural. RIDB, Ano 3 (2014), nº 6, p 4527-4555. Disponível em: / http://www.idb-fdul.com/ PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, p. 149-165 QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, p 18-31. ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações, v. 14, n.1, Jan/Jun. 2009, p 218-236. RUBIM, Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007 SAPHIRO, Roberta. O que é artificação? Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, jan./abr. 2007 SANT´ANNA, Denise Bernuzzi. Lavar as mãos, descolonizar o futuro. São Paulo, 2020, 17 p.. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/25 SANTOS, Maria Lourdes Lima do. Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas). Análise Social, vol. XXIV (101-102), 1988 (2.°-3.°), p. 689-70 SANTOS PRIMO, Judith. Museologia e política cultural: questões conceptuais. In: A museologia e as Políticas culturais europeias: o caso português. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto, 2007, p 35-67 SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, p 32-47 SCHAWRZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas. Forma literária e processo social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012 SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, p 81-94. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. O rato que ruge: o discurso crítico-literário pós-colonial como suplemento. Revista Crop. Traveling Theory Viagens teóricas, p. 60-66. Disponível em: http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao01/v01a10.pdf SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180 VELHO, Gilberto. Vanguarda e desvio. In: ______. (org.). Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p 27-38. VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p 115-134. WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951 WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo EdUSP, 1995. WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. XAVIER, Ismail. O olhar e a cena. Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. Cosac & Naify/Cinemateca Brasileira, 2003.
|