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CBT0021 - ETNOLOGIA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa. Metodologia, avaliações, regras e procedimentos da disciplina (22/03/2021 - 22/03/2021)
   Plano de disciplina 
Debate sobre a identidade nacional (29/03/2021 - 29/03/2021)
Atividade avaliativa 1: Vídeos: ? Identidade nacional: o que é ser brasileiro. 5m44s. 2016. Nexo jornal, Temas fundamentais do Brasil, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Q9LIEDRmlcE&list=PLAE4zdwPT_XPyI9msRX3hLfryi4TvoDpQ&index=3 ? Identidade do Brasileiro. 2m56s. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gm4Bx2XjxYs ? Conexão Unisinos - Cultura popular brasileira e identidade nacional. 06/06/14, 4m56s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=q5TifAZPUFQ
  

Identidade nacional: o que é ser brasileiro

  

Identidade do brasileiro

  

Conexão Unisinos - Cultura popular brasileira e identidade nacional

Nação e identidade nacional (31/03/2021 - 31/03/2021)
Exposição dialogada Texto 1: CHAUI, Marilena. Brasil ? mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. (História do povo brasileiro). p.11-29: A nação como semióforo.
Estudo dirigido (05/04/2021 - 05/04/2021)
Atividade avaliativa 2: Nação e identidade nacional
Fórum sobre nação e pertencimento (07/04/2021 - 07/04/2021)
Atividade avaliativa 3: Vídeo: O povo brasileiro. O Brasil sulino. 26m03s. 2005. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3LHR3HrW3Ec
  

O povo brasileiro. Brasil sulino

Produção textual sobre a cultura brasileira, diversidade e mestiçagem (12/04/2021 - 12/04/2021)
Atividade avaliativa 4: Sugestão de filme e leitura: Filme: Macunaíma. 105min, 1969, Direção Joaquim Pedro de Andrade. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=XoyYFumkOqU. Leitura: MOTTA, Antonio. Raza, cultura y identidad: marcas de origen en el discurso socio-antropológico brasileño. In: ROTA Y MONTER, José Antonio Fernández (ed.). Integración social y cultural. Coruña: Universidad de La Coruña, 2002. OLIVEIRA, Luiz Antonio de. Cultura, Direitos, Políticas: a construção de uma agenda pública para os povos indígenas e a diversidade étnica no Brasil contemporâneo (2003-2015). Saarbrücken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2016. Capítulo 2: Identidades e Políticas [Item 2.1: Do mestiço ao multicultural: a questão da identidade nacional] p.76-95.
  

Filme Macunaíma. 105min, 1969, Direção Joaquim Pedro de Andrade

Cultura brasileira e apropriação cultural (14/04/2021 - 14/04/2021)
Exposição dialogada Texto 2: FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. cap.II, p. 47-53. ?Feijoada e Soul Food?: notas sobre a manipulação de símbolos étnicos e nacionais
Debate sobre cultura, identidade e apropriação cultural (19/04/2021 - 19/04/2021)
Atividade avaliativa 5: Vídeos: O que é apropriação cultural? | Spartakus Santiago. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QdNRuLC1l3w Apropriação cultural: qual é o limite entre homenagem e desrespeito? | CNN Tonight. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ezGY3qBp79c
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). (26/04/2021 - 26/04/2021)
Atividade avaliativa 6: Material de apoio: Vídeos, músicas e textos
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). continuação (28/04/2021 - 28/04/2021)
Identidade, diferença e relações de alteridade (03/05/2021 - 03/05/2021)
Exposição dialogada Texto 3: SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102.
Estudo dirigido (05/05/2021 - 05/05/2021)
Identidade, diferença e relações de alteridade Atividade avaliativa 1:
Etnicidade como produto turístico (10/05/2021 - 10/05/2021)
Exposição dialogada Texto 4: CARDOZO, Poliana Fabíula. Considerações preliminares sobre produto turístico étnico. Pasos. 4(2), 2006, p.143-152. Disponível em http://www.pasosonline.org/Publicados/4206/PS020206.pdf
Debate sobre produto turístico e etnicidade (12/05/2021 - 12/05/2021)
Atividade avaliativa 2: Material de apoio: Vídeos e textos.
Reconstrução de identidade e turismo étnico (17/05/2021 - 17/05/2021)
Exposição dialogada Texto 5: GRÜNEWALD. Rodrigo de Azeredo. Turismo e o resgate da cultura Pataxó. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 127-148
Estudo dirigido (19/05/2021 - 19/05/2021)
Reconstrução de identidade e turismo étnico Atividade avaliativa 3:
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). (24/05/2021 - 24/05/2021)
Atividade avaliativa 4: Material de apoio: Vídeos, músicas e textos. Músicas Caetano Veloso. Um índio. 4m6s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=MpdP5G3cpSo Milton Nascimento. Nozani na. 2m20s. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CDdjU3mt480 Vídeos: Indígena do povo Karajá no The Voice Brasil 2020. 12m04s. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qYj8uQQe8fo&feature=youtu.be Nordeste-se #03: Povos indígenas. 1h. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uhSMI1xPw1w&t=6s Índios no Brasil. Quem são eles? Vídeo nas aldeias. SEED/SEF. 2000. 17m39s. Disponível em https://vimeo.com/15635463. Texto ARRUTI, José Maurício. Etnicidade. In: SANSONE, Livio; FURTADO, Cláudio Alves (org.). Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014. P.199-213.
  

