Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NÚCLEO DE ENSINO EM SAÚDE PÚBLICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOVA SAÚDE PÚBLICA Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina, Brasil. CEP: 64049-550
PLANO DE ENSINO
Unidade Pedagógica: Tópicos Integradores em Saúde Pública II Carga Horária: 15 horas (0. 1. 0) Professor: Prof. Dra. Lucia da Silva Vilarinho Ementa: Educação Interprofissional. Temas transversais às unidades pedagógicas do curso. Análise do processo de trabalho em saúde e atuação na perspectiva da interprofissionalidade.
Objetivos: - Fomentar o debate da Educação Interprofissional (EIP) na formação em saúde e do Trabalho Interprofissional em saúde no contexto da Educação Continuada dos profissionais de saúde. - Discutir possibilidades, Limites e desafios do trabalho interprofissional na atenção básica no enfrentamento da COVID-19 nos cenários de prática dos discentes nos diversos territórios de saúde do estado. - Identificar, formular e fundamentar aportes teórico-metodológicos e práticos de EIP e de trabalho interprofissional para o TCC, com destaque das competências a serem trabalhadas. - Apreender mecanismos de trabalho em saúde para instrumentalizar o trabalho dos profissionais no SUS no contexto de pandemia da COVID-19 e preservar a saúde dos trabalhadores: protocolos, tecnologias leves e leve-duras, estratégias de cuidado de quem cuida e outros.
COMPETÊNCIAS TRABALHADAS:
- Reafirmar o papel do profissional de saúde como agente social de mudança para a sociedade e para o SUS. - Qualificar os profissionais para o trabalho interprofissional colaborativo e em equipe na saúde no contexto de enfrentamento da COVID-19. - Quantificar e qualificar competências de interprofissionalidade a serem exploradas no TCC.
Conteúdo Programático: UNIDADE I ? Competências da Interprofissionalidade em saúde como estratégias de mudança na formação e no trabalho dos profisionais ? Mudar é preciso: - Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde e a educação continuada dos trabalhadores no SUS.
UNIDADE II ? Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional para enfrentamento da COVID-19 nos cenários de prática dos discentes. - Tecnologias do cuidado em saúde: tecnologias leves e leve-duras, estratégias de cuidado da saúde do trabalhador.
UNIDADE III ? Lições aprendidas: Relatos para o TCC.
Metodologia de ensino: - Dinâmicas de grupo. - Aplicação de metodologia ativas. - Exposição teórica seguida de discussão. - Lives. - Relato de experiência.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Procedimentos de Avaliação e Aprendizagem: - Avaliação 1 (10,0): Quantificar e qualificar competências de interprofissionalidade a serem exploradas no TCC (nota atribuída do PROVÃO). - Avaliação 2 (10,0): Trabalho individual sobre as competências de interprofissionalidade exploradas no TCC
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Bibliografia: COSTA, M.V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. In: SOUZA, M.R.P(Org.). Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Vol. 2. Rio de Janeiro, RJ; Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019. COSTA, M.V; PEDUZZI, M. FREIRE FILHO, J,R. SILVA, C.B.G. Educação Interprofissional em Saúde. Natal:SEDIS-UFRN, 2018 MERHY. E.E. Saúde: A CARTOGRAFIA DO TRABALHO VIVO. 3a Ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2002. (Saúde em Debate, 145). ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.
Bibliografia complementar será indicada durante o componente pedagógico.
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