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PPGCOM021 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - Turma: 02 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina e do Plano de curso (18/03/2021 - 18/03/2021)
   Programa da Disciplina Teorias da Comunicação 2021.1 
Teorias da Comunicação: Escola Funcionalista Americana e Escola de Chicago (25/03/2021 - 25/03/2021)

Leitura obrigatória: Texto 1: FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 45-108. (Capítulos 2 e 3)

  FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. Capítulos 2 e 3, p. 45-108. 
FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 45-108.
Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica (01/04/2021 - 01/04/2021)

Leitura obrigatória: Texto 2: FREITAG, Bárbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Leitura complementar: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. O iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 165-216.

  Texto 2: FREITAG, Bárbara. O conteúdo programático da teoria crítica, p. 31-104. 
Texto 2: FREITAG, Bárbara. O conteúdo programático da teoria crítica. In: ______________. A teoria crítica: ontem e hoje. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1990, p. 31-104.
  Leitura complementar: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. O iluminismo como mistificação de massa, p. 165-216. 
Leitura complementar: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. O iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 165-216.
Apocalípticos e integrados: conceitos genéricos e polêmicos (08/04/2021 - 08/04/2021)

Leitura obrigatória: Texto 3: ECO, Umberto. Prefácio. In: __________. Apocalípticos e integrados. 6. ed. 1 reimp. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 7-32.

  Texto 3: ECO, Umberto. Prefácio, p. 7-32. 
Texto 3: ECO, Umberto. Prefácio. In: __________. Apocalípticos e integrados. 6. ed. 1 reimp. São Paulo: Perspectiva, 2004, p. 7-32.
Escola de Palo Alto (15/04/2021 - 15/04/2021)

Leitura obrigatória: Texto 4: ALSINA, Miquel Rodrigo. Las perspectivas de las teorías de la comuncación. In: ____________. Teorías de la comunicación: ámbitos, métodos y perspectivas. València: Universitat de València; Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Pompeu Fabra; Bellaterra: Universitat de Barcelona, Servei d Publciacions, D.L., 2001, p. 161-182.

  Texto 4: ALSINA, Miquel Rodrigo. Las perspectivas de las teorías de la comuncación 
Texto 4: ALSINA, Miquel Rodrigo. Las perspectivas de las teorías de la comuncación. In: ____________. Teorías de la comunicación: ámbitos, métodos y perspectivas. València: Universitat de València; Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Pompeu Fabra; Bellaterra: Universitat de Barcelona, Servei d Publciacions, D.L., 2001, p. 161-182.
Palestra "Vertente Mattelart" (22/04/2021 - 22/04/2021)

Palestra “Vertente Mattelart” – Prof. Dr. Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre (UNISINOS).

Leitura obrigatória: Texto 5: TORRE, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la. Do Pato Donald e das fotonovelas até a epistemologia histórica da Comunicação. In: Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación. v. V, n. 1, jan./abr. 2003, 33-72.

Leitura complementar: MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

  Texto 5: TORRE, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la. Do Pato Donald e das fotonovelas até a epistemologia histórica da Comunicação 
Texto 5: TORRE, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la. Do Pato Donald e das fotonovelas até a epistemologia histórica da Comunicação. In: Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación v. V, n. 1, jan./abr. 2003, 33-72.
Estudos culturais (29/04/2021 - 29/04/2021)

Leitura obrigatória: Texto 6: FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Os estudos da comunicação na Europa. In: ______________. Curso básico de teorias da comunicação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 145-162.


Leitura complementar:

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação UNESCO no Brasil, 2003.

Teorias da comunicação no Brasil: A comunicação como vinculação e o bios midiático (06/05/2021 - 06/05/2021)

Leitura obrigatória: Texto 7: SODRÉ, Muniz. Communicatio e epistème. In: _____________. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


Leitura complementar:

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

SODRÉ, Muniz. Sobre a episteme comunicacional. In: Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, out. 2007, p. 15-26.

