Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h Semestre: 2021-1 Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança. Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus Objetivos: Geral: Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19
Específicos: - Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas; - Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19; - Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; - Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.
PLANO DE CURSO
Unidade 0. 1 sessão de 4 h Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus. Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula. Referências FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1) MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2) SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3) TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)
UNIDADE I
Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)
Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.
Referências básicas AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1) BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2) BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3) CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4) GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5) HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6) HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7) MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8) MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a) ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9) RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10) WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11) WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)
Distribuição das sessões Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero Sessão 2 T3 - T5- T11 Sessão 3 T 7- T9- T10 Sessão 4 T 1- T 4- T-12 Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a
UNIDADE II
Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)
Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina
Referências: BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1) CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2) CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)
CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4) CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5) DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6) HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7) HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8) HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9) MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10) RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11) VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)
Distribuição das sessões Sessão 1 T7 ? T10 ? T12 Sessão 2 T6 ? T8 ? T9 Sessão 3 T3- T4- T5 Sessão 4 T1- T 2- T11 Sessão 5 T13-T14
***************** Atividade coletiva, extra-classe: BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13) BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)
Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.
**************************** UNIDADE III Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)
Sessão Especial Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP ( 1 sessão= 4 horas) Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs
Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h) Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo a ordem abaixo
ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42 DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152 QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.
ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38. BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239 MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116
ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO. HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352 RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014 SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180
ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36
ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186 CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58 O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58
ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102 SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.
ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16 FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218. SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849
ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19 CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.
************************************** Processo de avaliação: Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de: -Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários). O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos. Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.
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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares) ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013 BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68 BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67. BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26 BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998. CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 57-67 (T 4-c) CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995. CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b) CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a) CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236 CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000. CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição. O clássico e o popular na modernidade latino-americana. SÉRIE ANTROPOLOGIA 109. Brasília, UnB, 1991, 28 p. CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998 CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012 CHAUÌ, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, 23, 1995, p. 72-84. COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/ COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000. DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-books. Brasil.com, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf DUSSEl, Enrique. Estética e ser. En: ______ Historia de la filosofía latinoamericana y filosofía de la liberación, Bogotá: Nueva America, 1994, p. 289-296 ECOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. FLEURY. Laurent. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In: _____ O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1999, p 142- 181 GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2002 GIMÉNEZ, Gilberto. Identidades étnicas: estado de la cuestión. En: REINA, Letícia (coord.). Los Retos de la etnicidad en los estados-nación del siglo XXI. México: CIESAS/INI/Porrúa, 2000, p. 45-70 HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264 HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p 169-214 IANNI, Octavio. Revolução e cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, p 63-84 IANNI, Octavio. Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1991, pp, 161-188 LONDOÑO, Herando. Políticas culturales: la producción historiográfica sobre América Latina en la primera mitad del siglo XX. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, vol. 44, núm. 1, Enero-Junio/2017, p. 363-385. MANHEIM, Karl. Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014 MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997 MENDES, José Manuel Oliveira. O desafio das identidades. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2020, p. 503-540 MICELI, Sergio; PONTES, Heloisa Pontes (orgs.). Cultura e sociedade: Brasil e Argentina. São Paulo, Edusp, 2014 MORAES, Maria Dione Carvalho de. Gestão pública da cultura no Piauí: uma trajetória. Palestra de abertura do Seminário ?Cultura e Gestão Pública no Piauí: um debate necessário?. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 7 de julho de 2017 MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Curso de Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p. MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p. MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE, 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014. MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional ?1 MINUTO PARA A DANÇA?. Teresina, outubro de 2016, 17 p. MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1- Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85 MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40 OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Os (des)caminhos da identidade. RBCS. Vol. 15, no 42, fevereiro/2000, p. 7-21 ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147 ORTIZ, Renato. Estudos culturais. Tempo Social ? USP, junho 2004, p. 119-127. PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996. PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, p. 149-165 PRYSTHON, Ângela. Revisitando a antropofagia: os estudos culturais brasileiros nos anos 90. FAMECOS. Porto Alegre, nº 17, abril 2002, p 101-110 QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, p 18-31. ROCHA, Renata. Políticas culturais na América Latina: uma abordagem teórico-conceitual. Poli. Cult. Rev. Salvador, vol. 9, n. 2, jul./dez./ 2016, p.674-703 RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 RUBIM, Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007 SANTOS, Maria Lourdes Lima do. Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura popular, a cultura de massas). Análise Social, vol. XXIV (101-102), 1988 (2.°-3.°), p. 689-70 SAPHIRO, Roberta. O que é artificação? Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, jan./abr. 2007 SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, p 32-47 SCHAWRZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In:______. Ao vencedor as batatas. Forma literária e processo social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012 SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007 p. 19-54 SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, p 81-94. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. O rato que ruge: o discurso crítico-literário pós-colonial como suplemento. Revista Crop. Traveling Theory ? Viagens teóricas, p. 60-66. Disponível em: http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao01/v01a10.pdf VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p 27-38. ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010 WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010 WARNIER, Jean-Pierre.. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003. WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951 WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36 WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h Semestre: 2021-1 Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança. Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus Objetivos: Geral: Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19
Específicos: - Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas; - Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19; - Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; - Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.
