Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso será desenvolvido por meio dos seguintes procedimentos: Exposições - A professora fará a apresentação e problematização do texto indicado. Mesas Redondas Os/as estudantes (previamente definidos) serão os expositores (salvo na terceira que um deles será o moderador). O moderador terá 10 minutos para fazer uma pequena introdução ao tema, em seguida cada expositor terá até 25 para expor sua compreensão do problema a parttir dos textos estudados na unidade, depois o moderador apresenta uma síntese do que foi exposto e, por fim, convida os demais alunos a fazerem perguntas aos expositores. Seminários (realizados por 2 alunos, exceto o Seminário da 6ª Sessão que será realizado por 1 aluno): Exposição do TEMA da aula por até 1:00h, tendo por base um roteiro (sugere-se que este seja distribuído para os demais alunos) que contemple os seguintes aspectos: apresentação dos autores e obras, destacando contexto histórico e intelectual em que essa foi produzida, as questões levantadas, os argumentos apresentados, os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados, as contribuições da obra para a disciplina /ou curso. Recomenda-se, ainda, que haja clareza e objetividade na exposição e que seja estimulado o debate e a participação dos demais.
Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:
a. Que todos façam as leituras indicadas. b. A aquisição das obras indicadas, pois, ainda que apenas uma parte seja trabalhada, é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas e disponibilizaremos no SIGAA aquelas que tiveram versão digital.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Teremos 3 avaliações: 1ª Avaliação: Participação nas Mesas Redondas, conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso. Data: conforme cronograma da disciplina Os alunos que fizeram perguntas aos participantes da Mesa Redonda terão pontos qualitativos. 2ª Avaliação: Apresentação de um seminário temático conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso. Data: conforme cronograma da disciplina 3ª: Ensaio, envolvendo pelo menos DOIS dos AUTORES e TEXTOS estudados e com 10 a 15 páginas. DATA DE ENTREGA: ATÉ 07 DIAS APÓS A CONCLUSÃO DAS AULAS (data provável de entrega: 05.07. 2021).
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Horário de atendimento:
| 4ª feira das 16 às 18 horas |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BELLAMY, Richard. Liberalismo e sociedade moderna. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1994. BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. (5ª reimpressão). BOBBIO, Norberto; BOVERO, Michelangelo. Sociedade e Estado na filosofia política moderna. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense. CHILCOTE, Ronald H. Teorias de Política comparativa: em busca de um paradigma reconsiderado. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Petrópolis, RJ: 1997. FONSECA, Eduardo Gianetti da. Vícios privados, benefícios públicos? A ética na riqueza das nações. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. GRAMSCI, Antonio - Maquiavel, a Política e o Estado Moderno, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. GIDDENS, Anthony. O Estado-Nação e a violência. Trad. Beatriz Guimarães. São Paulo: Edusp, 2001. JOLY. Maurice. Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: UNESP, 2009. (Col Pequenos Frascos). QUIRINO, Célia Galvão et alii. Clássicos do pensamento político. São Paulo: EDUSP, 1998. ROSANVALLON, Pierre. O liberalismo econômico história da idéia de mercado. Trad. Antonio Penalves Rocha. Bauru (SP): EDUSC, 2002. SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. Trad. Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. (1ª reimpressão). . Hobbes e a liberdade republicana. Trad. Modesto Florenzano. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
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