Teorias da comunicação no Brasil: A nova teoria da comunicação e o procedimento metapórico (13/05/2021 - 13/05/2021)

Leitura obrigatória: 

Texto 8: MARCONDES FILHO, Ciro J. R. A Nova Teoria da Comunicação. In: Transporizações - Materiais do Seminário “10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação” - Trabalhos Completos. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP, 2010, 396p.

Texto 9: MARCONDES FILHO, Ciro J. R. Porque a Nova Teoria é uma forma diferente de se pesquisar o jornalismo. In: Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 759-774, 2012.

 

Leitura complementar: MARCONDES FILHO, C. J. R.. De repente, o prédio falou comigo. Anotações sobre experiências metapóricas em Teoria da Comunicação. In: 20º Encontro Anual da Compós, 2011, Porto Alegre. Anais do 20º. Encontro Anual da Compós. Porto Alegre: UFRGS e Fabico, 2011.

Foucault, discurso e produção de subjetividades (20/05/2021 - 20/05/2021)

Leitura obrigatória:

Texto 10: FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

Texto 11: FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

As tecnologias e seus impactos (27/05/2021 - 27/05/2021)

Leitura obrigatória: Texto 12: LÈVY, Pierre. As tecnologias têm um impacto? In: ________. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 21-30.

Leitura complementar: LÈVY, Pierre. Respostas a algumas perguntas frequentes. In: ________. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 243-255.

Perspectivas teóricas da cibercultura (10/06/2021 - 10/06/2021)

Leitura obrigatória: Texto 13: RUDIGER, Francisco. Athena, Fausto e Prometeu: orientação da problemática. In: ______. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 13-33.

A herança de McLuhan (17/06/2021 - 17/06/2021)

Leitura obrigatória: Texto 14: RUDIGER, Francisco. A herança de McLuhan: Manuel Castells e a era da informação. In: ______________. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 77-86.

A sagração da internet e a síndrome de Cândido (24/06/2021 - 24/06/2021)

Leitura obrigatória:

Texto 15: RUDIGER, Francisco. A sagração da internet: cultura e tecnicismo em André Lemos. In: ________________. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 87-95.

Texto 16: RUDIGER, Francisco. A síndrome de Cândido: a tecnologia liberal humanista de Pierre Lévy. In: ________________. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. p. 97-106.

Discussão dos trabalhos finais da disciplina (01/07/2021 - 01/07/2021)
    
