• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

ANNA CAROLINA TOLEDO DA CUNHA PEREIRA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIOMEDICINA/CMRV

Ir ao Menu Principal

anna carolina toledo da cunha pereira

BMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE BIOMEDICINA/CMRV

MPSF007 - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (19/09/2023 - 19/10/2023)

Entender o processo de construção científica oferece a possibilidade de construção de argumentações a partir de conclusões teoricamente fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, a disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho  oferecerá a compreensão das características da investigação científica, de modo a distingui-la de outros tipos de conhecimento, além de apresentar recursos metodológicos que estimulem a argumentação e o senso crítico do alunado, posicionando-o no centro da aprendizagem.

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/08/16/19/36/brain-7391037_640.jpg

 

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vindas e bem-vindos à disciplina Investigação científica e formação para o trabalho, do Curso de Especialização “Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho”. Nesta disciplina, iremos dialogar sobre a aplicabilidade da Ciência no cotidiano da atividade docente e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação dos/das discentes da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas, compreenderemos como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos/as uma ótima imersão!

 

Para que você tenha melhor aproveitamento da disciplina e possa contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina em que compreenderemos o percurso do pensamento científico e como este se aplica no processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

No percurso da disciplina, você contará com o acompanhamento da Profª Kary Emanuelle Reis Coimbra e da Tutora Rosiany de Sousa Luz.r

CONHEÇA A PROFESSORA:

 

Mini currículo: Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (PPGPP-UFPI), na Linha de Pesquisa de Cultura, Identidade e Processos Sociais; Mestra em Administração pela da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD-UFMG), na Linha de Pesquisa de Estudos Organizacionais e Sociedade; e Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduanda em Licenciatura em Filosofia (UNISINOS). Professora Adjunta no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Senador Helvidio Nunes de Barros (Picos). 

 

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3442401626574662



   1. PLANO_DE_DISCIPLINA_Investigação científica (Profª Kary).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (19/09/2023 - 19/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 19/09/2023 às 08:00 a 20/10/2023 às 23:59
UNIDADE I (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE I: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

  • Conceitos de Ciência
  • Ciência Moderna
  • Desenvolvimento da Ciência
  • O que pretende a ciência?
  • Conhecimento científico
  • Tipos de Conhecimento
  • Impasses da Ciência

O objetivo da Unidade I é promover a discussão sobre o conceito de Ciência e seu papel na construção do  conhecimento.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=Js3XxXyD0II 

O filme Oppenheimer (2023), do cineasta  Christopher Nolan, retrata o processo científico e o contexto político-social em torno da criação da bomba atômica, liderada pelo físico J. Robert Oppenheimer, entre 1940 e 1946. As bombas produzidas ocasionaram explosões sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Na Unidade I nós vimos os conceitos de Ciência, seus limites e contradições. Vimos também como se constrói conhecimento à luz do método científico.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 19/09/2023 às 08:00 a 30/09/2023 às 23:59
    
Inicia em 19/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2023 às 23h 59
   Primeira Aula Síncrona - 23/09/2023 (Link Externo)

Primeira Aula Síncrona da disciplina Investigação Científica e Formação para o trabalho , realizada no dia 23/09/2023.

UNIDADE II (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Objetivos do Ensino por investigação
  • Aspectos do Ensino por investigação
  • Habilidades desenvolvidas
  • Sequência do Ensino por investigação
  • Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é abordar o desenvolvimento do Ensino por Investigação.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=waIqeO_enF4

A peça-chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem colocadas e busque extrair o máximo de informações na interação aluno-professor. 

 

Na Unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência em que o professor substitui a conduta conteudista pelo papel de mediador do conhecimento.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 01/10/2023 às 08:00 a 12/10/2023 às 23:59
    
Inicia em 01/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 12/10/2023 às 23h 59
   Segunda Aula Síncrona - 07/10/2023 (Link Externo)

Boa tarde, pessoal. Aos que não puderam participar da aula síncrona, disponibilizamos o link da gravação da aula.

Não deixem de assistir! Bons estudos!

UNIDADE III (19/09/2023 - 19/10/2023)

UNIDADE 3: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

  • Aprendizagem baseada em problema (ABP)
  • Sequência de APB
  • Princípios gerais da ABP
  • Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

O objetivo da Unidade  III é apresentar o conceito aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=qk6vS8UDT0c

Uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer o “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante é repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio!

