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PROFSAUDE001 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO CUIDADO E NA GESTÃO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do módulo; Conceitos básicos sobre informação em saúde, processo de produção e disseminação; (19/03/2021 - 19/03/2021)
   PAP_Sistemas de Informacao e Gestao .pdf 
Análise crítica de indicadores e pactuação de metas; (26/03/2021 - 26/03/2021)
Sistema de informação e a Política Nacional de informação e informática; (09/04/2021 - 09/04/2021)
Transição demográfica e epidemiológica; (16/04/2021 - 16/04/2021)
Vigilância em Saúde: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador; (23/04/2021 - 23/04/2021)
Vigilância em Saúde: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador; (30/04/2021 - 30/04/2021)
Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas; (07/05/2021 - 07/05/2021)
Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas; (14/05/2021 - 14/05/2021)
Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos; (21/05/2021 - 21/05/2021)
Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos; (28/05/2021 - 28/05/2021)
Registros médicos orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2; (04/06/2021 - 04/06/2021)
Registros médicos orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2; (11/06/2021 - 11/06/2021)
Noções gerais do Geoprocessamento na saúde; (18/06/2021 - 18/06/2021)
Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local; (25/06/2021 - 25/06/2021)
Instrumento de divulgação da informação em nível local. (02/07/2021 - 02/07/2021)
Instrumento de divulgação da informação em nível local. (09/07/2021 - 09/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2020100**** 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
3 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
4 2020100**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
5 2020100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
6 2020100**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
7 2020100**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM
8 2020100**** 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Análise crítica de indicadores e pactuação de metas. Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas. Utilizando indicadores para análise da situação de saúde: Transição epidemiológica e demográfica.Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local. Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos. E-Sus. Ferramentas de utilização de informação para programação local. Instrumentos de divulgação da informação em nível local. Noções gerais do Georeferenciamento
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: * Ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma FIOCRUZ e turma virtual do SIGAA): apresentação do conteúdo da disciplina, contendo texto explicativo e atividades a serem desenvolvidas individualmente ou em grupo;
* Aulas interativas (chats e vídeo-aulas): apresentação e/ou discussão síncrona, através da turma virtual do SIGAA, abordando temas específicos trabalhados na disciplina;
* Textos eletrônicos: disponibilização para acesso, através da Plataforma FIOCRUZ e do SIGAA, no recurso textos complementares, de conteúdos específicos para estudos, análises e reflexões;
* Fóruns: discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina. Na Plataforma FIOCRUZ e na turma virtual do SIGAA, o acesso aos fóruns é permanente, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos alunos deverá ser realizada no período de vigência do fórum;
* Apresentação de trabalhos escritos: envio de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo (Tarefas) através de ferramenta própria da Plataforma FIOCRUZ.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Encontros Presenciais (as atividades realizadas correspondem a 20% do valor total da nota da disciplina).
Encontro Presencial 1 – Atividade estudo dirigido(Peso: 4,0%);
Encontro Presencial 2 – Apresentaçãooral da versão preliminar do Diagnóstico Situacional Ampliado (Peso: 8,0%);
Encontro Presencial 3 –Apresentação em roda de conversa: construção de uma síntese coletiva sobre o uso das informações na Unidade de Saúde (Peso: 8,0%).

Produtos (as atividades realizadas correspondem a 30% do valor total da nota na disciplina). Tarefa 1
Indicadores locais Peso 12% (1,5% +1,5%+9%)
• Montar dois fluxogramas sobre o processo de produção e disseminação de informação destacando: a) um agravo de notificação compulsória; b) uma informação em saúde utilizada pela equipe para o planejamento das ações com base no perfil sociodemográfico e epidemiológico da população da área de abrangência do serviço / da equipe (Peso 1,5%);
• Analisar uma amostra de cinco (5) prontuários de usuários portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis com a planilha disponibilizada na semana. Refletir sobre a qualidade das informações registradas e identificar aspectos que podem melhorar na prática da equipe. Redigir e postar texto reflexivo sobre a situação dos prontuários na Unidade de Saúde (Peso 1,5%);
• Elaborar e postar no ambiente do Curso um texto reflexivo sobre o uso de indicadores locais de qualidade da atenção e sobre a qualidade das

informações registradas na sua UBS, identificando aspectos que podem melhorar. (Peso 9%)