Caetano Veloso. Um índio

  

Milton Nascimento. Nozani na

  

Indígena do povo Karajá no The Voice Brasil 2020

  

Nordeste-se #03: Povos indígenas

  

Índios no Brasil. Quem são eles? Vídeo nas aldeias

Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). continuação (26/05/2021 - 26/05/2021)
Atividade avaliativa 4:
Identidade e construção de tradições culturais (31/05/2021 - 31/05/2021)
Exposição dialogada Texto 6: SAVOLDI, Adiles. A reconstrução da italianidade no Sul do estado de Santa Catarina. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 89-116
Estudo dirigido (02/06/2021 - 02/06/2021)
Identidade e construção de tradições culturais Atividade avaliativa 5:
Ecoturismo indígena (07/06/2021 - 07/06/2021)
Exposição dialogada Texto 7: FARIA, Ivani Ferreira de. Ecoturismo: etnodesenvolvimento e inclusão social no Amazonas. Passos. Tenerife. v.3, n.1, jan.2005, p.63-77. Disponível em http://www.pasosonline.org/Publicados/3105/PS040105.pdf.
Estudo dirigido (09/06/2021 - 09/06/2021)
Atividade avaliativa 1:
Oficina sobre Ecoturismo e turismo étnico (produção de cards). (14/06/2021 - 14/06/2021)
Atividade avaliativa 2:
Turismo religioso (16/06/2021 - 16/06/2021)
Exposição dialogada Texto 8: STEIL, Carlos Alberto. Romeiros e turistas no santuário de Bom Jesus da Lapa. Horizontes antropológicos, out. 2003, vol.9, no.20, p.249-261. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n20/v9n20a12.pdf. acesso em 27 agost2007
Debate sobre turismo religioso no Nordeste e no Piauí (21/06/2021 - 21/06/2021)
Atividade avaliativa 3: Material de apoio: Vídeos e textos
Turismo nas favelas (23/06/2021 - 23/06/2021)
Exposição dialogada Texto 9: MORAES, Camila. Turismo em favelas: notas etnográficas sobre um debate em curso. PLURAL, Revista do Programa de Pós ?Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.23.2, 2016, p.65?93. Disponível em https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/125110/122183
Estudo dirigido (28/06/2021 - 28/06/2021)
Atividade avaliativa 4:
Oficina sobre turismo nas favelas (produção de cards) (30/06/2021 - 30/06/2021)
Atividade avaliativa 5:
Divulgação do resultado (05/07/2021 - 05/07/2021)
Prova final (4ª avaliação) (07/07/2021 - 07/07/2021)
    