Inicia em 07/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/07/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 10 17 24 01
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 2 0 10
6 2021100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 2 0 10
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 7,0 7.0 0 AM
2 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2021100**** 8,5 8.5 0 AM
4 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 7,0 7.0 0 AM
7 2020100**** 7,5 7.5 0 AM
8 2021100**** 7,0 7.0 10 AM
9 2021100**** 7,0 7.0 10 AM
10 2020100**** 8,4 8.4 4 AM
11 2020100**** 8,5 8.5 4 AM
12 2021100**** 7,0 7.0 4 AM
13 2020100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da Comunicação enquanto objeto científico e sua configuração epistemológica. As principais teorias que fundamentam e influenciam os estudos da comunicação. Procura estudar e mapear os processos comunicacionais, as práticas, os conceitos e as epistemes que contribuíram na construção de um campo teórico-reflexivo-investigativo em Comunicação. Paradigmas, teorias e modelos de comunicação social. Abordagem crítica sobre as principais correntes teóricas, suas transformações históricas e suas contribuições na produção de um saber científico - da sociedade de massa a sociedade midiática. O surgimento de novas Teorias da Comunicação na contemporaneidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialogadas, com leitura prévia e discussões de textos propostos para estudo. Debates e palestras. Produção de um Artigo Científico de caráter avaliativo.
• De acordo com a Resolução Nº 37/2020-CEPEX 03, Art. 3: “As atividades de ensino dos cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da UFPI, durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia COVID- 19, poderão ocorrer, em substituição à modalidade presencial, mediante Ensino Remoto Emergencial (ERE), com o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC’s), nas formas assíncronas ou síncronas”.
• As aulas síncronas acontecerão no espaço virtual Google Meet na qual professor e alunos interagem em tempo real por meio da exposição das ideias principais dos textos selecionados para a aula remota prevista no cronograma da Disciplina.
• Nas aulas síncronas, será solicitado do discente o uso da câmera ligada.
• As aulas assíncronas serão compostas por atividades previstas no cronograma da disciplina, a saber: leitura dos textos e produção de textos de caráter avaliativo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Discussão de textos e/ou apresentação de seminários;
• Produção de Artigo Científico individual.
• Os critérios de avaliação serão de ordem qualitativa e quantitativa, incluindo:
A) Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas;
B) Produção de um Artigo Científico (Nota: zero (0,0) a dez (10,0)).
• De acordo com a Resolução Nº 37/2020-CEPEX 03, Art. 3, “§ 4º Em qualquer caso, haverá a necessidade de conferir ampla divulgação ao plano da(s) disciplina(s), com objetivos, metodologia detalhada, cronograma, bibliografia e regras relativas ao controle de frequência e de avaliação, sabendo-se que as atividades assíncronas (mais comuns no ERE) não induzem à participação obrigatória dos(das) estudantes, nestes casos, a ausência do estudante a alguma aula pode ser substituída por atividades extras, sem prejuízo à frequência mínima, assim como as atividades de avaliação podem ser adaptadas quanto ao formato de realização, não sendo impactados pela flexibilização o seu conteúdo ou a pontuação para nota”.
Horário de atendimento: Segunda-feira: 14 às 18h
Bibliografia: 7.1 Básica

ALSINA, Miquel Rodrigo. Teorías de la comunicación: ámbitos, métodos y perspectivas. València: Universitat de València; Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat Jaume I; Barcelona: Universitat Pompeu Fabra; Bellaterra: Universitat de Barcelona, Servei d Publciacions, D.L., 2001.

DEFLEUR, M. L.; ROKEACH, S. B. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectivas, 2004.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_________________. A história da sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FRANÇA, Vera V.; SIMÕES, Paula G. Teorias da comunicação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.

HORKHEIMER, Max. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, Luiz Costa. Teorias da Cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2002.

MARCONDES FILHO, Ciro J. R. A Nova Teoria da Comunicação. In: _______________. Transporizações - Materiais do Seminário “10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação” - Trabalhos Completos. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP, 2010, 396p.

MARCONDES FILHO, Ciro J. R. Porque a Nova Teoria é uma forma diferente de se pesquisar o jornalismo. Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 759-774, 2012.


MARTÍN BARBERO, Jesús. Retos a la investigación de comunicación en América Latina. In: Processos de comunicacion y matrices de cultura. Ciudad del Mexico: s. n: 1988.

MARTINO, Luís Mauro Sá Martino. Escola de Frankfurt. In: ______. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 50-66.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: O Espírito do tempo. São Paulo: Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1969.

RIESMAN, David. A Multidão solitária. São Paulo: Perspectivas, 1995.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RUDIGER, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura: perspectiva do pensamento tecnológico contemporâneo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SERRA, J. Paulo. Manual da teoria da comunicação. Lisboa: Universidade da Beira Interior, 2007.

SODRÉ, Muniz. Communicatio e epistème. In: Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TORRE, Alberto Efendy Maldonado Gómez de la. Do Pato Donald e das fotonovelas até a epistemologia histórica da Comunicação. In: Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación v. V, n. 1, jan./abr. 2003, 33-72.

7.2. Complementar

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua. Belo Horizonte: EDUFMG, 2014.

ALSINA, M. R. Los modelos de la comunicación. Madrid: Tecnos, 1989, p. 86-164.

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1989.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet.São Paulo: Brasiliense, 1987.

COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria cultural. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1975.