Tarefa 2
Diagnóstico Situacional Ampliado Peso 7,5% (1,5%+6,0%)
• Elaborar um quadro síntese dos principais sistemas nacionais de informação contendo os seguintes dados: a) identificação do sistema, b) finalidade, c) formulário de coleta de dado, d) pontos fortes e fracos (Peso 1,5%);
• Recuperando o material produzido nas disciplinas de Atenção Integral e Planejamento e Avaliação (primeiro semestre), organizar uma apresentação oral, de versão preliminar do Diagnóstico Situacional Ampliado, incluindo os dados secundários obtidos nesta semana e os dados primários coletados na semana 5. Postar a apresentação do Diagnóstico Situacional Ampliado. (6,0%)

Tarefa 3
Texto CSAP Peso 3%
• Elaborar texto relacionando as DCNT e as principais causas de internações por CSAP em sua realidade e postar no link de tarefa. (Peso 3%)

Tarefa 4
Material de divulgação Peso 7,5% (6,0%+0,75%+0,75%)
• Confeccionar material para divulgação reunindo informações sobre a UBS, o território e o município, coletadas ao longo do curso. (Peso 6,0%)
• Postar no link de tarefas registro dos momentos de apresentação à equipe do material de divulgação (Peso 0,75%);
• Postar no link de tarefas registro dos momentos de apresentação à comunidade do material de divulgação (Peso 0,75%);

Fórum (as atividades realizadas correspondem a 30% do valor total da nota na disciplina).

Fórum Integrado 1: atividade integra as disciplinas de Atenção e Gestão do Cuidado, Promoção da Saúde e Sistemas de Informação no Cuidado e aborda as temáticas da Abordagem individual e familiar, vulnerabilidades e DSS do território (Peso 6,0%);

Fórum Integrado 2: atividade integra as disciplinas de Atenção e Gestão do Cuidado, Promoção da Saúde e Sistemas de Informação no Cuidado e na Gestão e aborda as interfaces entre: Cuidado centrado na família e abordagem familiar; Qualidade e segurança da informação; Estratégias de promoção da saúde e educação popular (Peso 9,0%);

Fórum Integrado 3: atividade integra as disciplinas de Atenção e Gestão do Cuidado, Promoção da Saúde e Sistemas de Informação e consiste em associar as DCNT e as internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) mais frequentes no território da Unidade Básica de Saúde, incluindo comentários sobre a utilização da Classificação de Doenças para a Atenção Primária (Peso 9,0%);

Fórum integrado 4: atividade integra as disciplinas de Atenção e Gestão do Cuidado, Promoção da Saúde e Sistemas de Informação propondo a discussão da organização do cuidado em equipe multidisciplinar para caracterização e enfrentamento da violência e as estratégias adotadas para identificação, notificação e intervenções conjuntas entre a equipe e território (Peso 6,0%).

Autoavaliação (a atividade realizada corresponde a 20% do valor total da nota na disciplina).
Para realizar a autoavaliação escrita será disponibilizado documento orientador com os principais aspectos a serem observados na reflexão (Peso: 20%).
Horário de atendimento: 8-12h; 14-18h
Bibliografia:
Leituras e mídias obrigatórias

