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PPGAPM/CMRV001 - BIOECONOMIA DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E INOVAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Racionalidade ambioental (16/03/2021 - 11/05/2021)

Racionalidade ambiental

Bioeconomia, museologia e patrimônio (18/05/2021 - 13/07/2021)

Bioeconomia, museologia e patrimônio

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
2 2021100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
3 2021100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
4 2021100**** 7,5 8,0 7.8 0 AM
5 2021100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2021100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2021100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2021100**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2021100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 2021100**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 2021100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introduz as tecnologias sustentáveis, inovações socioambientais e bioeconomia dos patrimônios ecossistêmicos e territoriais. Enfoca a construção de projetos de sócio práxis participativa com gerenciamento de custos, valoração dos patrimônios ecológico-cultural com uso de índices rendimentos (financeiro e imaterial) e avaliação bioeconômica (indicadores financeiros e de dimensões de sustentabilidade) das tecnologias de base ecológico-cultural, inovações sociais e dos patrimônios naturais, agroecossistêmicos, artísticos e museológicos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso em unidade demonstrativa (20h);
? Aulas práticas ? Prática na Estação de Aquicultura (16h);
? Cenários técnico-vivenciais e dinâmicas de grupos ? Proposta de gestão da unidade demonstrativa em aquicultura (16 h);
? Seminários em grupo sobre: apresentação/relatório de diagnóstico; construção prática de tanques; e apresentação do Projeto de recuperação de área degradada da Estação de Aquicultura (16 h);
? Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
? 1ª avaliação será de forma seminários e apresentação);
? 2ª avaliação será de forma: Portfólio e pré-artigo ;
? Final ? Avaliação com todo o assunto.
b) Será considerado APROVADO o aluno que:
? Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
? Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
? Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
? Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
? Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: terças-feiras de 8 ás 11 horas
Bibliografia: CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? Tradução: Raul Filker. Editora Brasiliense, 1993.

CHIOVATTO, M. Watson, uso de Inteligência Artificial (AI) e processos educativos em museus. Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro, v. 3 n.2 p. 217 Maio/Agosto 2019 .

FABRI, A. Q. et al. PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO PÓS - CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Revista de Direito da Cidade vol. 10, nº 4, pp. 2219-2258. 2018.

GADELHA, R. R. APRENDENDO COM OS POVOS TRADICIONAIS E COM A NATUREZA: da sanidade vegetal à sanidade dos agroecossistemas. Revista Orbis Latina, vol.8, nº 1, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), Janeiro ? Junho de 2018.

JUNGMANN, D. M., BONETTI, E. A. Proteção da criatividade e inovação: entendendo a propriedade intelectual: guia para jornalistas. Brasília: IEL, 2010.

PELEGRINI, S. C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 26, nº 51, p. 115-140, 2006.

SILVA, J. S. DES-ENVOLVIMENTO OU ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO? In: RANDOLPH, R., TAVARES, H. M. (Org?s) Política e Planejamento Regional ? Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento, 2013 (p. 98 ? 108).

SILVA, J. S. (Organização). Quintais agroecológicos. Editora Universitária ? Edufpi, ISBN: 978-85-509-0183-1 2017.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2021
11/05/2021
Racionalidade ambioental
18/05/2021
13/07/2021
Bioeconomia, museologia e patrimônio
Avaliações
Data Descrição
17/04/2021 1ª Avaliação
19/06/2021 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link aula 28/04 28/04/2021

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