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação e o processo de aprendizagem criativa.

AVALIAÇÃO (19/09/2023 - 19/10/2023)
    
Inicia em 13/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/10/2023 às 23h 59
    
Inicia em 15/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 17/10/2023 às 23h 59
    
Inicia em 31/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 31/10/2023 às 23h 59
Acolhida aos Mestrandos. Apresentacao do Modulo. Tipos de conhecimento. (08/04/2021 - 08/04/2021)
Acolhida aos Mestrandos. Apresentac?a?o do Mo?dulo. Tipos de conhecimento.
Correntes filosoficas do pensamento (09/04/2021 - 09/04/2021)
Correntes filoso?ficas do pensamento
Do objeto as correntes filosoficas (09/04/2021 - 22/04/2021)
Do objeto a?s correntes filoso?ficas
A natureza da ciencia e seu papel na sociedade. O modo de pensar pos-moderno. (22/04/2021 - 22/04/2021)
A natureza da cie?ncia e seu papel na sociedade. O modo de pensar po?s-moderno.
A producao do conhecimento na Saude Coletiva e na Saude da Familia (23/04/2021 - 23/04/2021)
A produc?a?o do conhecimento na Sau?de Coletiva e na Sau?de da Fami?lia
Frequências da Turma
# Matrícula ABR Total
08 09 10 15 16 17 22 23
1 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
2 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
3 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
4 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
5 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
6 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
7 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
8 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
9 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
10 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
11 2020101**** 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
12 2020101**** 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
13 2020101**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
14 2020101**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
15 2020101**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção e aplicação de conhecimento na atenção básica. Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde. Características e limitações de estudos epidemiológicos seccionais e longitudinais. Utilidade dos programas estatísticos. Desenvolvimento de instrumentos para coleta de dados em nível local. Métodos de pesquisa qualitativa. Triangulação de métodos. Busca de referências nas principais bases bibliográficas eletrônicas. Sistematização e apresentação de referências bibliográficas com apoio de softwares. Elaboração de projetos de investigação e de intervenção.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem serão trabalhadas as seguintes estratégias educacionais: Grupo Tutorial, Caso Análise, Painel Integrado, Estudo Dirigido, Webinário, Oficina de Trabalho, Filme, Fórum de Discussão e Roda de Conversa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação dos mestrandos é, prioritariamente, formativa com foco no processo de desenvolvimento de competência para atuar na Estratégia Saúde da Família, conforme matriz que orienta o currículo e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as atividades educacionais correspondentes a cada um dos objetivos específicos de um módulo, o docente responsável deve realizar a avaliação do processo de ensino aprendizagem dos mestrandos em duas dimensões:<br />1a. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para o módulo.<br />2a. Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES, R. O que é científico. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Disponível em: <http://www.polbr.med.br/arquivo/arquivo_99.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2014.<br />CAMARGO JÚNIOR, K.R. A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico. In: CAPONE, S. et al. Medicalização da vida – ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoca: Unisul, 2012.<br />FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012. FREIRE-MAIA, N. A ciencia por dentro. 6. ed. Petropolis: Vozes, 2000.<br />LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Sao Paulo: Cultrix, 1979.<br />MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. Sao Paulo: Atlas, 2003. p. 75-82.<br />MORIN, E. Ciencia com consciencia. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.<br />OLIVEIRA, A. S. et. al. Introducao ao pensamento filosofico. 8. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.<br />SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciencias. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/04/2021
08/04/2021
Acolhida aos Mestrandos. Apresentacao do Modulo. Tipos de conhecimento.
09/04/2021
22/04/2021
Do objeto as correntes filosoficas
09/04/2021
09/04/2021
Correntes filosoficas do pensamento
22/04/2021
22/04/2021
A natureza da ciencia e seu papel na sociedade. O modo de pensar pos-moderno.
23/04/2021
23/04/2021
A producao do conhecimento na Saude Coletiva e na Saude da Familia
Avaliações
Data Descrição
08/04/2021 1ª Avaliação
22/04/2021 2ª Avaliação
23/04/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Boas vindas!!! 07/04/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 07:46