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DSS/CCHL024 - TÓPICOS INTEGRADORES EM SAÚDE PÚBLICA II - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano da Unidade Pedagógica. (03/03/2021 - 03/03/2021)

- Apresentação da Unidade Pedagógica.

Educação e Trabalho interprofissional em saúde. (10/03/2021 - 10/03/2021)

- A educação Interprofissional para o trabalho em saúde na Educação Continuada dos profissionais de saúde.

Trabalho Interprofissional no enfrentamento à COVID-19 na APS: Lições e aprendizado (17/03/2021 - 17/03/2021)

- As diferentes expressões do trabalho interprofissional na APS no enfrentamento da COVID-19 nos territórios de saúde do estado: lições e aprendizados.

O Desafio de formar profissionais de saúde aptos às exigências do sec. XXI. (24/03/2021 - 24/03/2021)

- Atenção psicossocial e saúde mental em face da epidemia do covid-19 e a educação interprofisional (EIP):O Desafio de formar profissionais de saúde aptos às exigências do sec. XXI.

(Aula assíncrona) Estudo dirigido sobre o tema com estudo de vídeo “VIDAS HUMANAS IMPORTAM: Aspectos psicossociais da pandemia – Prof. Dr. Carlos Eduardo G. Leal) e de texto para leitura. (31/03/2021 - 31/03/2021)
Tecnologias do cuidado em saúde. (07/04/2021 - 07/04/2021)

- Tecnologias do cuidado e a construção de estratégias para o cuidado dos cuidadores. A Educação Interprofissional (EIP) como estratégia de construção de um novo modo de produção de práticas de saúde e do cuidado em saúde no SUS.

Proteção e assistência às saúde dos profissionais na COVID-19. (14/04/2021 - 14/04/2021)

- Evidências científicas: Principais problemas e estratégias para a proteção e a assistência à saúde dos profissionais (TEIXEIRA., et al ,2000).

(Aula assíncrona)- Formulação sobre Sobre a EIP e o trabalho interprofissional em saúde para o TCC: • Conceitue e descreva como estes estão presentes no seu processo de trabalho em saúde e discorra como eles estão sendo requisitados no contexto de pandemia da COVID-19 no seu cenário de trabalho (mudanças e/ou desafios convocados pela pandemia da COVID-19 nas realidades de trabalho no território (comunidade, município, região de saúde) e as lições apreendidas. • Deixe claro o marco teórico de referência que será utilizado para o estudo, qualificar conceitos discutidos/abordados e o contexto. • Destacar competências e habilidades de interprofissionalidade abordadas. • Apresentar os resultados alcançados. (21/04/2021 - 21/04/2021)
Estudo Dirigido. (28/04/2021 - 28/04/2021)

(Aula assíncrona) Continuação do estudo anterior.

Tecnologias Leves. (05/05/2021 - 05/05/2021)

Tecnologias leves: Tecnologias do cuidado no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Preparação de material para o TCC. (12/05/2021 - 12/05/2021)

- Apresentação e discussão dos aportes de interprofissionalidade elaborados para o TCC.

Apresentação de estudo e discussão. (19/05/2021 - 19/05/2021)

- Continuação da atividade anterior.

A Nova saúde Pública. (26/05/2021 - 26/05/2021)

- Debate de encerramento da Unidade Pedagógica: O projeto inovador do curso orientado para o fortalecimento do sistema de saúde.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
03 10 17 24 07 14 28 05 12 19 26
1 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
2 2019200**** 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 3
3 2019200**** 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 3
4 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019200**** 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 3
6 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019200**** 0 2 0 0 0 0 0 0 1 0 0 3
9 2019200**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
12 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019200**** 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 3
17 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019200**** 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 3
21 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
22 2019200**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
23 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
24 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 3
25 2019200**** 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 3
26 2019200**** 0 0 2 0 0 1 0 0 0 0 0 3
27 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 8,8 8.8 0 AM
2 2019200**** 7,0 7.0 0 AM
3 2019200**** 8,2 8.2 0 AM
4 2019200**** 0,0 0.0 22 RF
5 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
6 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
7 2019200**** 8,9 8.9 0 AM
8 2019200**** 8,8 8.8 0 AM
9 2019200**** 8,1 8.1 0 AM
10 2019200**** 7,6 7.6 0 AM
11 2019200**** 8,7 8.7 0 AM
12 2019200**** 7,0 7.0 0 AM
13 2019200**** 8,4 8.4 0 AM
14 2019200**** 8,4 8.4 0 AM
15 2019200**** 8,4 8.4 0 AM
16 2019200**** 8,7 8.7 0 AM
17 2019200**** 8,9 8.9 0 AM
18 2019200**** 7,2 7.2 0 AM
19 2019200**** 7,4 7.4 0 AM
20 2019200**** 0,0 0.0 22 RF
21 2019200**** 8,9 8.9 0 AM
22 2019200**** 8,6 8.6 0 AM
23 2019200**** 8,1 8.1 0 AM
24 2019200**** 8,5 8.5 0 AM
25 2019200**** 8,8 8.8 0 AM
26 2019200**** 7,0 7.0 0 AM
27 2019200**** 8,7 8.7 0 AM
28 2019200**** 7,0 7.0 0 AM
29 2019200**** 0,0 0.0 22 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Atividades interprofissionais. Temas transversais às unidades pedagógicas do curso. Análise do processo de trabalho em saúde na perspectiva da interprofissionalidade. Seminário Integrador II. Sociotemática III e IV. Atividades de Dispersão
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
NÚCLEO DE ENSINO EM SAÚDE PÚBLICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NOVA SAÚDE PÚBLICA
Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina,
Brasil. CEP: 64049-550


PLANO DE ENSINO



Unidade Pedagógica: Tópicos Integradores em Saúde Pública II
Carga Horária: 15 horas (0. 1. 0)

Professor: Prof. Dra. Lucia da Silva Vilarinho

Ementa:
Educação Interprofissional. Temas transversais às unidades pedagógicas do curso. Análise do processo de trabalho em saúde e atuação na perspectiva da interprofissionalidade.

