Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 CEPEX). Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
Atenção:
Plágio é Crime, com Penalidade Prevista em Lei. Segundo o Código Penal, Artigo N. 184, A Pena Está Prevista com Regime de Reclusão que Pode Variar de 03 Meses A 01 Ano, Ou Pagamento De Multa.
Segundo O Regimento Geral da UFPI, Art. 171. Estas são algumas das penalidades previstas para o corpo discente:
1. Advertência. 2. Suspensão Até 15 Dias. 3. Suspensão por período superior de 15 dias até 60 dias. 4. Desligamento.
ORGANIZAÇÃO DAS NOTAS
1ª NOTA: Roteiro de apresentação do projeto de pesquisa; Relatórios das de lives e dos Relatório dos vídeos sobre o Comitê de Ética; Fichas de leituras.
1.1 Atividade Roteiro de apresentação do projeto de pesquisa: 1,0 pt.
1.2. Relatório das 07 lives do Curso de extensão Caminhos e Diretrizes de Normalização de trabalhos Acadêmicos (mínimo 10 linhas digitadas na fonte arial 12; espaçamento 1,5; margens direita, esquerda, superior e inferior: 2): 3,0 pts:
17/07 Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI] TEMA: Metodologia e atitude científica Live: https://youtu.be/PERK0TA7ekQ
24/07 Profa. Dra. Sammya Vanessa Vieira Chaves [IFPI] TEMA: Estrutura de Trabalhos Acadêmicos: uso da NBR 14724/2011 Live: https://youtu.be/BdE47FZpoqw
31/07 Prof. Me. Wesley Pinto Carneiro [UFPI] TEMA: Artigos Científicos Live: https://youtu.be/yyDbTSf2Kc4
14/08 Profa. Dra. Andréa Lourdes Monteiro Scabello [UFPI] e Profa. Dra. Bartira Araújo da Silva Viana [UFPI] Live 1: Metodologias e instrumentos de pesquisa científica: pesquisa qualitativa em Geografia Live 2: Normas da ABNT para citações e referências. Live: https://youtu.be/4ZvUtyBSdbo
04/09 Profa. Dra. Mugiany Oliveira Brito Portela [UFPI] TEMA: Metodologias e Instrumentos de pesquisa científica. Live: https://youtu.be/OaXBRNfAirA
11/09/2020 Prof. Dr. Antonio Cardoso Façanha [UFPI] TEMA: Projeto de pesquisa e produção do conhecimento. Live: https://youtu.be/9U8XdzRvK0A
1.3 Relatório dos vídeos 1 e 2 sobre Comitê de Ética (Plataforma Brasil e II SEMINÁRIO DE ÉTICA EM PESQUISA - (mínimo 10 linhas digitadas na fonte arial 12; espaçamento 1,5; margens direita, esquerda, superior e inferior: 2) 1,0pt.
Vídeo 1 - Cadastro Instituição - Plataforma Brasil
https://youtu.be/Nq09S0U5M9g
Vídeo 2 - II Seminário de Ética em Pesquisa Mesa 02 - Tema: Plataforma Brasil. Mesa 03 - Tema: Definições de termos e documentos necessários para formalização do protocolo de pesquisa para análise ética.
https://www.youtube.com/watch?v=ZJqGhSTIX7s&feature=youtu.be
1.4: Fichas de leituras relacionadas a temática da pesquisa (10 fichas): 5,0pts.
- Devem constar no mínimo 10 referências de livros e/ou dissertações, teses, revistas eletrônicas, ou outros documentos relacionados a temática da sua pesquisa, conforme a NBR 6023 (ABNT, 2018).
- Observação: Verificar modelo no SIGAA
2ª NOTA: Artigo Científico e Seminários
2.1. Artigo científico (12 a 20 páginas): deverá contemplar as discussões sobre a introdução, os métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa (metodologia da sua pesquisa), a revisão de literatura relacionada a temática da pesquisa, devendo ser baseado, principalmente, nas fichas de leitura já produzidas, os resultados e discussão, conclusão e referências: 5,0 pts.