PLANO DE CURSO
Unidade 0. 1 sessão de 4 h Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus. Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula. Referências FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1) MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2) SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3) TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)
UNIDADE I
Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)
Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.
Referências básicas AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1) BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2) BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3) CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4) GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5) HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6) HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7) MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8) MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a) ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9) RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10) WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11) WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)
Distribuição das sessões Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero Sessão 2 T3 - T5- T11 Sessão 3 T 7- T9- T10 Sessão 4 T 1- T 4- T-12 Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a
UNIDADE II
Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)
Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina
Referências: BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1) CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2) CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)
CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4) CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5) DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6) HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7) HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8) HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9) MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10) RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11) VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)
Distribuição das sessões Sessão 1 T7 ? T10 ? T12 Sessão 2 T6 ? T8 ? T9 Sessão 3 T3- T4- T5 Sessão 4 T1- T 2- T11 Sessão 5 T13-T14
***************** Atividade coletiva, extra-classe: BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13) BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)
Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.
**************************** UNIDADE III Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)
Sessão Especial Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP ( 1 sessão= 4 horas) Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs
Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h) Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo aordem abaixo
ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42 DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152 QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.
ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38. BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239 MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116
ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO. HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352 RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014 SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180
ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36
ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186 CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58 O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58
ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102 SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.
ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16 FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218. SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849
ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19 CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.
************************************** Processo de avaliação: Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de: -Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários). O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos. Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.
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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares) ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013 BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68 BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67. BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26 BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132. BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998. CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 57-67 (T 4-c) CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995. CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b) CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a) CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236 CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000. CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição. O clássico e o popular na modernidade latino-americana. SÉRIE ANTROPOLOGIA 109. Brasília, UnB, 1991, 28 p. CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998 CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012 CHAUÌ, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, 23, 1995, p. 72-84. COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/ COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000. DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-books. Brasil.com, 2003. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf DUSSEl, Enrique. Estética e ser. En: ______ Historia de la filosofía latinoamericana y filosofía de la liberación, Bogotá: Nueva America, 1994, p. 289-296 ECOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. FLEURY. Laurent. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. 19-40/ p 131-158 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In: _____ O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1999, p 142- 181 GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2002 GIMÉNEZ, Gilberto. Identidades étnicas: estado de la cuestión. En: REINA, Letícia (coord.). 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Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p. MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE, 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014. MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional ?1 MINUTO PARA A DANÇA?. Teresina, outubro de 2016, 17 p. MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1- Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85 MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40 OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 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São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012 SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007 p. 19-54 SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, p 81-94. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. O rato que ruge: o discurso crítico-literário pós-colonial como suplemento. Revista Crop. Traveling Theory ? Viagens teóricas, p. 60-66. Disponível em: http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao01/v01a10.pdf VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p 27-38. ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010 WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010 WARNIER, Jean-Pierre.. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003. WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951 WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36 WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011 WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
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Horário de atendimento:
| 15 às 19:00 |
Bibliografia:
| UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h Semestre: 2021-1 Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança. Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus Objetivos: Geral: Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19
Específicos: - Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas; - Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19; - Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; - Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.
PLANO DE CURSO
Unidade 0. 1 sessão de 4 h Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus. Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula. Referências FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1) MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2) SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3) TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)
UNIDADE I
Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)
Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.
Referências básicas AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1) BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2) BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3) CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4) GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5) HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6) HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7) MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8) MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a) ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9) RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10) WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11) WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)
Distribuição das sessões Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero Sessão 2 T3 - T5- T11 Sessão 3 T 7- T9- T10 Sessão 4 T 1- T 4- T-12 Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a
UNIDADE II
Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)
Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina
Referências: BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1) CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2) CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)
CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4) CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5) DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6) HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7) HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8) HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9) MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10) RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11) VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)
Distribuição das sessões Sessão 1 T7 ? T10 ? T12 Sessão 2 T6 ? T8 ? T9 Sessão 3 T3- T4- T5 Sessão 4 T1- T 2- T11 Sessão 5 T13-T14
***************** Atividade coletiva, extra-classe: BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13) BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)
Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.
**************************** UNIDADE III Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)
Sessão Especial Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP ( 1 sessão= 4 horas) Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs
Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h) Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo aordem abaixo
ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42 DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152 QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.
ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38. BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239 MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116
ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO. HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352 RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014 SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180
ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36
ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186 CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58 O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58
ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102 SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.
ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16 FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218. SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849
ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19 CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152. KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.
************************************** Processo de avaliação: Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de: -Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários). O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos. Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.
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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares) ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013 BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68 BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67. BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. 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