Objetivos:
- Fomentar o debate da Educação Interprofissional (EIP) na formação em saúde e do Trabalho Interprofissional em saúde no contexto da Educação Continuada dos profissionais de saúde.
- Discutir possibilidades, Limites e desafios do trabalho interprofissional na atenção básica no enfrentamento da COVID-19 nos cenários de prática dos discentes nos diversos territórios de saúde do estado.
- Identificar, formular e fundamentar aportes teórico-metodológicos e práticos de EIP e de trabalho interprofissional para o TCC, com destaque das competências a serem trabalhadas.
- Apreender mecanismos de trabalho em saúde para instrumentalizar o trabalho dos profissionais no SUS no contexto de pandemia da COVID-19 e preservar a saúde dos trabalhadores: protocolos, tecnologias leves e leve-duras, estratégias de cuidado de quem cuida e outros.

COMPETÊNCIAS TRABALHADAS:

- Reafirmar o papel do profissional de saúde como agente social de mudança para a sociedade e para o SUS.
- Qualificar os profissionais para o trabalho interprofissional colaborativo e em equipe na saúde no contexto de enfrentamento da COVID-19.
- Quantificar e qualificar competências de interprofissionalidade a serem exploradas no TCC.


Conteúdo Programático:
UNIDADE I
? Competências da Interprofissionalidade em saúde como estratégias de mudança na formação e no trabalho dos profisionais ? Mudar é preciso:
- Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde e a educação continuada dos trabalhadores no SUS.

UNIDADE II
? Processos de trabalho em saúde na atenção básica e a interprofissionalidade: Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional para enfrentamento da COVID-19 nos cenários de prática dos discentes.
- Tecnologias do cuidado em saúde: tecnologias leves e leve-duras, estratégias de cuidado da saúde do trabalhador.

UNIDADE III ? Lições aprendidas: Relatos para o TCC.


Metodologia de ensino:
- Dinâmicas de grupo.
- Aplicação de metodologia ativas.
- Exposição teórica seguida de discussão.
- Lives.
- Relato de experiência.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Procedimentos de Avaliação e Aprendizagem:
- Avaliação 1 (10,0): Quantificar e qualificar competências de interprofissionalidade a serem exploradas no TCC (nota atribuída do PROVÃO).
- Avaliação 2 (10,0): Trabalho individual sobre as competências de interprofissionalidade exploradas no TCC
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia:
COSTA, M.V. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. In: SOUZA, M.R.P(Org.). Nova Formação em Saúde Pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Vol. 2. Rio de Janeiro, RJ; Fiocruz, ENSP, RedEscola, 2019.
COSTA, M.V; PEDUZZI, M. FREIRE FILHO, J,R. SILVA, C.B.G.
Educação Interprofissional em Saúde. Natal:SEDIS-UFRN, 2018
MERHY. E.E. Saúde: A CARTOGRAFIA DO TRABALHO VIVO. 3a Ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2002. (Saúde em Debate, 145).
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Genebra: OMS; 2010.

Bibliografia complementar será indicada durante o componente pedagógico.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/03/2021
03/03/2021
Apresentação do Plano da Unidade Pedagógica.
10/03/2021
10/03/2021
Educação e Trabalho interprofissional em saúde.
17/03/2021
17/03/2021
Trabalho Interprofissional no enfrentamento à COVID-19 na APS: Lições e aprendizado
24/03/2021
24/03/2021
O Desafio de formar profissionais de saúde aptos às exigências do sec. XXI.
31/03/2021
31/03/2021
(Aula assíncrona) Estudo dirigido sobre o tema com estudo de vídeo “VIDAS HUMANAS IMPORTAM: Aspectos psicossociais da pandemia – Prof. Dr. Carlos Eduardo G. Leal) e de texto para leitura.
07/04/2021
07/04/2021
Tecnologias do cuidado em saúde.
14/04/2021
14/04/2021
Proteção e assistência às saúde dos profissionais na COVID-19.
21/04/2021
21/04/2021
(Aula assíncrona)- Formulação sobre Sobre a EIP e o trabalho interprofissional em saúde para o TCC: • Conceitue e descreva como estes estão presentes no seu processo de trabalho em saúde e discorra como eles estão sendo requisitados no contexto de pandemia da COVID-19 no seu cenário de trabalho (mudanças e/ou desafios convocados pela pandemia da COVID-19 nas realidades de trabalho no território (comunidade, município, região de saúde) e as lições apreendidas. • Deixe claro o marco teórico de referência que será utilizado para o estudo, qualificar conceitos discutidos/abordados e o contexto. • Destacar competências e habilidades de interprofissionalidade abordadas. • Apresentar os resultados alcançados.
28/04/2021
28/04/2021
Estudo Dirigido.
05/05/2021
05/05/2021
Tecnologias Leves.
12/05/2021
12/05/2021
Preparação de material para o TCC.
19/05/2021
19/05/2021
Apresentação de estudo e discussão.
26/05/2021
26/05/2021
A Nova saúde Pública.
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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