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PPGPP052 - TÓPICOS DE QUESTÃO SOCIAL - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Aula inaugural da disciplina no semestre. Referencial e internacionalização. (17/03/2021 - 17/03/2021)
Participação na Aula Magna do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural do PPGPP UFPI intitulada Direitos Humanos, Serviço Social e E (23/03/2021 - 23/03/2021)
Aula Extra.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, DA METOLOGIA E DAS BBIBLIOGRAFIAS COM ÉNFASE NOS PROJETOS DE PESQUISA (24/03/2021 - 24/03/2021)
CONCEITO DE QUESTÃO SOCIAL E OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19. (31/03/2021 - 31/03/2021)
OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19 E CONCEITO DE TERRITÓRIOS. (07/04/2021 - 07/04/2021)
OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19, CONCEITO DE TERRITÓRIOS ENIVEL DE COMPLEXIDADE NO SUS. (14/04/2021 - 14/04/2021)
FERIADO (21/04/2021 - 21/04/2021)
Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural iNTERNACIONAL SANDRA ITURRIETA Produção de conhecimentos em Trabalho Social Chile (27/04/2021 - 27/04/2021)

Participação na aula do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos intitulada Producción de Conocimientos en Trabajo Social en Contexto de Pandemia ministrada pela Prof.ª Dr.ª Sandra Elena Iturrieta Olivares da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

Participação das atividades do 5.º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia “Trabalho, Património e Desenvolvimentos” Portugal-França 7 maio Abdallah Nouroudine: Comprendre et agir pour le patrimoine et le développement selon une approche ergologique Renato Di Ruzza: Qu’est-ce que le développement endogène du point de vue du travail ? Laurence Belliès: Le point de vue du travail et les ressources du patrimoine industriel pour penser la conception, l’innovation et le développement (07/05/2021 - 07/05/2021)
Aula Extra.
Debate o patrimônio da Ergologia para pensar o seu futuro _Abdalah Nouroudine - Congresso Portugal Comore, Africa (10/05/2021 - 10/05/2021)
Debate o patrimonio da Ergologia para pensar o seu futuro _Abdalah Nouroudine- Comore, Africa
SESSÃO 6: Como construir uma memória do trabalho para a história do futuro? Edna Goulart & Laína Araújo: Memória, história e devir: diálogo entre o patrimônio de saberes do “social” e da saúde mental (11/05/2021 - 11/05/2021)
SESSÃO 6: Como construir uma memória do trabalho para a história do futuro? Edna Goulart & Laína Araújo: Memória, história e devir: diálogo entre o patrimônio de saberes do “social” e da saúde mental
SESSÃO 9: Debater o património da ergologia na análise do trabalho em cuidados de saúde Francisca Cardoso & Edna Goulart: Matriciamento e os desafios para a saúde mental: contribuições da abordagem ergológica (12/05/2021 - 12/05/2021)
Congresso Internacional da SIE em Portugal- Debates dos Trabalhos de COVID e Territórios (12/05/2021 - 12/05/2021)
Aula Extra.
Presidencia de sessão síntese do Congresso Internacional da SIE, França, Portugal (14/05/2021 - 14/05/2021)
Aula Extra.
SESSÃO PLENÁRIA 3 Edna Goulart: A formação no campo do “social”, desigualdade social e políticas públicas: história, epistemicidade e temporalidades (17/05/2021 - 17/05/2021)
Aula Extra.
Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos Le Travail Social face à la Pandémie en France Emmanuel Jovelim (25/05/2021 - 25/05/2021)

Le Travail Social face à la Pandémie en France e ministrada pelo Prof. Dr. Emmanuel Jovelin, Professor e Diretor do Laboratoire Lorrain des Sciences Sociales Co-responsável do Master 2 Innovation culturelle et sociale (ICS) UFR Sciences Humaines et Sociales-Metz, Université de Lorraine, França

DISCUSSÃO DE PROJETOS E APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE TESE DE FRANCISCA CARDOSO SOBRE JAICOS E PAULISTA E A RAPS NO TERRITÓRIO DO VALE DO RIO ITAIM (02/06/2021 - 02/06/2021)
DISCUSSÃO DA PESQUISA EM SAÚDE NA INFANCIA EM TERESINA, kALIANE E AMANDA (16/06/2021 - 16/06/2021)
aula do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos Raquel Stuchi UNICAMP (22/06/2021 - 22/06/2021)

COVID-19: VENCEMOS? Prof.ª Dr.ª Raquel Stucchi, Professora Livre Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Participação no X ATELIER UFPI ALASS Pesquisa e Produção do Conhecimento: educação, saúde e questão social no SUS Jane Prates (25/06/2021 - 25/06/2021)

