JARDENIA SOBRINHO GOES DE AQUINO

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

Ir ao Menu Principal

jardenia sobrinho goes de aquino

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

DAA0298 - RECURSOS DIDATICOS - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Recursos didáticos ? qual seu lugar na ciência do ensino? (23/03/2021 - 30/03/2021)
Esta introdução tem como proposta argumentar sobre como a ciência do ensino tem tratado esse subcampo do saber-fazer, principalmente dentro do projeto de sociedade moderna ? democracia participativa.
   Depoimento sobre a produção do material didático 
Prezade alune, Segue o texto guia de nossa discussão de terça-feira. O material de apoio foi enviado pelo grupo do whats app. Além disso, vocês irão assistir a palestra hoje pensando na seguinte questão: "Como a relação entre BNCC e Competências pode influenciar positivamente e negativamente a produção de um material didático?
1. A comunicação como objeto de estudo pedagógico (01/04/2021 - 15/04/2021)
1.1. A didática como ciência do ensino 1.2. A comunicação dialógica, crítica e libertadora 1.3. Metodologias inovadoras na educação
  PBL 
2. Material didático e a formação de professor (20/04/2021 - 20/05/2021)
2.1. Conceito e usos de Material Didático no decorrer da história da educação 2.2. Características de Materiais didáticos impressos e AVEA 2.3. O Material didático e a formação do professor
3. A produção de materiais didáticos (27/05/2021 - 08/07/2021)
3.1. Confeccionar materiais didáticos 3.3. Avaliação da produção dos materiais didáticos 3.4. Rede de distribuição de materiais didáticos
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20
1 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
16 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
22 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
33 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
34 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
35 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2017902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
39 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
3 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
5 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
8 2020901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
9 2020900**** 8,5 10,0 9,5 9.3 2 AM
10 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
11 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020901**** 7,0 10,0 9,5 8.8 14 AM
13 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
14 2020901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
15 2020903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
16 2020900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
17 2017900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
18 2020906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
19 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2017902**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 AM
25 2018901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 AM
26 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
27 2017901**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
28 2018900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 AM
29 2020903**** 8,0 10,0 9,5 9.2 6 AM
30 2020900**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 AM
31 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
32 2017901**** 7,0 10,0 9,5 8.8 8 AM
33 2020902**** 8,5 10,0 9,5 9.3 4 AM
34 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
35 2018901**** 9,0 10,0 9,5 9.5 6 AM
36 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2017902**** 7,5 10,0 9,5 9.0 8 AM
38 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM
39 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
40 2018903**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Metodologias híbridas (aulas expositivas e participativas);
• Sob recursos didáticos que proporcionem mais autonomia ao educando;
• Trabalho em equipes de análise de textos e debate em grande grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Trabalho Integrado (em equipes/individual, articulado com outras disciplinas).
Nesses trabalhos observar-se-á a participação nas atividades. Expressão oral. Criatividade. Capacidade de interação em grupo. Clareza, objetividade e pertinência do texto escrito.
Horário de atendimento: 18-20
Bibliografia: TEZZA, C. Material didático: um depoimento. Educar, Curitiba, n. 20, p. 35-42. Editora UFPR, 2002.
NASCIMENTO, J. P. C. A didática e seu objeto de estudo. Campus Virtual Cruzeiro do Sul. [d.i.]
PONTES, A. Comunicação escolar e pedagogia da comunicação: o trabalho de Heloisa Dupas Penteado em perspectiva. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 10, n. 22, p. 213-218, maio/ago. 2009.
PINHEIRO, R. B. A pedagogia da comunicação de Paulo Freire: uma reação por uma educação de educadores e educadoras mais dialógica, critica e libertadora. Anais... II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, UFMG: Belo Horizonte, 2018.
BACICH, L. Por que metodologias ativas na educação. In: SZUPARITS, B. (Org.) Crescer em rede: metodologias ativas. Instituto Crescer: São Paulo, 2018.
LIMA, A.; SANTOS, S. Material didático na EAD: princípios e processos. IFRN: Natal, 2017.
MOLIN, B. H. D. et al. Mapa referencial para construção de material didático para o Programa e-Tec Brasil. Florianópolis: UFSC, 2008.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: UNB, 2007. “Materiais e Equipamentos na Educação infantil”; “Materiais e Equipamentos na Ensino Fundamental”; “Materiais e Equipamentos no Ensino Médio”; “Materiais e Equipamentos na Educação Especial” “Materiais e Equipamentos na Educação de Jovens e Adultos”
MERCADO, L. P. L.; FREITAS, M. A. S. Avaliação de materiais didáticos para educação online dos cursos da universidade aberta do brasil. E-curriculum. V. 11, n. 2, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2021
30/03/2021
Introdução: Recursos didáticos ? qual seu lugar na ciência do ensino?
01/04/2021
15/04/2021
1. A comunicação como objeto de estudo pedagógico
20/04/2021
20/05/2021
2. Material didático e a formação de professor
27/05/2021
08/07/2021
3. A produção de materiais didáticos
Avaliações
Data Descrição
27/04/2021 1ª Avaliação
25/05/2021 2ª Avaliação
06/07/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade próxima aula - 30/03 25/03/2021
Link para aula síncrona 23/03/2021 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 21:02