Metodologia: |
Ambiente virtual de aprendizagem (turma virtual do SIGAA): apresentação do conteúdo da disciplina, contendo texto explicativo e atividades a serem desenvolvidas individualmente ou em grupo; Aulas interativas: apresentação e/ou discussão síncrona/assíncronas, através da turma virtual do SIGAA, abordando temas específicos trabalhados em cada módulo, utilizando o Google Meet, Google Classroom ou ZOOM (o acesso será disponibilizado no SIGAA de forma antecipada); Textos eletrônicos: disponibilização para acesso, através do SIGAA, no recurso textos complementares, de conteúdo específicos para estudos, análises e reflexões; Fóruns: discussões síncronas (Google Meet/ZOOM) e assíncronas (Fóruns no SIGAA) de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina. Na turma virtual do SIGAA, o acesso aos fóruns é permanente, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana; entretanto, a participação dos alunos deverá ser realizada no período de vigência do fórum; Apresentação de trabalhos: envio de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo (Tarefas), através de ferramenta própria da turma virtual do SIGAA.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno com mais de 25% de faltas está automaticamente reprovado, independente da nota. Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações: NF ≥7,0
.... Aprovado 4,0 ≤ NF ≤6,9
....Exame Final NF ≤3,9
..Reprovado
Avaliações: Serão realizadas três avaliações: - 1ª avaliação: Atividade Dirigida (5,0) + Questionário VIA (2,5) + Fórum de discussão (2,5) - 2ª avaliação: Questionário dos Incidentes Críticos (2,5) + Estudo de Caso (2,5) + Fórum - Apresentação Oral e Escrita (5,0)
A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática: NF= (P1+P2) / 2
|
Bibliografia:
| Bibliografia Básica
GORDON, J. O Poder da Liderança Positiva: como e porque líderes positivos transformam equipes e organizações e mudam o mundo / Jon Gordon: traduzido por Carlos Bacci. Rio de janeiro: Alta books editora, 2018. PINA, M. C.; REGO, A. Liderança positiva. 2. ed. Lisboa: Editorial Reviews, 2013.
REGO, A.; PINA, M. C. Liderança: a virtude está no meio. São Paulo: Editora Actual, 2011.
REGO, A.; CUNHA, M. P. Que Líder Sou Eu? Manual de apoio ao desenvolvimento de competência de liderança. 2. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2018.
Bibliografia Complementar
ARAUJO, L. F. de. A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade. Psicol. Estud. Maringá. v. 18 n. 4, out./dez. 2013.
REGO, A.; CUNHA, M.P. E; CLEGG. S. Liderança Global Virtuosa. Revista de Psicologia. Fortaleza, v. 1 n. 1, p. 9-32, jan./jun. 2010. Disponivel em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/44/43. Acesso em: 24 mar. 2019.
RIBEIRO, N.; REGO, A.; PINA, M. C. A virtude nas organizações: fonte de progresso e sustentabilidade. Lisboa: Sinais de Fogo Publicações, 2013.
SELIGMAN, M. E. P. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar.Tradução: LOPES, C. P. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
SIEBEL; B. L.; POLLETTO, M. Psicologia positiva: História e futuro. In: SIEBEL, B. L.; POLETTO, M.; KOLLER, S. H. (Orgs.). Psicologia positiva: teoria, pesquisa e intervenção. Curitiba: Juruá, 2016.
VAZQUEZ, A. C. S. A psicologia positiva organizacional e do trabalho (PPTO): fundamentos e aplicações. In: VAZQUEZ, A. C. S.; HUTZ, C. S. Aplicações da psicologia positiva: trabalho e organizações São Paulo: Hogrefe, 2018.
|