DOWBOR, L. et al. (Orgs). Desafios da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

ESCOSTEGUY, A. C. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FUENTES-NAVARRO, Raúl; LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Comunicación: campo y objeto de estudio. Perspectivas reflexivas latinoamericanas. Guadalajara, México: ITESO; Universidade de Guadalajara, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação UNESCO no Brasil, 2003.

HOHLFELDT, A., MARTINO, L. C.; FRANÇA, V. (Orgs.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

GUIMARÃES, César; MENDONÇA, Carlos Camargo; LEAL, Bruno Souza. (orgs). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: EDUFMG, 2006.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultura do capitalismo tardio. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1997.

JAY, Martin. Cantos de experiencia: variaciones modernas sobre un tema universal. Buenos Aires: Paidós, 2009.

___________. Imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

KITTLER, Friedrich. A verdade do mundo técnico: Ensaios sobre a genealogia da atualidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

MATOS, Olgária C. F. Os Arcanos do inteiramente outro: A Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MARCONDES FILHO, C. J. R.. De repente, o prédio falou comigo. Anotações sobre experiências metapóricas em Teoria da Comunicação. In: 20º Encontro Anual da Compós, 2011, Porto Alegre. Anais do 20º. Encontro Anual da Compós. Porto Alegre: UFRGS e Fabico, 2011.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. RJ: Editora UFRJ, 2008.

MATTELART, A., MATTELART, M. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

MELO, J. M. Teoria da comunicação: paradigmas latino-americanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

PROKOP, Dieter. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.

SFEZ, Lucien. A comunicação. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins, 2007.

___________. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
____________. Sobre a episteme comunicacional. Revista Matrizes, São Paulo, n. 1, out. 2007, p. 15-26.

WOLFF, Mauro. Teorias da comunicação de massa. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2021
18/03/2021
Apresentação da Disciplina e do Plano de curso
25/03/2021
25/03/2021
Teorias da Comunicação: Escola Funcionalista Americana e Escola de Chicago
01/04/2021
01/04/2021
Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica
08/04/2021
08/04/2021
Apocalípticos e integrados: conceitos genéricos e polêmicos
15/04/2021
15/04/2021
Escola de Palo Alto
22/04/2021
22/04/2021
Palestra "Vertente Mattelart"
29/04/2021
29/04/2021
Estudos culturais
06/05/2021
06/05/2021
Teorias da comunicação no Brasil: A comunicação como vinculação e o bios midiático
13/05/2021
13/05/2021
Teorias da comunicação no Brasil: A nova teoria da comunicação e o procedimento metapórico
20/05/2021
20/05/2021
Foucault, discurso e produção de subjetividades
27/05/2021
27/05/2021
As tecnologias e seus impactos
10/06/2021
10/06/2021
Perspectivas teóricas da cibercultura
17/06/2021
17/06/2021
A herança de McLuhan
24/06/2021
24/06/2021
A sagração da internet e a síndrome de Cândido
01/07/2021
01/07/2021
Discussão dos trabalhos finais da disciplina
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Data Descrição
10/07/2021 1ª Avaliação
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
LINK DA SALA VIRTUAL - AULA DO DIA 1º/07/2021 01/07/2021
LINK DA SALA VIRTUAL - AULA DO DIA 24/06/2021 24/06/2021
LINK DA SALA VIRTUAL - AULA DO DIA 17/06/2021 17/06/2021
LINK DA SALA VIRTUAL - AULA DO DIA 10/06/2021 10/06/2021
LINK DA SALA VIRTUAL - AULA DO DIA 27/05/2021 27/05/2021
Link da aula do dia 22 de abril de 2021 22/04/2021
Link da aula do dia 01 de abril de 2021 01/04/2021
Link da aula do dia 25 de março de 2021 25/03/2021
Início da disciplina Teorias da Comunicação - 18 março 2021 - às 19h00min 18/03/2021
Início das aulas da disciplina Teorias da Comunicação - 18 março 2021 15/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 05:28