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PROFSAUDE002 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
O que é ciência? Ciência e senso comum. Neutralidade da pesquisa (06/10/2020 - 06/10/2020)
Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde; Características e limitações de estudos quantitativos e qualitativos (13/10/2020 - 24/11/2020)
Etapas de desenvolvimento do projeto de investigação e intervenção (24/11/2020 - 01/12/2020)
Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde (08/12/2020 - 08/12/2020)
Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde: medidas de frequência, de associação, confiabilidade, validade e distribuição de agravos. (15/12/2020 - 15/12/2020)
Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social (22/12/2020 - 12/01/2021)
Etapas de desenvolvimento do projeto de investigação e intervenção (12/01/2021 - 02/02/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2020100**** 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 4,7 7,0 9,6 7,1 7.1 12 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção e aplicação de conhecimento na atenção básica. Bioestatística e Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde.Características e limitações de estudos quantitativos e qualitativos. Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde. Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social. Introdução às praticas em saúde baseadas em evidências. Uso da informação científicas sistemáticas para apoiar decisões. Desenvolvimento e validade de instrumentos para coleta de dados em nível local. Elaboração de projetos de investigação e de intervenção: etapas e métodos
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: De acordo com o projeto pedagógico, a metodologia a ser utilizada é ativa em seu sentido pleno. Nesse sentido a metodologia envolverá a reflexão crítica e a construção do conhecimento a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa e/ou intervenção, além das atividades propostas (leitura de textos, vídeos, participação em fóruns e envio de atividades).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde Peso
Tarefas - 30%
1ª Tarefa de Produção do Conhecimento: Tema, Problema, Motivação
e Relevância
10%
2ª Tarefa de Produção do Conhecimento: Projeto do TCM – Tema,
Problema, Motivação, Objetivos e Breve Revisão de Literatura
20%
3ª Tarefa de Produção do Conhecimento: Delineamento, Variáveis de
Interesse, Técnicas de Coleta de Dados e Instrumentos
30%
4ª Tarefa de Produção do Conhecimento: Projeto do TCM - versão
preliminar
40%
Fórum - 30%
Nota de Fórum da Disciplina Produção do Conhecimento 100%
Encontro Presencial – 20%
Nota do 1º Encontro Presencial da Disciplina Produção do Conhecimento 33,33%
Nota do 2º Encontro Presencial da Disciplina Produção do Conhecimento 33,33%
Nota do 3º Encontro Presencial da Disciplina Produção do Conhecimento 33,33%
Autoavaliação – 20%
Autoavaliação na Disciplina Produção do Conhecimento 100%
Horário de atendimento: 8-12h; 14-18h
Bibliografia: BÁSICA:
BASTOS, J.L.D.; DUQUIA, R.P. Tipos de dados e formas de apresentação na pesquisa clínico epidemiológica. Scientia
Médica, 2006;16(3):133-38. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis:
Vozes, 2008. BECKER, H. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2007.
BENSEÑOR, I.M.; LOTUFO, P.A. Epidemiologia: abordagem prática. São Paulo: Sarvier, 2005
BERNARDO, W.M; NOBRE, M.R.C.; JATENE, F.B. Prática clínica baseada em evidências. Parte II busca de evidências
em fontes de informação. Rev Assoc Med
Bras 2004;50(1):104- 108.
BOSI, M.L.M.; MERCADO,F.J. (Org.). Pesquisa qualitativa de serviços de saúde. Petrópolis: Vozes, 2004.
CONCEIÇÃO, M.J. Leitura crítica dos dados estatísticos em trabalhos científicos. Rev Bras CirCardiovasc
2008;23(3):396-399
DESLANDES, S.F. e MINAYO , M.C. (org) Caminhos do Pensamento Epistemológico e Método. Rio de Janeiro:
Editora Fiocruz, 2002. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa cientifica: teorias e abordagens.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
COMPLEMENTAR:
ECO, U. Como se faz uma tese. 21ªed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FLETCHER, R.W.; FLETCHER, S.E. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 4ª ed. ArtMed. Porto Alegre, 2006.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro Editora (Série Pesquisa
em Educação 10), 2005. HENRIQUE, C.C ; SIMÕES, D.M.P (orgs.) A redação de Trabalhos Acadêmicos. Teoria e
Prática -4ª ed.- Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. HORTALE, V. et al. Pesquisa em saúde pública: fronteiras, objetos e
métodos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2010.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos Sentidos. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
LACERDA, R.A et al . Práticas baseadas em evidências publicadas no Brasil: identificação e análise de suas vertentes
e abordagens metodológicas. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 3, jun. 2011.
LEOPARDI, M. T. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001. p.187-209.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens,
técnicas de pesquisa e elaboração, análise e interpretação de dados. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MEDRONHO, R.A. et al (Eds.) Epidemiologia. R.A. São Paulo, ATHENEU, 2002.
MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA. E.R. (orgs.) Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de
programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
POUPART, J.; DESLARIERS. J. P.; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. P. A pesquisa qualitativa:
enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
PAGANO, M.; GAUVREAU, K. Princípios de Bioestatística. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2004. THIOLLENT,
M. Metodologia da pesquisa-ação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
TURATO, E.R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico epistemológica,
discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humana. 3ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
VICTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto
Alegre: Tomo Editorial, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2020
06/10/2020
O que é ciência? Ciência e senso comum. Neutralidade da pesquisa
13/10/2020
24/11/2020
Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde; Características e limitações de estudos quantitativos e qualitativos
24/11/2020
01/12/2020
Etapas de desenvolvimento do projeto de investigação e intervenção
08/12/2020
08/12/2020
Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para pesquisa e ações dos serviços de saúde
15/12/2020
15/12/2020
Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde: medidas de frequência, de associação, confiabilidade, validade e distribuição de agravos.
22/12/2020
12/01/2021
Utilização de recursos de análise estatística e pesquisa social
12/01/2021
02/02/2021
Etapas de desenvolvimento do projeto de investigação e intervenção
02/02/2021
02/02/2021
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
31/10/2020 1ª Avaliação
30/11/2020 2ª Avaliação
19/12/2020 3ª Avaliação
30/01/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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