AULA MAGNA DE ABERTURA – Desafios da Pós-Graduação e da Pesquisa em Serviço - Social em tempos de crise e pandemia ministrada pela Prof.ª Dr.ª Jane Cruz Prates da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

AULA MAGNA X ATELIER UFPI ALASS - Pesquisa e Pós-Graduação: desafios diante do desmonte da Educação no Brasil Joana Valente (25/06/2021 - 25/06/2021)

PALESTRA– Pesquisa e Pós-Graduação: desafios diante do desmonte da Educação no Brasil ministrada pela Prof.ª Dr.ª Joana Valente Santana, Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/PPGSSUFPA, Coordenadora Adjunta da Área de Serviço Social na Capes

AULA MAGNA – Estado de Bem-estar Social, Regimes Políticos e Austeridade Fiscal no Brasil Carlos Pinho (25/06/2021 - 25/06/2021)

AULA MAGNA DE ENCERRAMENTO – Estado de Bem-estar Social, Regimes Políticos e Austeridade Fiscal no Brasil ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Santos Pinho da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

AULA DE ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA - PESQUISA, SOCIABILIDADE, CULTURA E OS DESAFIOS DA COVID 19 (07/07/2021 - 07/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
17 23 24 31 07 14 27 07 10 11 12 14 17 25 02 16 22 25 07
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 8,0 8.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Questão social: base de legitimação e sustentação do serviço social. Serviço Social na contemporaneidade: demandas e desafios. Processos de inserção da profissão na realidade brasileira e a questão social.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, estudos aprofundados dos textos e produção de um texto analítico com base nos textos básicos da disciplina. Discussão das propostas de projetos de pesquisa dos pós-granduandos ancorada no referencial teórico da disciplina no que concerne a relação entre pesquisa, expressões da questão social na pandemia em diferentes contextos nacionais e internacionais e em textos complementares a serem sugeridos em consonância com a necessidade apresentadas no decorrer da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Debates de natureza conceitual ancorado no referencial teórico da disciplina e em textos complementares. Elaboração gradual de mapa conceitual dos autores do campo de conhecimento e nas experiências nacionais e internacionais da dinâmica da pandemia em diferentes contextos com base nos autores da Universidade Francesa, do Chile e do Brasil que ministraram os conteúdos das aulas. Atividade final da Disciplina pressupõe a elaboração de um texto analítico conceitual individual fundamentado no objeto de estudo do projeto de pesquisa de mestrado/ doutorado da discente para a qual convergem as discussões e análises empreendidas.
Horário de atendimento: Orientação agendada no horário da aula no dia de atividade assíncrona, tendencialmente, as quartas feiras das 14:00 as 16:00horas
Bibliografia: CASTEL, R. Metamorfose da questão social. uma crônica do do salário. Petrópolis: Vozes. 2003.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999
IAMAMOTO, M. A ?questão social? no capitalismo monopolista e o significado da assistência In: Renovação e conservadorismo no serviço social no Brasil ensaios críticos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
IAMAMOTO, M. A questão social no capitalismo. In: Temporalis. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Ano 2, n. 3, jan./jul., 2001. Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.
KOGA, D.; ALVES, V. A. A interlocução do território na agenda das políticas sociais. In: Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP Campinas, v. IX, n. 9, jul. 2010
KOGA, D. Aproximações sobre o conceito de território e sua relação com a universalidade das políticas sociais. In: Revista serviço social, Londrina, v. 16, n. 1, p. 30-42, jul./dez.
NETTO, J. P. As condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social. In: Capitalismo monopolista e serviço social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NETTO, J. P. Cinco notas a propósito da questão social. In: Capitalismo monopolista e serviço social. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PEREIRA, P. A. P. Necessidades Humanas: subsídios a crítica dos mínimos sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEREIRA, P. A. P. Proteção social contemporânea: Serviço Social Sociedade, São Paulo, n. 116, p. 636-651, out./dez. 2013
PRATES, J. C., CLOSS, T. T. Relações de trabalho e competências profissionais dos assistentes sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre. Temporalis, v. 15 n. 30 (2015): Trabalho, "Questão Social" e Serviço Social. Disponível em https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/10988
