-

CPPGL/CCHL006 - SEMINÁRIO TEMÁTICO I - ESTUDOS DE LINGUAGEM - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Relações entre letramento acadêmico e letramento digital (07/05/2021 - 07/05/2021)
  • Letramento como prática social
  • Abordagens para letramento acadêmico
  • Abordagens para letramento digital
   Plano de Ensino 2021.1 
  O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações 
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
  Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras 
ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. (Com foco na seção 2.3)
Ações de leitura acadêmica em ambiente digital (14/05/2021 - 14/05/2021)
  • Aproximações e distanciamentos entre ações de navegação e ações de leitura
  • Leitura de uma e de múltiplas fontes
  Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks 
WILEY, J. et al. Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks. American Educational Research Journal, v. 46, n. 4, p. 1060–1106, December 2009. Disponível em: .
Habilidades e estratégias de leitura acadêmica em ambiente digital (21/05/2021 - 21/05/2021)
  • Conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado
  • Possibilidades de intervenção
  Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras 
ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. (Com foco na seção 8.2)
  Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students 
AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56.
  Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos 
NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.
Apresentação de análises de percursos de leitura acadêmica em ambiente digital (28/05/2021 - 28/05/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI Total
07 14 21 28
1 2021100**** 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0
9 2020101**** 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0
14 2020100**** 4 4 4 4 16
15 2021100**** 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0
18 2020101**** 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0
20 2021100**** 0 0 0 0 0
21 2021100**** 4 4 4 4 16
22 2021100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
10 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 2020101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
13 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2020100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 15 RF
15 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
16 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2021100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 15 RF
18 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
20 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
21 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
22 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Disciplinas com ementário aberto
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e dialogadas;
• Leitura e análise de textos teóricos;
• Atividades de articulação teórico-prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios a participação nas discussões dos textos, a assiduidade e a pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades. A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Além disso, será exigida a realização de uma atividade de característica teórico-prática acerca dos conteúdos trabalhados no Seminário a ser apresentada na última aula.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56.

COSCARELLI, C. V. Navegar e ler na rota do aprender. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 61-80

COSCARELLI, C. V. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.

COSCARELLI, C. V.; CAFIERO, D. Ler e Ensinar a Ler. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.

COSCARELLI, C. V.; COIRO, J. Reading multiple sources online. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.751-776, set./dez. 2014.

DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

HILLESUND, T. Digital reading spaces: How expert readers handle books, the Web and electronic paper. First Monday, 15, n. 4, April 2010. Disponivel em: <http://uncommonculture.org/ojs/index.php/fm/article/view/2762/2504>. Acesso em: 29 maio
2017.

LEA, M. R.; JONES, S. Digital literacies in higher education: exploring textual and technological practice. Studies in Higher Education, v. 36, n. 4, p. 377–393, June 2011.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.

NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.

NELSON, J.; HAYES, J. R. How the writing context shapes students’ strategies for writing from sources (Tech. Rep. No. 16). University of California, Berkeley, Center for the Study of Writing. Berkeley. 1988.

OLIVEIRA, T. L. M. Objetivo de leitura: um caminho que se perdeu?. 2018. 324 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

RIBEIRO, A. E. F. Navegar lendo, ler navegando – Aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 2008. 248 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].

ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.

WILEY, J. et al. Source Evaluation, Comprehension, and Learning in Internet Science Inquiry Tasks. American Educational Research Journal, v. 46, n. 4, p. 1060–1106, December 2009. Disponível em: <DOI: 10.3102/0002831209333183>.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/05/2021
07/05/2021
Apresentação da disciplina. Relações entre letramento acadêmico e letramento digital
14/05/2021
14/05/2021
Ações de leitura acadêmica em ambiente digital
21/05/2021
21/05/2021
Habilidades e estratégias de leitura acadêmica em ambiente digital
28/05/2021
28/05/2021
Apresentação de análises de percursos de leitura acadêmica em ambiente digital
Avaliações
Data Descrição
14/05/2021 1ª Avaliação
21/05/2021 2ª Avaliação
28/05/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Tecnologias para Aprender
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Migração para o Classroom 08/05/2021
Início das aulas 06/05/2021
Informações importantes 16/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 10:38