• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

DDMA013 - DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 (17/03/2021 - 17/03/2021)
   Plano de Aula - Primeira Aula 
Aula 2 (24/03/2021 - 24/03/2021)
Aula 3 (31/03/2021 - 31/03/2021)
Aula 4 (07/04/2021 - 07/04/2021)
    
Inicia em 06/04/2021 às 6h 0 e finaliza em 08/04/2021 às 6h 0
Aula 5 (14/04/2021 - 14/04/2021)
  Aula 5 
Seminários de artigos científicos (21/04/2021 - 21/04/2021)
Aula Extra.
  Leitura crítica de artigo científico 
Orientações para leitura crítica de um artigo científico
  Lista de seminários 
Lista de seminários dos doutorandos
Aula 6 (28/04/2021 - 28/04/2021)
  Aula 6 
  Apenas quatro Verdades 
Conto digital de uma página escrito pelo professor da disciplina
Aula 7 (05/05/2021 - 05/05/2021)
Aula 8 (12/05/2021 - 12/05/2021)
  Aula 8 
Aula 9 (19/05/2021 - 19/05/2021)
  Ecodesenvolvimento 
Artigo que compara as expressões ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável
  Ecodesenvolvimento versus DS 
Gráfico feito no Ngram que compara dois conceitos
  Texto autoral 
Texto do professor que discuti consequências de algoritmos de ML
  APL-SEBRAE 
Livro do Sebrae sobre Arranjos Produtivos locais
Aula 10 (26/05/2021 - 26/05/2021)
Aula 11 (02/06/2021 - 02/06/2021)
  Decima primeira Aula.pdf 
Plano de aula preparado pelos alunos Francisca Juliana, José Augusto, Márcia Gabrielli, Marineldo e Maria Luysa
   Importância de dados da pandemia na formulação de políticas públicas (Link Externo)

Importância de dados da pandemia na formulação de políticas públicas

FGV - COVID 19

  Manual de politicas públicas 
Sebrae-MG - Políticas Públicas
  

O que é um plano diretor?

Aula 12 (09/06/2021 - 09/06/2021)
  Plano de aula - Décima segunda aula 
Plano de aula elaborado pelos alunos Bruna Brandão, Egberto Batista, Fabrício Soares, Pedro Alves e Teresinha de Lisieux
Aula 13 (16/06/2021 - 16/06/2021)
  Plano de Aula - Décima terceira aula 
Plano de aula elaborado pelos alunos Cleiciane Oliveira, Luciano Uchôa, Raimundo Nonato e Silvia de Araújo
  Recursos da Plataforma RNP 
vejam os recursos da plataforma de videoconferência RNP e planejem suas aulas. Por exemplo, vejam o recurso de múltiplas notas da página 63. Aqui existem vários recursos para superar as aulas anteriores...
Aula 14 (23/06/2021 - 23/06/2021)
  Plano de aula - Décima Quarta aula 
Plano de aula elaborado pelos alunos Layla Rafaele Sampaio Learte, Ligia Michele Silva Mendes, Nailton de Souza Araujo, Olga Aline Rodrigues da Silva, Ravena Feitosa Gonçalves e Rui De Sousa Lima
Aula 15 (30/06/2021 - 30/06/2021)

