-

DAA0332 - FUND DA EDUCACAO ESPECIAL - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Introdução a Educação Especial, apresentação da disciplina, plano de ensino, cronograma, datas de avaliação e atividades remotas. Início dos slides dobre Educação Especial. (24/03/2021 - 24/03/2021)

Introdução a Educação Especial, Pressupostos Históricos da Educação Inclusiva, suas Possibilidades e Limites.

TCC III (24/03/2021 - 21/07/2021)
TCC III
Conforme determinação da Reitoria da UFDPar, aulas suspensas no dia 26/03 em razão da Pandemia. (26/03/2021 - 26/03/2021)
Início do Tema: Pressupostos Históricos da Educação Inclusiva. Leitura complementar do artigo "História da Educ Especial no Brasil". (31/03/2021 - 31/03/2021)
Feriado de Páscoa. (02/04/2021 - 02/04/2021)
Introdução a Educação Especial. (07/04/2021 - 21/07/2021)
Introdução a Educação Especial.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 26 31 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 18
5 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017910**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
3 2017902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
4 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017908**** 7,0 5,0 10,0 7.3 0 AM
6 2017900**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
7 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017901**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
9 2017901**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
10 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
11 2017900**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
12 2017908**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
14 2017900**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
15 2017901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
16 2017908**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
17 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017910**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
19 2017901**** 9,2 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2017902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017900**** 9,8 10,0 10,0 9.9 0 AM
25 2017902**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
26 2017900**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
27 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2017901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
30 2017900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2017902**** 9,9 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2017901**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
33 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2017900**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Devido a situação de emergência causada pelo novo Coronavírus, as estratégias
de ensino utilizadas nesta disciplina serão aplicadas no modelo remoto, dividindo
a mesma em parte síncrona e parte assíncrona.
A parte síncrona será composta de 3 horas de aula por semana, será ministrada
pela Plataforma Google Meet ou plataforma semelhante. O agendamento na
plataforma será realizado pela docente responsável pela disciplina e
compartilhado com os acadêmicos matriculados, bem como o envio dos
materiais audiovisuais. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer
a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado.
A parte assíncrona será composta por atividades teórico-práticas (relatórios,
análise de material audiovisual, estudos de casos), fóruns e avaliações online via
Sistema Acadêmico SIGAA ou plataforma semelhante. Todas as atividades
serão previamente agendadas, discutidas e planejadas; com o intuito de manter
a qualidade da aprendizagem dos conteúdos práticos e avaliação adequada.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento escolar será aferido por duas notas da avaliação continuada (AC) e uma nota da prova final. (PF).
A avaliação continuada será obrigatoriamente composta dois (2) instrumentos diferentes de avaliação, sendo um deles individual e um em grupo, nos formatos: apresentação de seminários, discussão de artigos científicos, estudos dirigidos, atividades teórico-práticas, participação em fóruns dirigidos especificamente para esta disciplina.
As notas da avaliação continuada e da prova final serão expressas em números inteiros, de zero a dez. A média final (MF) é a média aritmética entre as notas da avaliação continuada (AC) e da prova final (PF), segundo a fórmula: MF = AC1 + AC2 + PF /3
O Calendário Escolar estabelecerá um período destinado ao lançamento das notas da avaliação continuada (AC) e do período da realização da prova final.
O aluno que obtiver média final inferior a seis, mas igual ou superior a dois, poderá realizar o exame, estabelecido no calendário, desde que satisfeita a frequência mínima exigida. O aluno que obtiver média final inferior a dois é considerado reprovado.
Horário de atendimento: 8:00-12:00 aos sábados
Bibliografia: BÁSICA:
BUENO, Jose Geraldo Silveira (Org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Brasilia (DF): CAPES, 2008.

LIMA, Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. Sao Paulo (SP): Avercamp, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Egler (Org.). Desafio das diferenças nas escolas. 3. ed. Petropolis: Vozes, 2011.

MANZINI, Eduardo Jose. Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marilia, SP: FAPESP, 2007.

RIBEIRO, Maria Luisa Sprovieri. Educação especial: do querer ao fazer. Sao Paulo (SP): Avercamp, 2003.

SARTORETTO, Mara Lucia. Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa. Brasilia (DF): Ministerio da Educacao, 2010.

SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: historia e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2012.

COMPLEMENTAR:
DORZIAT, Ana (Org.). Estudos surdos: diferentes olhares. 2. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2017.

FAVERO, Eugenia Augusta Gonzaga; PANTOJA, Luisa de Marillac P (Colab.); MONTOAN, Maria Teresa Egler (Colab.). Atendimento educacional especializado: aspectos legais e orientações pedagógicas. Brasilia (DF): SEESP/SEED/MEC, 2007.

GOMES, Adriana Leite Lima Verde. Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasilia (DF): Ministerio da Educacao, 2010.

SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educacao bilingue para surdos: processos e projetos pedagogicos volume 1. 5. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2017.

SKLIAR, Carlos (Org.). Atualidade da educacao bilingue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguistica volume 2. 6. ed. Porto Alegre: Mediacao, 2016.

SKLIAR, Carlos (Org.). Surdez: um olhar sobre as diferencas. Porto Alegre: Mediacao, 2016.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/03/2021
24/03/2021
Introdução a Educação Especial, apresentação da disciplina, plano de ensino, cronograma, datas de avaliação e atividades remotas. Início dos slides dobre Educação Especial.
24/03/2021
21/07/2021
TCC III
26/03/2021
26/03/2021
Conforme determinação da Reitoria da UFDPar, aulas suspensas no dia 26/03 em razão da Pandemia.
31/03/2021
31/03/2021
Início do Tema: Pressupostos Históricos da Educação Inclusiva. Leitura complementar do artigo "História da Educ Especial no Brasil".
02/04/2021
02/04/2021
Feriado de Páscoa.
07/04/2021
21/07/2021
Introdução a Educação Especial.
Avaliações
Data Descrição
09/04/2021 1ª Avaliação
28/04/2021 2ª Avaliação
19/05/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Olá turma ! Estamos voltando!!!!! 22/03/2021
Bom dia! 15/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 17:18