Brasil. Lista de Doenças de Notificação Compulsória. Disponível emhttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0204_17_02_2016.html
Brasil. Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2008/prt0221_17_04_2008.html
Brasil. Ficha de Notificação de Violência Interpessoal / Autoprovocada. Disponível em: http://portalsinan.saude.gov.br/doencas-e- agravos?showall=&limitstart=
Carvalho, A.L.B. Informação em Saúde como ferramenta estratégica para qualificação da gestão e o fortalecimento do controle social no SUS. Tempus –
Actas de Saúde Coletiva. Vol.3, no.3, p.16-30– Jul/Set 2009. Disponível em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/719/1553
Cavalcante, R.B.; Pinheiro, M.M.K. Política Nacional de Informação e Informática em Saúde: avanços e limites atuais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento,1(2):106-119, 2011. Disponível emhttp://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10487
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Atenção Básica. e-SUS Atenção Básica. Disponível em: http://aps.saude.gov.br/ape/esus
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do SUS. e-SUS Atenção Básica. Disponível em: http://datasus.saude.gov.br/projetos/50-e-sus
FRANCO, J.L.F. Sistemas de informação. UNA-SUS - UNIFESP. Disponível em:http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade13/unidade13.pdf> Acesso em 29 de julho de 2019.
Freitas, F.V.; Rezende Filho, L.A. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface - Comunic., Saude, Educ., 15(36): 243-55, 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/icse/v15n36/aop4510.pdf
Nedel, F.B. et al. Programa Saúde da Família e condições sensíveis à atenção primária, Bagé (RS). Rev Saúde Pública 2008;42(6):1041-52. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n6/6420.pdf
Oliveira, C. M.; Casanova, A.O. Vigilância da saúde no espaço de práticas da atenção básica. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 14, n. 3, p. 929-936, Junho 2009 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000300029&lng=en&nrm=iso


Silva, A.M.; Philippi, J.M.S. A vigilância em saúde como instrumento de saúde pública (vídeo).https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/537
Veras, R.P.; Oliveira, M. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1929- 1936, Junho 2018. Disponível emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232018000601929&lng=en&nrm=iso.


Leituras e mídias complementares

BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Cio Soc./Hum., Londrina, v.16, n. 2., Ed. Especial, p.9-19, out. 1995.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. –
Brasília: Ministério da Saúde, 2014. (Cap.3 pp 66-83).
Vasconcellos, M. M.; Gribel, E. B.; Moraes, I. H. S. Registros em saúde: avaliação da qualidade do prontuário do paciente na atenção básica. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, p. 173-182, 2008.

Classificação Internacional de Atenção Primária – segunda edição (CIAP-2). Disponível em http://www.saude.campinas.sp.gov.br/sistemas/esus/guia_CIAP2.pdf

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2021
19/03/2021
Apresentação do módulo; Conceitos básicos sobre informação em saúde, processo de produção e disseminação;
26/03/2021
26/03/2021
Análise crítica de indicadores e pactuação de metas;
09/04/2021
09/04/2021
Sistema de informação e a Política Nacional de informação e informática;
16/04/2021
16/04/2021
Transição demográfica e epidemiológica;
23/04/2021
23/04/2021
Vigilância em Saúde: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador;
30/04/2021
30/04/2021
Vigilância em Saúde: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador;
07/05/2021
07/05/2021
Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas;
14/05/2021
14/05/2021
Principais sistemas de informação em saúde: cenário atual e perspectivas;
21/05/2021
21/05/2021
Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos;
28/05/2021
28/05/2021
Segurança e confiabilidade da informação nos registros eletrônicos;
04/06/2021
04/06/2021
Registros médicos orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2;
11/06/2021
11/06/2021
Registros médicos orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2;
18/06/2021
18/06/2021
Noções gerais do Geoprocessamento na saúde;
25/06/2021
25/06/2021
Gerenciamento da informação e tomada de decisões na atenção básica: importância e dificuldades da produção de dados em nível local;
02/07/2021
02/07/2021
Instrumento de divulgação da informação em nível local.
09/07/2021
09/07/2021
Instrumento de divulgação da informação em nível local.
Avaliações
Data Descrição
31/03/2021 1ª Avaliação
30/04/2021 2ª Avaliação
30/06/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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