último dia de aula da disciplina e Avaliação final do curso

  Plano de Aula 
Plano de Aula preparado pelos alunos Amanda Julia Dias Santos, Ana Christina Soares Cunha, Italo Emmanoel Mesquita Oliveira De Moura, Jessica Maria De Oliveira Galeno, Karolynne De Oliveira Lima Soares e Thaila Dalia De Sousa Lacerda
  Plano de Aula 15 
Plano de aula reelaborado
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 1 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
4 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
5 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
9 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2021100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estratégias de intervenção no Brasil e seus pressupostos. Relação público/privado na sociedade brasileira. Desequilíbrios ecossistêmicos urbano e rural. Ecodesenvolvimento e Sustentabilidade sócio-ambiental. Arranjos institucionais e políticas ambientais. Experiências regionais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso é baseado no uso de metodologias ativas e pode ser adaptado ao ensino retomo, híbrido ou presencias. A proposta de cada aula, com 3 (três) ou 4 9quatro) horas de duração, é distribuída antecipadamente aos alunos com antecedência de aproximadamente uma semana (plano de aula).
Para cada aula são propostos alguns tópicos de discussão que necessitam o empenho do discente em atividades prévias de assistir vídeos, ouvir podcasts, ler textos, fazer visitas virtuais a sites, fazer busca na internet de temas variados dentro do escopo da disciplina. A ênfase na primeira parte do curso é desenvolver o senso crítico dos alunos para prepará-los a avaliação acadêmica e crítica da literatura científica sobre os diversos tópicos da ementa.
Durante a evolução das aulas se alternam as discussões em grupos menores (equipes) sobre algum tópico do plano de aula e uma discussão coletiva com a participação do professor e membros de cada equipe para coletivização do aprendizado.
Desde o primeiro dia de aula o aluno tem contato com a ementa do curso e baseado nela escolhe um artigo científico para fazer um seminário. Cada seminário contem duas partes bem determinadas: apresentação do artigo e avaliação crítica do mesmo. Após o seminário, o assunto é posto em discussão para todo o grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Ao longo da disciplina os alunos são convidados a sintetizar algum tópico da aula e remeter ao professor, individualmente ou em grupo. Além disso, cada aluno ministra um seminário de artigo científico da atualidade e é avaliado em sua compreensão da problemática e sobre a sua visão crítica perante o artigo. Os alunos com interesse especial em desenvolver um artigo científico também podem fazê-lo sob a orientação do professor.
O aluno é avaliado tanto pela frequência na disciplina e participação em todas as discussões como também pela qualidade do material escrito produzido e pelo desempenho na apresentação do seminário de artigo científico. No último dia de aula há uma avaliação global das atividades desenvolvida durante o curso

Horário de atendimento: quarta-feira de 14 às 18 horas
Bibliografia: 1. Artigos científicos atuais
2. Podcasts, vídeos, sites e outras mídias com informação relevante aos curso
3. Livros e artigos indicados durante o curso
4. Outras indicações mais antigas
ANDRADE, M. C. A Terra e o homem no Nordeste. 4ª ed. São Paulo, Livraria Editora Ciências Humanas, 1980. ALMEIDA, F. G. de. GUERRA, A. T. Erosão dos solos e impactos ambientais na cidade Sorriso (Mato Grosso). In: Impactos ambientais urbanos no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. ALMEIDA, S. G. de. PETERSON, P. e CORDEIRO, Â. Crise socioambiental e conversão ecológica da agricultura brasileira: subsídios à formulação de diretrizes ambientais para o desenvolvimento agrícola. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2001. CANO, W. Raízes da concentração industrial em São Paulo. 2ª ed. São Paulo, T. A. Queiroz, 1981. FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 20ª ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1985. MELLO. J. M. C. O capitalismo tardio. 5ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1982. MELO, L. I. John Locke e o individualismo liberal. In: Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2002. PEREIRA, B. Desenvolvimento e crise no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1968. PRADO JUNIOR, C. História econômica do Brasil. 35ª ed. São Paulo, Brasiliense,1987. SANTOS, C. R. dos., ULTRAMARI, C. e DUTRA, C. M. Meio ambiente urbano. In: Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio-92. 2ª ed. São Paulo: Estação Liberdade e Instituto Socioambiental; Rio de Janeiro: Fundação Carlos Chagas, 2004. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2021
17/03/2021
Aula 1
24/03/2021
24/03/2021
Aula 2
31/03/2021
31/03/2021
Aula 3
07/04/2021
07/04/2021
Aula 4
14/04/2021
14/04/2021
Aula 5
21/04/2021
21/04/2021
Seminários de artigos científicos
28/04/2021
28/04/2021
Aula 6
05/05/2021
05/05/2021
Aula 7
12/05/2021
12/05/2021
Aula 8
19/05/2021
19/05/2021
Aula 9
26/05/2021
26/05/2021
Aula 10
02/06/2021
02/06/2021
Aula 11
09/06/2021
09/06/2021
Aula 12
16/06/2021
16/06/2021
Aula 13
23/06/2021
23/06/2021
Aula 14
30/06/2021
30/06/2021
Aula 15
Avaliações
Data Descrição
30/06/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Preparação das aulas de 11 a 15 20/05/2021
Apresentação de artigos cientificos em seminarios 30/04/2021
Revista Brasileira de Ciências Ambientais 22/04/2021
Assinatura digital 11/04/2021
Tiradentes 09/04/2021
Primeira aula 10/03/2021
Aulas Remotas 11/02/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:35