SANTANA, J. V.; STAMPA, I. ; CARVALHO, D. B. B. A Pós-Graduação em Serviço Social no contexto ultraneoliberal. In: JOAZEIRO, E. M. G., GOMES, V. L. B. (Org.). Serviço Social: formação, pesquisa e trabalho profissional em diferentes contextos. 1ed.Tereesina-Piauí: EDUFPI, 2020, v. 0, p. 63-86. Disponível em https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/edufpi/Livro_SERVI%C3%87O_SOCIAL_E-BOOK-1.pdf
SARACENO, B. Desafíos para la Salud Mental en tiempos de crisis. Serviço Social e Saúde, Campinas, SP, v. 19, p. e020006, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8665353. Acesso em: 7 jul. 2021.
YAZBEK, M. C. Sistemas de proteção social, intersetorialidade e integração de políticas sociais. Temporalis. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Ano 2, n. 3, jan./jul., 2001. Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2021
17/03/2021
Aula inaugural da disciplina no semestre. Referencial e internacionalização.
23/03/2021
23/03/2021
Participação na Aula Magna do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural do PPGPP UFPI intitulada Direitos Humanos, Serviço Social e E
24/03/2021
24/03/2021
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, DA METOLOGIA E DAS BBIBLIOGRAFIAS COM ÉNFASE NOS PROJETOS DE PESQUISA
31/03/2021
31/03/2021
CONCEITO DE QUESTÃO SOCIAL E OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19.
07/04/2021
07/04/2021
OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19 E CONCEITO DE TERRITÓRIOS.
14/04/2021
14/04/2021
OS AGRAVOS A SAÚDE DECORRENTES DA COVID 19, CONCEITO DE TERRITÓRIOS ENIVEL DE COMPLEXIDADE NO SUS.
21/04/2021
21/04/2021
FERIADO
27/04/2021
27/04/2021
Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural iNTERNACIONAL SANDRA ITURRIETA Produção de conhecimentos em Trabalho Social Chile
07/05/2021
07/05/2021
Participação das atividades do 5.º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia “Trabalho, Património e Desenvolvimentos” Portugal-França 7 maio Abdallah Nouroudine: Comprendre et agir pour le patrimoine et le développement selon une approche ergologique Renato Di Ruzza: Qu’est-ce que le développement endogène du point de vue du travail ? Laurence Belliès: Le point de vue du travail et les ressources du patrimoine industriel pour penser la conception, l’innovation et le développement
10/05/2021
10/05/2021
Debate o patrimônio da Ergologia para pensar o seu futuro _Abdalah Nouroudine - Congresso Portugal Comore, Africa
11/05/2021
11/05/2021
SESSÃO 6: Como construir uma memória do trabalho para a história do futuro? Edna Goulart & Laína Araújo: Memória, história e devir: diálogo entre o patrimônio de saberes do “social” e da saúde mental
12/05/2021
12/05/2021
Congresso Internacional da SIE em Portugal- Debates dos Trabalhos de COVID e Territórios
12/05/2021
12/05/2021
SESSÃO 9: Debater o património da ergologia na análise do trabalho em cuidados de saúde Francisca Cardoso & Edna Goulart: Matriciamento e os desafios para a saúde mental: contribuições da abordagem ergológica
14/05/2021
14/05/2021
Presidencia de sessão síntese do Congresso Internacional da SIE, França, Portugal
17/05/2021
17/05/2021
SESSÃO PLENÁRIA 3 Edna Goulart: A formação no campo do “social”, desigualdade social e políticas públicas: história, epistemicidade e temporalidades
25/05/2021
25/05/2021
Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos Le Travail Social face à la Pandémie en France Emmanuel Jovelim
02/06/2021
02/06/2021
DISCUSSÃO DE PROJETOS E APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE TESE DE FRANCISCA CARDOSO SOBRE JAICOS E PAULISTA E A RAPS NO TERRITÓRIO DO VALE DO RIO ITAIM
16/06/2021
16/06/2021
DISCUSSÃO DA PESQUISA EM SAÚDE NA INFANCIA EM TERESINA, kALIANE E AMANDA
22/06/2021
22/06/2021
aula do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos Raquel Stuchi UNICAMP
25/06/2021
25/06/2021
AULA MAGNA – Estado de Bem-estar Social, Regimes Políticos e Austeridade Fiscal no Brasil Carlos Pinho
25/06/2021
25/06/2021
Participação no X ATELIER UFPI ALASS Pesquisa e Produção do Conhecimento: educação, saúde e questão social no SUS Jane Prates
25/06/2021
25/06/2021
AULA MAGNA X ATELIER UFPI ALASS - Pesquisa e Pós-Graduação: desafios diante do desmonte da Educação no Brasil Joana Valente
07/07/2021
07/07/2021
AULA DE ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA - PESQUISA, SOCIABILIDADE, CULTURA E OS DESAFIOS DA COVID 19
Avaliações
Data Descrição
07/07/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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