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PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Unidade 0. Atividade extra-classe: leitura dos textos para a próxima aula presencial (15/03/2021 - 15/03/2021)
Atividade extra-classe: leitura dos textos para a próxima aula presencial
Inicio da Unidade 0 (22/03/2021 - 22/03/2021)
Apresentação da turma e da professora Unidade 0. 1 sessão de 4 h : Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos? Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus. Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula. Referências+ apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero
Inicio da Unidade I (29/03/2021 - 29/03/2021)
UNIDADE I Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas) Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.
Cont. Unidade I (05/04/2021 - 05/04/2021)
Continuação Unidade I (12/04/2021 - 12/04/2021)
Conclusão da Unidade I. (19/04/2021 - 19/04/2021)
Inicio da Unidade II (26/04/2021 - 26/04/2021)
Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas) Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina
Continuação Unidade II (03/05/2021 - 03/05/2021)
Cont. da Unidade II (10/05/2021 - 10/05/2021)
Conclusão da Unidade II (17/05/2021 - 17/05/2021)
Inicio da Unidade III (24/05/2021 - 24/05/2021)
Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas) Sessão Especial Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP ( 1 sessão= 4 horas) Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h) Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo a ordem abaixo
Cont. Unidade III -Circulo de pesquisa em Cultura e Identidade no PPGPP/UFPI (31/05/2021 - 31/05/2021)
Circulo de pesquisa em Cultura e Identidade no PPGPP/UFPI, com participação de de duas doutorandas e uma mestranda do programas, apresentando suas pesquisas na Linha de Pesquisa Cultura, Identidade e Processos sociais.
Cont. Unidade III - Inicio apresentação dos EDŽs (07/06/2021 - 07/06/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Continuação Unidade III (14/06/2021 - 14/06/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Continuação Unidade III (14/06/2021 - 14/06/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Cont. Unidade III (21/06/2021 - 21/06/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Cont. Unidade III (28/06/2021 - 28/06/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Conclusão Unidade III (05/07/2021 - 05/07/2021)
Apresentação de ED´s por discentes
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
5 2021100**** 9,0 9.0 3 AM
6 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2021100**** 8,0 8.0 8 AM
9 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
10 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2021100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP
Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h
Semestre: 2021-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos:
Geral:
Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19

Específicos:
- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;
- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil;
- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.

PLANO DE CURSO

Unidade 0. 1 sessão de 4 h
Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus.
Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.
Referências
FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2)
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3)
TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)

UNIDADE I

Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)

Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Referências básicas
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3)
CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4)
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8)
MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a)
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9)
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10)
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11)
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero
Sessão 2 T3 - T5- T11
Sessão 3 T 7- T9- T10
Sessão 4 T 1- T 4- T-12
Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a


UNIDADE II

Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)

Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina

Referências:
BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)
CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)

CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4)
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6)
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7)
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8)
HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9)
MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10)
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11)
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 T7 ? T10 ? T12
Sessão 2 T6 ? T8 ? T9
Sessão 3 T3- T4- T5
Sessão 4 T1- T 2- T11
Sessão 5 T13-T14

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Atividade coletiva, extra-classe:
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13)
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)

Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.

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UNIDADE III
Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)

Sessão Especial
Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP
( 1 sessão= 4 horas)
Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs

Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)
Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo a ordem abaixo

ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.

ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.
BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239
MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116

ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352
RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014
SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180

ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p.
MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36

ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS
ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186
CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58
O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58

ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.

ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16
FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.
SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849

ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19
CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.

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Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários).
O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos.
Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.

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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)
ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226
ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013
BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.
BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26
BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336
BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. 57-67 (T 4-c)
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html
CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b)
CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a)
CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236
CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000.
CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição. O clássico e o popular na modernidade latino-americana. SÉRIE ANTROPOLOGIA 109. Brasília, UnB, 1991, 28 p.
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SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, p 32-47
SCHAWRZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In:______. Ao vencedor as batatas. Forma literária e processo social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012
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VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p 27-38.
ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010
WARNIER, Jean-Pierre.. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003.
WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951
WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP
Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h
Semestre: 2021-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos:
Geral:
Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19

Específicos:
- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;
- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil;
- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.

PLANO DE CURSO

Unidade 0. 1 sessão de 4 h
Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus.
Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.
Referências
FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2)
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3)
TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)

UNIDADE I

Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)

Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Referências básicas
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3)
CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4)
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8)
MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a)
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9)
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10)
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11)
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero
Sessão 2 T3 - T5- T11
Sessão 3 T 7- T9- T10
Sessão 4 T 1- T 4- T-12
Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a


UNIDADE II

Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)

Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina

Referências:
BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)
CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)

CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4)
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6)
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7)
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8)
HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9)
MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10)
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11)
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 T7 ? T10 ? T12
Sessão 2 T6 ? T8 ? T9
Sessão 3 T3- T4- T5
Sessão 4 T1- T 2- T11
Sessão 5 T13-T14

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Atividade coletiva, extra-classe:
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13)
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)

Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.

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UNIDADE III
Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)

Sessão Especial
Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP
( 1 sessão= 4 horas)
Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs

Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)
Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo aordem abaixo

ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.

ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.
BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239
MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116

ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352
RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014
SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180

ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p.
MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36

ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS
ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186
CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58
O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58

ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.

ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16
FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.
SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849

ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19
CALABRE, Lia. A arte e a cultura em tempos de pandemia. Extraprensa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 7-21, jan./jun. 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/170903/162152.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.

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Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários).
O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos.
Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.

