-

PPGBIOTEC049 - ANÁLISE DE DADOS COM STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES (SPSS) SOFTWARE I - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
PROJETO DE PESQUISA E VARIÁVEIS (15/03/2021 - 15/03/2021)
- Planejamento da pesquisa - Delineamentos entre e dentre participantes - SPSS para Windows
   spss 
  ANOVA.pdf 
ANOVA (15/03/2021 - 15/03/2021)
Primeira avaliação do aprendizado. ESTATÍSTICA DESCRITIVA e ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON (16/03/2021 - 16/03/2021)
- Descrição gráfica dos dados (SPSS: geração de descritivas gráficas) - Diagramas de dispersão (SPSS: geração de diagramas de dispersão) - Distribuição normal - Variação ou dispersão de distribuições (SPSS: obtenção de medidas de variação) - Distribuições não-normais (SPSS: geração de curvas normais e histogramas) - Obtenção de estatísticas descritivas - Exercícios para o SPSS. - Correlações bivariadas (SPSS: correlações bivariadas - o r de Pearson e obtenção uma matriz de diagramas de dispersão) - Correlações de primeira e segunda ordem (SPSS: correlações parciais r de Pearson) - Padrões de correlações - Exercícios para o SPSS
Segunda avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR (17/03/2021 - 17/03/2021)
- Controle para múltiplos testes - Testes post hoc - ANOVA de medidas repetidas (SPSSPW: instruções para a ANOVA de medidas repelidas) - Exercícios para o SPSSPW
Terceira avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE (18/03/2021 - 18/03/2021)
- Introdução - Fontes de variação - Delineamento apropriado para uma ANOVA fatorial - Terminologia da ANOVA - Duas variáveis independentes entre participantes (SPSSPW: análise de dois fatores entre participantes)
Quarta avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR (20/03/2021 - 20/03/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
15 16 17 18 20
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 6 6 0 12
5 2021100**** 0 0 6 0 4 10
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 6 0 0 6
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 11 4 15
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 6 0 0 6
18 2021100**** 0 0 6 0 4 10
19 2021100**** 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 8,0 8,5 7,5 8.3 0 AM
2 2021100**** 8,5 7,0 8,0 9,0 8.1 0 AM
3 2021100**** 8,5 7,0 8,0 7,5 7.8 0 AM
4 2021100**** 7,5 7,5 8,0 8,5 7.9 10 AM
5 2021100**** 7,0 8,5 8,5 7,5 7.9 12 AM
6 2021100**** 8,0 8,5 9,0 8,0 8.4 0 AM
7 2021100**** 9,0 9,0 8,5 8,0 8.6 0 AM
8 2021100**** 9,5 8,5 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2021100**** 7,0 8,0 7,5 7,0 7.4 10 AM
10 2021100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 2021100**** 8,0 8,0 8,0 8,5 8.1 6 AM
12 2018100**** 8,5 8,5 8,0 7,0 8.0 0 AM
13 2021100**** 7,5 7,5 8,5 7,5 7.8 15 AM
14 2021100**** 8,5 7,5 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2021100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
16 2021100**** 9,5 8,5 8,5 8,0 8.6 0 AM
17 2021100**** 8,5 7,5 9,0 8,0 8.3 0 AM
18 2021100**** 8,0 7,0 8,0 8,5 7.9 6 AM
19 2021100**** 8,5 8,0 8,5 8,0 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da estatística elementar e introdução a Correlação, teste t e ANOVA no Statistical Package for the Social Sciences software.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia utilizada visa preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação, além de proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as atividades propostas favorecem a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento para promover a autonomia do estudante. Além da aula expositiva, dialogada e prática, o aluno realizará tarefas de pesquisa bibliográfica, leitura, exercícios com a utilização do software SPSS.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O conteúdo da disciplina será avaliado por intermédio das atividades realizadas em sala de aula e domicílio. Serão consideradas em uma escala total de 10 (dez) pontos por atividade e fracionadas conforme o desempenho do aluno. No final da disciplina será realizada a média do grau obtido pelo aluno correspondente ao número de atividades realizadas que totalizará no máximo 10 (dez) pontos.
O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) e frequência igual ou superior a 75 % (setenta e cinco).
Horário de atendimento: Segunda-feira de 14:00hs às 17:00hs
Bibliografia: BISQUERRA R., SARRIEBA J.C., MARTINEZ, F. Introdução a estatística: Enfoque informático com o pacote SPSS. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

DANCEY, C.P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. 3. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.

FAVERO, L. P. Manual de análise de dados. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

GRAVETTER, J.F. WALLNAU L.B. Statistics for the Behavioral Sciences. Wadsworth, Cengage Learning. 2013. 657p.

RIBAS, J.R; VIERIA, P.R.C. Análise multivariada com o uso do SPSS. 1, ed. Rio de Janeiro: 2011.

BARBETTA, Pedro A. Estatística aplicada às ciências sociais. 6. ed. - Florianopolis: UFSC, 2006.

FIELD, A., Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. – Porto Alegre: Penso, 2004.

HAIR, JOSEPH; BLACK, WILLIAM C.; BABIN, BARRY B.; ANDERSON, ROLPH E.; TATHAM, RONALDO L. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2009.

MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. Silabo, - Lisboa 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2021
15/03/2021
PROJETO DE PESQUISA E VARIÁVEIS
15/03/2021
15/03/2021
ANOVA
16/03/2021
16/03/2021
Primeira avaliação do aprendizado. ESTATÍSTICA DESCRITIVA e ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON
17/03/2021
17/03/2021
Segunda avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR
18/03/2021
18/03/2021
Terceira avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE
20/03/2021
20/03/2021
Quarta avaliação do aprendizado. ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR
Avaliações
Data Descrição
16/03/2021 1ª Avaliação
17/03/2021 2ª Avaliação
18/03/2021 3ª Avaliação
20/03/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para grupo no WhatsApp 04/05/2021
Aula 04/05/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 17:01