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PPGPP091 - ATIVIDADE PROGRAMADA III - Turma: 04 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta e da metodologia da disciplina Orientação para discussão sobre a revisão de literatura com vistas a aprofundar o Projeto de pesquisa (20/03/2021 - 20/03/2021)
Participação na Aula Magna do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural do PPGPP UFPI intitulada Direitos Humanos, Serviço Social e Educação: Cenários da Educação e da Escola Pós-Pandemia e ministrada pelo Prof. Dr. Cesar Nunes Professor Titular de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP (27/03/2021 - 27/03/2021)
Acompanhamento das ações desenvolvidas pela doutoranda no Estágio Docência na Graduação na Disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (03/04/2021 - 03/04/2021)
Continuidade da discussão sobre o acompanhamento das ações desenvolvidas pela doutoranda no Estágio Docência na Graduação na Disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (10/04/2021 - 10/04/2021)
Discussão conceitual para aprofundamento do Projeto de pesquisa e do artigo a ser submetido numa revista com Qualis Capes (17/04/2021 - 17/04/2021)
Elaboração de material para participação das atividades do 5.º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia “Trabalho, Património e Desenvolvimentos” (24/04/2021 - 24/04/2021)
Aprofundamento conceitual de Abdallah Nouroudine: Comprendre et agir pour le patrimoine et le développement selon une approche ergologique  Renato Di Ruzza: Qu’est-ce que le développement endogène du point de vue du travail ?  Laurence Belliès: Le point de vue du travail et les ressources du patrimoine industriel pour penser la conception, l’innovation et le développement (01/05/2021 - 01/05/2021)
Revisão e aperfeiçoamento do projeto de pesquisa de doutoramento. (08/05/2021 - 08/05/2021)
Orientação para a produção do artigo a ser submetido no Periódico Revista Barbarói (15/05/2021 - 15/05/2021)
Aprofundamentdo sobre o Debater o património da ergologia para pensar o seu futuro com base nos ingredientes da competência de Schwartz e Comunidade Científica Ampliada. (22/05/2021 - 22/05/2021)
Orientação e discussão da obra de Emmanuel Jovelim e aprofundamento do video do na aula do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos intitulada Le Travail Social face à la Pandémie en France e ministrada pelo Prof. Dr. Emmanuel Jovelin, Professor e Diretor do Laboratoire Lorrain des Sciences Sociales Co-responsável do Master 2 Innovation culturelle et sociale (ICS) UFR Sciences Humaines et Sociales-Metz, Université de Lorraine, França (29/05/2021 - 29/05/2021)
Orientação para incorporar no projeto de doutoramento a discussão tecida em Portugal Como construir uma memória do trabalho para a história do futuro?  Edna Goulart & Laína Araújo: Memória, história e devir: diálogo entre o patrimônio de saberes do “social” e da saúde mental (05/06/2021 - 05/06/2021)
Revisão da redação do artigo a ser submetido no Periódico Revista Barbarói sob o título SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE (12/06/2021 - 12/06/2021)
Revisão da redação do Projeto de pesquisa sobre inclusão dos ingredientes da competência humana industriosa. (19/06/2021 - 19/06/2021)
Orientação para revisão do relatório do Estágio Docência da doutoranda. (26/06/2021 - 26/06/2021)
Finalização com revisão e apreciação do relatório do Estágio Docência da doutoranda. (03/07/2021 - 03/07/2021)
Feed back da produção do semestre da discente e aprovação do artigo sobre a temática da formação profissional do serviço social em tempos de crise enviado para revista Texto & Contexto. (10/07/2021 - 10/07/2021)
Feed back da produção do semestre da discente e aprovação do artigo sob o título Serviço social e formação em tempos de crise do capital e de pandemia no períodico Textos & Contextos
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Orientação e aulas expositivas dialogadas realizadas mediante estudo aprofundado dos textos produzidos pela discente pós-graduanda com vistas à definição do recorte do objeto do projeto bem como, orientação para a produção de texto para publicação em periódico. Orientação para revisão de literatura e identificação do estado da arte da temática em estudo. Aprofundamento e revisão das normas de referências bibliográficas e de citação em consonância com ABNT e com as normas dos periódicos Qualis.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Elaboração gradual de mapa conceitual dos autores da temática estudada. Atividade final da Disciplina pressupõe a elaboração de texto analítico individual fundamentado no projeto de pesquisa da discente para a qual convergem as discussões e análises empreendidas para Elaborado sob a forma de artigo para submissão a periódico Qualis.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CAMPOS, G. W. S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciência Saúde Coletiva [online]. 2000, vol.5, n.2, p.219-230. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n2/7093.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2017.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
GIOVANNI, Geraldo Di. Sistemas de proteção social: uma introdução conceitual. In: OLIVEIRA, Marco Antônio. Reforma do Estado e políticas de emprego no Brasil. Campinas, SP: UNICAMP, 1998.
IANNI, O. A mentalidade do homem simples. In: Sociologia da Sociologia. São Paulo: Ática, 1989.