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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)
ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226
ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013
BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68
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WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

Horário de atendimento: 15 às 19:00
Bibliografia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP
Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h
Semestre: 2021-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus

Objetivos:
Geral:
Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19

Específicos:
- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;
- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil;
- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções entre ? e aplicações de ? conteúdos estudados e seus próprios objetos de estudo.

PLANO DE CURSO

Unidade 0. 1 sessão de 4 h
Crise contemporânea do corona vírus e o tecido sociocultural: redesenhos?
Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial do corona vírus.
Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.
Referências
FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/ (T 1)
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril 2020. Acesso em 2 de maio/2020 (T 2)
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ (T 3)
TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/126 (T 4)

UNIDADE I

Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (5 sessões de 4 horas = 20 horas)

Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da Cultura, Estudos Culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Referências básicas
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 7-16 (T 3)
CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-43 (T 4)
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 5)
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T 6)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218. (T 7)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 (T8)
MAFESOLI, Michel. Capitulo 1- A comunidade emocional (argumentos de uma pesquisa. In: ______. O tempo das tribos. O declínio do individualismo na sociedade de massas. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999, p. 13-44 (T 8a)
ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ 2002, p. 19-32 (T 9)
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31(T 10)
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p. (T 11)
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. (T 12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 Apresentação da turma e da professora + apresentação e debate do resultado do trabalho da Unidade Zero
Sessão 2 T3 - T5- T11
Sessão 3 T 7- T9- T10
Sessão 4 T 1- T 4- T-12
Sessão 5 T 2- T6 ?T8 e T8a


UNIDADE II

Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)

Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, no Brasil e na América Latina

Referências:
BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)
CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)

CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, 1990, p. 13-61 (T4)
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 (T6)
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T7)
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 8)
HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941 (T 9)
MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, 2009, p. 216-222. (T10)
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p 12-36 (T11)
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T12)

Distribuição das sessões
Sessão 1 T7 ? T10 ? T12
Sessão 2 T6 ? T8 ? T9
Sessão 3 T3- T4- T5
Sessão 4 T1- T 2- T11
Sessão 5 T13-T14

*****************
Atividade coletiva, extra-classe:
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T13)
BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T14)

Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de cultura do PNC e do SNC.

****************************
UNIDADE III
Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.
Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)

Sessão Especial
Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP
( 1 sessão= 4 horas)
Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs

Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)
Serão apresentados dois Ed´s por sessão, seguindo aordem abaixo

ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 19-42
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.

ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: TEIAS DE AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS
ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.
BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239
MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116

ED 3- ETNICIDADES, RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO.
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352
RAMOS, Alcida Rita. Ensaio sobre o não entendimento interétnico, 444. SÉRIE ANTROPOLOGIA, Brasília, DAN/UnB, 2014
SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, p 159-180

ED 4- IDENTIDADES, RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p.
MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes? Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36

ED 5- CULTURA, IDENTIDADES E DESAFIOS DOS NOVOS NOMINALIMOS: POVOS ORIGINÁRIOS, QUILOMBOLAS E CAMPESINATOS
ALMEIDA, Mauro Barbosa. Narrativas agrárias e a morte do campesinato. RURIS, volume 1, número 2, setembro de 2007, p. 157-186
CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: Editora UNESP, 2006: 19-58
O´DWYER, Eliane Cantarino. Terras de Quilombo. Identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. TOMO, São Cristóvão-SE, nº 11 jul./dez. 2007, p. 42-58

ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE ?PÓS-VERDADE? E FAKE NEWS
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102
SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249.

ED 7 - CULTURA, ARTE, E SOCIEDADE
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: _____. As regras da arte Companhia das Letras, 1996, p 11-16
FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218.
SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849

ED 8 ? CULTURA, IDENTIDADE, RACISMO, E IMAGINÁRIOS EM CRISE NA PANDEMIA COVID-19
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KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos, et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, 34 (99), 2020, p. 225-243.

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Processo de avaliação:
Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, observância de horários, e compromisso, por meio de:
-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo? (seminários).
O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou trabalhos escritos e fichamentos de textos.
Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora.

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OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)
ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226
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ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. 93-114.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. 89-117, 2013
BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.
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BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336
BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.
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CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a)
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WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2021
15/03/2021
Unidade 0. Atividade extra-classe: leitura dos textos para a próxima aula presencial
22/03/2021
22/03/2021
Inicio da Unidade 0
29/03/2021
29/03/2021
Inicio da Unidade I
05/04/2021
05/04/2021
Cont. Unidade I
12/04/2021
12/04/2021
Continuação Unidade I
19/04/2021
19/04/2021
Conclusão da Unidade I.
26/04/2021
26/04/2021
Inicio da Unidade II
03/05/2021
03/05/2021
Continuação Unidade II
10/05/2021
10/05/2021
Cont. da Unidade II
17/05/2021
17/05/2021
Conclusão da Unidade II
24/05/2021
24/05/2021
Inicio da Unidade III
31/05/2021
31/05/2021
Cont. Unidade III -Circulo de pesquisa em Cultura e Identidade no PPGPP/UFPI
07/06/2021
07/06/2021
Cont. Unidade III - Inicio apresentação dos EDŽs
14/06/2021
14/06/2021
Continuação Unidade III
14/06/2021
14/06/2021
Continuação Unidade III
21/06/2021
21/06/2021
Cont. Unidade III
28/06/2021
28/06/2021
Cont. Unidade III
05/07/2021
05/07/2021
Conclusão Unidade III
Avaliações
Data Descrição
12/07/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
sobre a aula de hoje 29/03/2021
Sobre Fichamentos 19/03/2021
Comunicado sobre aula de hoje 15/03/2021

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