-

DAA0317 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO I - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"? (22/03/2021 - 19/04/2021)
Esta introdução tem como proposta questionar o lugar da educação nas análises sociológicas como disciplina especial. Nosso ponto de partida, na disciplina, é compreender a educação como objeto de análise sociológica.
   TEXTO 5- INTROD. 
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
  TEXTO 4- INTROD. 
MOTA, K. C. C. da S. 2005, Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, n 29, p 88-107.
  TEXTO 3- INTROD. 
MOTA, K. C. C. da S. 2005, Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, n 29, p 88-107.
  TEXTO 2- INTROD. 
SPOSITO, M. P. “Uma Perspectiva Não Escolar no Estudo Sociológico da Escola”. Seção Textos, n. 57, pp. 210-26, mar.-mai./2003.
  Introdução ao pensamento da sociologia da educação 
Prezadx alunx, Segue o texto da próxima aula, dia 25/03. Abraço,
1. A educação como objeto de estudo sociológico (22/04/2021 - 10/05/2021)
1.1. A educação como processo socializador 1.2. A missão colonizadora da escola 1.3. Funções das gerações novas no processo socializador
  Estudo dirigido do texto "Funções das gerações novas" 
Prezadx alunx, Segue o Estudo dirigido do texto "Funções das gerações novas", conforme solicitado por vocês. Abraços,
  Roteiro de estudo_missão colonizadora da escola 
Prezadx alunx, Segue o roteiro de estudo_missão colonizadora da escola. Abraços,
  Texto 3_ unidade 1 
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
  Texto 2_ unidade 1 
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
  Texto 1_ unidade 1 
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
2. O estudo sociológico da escola (13/05/2021 - 31/05/2021)
2.1. Educação sociológica weberiana: elementos para pensar a escola 2.2. A estrutura da escola: o subgrupo de ensino e sistemas escolares
  Texto 2_ unidade 2 
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
  Texto 1_ unidade 2 
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e desencantamento”
3. A educação e Ideologia (07/06/2021 - 01/07/2021)
3.1. Educação e Ideologia 3.2. A ideologia pedagógica da competência 3.3. Dilema educacional brasileiro
  Dispositivos a serem usados nas gravações dos documentários 
Prez. alunx. Segue, em anexo, dispositivos a serem usados nas gravações dos documentários.
  Modelo de projeto de documentário 
Prezadx, Segue o modelo de projeto de projeto de documentário. Att.
  Texto 5_ unidade 3 
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estud. av., São Paulo, v. 10, n. 26, p. 71-87, Apr. 1996 .
  Texto 4_ unidade 3 
Oliveira, A. Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras. Linhas Críticas, 21(44), 159-177. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500
  Texto 2_ unidade 3 
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 497-524, jan. 2004. ISSN 2175-795X. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/%x.
  Texto 1_ unidade 3 
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e emancipação”
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 25 29 01 05 08 12 15 19 22 26 29 03 06 10 13 17 20 24 27 31 07 10 14 17 21 24 28 01 05
1 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
4 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 0 14
6 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
8 2020902**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2020900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 14
11 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2020900**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 2 2 2 24
16 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
18 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 6
22 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 20
24 2020901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 22
25 2019901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
26 2020901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 12
27 2020901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2020901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
29 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 0 0 0 8
30 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
32 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2020901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 2020900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 14
36 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 6
37 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 6
39 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 20
41 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
43 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
44 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 10
45 2019900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
2 2019900**** 7,5 7,0 10,0 8.2 10 AM
3 2020902**** 6,0 7,0 9,5 7.5 2 AM
4 2020901**** 8,0 7,0 10,0 8.3 12 AM
5 2020900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
6 2020900**** 8,0 10,0 9,5 9.2 2 AM
7 2020901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
8 2020900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 6 AM
9 2020901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
10 2020901**** 6,5 9,0 10,0 8.5 6 AM
11 2020900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
12 2020902**** 8,8 4,0 0,0 4.3 20 RF
13 2020901**** 7,0 0,0 0,0 2.3 22 RF
14 2020901**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
15 2020901**** 7,5 9,0 10,0 8.8 4 AM
16 2020900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 4 AM
17 2020903**** 7,0 7,0 9,5 7.8 6 AM
18 2020906**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
19 2020901**** 7,5 10,0 10,0 9.2 2 AM
20 2020901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
21 2020906**** 7,0 4,0 10,0 7.0 14 AM
22 2020900**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
23 2020901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
24 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
25 2020901**** 9,5 7,0 10,0 8.8 4 AM
26 2020900**** 8,0 9,0 10,0 9.0 14 AM
27 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
28 2020902**** 7,0 7,0 9,5 7.8 4 AM
29 2020900**** 8,0 7,0 9,5 8.2 4 AM
30 2020900**** 8,0 0,0 10,0 6.0 24 RF
31 2020902**** 9,0 7,0 10,0 8.7 2 AM
32 2020901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 6 AM
33 2020903**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
34 2020900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
35 2020903**** 7,5 10,0 9,5 9.0 4 AM
36 2020901**** 7,5 6,0 10,0 7.8 6 AM
37 2020902**** 9,0 6,0 0,0 5.0 20 RF
38 2019901**** 7,5 7,0 6,5 7.0 14 AM
39 2020903**** 8,0 8,0 10,0 8.7 8 AM
40 2020900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 8 AM
41 2020900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 14 AM
42 2020902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 AM
43 2020900**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
44 2020900**** 7,5 10,0 10,0 9.2 4 AM
45 2019900**** 7,0 8,0 10,0 8.3 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Metodologias híbridas (aulas expositivas e participativas);
• Sob recursos didáticos que proporcionem mais autonomia ao educando;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Provas Escritas (individual, sob consulta bibliográfica).
Trabalho Integrado (em equipes/individual, articulado com outras disciplinas).
Horário de atendimento:
Bibliografia: RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “introdução” e “breve sociologia do professor virtual”
SPOSITO, M. P. “Uma Perspectiva Não Escolar no Estudo Sociológico da Escola”. Seção Textos, n. 57, pp. 210-26, mar.-mai./2003.
QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. esp., p. 137- 162, jul./dez. 2002.
MOTA, K. C. C. da S. 2005, Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, n 29, p 88-107.
GROPPO, L. A.. Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. Revista de Ciências da Educação, v. XI, p. 291-310, 2011.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e vida moral”
FERNANDES, Heloisa Rodrigues. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
MANNHEIM, K. Funções das gerações novas no processo socializador. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e desencantamento”
CANDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. 7ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “sociedade, educação e emancipação”
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. As referências da pedagogia das competências. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 497-524, jan. 2004. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9664>. Acesso em: 04 ago. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/%x.
Oliveira, A. Gilberto Freyre e a educação: raça, democracia e ensino de história e cultura afro-brasileiras. Linhas Críticas, 21(44), 159-177. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4500
SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a educação. Estud. av., São Paulo, v. 10, n. 26, p. 71-87, Apr. 1996 .
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
19/04/2021
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"?
22/04/2021
10/05/2021
1. A educação como objeto de estudo sociológico
13/05/2021
31/05/2021
2. O estudo sociológico da escola
07/06/2021
01/07/2021
3. A educação e Ideologia
Avaliações
Data Descrição
29/04/2021 1ª Avaliação
27/05/2021 2ª Avaliação
01/07/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para aula síncrona 22/03/2021 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 21:51