As Aulas do Módulo ocorrerão às quintas-feiras, com início às 15 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.
Aula 2:
CHALMERS, Alan F.. I. Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência; II. O problema da indução. O que é ciência, afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 23-35; 36-45. Exemplar disponível para leitura em <https://archive.org/details/whatisthisthingc0003chal>.
Aula 3:
KUHN, Thomas S.. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 67-76 (Debates). Exemplar dispnível para leitura em <https://archive.org/details/structureofscie000kuhn>.
HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de . São Paulo: Boitempo, 2019, p. 401-410.
Texto complementar:
CHALMERS, Alan F.. VIII. Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn. O que é ciência, afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 123-136.
Aula 4:
BORGES, Jorge Luis. La casa de Asterión. El Aleph. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 26-28.
VASILACHIS DE GIALDINO, Irene. Los fundamentos ontológicos y epistemológicos de la investigación cualitativa. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 10(2), Art. 30. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0902307>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
Aula 5:
DINIZ, Debora. Ética na pesquisa em ciências humanas - novos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2), 2008, p. 417-426.
SARTI, Cynthia; PEREIRA, Éverton Luís; MEINERZ, Nadia. Avanços da Resolução 510/2016 e impasses da Resolução CEP/CONEP.
PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo, Parábola, 2019.
Inicia em 12/04/2021 às 12h 0 e finaliza em 21/04/2021 às 23h 59