Inicia em 20/07/2021 às 12h 0 e finaliza em 21/07/2021 às 23h 59
Divulgação do resultado final (12/07/2021 - 12/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 29 31 05 07 12 14 19 26 28 03 05 10 12 17 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 14
1 201395**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
2 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 10
3 2019901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 16
5 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 10
6 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 14
7 2019901**** 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
8 2019900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
11 2018905**** 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
12 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
13 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 10
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 12
15 2019901**** 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
16 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
17 2017914**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
18 2019903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
19 2019905**** 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
20 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 14
21 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2019905**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 8
24 2019901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 10
25 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2019904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 12
27 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 26
30 2019905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 8,5 9,5 9,5 9.2 12 AM
2 2019903**** 7,5 10,0 8,5 8.7 12 AM
3 2019903**** 9,5 10,0 9,5 9.7 6 AM
4 2019900**** 6,0 8,0 8,5 7.5 12 AM
5 2019903**** 9,5 10,0 8,5 9.3 2 AM
6 2019905**** 8,5 8,5 0,0 9.0 7.4 14 EF
7 2019905**** 9,5 9,0 8,5 9.0 14 AM
8 2019905**** 8,5 7,5 9,5 8.5 14 AM
9 2019901**** 9,0 10,0 8,5 9.2 10 AM
10 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
11 2019905**** 9,0 10,0 8,5 9.2 10 AM
12 2019901**** 3,0 5,5 8,5 8.0 6.9 14 EF
13 2018901**** 8,0 9,5 9,5 9.0 8 AM
14 2019905**** 7,5 0,0 0,0 2.5 38 RF
15 2019901**** 9,0 7,0 10,0 8.7 14 AM
16 2017914**** 5,0 7,8 8,5 7.1 14 AM
17 2019905**** 9,5 9,5 8,5 9.2 4 AM
18 2019902**** 8,5 9,5 8,5 8.8 8 AM
19 2019904**** 7,5 4,5 0,0 0.0 2.0 26 RF
20 201495**** 10,0 8,5 10,0 9.5 14 AM
21 2019905**** 10,0 8,5 9,0 9.2 8 AM
22 2019905**** 9,5 9,5 9,0 9.3 4 AM
23 2019900**** 9,5 9,5 8,5 9.2 10 AM
24 2019902**** 5,5 5,5 0,0 3.7 16 RF
25 2019901**** 10,0 8,5 10,0 9.5 10 AM
26 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
27 2018905**** 4,0 0,0 0,0 1.3 46 RF
28 2019902**** 5,5 5,5 0,0 3.7 12 RN
29 2017908**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
30 2019901**** 7,0 0,0 0,0 2.3 46 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Etnicidade e relação étnica. Abordagens teóricas e metodológicas no estudo das relações entre morfologia social e cosmologia. Consciência histórica e identidade: o estabelecimento de etnicidades orientadas para o turismo. Compreensão do turismo étnico e das relações de etnicidade no Nordeste.
Objetivos: ? Oportunizar um conhecimento teórico-metodológico para investigaçao dos impactos do turismo nas questoes relativas a mudança cultural; ? Abordar a problemática do turismo como atividade econômico-cultural vinculada as açoes de preservaçao, intervençao e manutençao de patrimônios culturais; ? Discutir problemas de pesquisa e interpretaçao de dados etnográficos em propostas de estudos sobre etnoturismo ou turismo étnico.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dialogada, leituras de textos, formação de grupos de discussão, oficinas e apresentações de vídeos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As atividades de verificação de aprendizagem serão realizadas por meio de diferentes instrumentos pedagógicos de avaliação continuada, como estudos dirigidos, grupos de discussão e oficinas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I
CHAUI, Marilena. Brasil – mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. (História do povo brasileiro). p.11-29: A nação como semióforo.
FRY, Peter. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. cap.II, p. 47-53. “Feijoada e Soul Food”: notas sobre a manipulação de símbolos étnicos e nacionais

UNIDADE II
CARDOZO, Poliana Fabíula. Considerações preliminares sobre produto turístico étnico. Pasos. Tenerife. v. 4. n.2, 2006, p.143-152. Disponível em http://www.pasosonline.org/Publicados/4206/PS020206.pdf
GRÜNEWALD. Rodrigo de Azeredo. Turismo e o resgate da cultura Pataxó. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 127-148
SAVOLDI, Adiles. A reconstrução da italianidade no Sul do estado de Santa Catarina. In: BANDUCCI Jr., Álvaro; BARRETO, Margarita (org.). Turismo e identidade local: uma visão antropológica. Campinas: Papirus, 2001. (Turismo). p. 89-116
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p.73-102.

