-

PPGQ098 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA O NÍVEL SUPERIOR - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química. (17/03/2021 - 17/03/2021)
   Plano da disciplina 
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário e Formação docente para o ensino superior de química. (24/03/2021 - 24/03/2021)
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química. (31/03/2021 - 31/03/2021)
Aula: Planejamento para o ensino superior de química. (07/04/2021 - 07/04/2021)
Aula: Avaliação no ensino superior de química. (14/04/2021 - 14/04/2021)
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química. (28/04/2021 - 28/04/2021)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Estratégias de ensinagem; Aula expositiva; Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa) (05/05/2021 - 05/05/2021)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Movimento CTS; Natureza da ciência). (12/05/2021 - 12/05/2021)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Leitura e escrita; Experimentação). (19/05/2021 - 19/05/2021)
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Aprendizagem baseada em problemas; Argumentação). (26/05/2021 - 26/05/2021)
Realização das aulas. (02/06/2021 - 02/06/2021)
Realização das aulas. (09/06/2021 - 09/06/2021)
Realização das aulas. (16/06/2021 - 16/06/2021)
Realização das aulas. (23/06/2021 - 23/06/2021)
Realização das aulas. (30/06/2021 - 30/06/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,2 9,2 9,2 10,0 9.4 0 AM
2 2021100**** 8,6 8,6 8,6 10,0 9.0 0 AM
3 2020100**** 9,4 9,4 9,4 10,0 9.6 0 AM
4 2020100**** 9,3 9,3 9,3 10,0 9.5 0 AM
5 2021100**** 8,6 8,6 8,6 10,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
7 2018100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
8 2020100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
9 2020100**** 8,7 8,7 8,7 10,0 9.0 0 AM
10 2021100**** 9,7 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM
11 2021100**** 9,7 9,7 9,7 10,0 9.8 0 AM
12 2020100**** 9,5 9,5 9,5 10,0 9.6 0 AM
13 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva/dialogada;
• Leitura e discussão de literatura pertinente aos conteúdos trabalhados na disciplina, especialmente no formato de capítulos de livros e artigos de educação;
• Trabalhos em grupos;
• Apresentação de microaulas/seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos uma unidade didática elaborada pelos estudantes, planos de disciplina e planos de aula relacionados e o nível da apresentação das unidades didáticas na forma de microaulas e/ou seminários. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: MG/Ed. Associados, 1989.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.
BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994.
CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2009.
GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 232 p.
MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, M. T.; MORAN, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. 173 p.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. v. 1. 144 p.
VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Artigos extraídos das revistas: Journal of Chemical Education, Journal of College Science Teaching, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação (UNESP- Bauru), Química Nova (seção Educação).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2021
17/03/2021
Apresentação da disciplina e discussão do plano de ensino; Aula sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química.
24/03/2021
24/03/2021
Aula: Desafios e possibilidades do ensino universitário e Formação docente para o ensino superior de química.
31/03/2021
31/03/2021
Aula: Estágio para a docência no ensino superior de química.
07/04/2021
07/04/2021
Aula: Planejamento para o ensino superior de química.
14/04/2021
14/04/2021
Aula: Avaliação no ensino superior de química.
28/04/2021
28/04/2021
Aula: Concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem em química.
05/05/2021
05/05/2021
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Estratégias de ensinagem; Aula expositiva; Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa)
12/05/2021
12/05/2021
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Movimento CTS; Natureza da ciência).
19/05/2021
19/05/2021
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Leitura e escrita; Experimentação).
26/05/2021
26/05/2021
Aula: Abordagens para o ensino superior de química (Aprendizagem baseada em problemas; Argumentação).
02/06/2021
02/06/2021
Realização das aulas.
09/06/2021
09/06/2021
Realização das aulas.
16/06/2021
16/06/2021
Realização das aulas.
23/06/2021
23/06/2021
Realização das aulas.
30/06/2021
30/06/2021
Realização das aulas.
Avaliações
Data Descrição
31/03/2021 1ª Avaliação
28/04/2021 2ª Avaliação
26/05/2021 3ª Avaliação
30/06/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Transferência da reposição de aula 19/04/2021
Sobre a antecipação do feriado 31/03/2021
Link de acesso à sala virtual e ao grupo de whatsapp 17/03/2021
Sobre a primeira aula (17/03) 16/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 04/07/2024 12:16