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PROFSAUDE004 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Conhecer as tecnologias de EAD (05/10/2020 - 05/10/2020)
Conhecer as tecnologias de EAD (12/10/2020 - 12/10/2020)
Conhecer as tecnologias de EAD (19/10/2020 - 19/10/2020)
Utilizar ferramentas de EAD no processo de ensino-aprendizagem. (26/10/2020 - 26/10/2020)
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem. (02/11/2020 - 02/11/2020)
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem. (09/11/2020 - 09/11/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (16/11/2020 - 16/11/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (23/11/2020 - 23/11/2020)
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas. (30/11/2020 - 30/11/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (07/12/2020 - 07/12/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (14/12/2020 - 14/12/2020)
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde. (21/12/2020 - 21/12/2020)
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (28/12/2020 - 28/12/2020)
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (04/01/2021 - 04/01/2021)
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina (11/01/2021 - 11/01/2021)
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde. (18/01/2021 - 18/01/2021)
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde. (25/01/2021 - 25/01/2021)
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde. (01/02/2021 - 01/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 7,0 7,0 6,8 7,0 7.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde..
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Modalidade presencial: exposição, prática de laboratório, trabalho de grupo, seminário e mapa conceitual.
Modalidade EAD: vídeos, fórum, caso-problema, caso análise, atividade prática, leitura e produção de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Seminário de avaliação de currículos; Participação e envolvimento com profundidade teórica nos fóruns; Produção individual de textos; Elaborações individuais (Proposta de educação permanente, Análise dos currículos, Proposta de avaliação de aprendizagem).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, N. Nunca fomos flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública,
v. 30, n. 12, p. 2531-2553, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v30n12/0102-311X-csp-30-1202531.pdf>. Acesso em:
jan. 2017.
ANDRADE, S. R.; MEIRELLES, B. H. S.; LANZONI, G. M. M. Educação permanente em saúde: atribuições e deliberações à luz da política
nacional e do pacto de gestão. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 373-381, 2011. Disponível
em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/educacao_permanente_saude_atribuicoes_deliberaco_pacto_gestao.pdf>. Acesso em:
jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica.
Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde). Disponível em:
<http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em
Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. (Série B. Textos Básicos de
Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9). Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. UNASUS – Universidade Aberta do SUS. Módulo SUS: redes de atenção e atenção básica. Unidade 1 “Sustentando marcos,
fatos e histórias da Saúde e da Medicina Linha do Tempo do SUS” e Unidade 2 “Modelos, redes e a atenção básica à saúde: da teoria
à prática”. Brasília, DF: UNASUS, 2015. Disponível em: <https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2105>. Acesso em: jan.
2017.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em:
<http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde e Educação,
Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-77, set.-fev, 2005. Disponível
em:<http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/textos%20eps/educacaopermanente.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação
em medicina. Parecer CNE/CES Nº: 116/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-
pdf&Itemid=30192>. Acesso em: jan. 2017.
CERON, M. Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS/UNIFESP, [s.d.]. Disponível em:
<http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade24/unidade24.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
DE SORDI. M. R. L. ( UNICAMP/ BRASIL) Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. S E C R E TAR IA T
ÉCNIC A V I I C IDUI I S BN 9 7 8 - 8 4 - 6 9 5 - 4 0 7 3 – 2
LAMPERT. J.B. et al. Avaliar Mudanças na Graduação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 33 (1 Supl. 1): 5-18; 2009.
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n1/a03v29n1.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GIOVANELLA, L; MENDONÇA, M.H.M. Atenção primária à saúde. In: GIOVANELLA L. et al. (Orgs.). Políticas e sistemas de saúde no
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BOTTI, S. H. O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de
Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363 – 373, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a11.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Revista
Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 1, p. 205-326, abr. 2015. Disponível em:
<https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/919/711>. Acesso em: jan. 2017.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde
Coletiva, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em: jan.
2017.
PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.
19, n. 5, p. 1527-1534, set-out, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
RIBEIRO. E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de educação permanente. Revista do Hospital
Universitário Pedro Ernesto, UERJ, v. 11, supl. 1, 2012. Disponível em: <http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=312>.
Acesso em: jan. 2017.
TRONCON. L. E de A. Avaliação Programática do Estudante: Estratégia Institucional para Melhor Cumprir as Funções da Avaliação
EducacionalRev. Grad. USP, vol. 1, n 1, jul. 2016.
TIBÉRIO, I. F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades clínicas em Medicina. São Paulo: Ed. Ateneu, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/10/2020
05/10/2020
Conhecer as tecnologias de EAD
12/10/2020
12/10/2020
Conhecer as tecnologias de EAD
19/10/2020
19/10/2020
Conhecer as tecnologias de EAD
26/10/2020
26/10/2020
Utilizar ferramentas de EAD no processo de ensino-aprendizagem.
02/11/2020
02/11/2020
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem.
09/11/2020
09/11/2020
Compreender as diferentes abordagens metodológicas do processo de ensino-aprendizagem.
16/11/2020
16/11/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
23/11/2020
23/11/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
30/11/2020
30/11/2020
Utilizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, com ênfase nas metodologias ativas, de acordo com as necessidades identificadas.
07/12/2020
07/12/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
14/12/2020
14/12/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
21/12/2020
21/12/2020
Aplicar estratégias de comunicação adequadas no processo de ensino-aprendizagem e no cuidado em Saúde.
28/12/2020
28/12/2020
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina
04/01/2021
04/01/2021
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina
11/01/2021
11/01/2021
Conhecer as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de saúde com ênfase na medicina
18/01/2021
18/01/2021
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde.
25/01/2021
25/01/2021
Desenvolver análise crítica das políticas de educação na saúde.
01/02/2021
01/02/2021
Refletir sobre os diferentes cenários de praticas dos alunos de graduação e residentes na rede de atenção à saúde.
Avaliações
Data Descrição
26/10/2020 1ª Avaliação
30/11/2020 2ª Avaliação
21/12/2020 3ª Avaliação
11/01/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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