UNIDADE III
FARIA, Ivani Ferreira de. Ecoturismo: etnodesenvolvimento e inclusão social no Amazonas. Passos. Tenerife. v.3, n.1, jan.2005, p.63-77. Disponível em http://www.pasosonline.org/Publicados/3105/PS040105.pdf.
STEIL, Carlos Alberto. Romeiros e turistas no santuário de Bom Jesus da Lapa. Horizontes antropológicos, out. 2003, vol.9, no.20, p.249-261. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n20/v9n20a12.pdf.
MORAES, Camila. Turismo em favelas: notas etnográficas sobre um debate em curso. PLURAL, Revista do Programa de Pós ‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.23.2, 2016, p.65‑93. Disponível em https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/125110/122183

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
JERÓNIMO, Rita. Banhistas e banheiros: reconfiguração identitária na praia da Ericeira. Etnográfica. vol.II, n.1, 2003, 159-69. Disponível em http://ceas.iscte.pt/etnografica/docs/vol_07/N1/Vol_vii_N1_159-170.pdf
ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. 33ed. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2004. (Autores Modernos da Literatura Brasileira, 1).
MOTTA, Antonio. Raza, cultura e identidad: marcas de origen en el discurso socio-antropológico brasileño. In: ROTA Y MONTER, José Antonio (ed.). Integración social y cultural. Coruña: Universidad de La Coruña, 2002. p.69-84.
OLIVEIRA, Luiz Antonio de. Cultura, Direitos, Políticas: a construção de uma agenda pública para os povos indígenas e a diversidade étnica no Brasil contemporâneo (2003-2015). Saarbrücken (Alemanha): Novas Edições Acadêmicas, 2016. Capítulo 2: Identidades e Políticas [Item 2.1: Do mestiço ao multicultural: a questão da identidade nacional] p.76-95.
ARRUTI, José Maurício. Etnicidade. In: SANSONE, Livio; FURTADO, Cláudio Alves (org.). Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014. P.199-213.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
22/03/2021
Apresentação do programa. Metodologia, avaliações, regras e procedimentos da disciplina
29/03/2021
29/03/2021
Debate sobre a identidade nacional
31/03/2021
31/03/2021
Nação e identidade nacional
05/04/2021
05/04/2021
Estudo dirigido
07/04/2021
07/04/2021
Fórum sobre nação e pertencimento
12/04/2021
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Produção textual sobre a cultura brasileira, diversidade e mestiçagem
14/04/2021
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Cultura brasileira e apropriação cultural
19/04/2021
19/04/2021
Debate sobre cultura, identidade e apropriação cultural
26/04/2021
26/04/2021
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards).
28/04/2021
28/04/2021
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). continuação
03/05/2021
03/05/2021
Identidade, diferença e relações de alteridade
05/05/2021
05/05/2021
Estudo dirigido
10/05/2021
10/05/2021
Etnicidade como produto turístico
12/05/2021
12/05/2021
Debate sobre produto turístico e etnicidade
17/05/2021
17/05/2021
Reconstrução de identidade e turismo étnico
19/05/2021
19/05/2021
Estudo dirigido
24/05/2021
24/05/2021
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards).
26/05/2021
26/05/2021
Oficina sobre o conceito de etnicidade (produção de cards). continuação
31/05/2021
31/05/2021
Identidade e construção de tradições culturais
02/06/2021
02/06/2021
Estudo dirigido
07/06/2021
07/06/2021
Ecoturismo indígena
09/06/2021
09/06/2021
Estudo dirigido
14/06/2021
14/06/2021
Oficina sobre Ecoturismo e turismo étnico (produção de cards).
16/06/2021
16/06/2021
Turismo religioso
21/06/2021
21/06/2021
Debate sobre turismo religioso no Nordeste e no Piauí
23/06/2021
23/06/2021
Turismo nas favelas
28/06/2021
28/06/2021
Estudo dirigido
30/06/2021
30/06/2021
Oficina sobre turismo nas favelas (produção de cards)
05/07/2021
05/07/2021
Divulgação do resultado
07/07/2021
07/07/2021
Prova final (4ª avaliação)
12/07/2021
12/07/2021
Divulgação do resultado final
Avaliações
Data Descrição
28/04/2021 1ª Avaliação
02/06/2021 2ª Avaliação
30/06/2021 3ª Avaliação
07/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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Título

Data
Início das aulas 21/03/2021

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