MARTINS, J. S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história da modernidade anômala. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, J. de S. As hesitações do moderno e as contradições da modernidade no Brasil. In: MARTINS, J. de S. Sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 2.ed., São Paulo: Contexto, 2010, p. 9-58.
MERHY, E. E. O Ato de Cuidar: a Alma dos Serviços de Saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Ver – SUS Brasil: cadernos de textos. Brasília: Ministério da Saúde, 2004, p.108-137. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
MEHRY, E. E. Perspectivas atuais do SUS e o agir tecnológico do trabalhador como um ato ético-político. Revista Serviço Social & Saúde. UNICAMP, Campinas, v. 3, n. 3, 2004, p. 1-12.
MEHRY, E. E.; FRANCO, T. B. Cartografias do Trabalho e Cuidado em Saúde. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva. NESP/CEAM/UnB, Brasília, 2012, p.151-163.
NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. Temporalis, Revista da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social, Brasília, ano II, n.03, p. 41-59, jan./jun. 2001.
PAUGAM, Serge. O enfraquecimento e ruptura dos vínculos sociais – uma dimensão essencial do processo de desqualificação social. In: SAWAIA, B. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. P. 69-88.
PEREIRA, P. A. P. Necessidades Humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, M. O dinheiro e o território. In: SANTOS, M. et al. Território e territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006, 2.ed, p.13-21.
SILVA, M. O S. O Bolsa Família: problematizando questões centrais de transferência de renda no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, vol.12, num.6, 2007, pp. 1429-1439. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232007000600006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em: 01 de junho de 2017.
SILVA, M. O. S.; YAZBEK, M.C.; DI GIOVANNI, G. A política social brasileira no século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2021
20/03/2021
Apresentação da proposta e da metodologia da disciplina Orientação para discussão sobre a revisão de literatura com vistas a aprofundar o Projeto de pesquisa
27/03/2021
27/03/2021
Participação na Aula Magna do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos e Aula Inaugural do PPGPP UFPI intitulada Direitos Humanos, Serviço Social e Educação: Cenários da Educação e da Escola Pós-Pandemia e ministrada pelo Prof. Dr. Cesar Nunes Professor Titular de Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP
03/04/2021
03/04/2021
Acompanhamento das ações desenvolvidas pela doutoranda no Estágio Docência na Graduação na Disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí
10/04/2021
10/04/2021
Continuidade da discussão sobre o acompanhamento das ações desenvolvidas pela doutoranda no Estágio Docência na Graduação na Disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí
17/04/2021
17/04/2021
Discussão conceitual para aprofundamento do Projeto de pesquisa e do artigo a ser submetido numa revista com Qualis Capes
24/04/2021
24/04/2021
Elaboração de material para participação das atividades do 5.º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia “Trabalho, Património e Desenvolvimentos”
01/05/2021
01/05/2021
Aprofundamento conceitual de Abdallah Nouroudine: Comprendre et agir pour le patrimoine et le développement selon une approche ergologique  Renato Di Ruzza: Qu’est-ce que le développement endogène du point de vue du travail ?  Laurence Belliès: Le point de vue du travail et les ressources du patrimoine industriel pour penser la conception, l’innovation et le développement
08/05/2021
08/05/2021
Revisão e aperfeiçoamento do projeto de pesquisa de doutoramento.
15/05/2021
15/05/2021
Orientação para a produção do artigo a ser submetido no Periódico Revista Barbarói
22/05/2021
22/05/2021
Aprofundamentdo sobre o Debater o património da ergologia para pensar o seu futuro com base nos ingredientes da competência de Schwartz e Comunidade Científica Ampliada.
29/05/2021
29/05/2021
Orientação e discussão da obra de Emmanuel Jovelim e aprofundamento do video do na aula do Curso Diálogos Locais e Internacionais sobre a Pandemia da COVID-19 em Diferentes Contextos intitulada Le Travail Social face à la Pandémie en France e ministrada pelo Prof. Dr. Emmanuel Jovelin, Professor e Diretor do Laboratoire Lorrain des Sciences Sociales Co-responsável do Master 2 Innovation culturelle et sociale (ICS) UFR Sciences Humaines et Sociales-Metz, Université de Lorraine, França
05/06/2021
05/06/2021
Orientação para incorporar no projeto de doutoramento a discussão tecida em Portugal Como construir uma memória do trabalho para a história do futuro?  Edna Goulart & Laína Araújo: Memória, história e devir: diálogo entre o patrimônio de saberes do “social” e da saúde mental
12/06/2021
12/06/2021
Revisão da redação do artigo a ser submetido no Periódico Revista Barbarói sob o título SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE
19/06/2021
19/06/2021
Revisão da redação do Projeto de pesquisa sobre inclusão dos ingredientes da competência humana industriosa.
26/06/2021
26/06/2021
Orientação para revisão do relatório do Estágio Docência da doutoranda.
03/07/2021
03/07/2021
Finalização com revisão e apreciação do relatório do Estágio Docência da doutoranda.
10/07/2021
10/07/2021
Feed back da produção do semestre da discente e aprovação do artigo sobre a temática da formação profissional do serviço social em tempos de crise enviado para revista Texto & Contexto.
Avaliações
Data Descrição
30/06/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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