Bibliografia:
| ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56.
COSCARELLI, C. V. Navegar e ler na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 61-80
COSCARELLI, C. V. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.
COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e Ensinar a Ler. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.
COSCARELLI, C. V.; COIRO, J. Reading multiple sources online. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.751-776, set./dez. 2014.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
HILLESUND, T. Digital reading spaces: How expert readers handle books, the Web and electronic paper. First Monday, 15, n. 4, April 2010. Disponivel em: <http://uncommonculture.org/ojs/index.php/fm/article/view/2762/2504>. Acesso em: 29 maio 2017.
LEA, M. R.; JONES, S. Digital literacies in higher education: exploring textual and technological practice. Studies in Higher Education, v. 36, n. 4, p. 377393, June 2011.
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.
NELSON, J.; HAYES, J. R. How the writing context shapes students strategies for writing from sources (Tech. Rep. No. 16). University of California, Berkeley, Center for the Study of Writing. Berkeley. 1988.
OLIVEIRA, T. L. M. Objetivo de leitura: um caminho que se perdeu?. 2018. 324 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
RIBEIRO, A. E. F. Navegar lendo, ler navegando Aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 2008. 248 f. Tese (Doutorado em Linguística) Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].
ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.
WILEY, J. et al. Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks. American Educational Research Journal, v. 46, n. 4, p. 10601106, December 2009. Disponível em: <DOI: 10.3102/0002831209333183>.
|