Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As aulas serão desenvolvidas por meio de exposições dialogada e compartilhada do saber, além de vídeos extraídos de estudos de textos e da bibliografia indicada. A disciplina terá como fomento o método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer em um processo de descoberta onde o aluno é o agente da aprendizagem. Basear-se-á ainda no desenvolvimento de raciocínio crítico e com rapidez, fomentado pelo julgamento clínico de cada situação estudada. Ainda como recurso de ensino aprendizagem, serão realizadas apresentação de seminários; pesquisa bibliográfica; participação individual em aula e avaliações escritas. As aulas teórico-práticas serão desenvolvidas no laboratório de Enfermagem do CTF/UFPI. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, quadro branco, pincéis, data show, caixa de som, projetor multimídia, materiais e equipamentos utilizados no atendimento ao paciente com transtorno mental. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
São critérios de avaliação: assiduidade, pontualidade, interesse e participação nas atividades, nível de reflexão crítica e de questionamento, organização e criatividade na apresentação dos trabalhos e pontualidade na entrega dos mesmos. Para efeito de aprendizagem dos conteúdos, serão desenvolvidas atividades, tais como: provas, trabalhos individuais e em grupo e produção de textos. A avaliação constará de quatro notas, com valor atribuído de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
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Horário de atendimento:
| O discente poderá entrar em contato a qualquer horário (8 às 18 horas de segunda a sexta), através do grupo do whatsapp |
Bibliografia:
| a) BÁSICA
MELLO, I.M. Enfermagem psiquiátrica e de saúde mental na prática. São Paulo: Atheneu, 2008. STEFANELLI, M.C.; FUKUDA, I.M.K.; ARANTES, E.C. Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. Barueri SP: Manole, 2008.
VIDEBECK, S.L. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. 5. ed. Porto alegre: Artmed, 2012. b) COMPLEMENTAR
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas / Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
SENAD. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. Brasília, Presidência da República. 2010.
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