2.2 Apresentação dos Seminários: 5,0 pts.
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Bibliografia:
| BÁSICA:
ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária e Salamandra; São Paulo: EDUSP, 1981. BENEVIDES, Maria Victória de Mesquita. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Ática, 1991. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil, o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. DAGNINO, Evelina (org.) Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994. HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936. LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1949. LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa uma introdução Elementos para uma Análise Metodológica. SP: EDUC, 1998. MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. PANDOLFI, Dulce Chaves. Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999. PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus Editorial, 1994. SANCHEZ SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: A política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979. SCHUMACHER, Aluísio de Almeida. (org.). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação: Ética e Cidadania. 3. ed., São Paulo: Unesp: Pró-Reitoria de Graduação, 2004. (Coleção Cadernos de Pedagogia). SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. VASQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997. ZALUAR, Alba. Da revolta ao crime. São Paulo: Moderna, 1996.
COMPLEMENTAR
ARAÚJO, Raimundo Dutra de; ARAUJO, Francisco Antonio Machado. Processos metodológicos na pesquisa em educação: dispositivos de produção e análise de dados em movimento. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2020. BASSO, Jaqueline Daniela; SANTOS NETO, José Leite dos; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos (org.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016. BIANCHESSI, Cleber. Paulo Freire 100 anos: presente! 1.ed. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021. BRÍCIO, Vilma Nonato de [et al.] (org.). Identidades e educação: políticas, práticas e formação de professores. Abaetetuba: Editor Abaete, 2020. FAVARETO, Arilson. A Educação nos marcos das transformações do rural contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1137-1163, out./dez., 2014. GARCIA, Renata Monteiro; SILVA, Marluce Pereira da (org.). EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. IVANICSKA, Rebeca Freitas; ROCHA, Bruna Beatriz da; SILVA, Márcio José Rodrigues da. Processos formativos e saberes interdisciplinares: práticas sociais e aprendizagens ao longo da vida. Cruz Alta: Ilustração, 2020. LACERDA, Léia Teixeira; CATANANTE, Bartolina Ramalho; Cristiane Pereira Lima (Orgs.) Diálogos sobre identidade étnico-racial, gênero e sexualidade: caminhos para a transformação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. MARAFON, Glaucio José [et al.]. Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico- conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. MELO, Ana Valéria de Carvalho Melo; ARAÚJO, Hilda Mara Lopes; GUEDES, Neide Cavalcante. Educação, Política e Diversidade. Teresina: EDUFPI, 2020. MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. Inquietações e proposituras na formação docente. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. MOSER, Ana Cláudia. Educação e diversidade. [S.l.]: UNIASSELVI, 2017. MOURA, Maria Aparecida (org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis/ - Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. PRIORI, Angelo; FELIPE, Delton Aparecido; PEREIRA, Márcio José (org.). Conversas sobre direitos humanos e práticas educativas no espaço escolar. Maringá, PR: Edições Diálogos, 2019. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAYMUNDO, Giseli Valezi. Direitos humanos e educação: uma relação indissociável. Curitiba: Bagai. 2020. REIS, Marcos Vinicius de Freitas; SARDINHA; Antonio Carlos; JUNQUEIRA, Sérgio (org.). Diversidade e o campo da educação diálogos sobre (in)tolerância religiosa. Macapá: UNIFAP, 2017. SILVA, Flávia Damacena Sousa: FERREIRA, Marilda de Lima Oliveira; LEMES, Núbia Cristina dos Santos; SILVA, Paula Junqueira da (org.). Educação e democracia: dilemas e perspectivas. Goiânia: Kelps, 2020. SILVA, Silvio José Albuquerque e. Combate ao racismo. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (org.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: Teoria e Prática, 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
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