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CMR0038 - BIOLOGIA MOLECULAR - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Plano de ensino e Introdução a Biologia Molecular (22/03/2021 - 22/03/2021)
Estrutura do DNA (27/03/2021 - 27/03/2021)

Relacionado a esta aula, vocês possuem uma questão para responderem, com data marcada para finalização. Portanto, fiquem atentos a data! Assim que se encerrar a data, a questão não retornará ao SIGAA para ser respondida e o estudante terá contabilizado pontuação 0 (zero) para a questão. 

Essa é a questão 1 de 5 da primeira avaliação de vocês. Portanto, ela soma até 2 pontos na nota da primeira avaliação. Não deixem de responder, ela é parte da primeira nota de vocês.

Cap. 4, A estrutura do DNA, livro Watson disponibilizado aqui.

    
Inicia em 20/05/2021 às 10h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 23h 58
   Cap 4 Watson Estrutura do DNA.pdf 
Estrutura do genoma, cromatina e Nucleossomos (29/03/2021 - 29/03/2021)

Filme Nucleossomos: https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/08-how-dna-is-packaged-advanced.html

    
Inicia em 20/05/2021 às 10h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 23h 58
Assíncrono: Atividade Gene (03/04/2021 - 03/04/2021)
    
Inicia em 29/03/2021 às 21h 0 e finaliza em 06/04/2021 às 23h 58
Replicação (05/04/2021 - 05/04/2021)

Vídeo Replicação: 

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/01-replication-the-helix.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/03-mechanism-of-replication-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/04-mechanism-of-replication-advanced.html

 

    
Inicia em 20/05/2021 às 10h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 23h 58
Transcrição (10/04/2021 - 10/04/2021)

Vídeos transcrição:

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/12-transcription-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/13-transcription-advanced.html

Splicing:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/rna-splicing.html

    
Inicia em 20/05/2021 às 10h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 23h 58
Tradução (12/04/2021 - 12/04/2021)

Vídeos tradução:

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/15-translation-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/16-translation-advanced.html

Prática interativa:

http://learn.genetics.utah.edu/content/molecules/transcribe/

 


    
Inicia em 20/05/2021 às 10h 0 e finaliza em 22/05/2021 às 23h 58
Regulação da expressão gênica (17/04/2021 - 17/04/2021)

Animações

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/09-how-much-dna-codes-for-protein.html

https://www.youtube.com/watch?v=oBwtxdI1zvk - Operon lac

https://www.youtube.com/watch?v=EvLy_1_Y3tk - Operon trp

https://www.youtube.com/watch?v=VNok-vF03aI - Operon trp

 

Regulação da expressão gênica (19/04/2021 - 19/04/2021)
Regulação da expressão gênica (24/04/2021 - 24/04/2021)
Tecnologia do DNA recombinante (26/04/2021 - 26/04/2021)

Neste link vocês encontram a maioria das animações das técnicas de estudo do DNA que vamos abordar nas aulas:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/

Tecnologia do DNA recombinante (03/05/2021 - 03/05/2021)

Animações:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/restriction.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/transformation2.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/transformation1.html

Avaliação 1 (08/05/2021 - 08/05/2021)

A avaliação (como explicado no primeiro dia de aula) consiste em questões que serão disponibilizadas a cada semana de aula. As questões serão disponibilizadas na forma de questionário no SIGAA, e ficarão em torno de 1 semana disponíveis para resposta, após a aula ministrada relacionada a questão. Ao todo serão 5 questões, com até 2 pontos cada.

Se o estudante não fez a avaliação, entrar com pedido de segunda chamada na coordenação do curso (por email ccbioufpi@gmail.com) dentro do prazo estipulado nas normas da Universidade, que o pedido será avaliado de acordo com as documentções apresentadas. A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º.

Estudo do DNA (10/05/2021 - 10/05/2021)
Estudo do DNA (15/05/2021 - 15/05/2021)

PCR: https://www.youtube.com/watch?v=JRAA4C2OPwg

RT-PCR (COVID): https://dnalc.cshl.edu/resources/covid-19.html

Eletroforese: https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/gelelectrophoresis.html

Sequenciamento de DNA: https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/sangerseq.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/cycseq.html

Estudo do DNA e proteínas (17/05/2021 - 17/05/2021)

https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/

  PCR_ Thirty-five years and counting _ Science _ AAAS_2018.pdf 
https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/
RT-PCR e demais aplicações - assíncrono (22/05/2021 - 22/05/2021)

Para esta aula, gostaria que vocês fizessem uso dos materiais disponíveis no capítulo do livro do Watson anexado aqui, além do link da prática de PCR e RT-PCR para COVID-19, para se guiarem para que possam responder as seguintes perguntas (ESSAS RESPOSTAS NÃO PRECISAM SER ENTREGUES).

- Quais as diferenças entre a PCR convencional e a RT-PCR realizada para detercção do COVID-19 em uma amostra?

- Seja capaz de citar ao menos mais uma variação da PCR convencional e sua aplicação.

PCR: https://www.youtube.com/watch?v=JRAA4C2OPwg

RT-PCR (COVID): https://dnalc.cshl.edu/resources/covid-19.html

Prática Pipetagem e introdução a prática laboratorial (24/05/2021 - 24/05/2021)
Extração de DNA - assíncrono (31/05/2021 - 31/05/2021)

Acessem o link abaixo e sigam o passo a passo para realizar uma extração de DNA em um laboratório virtual. Na nossa aula de sábado, retomamos o assunto e vou querer saber mais sobre essa prática. Lembrem-se, esta atividade é importante para o desenvolvimento do restante da disciplina e faz parte do plano de disciplina e da sequência didática planejada para a disciplina. Obs. Se necessário, use um tradutor on line para ajudar a entender o texto e comandos que deve seguir. Infelizmente não existe ferramenta tão completa como esta de prática on line em português.

https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/

Acessem também o link abaixo para verem como poderiam aplicar essa temática em uma escola que não tenha laboratório ou condições para o desenvolvimento de uma prática.

https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/howto/

Vocês encontram este tipo de abordagem prática em vários outros endereços na internet, muitos deles já em português.

Extração de DNA e quantificação por espectrofotômetro (05/06/2021 - 05/06/2021)

https://www.youtube.com/watch?v=vOtVI4ghWRs

PCR - assíncrono (07/06/2021 - 07/06/2021)

Para esta prática assíncrona, vocês precisam acessar o link abaixo, e façam a prática até a fase de purificação (fase 3), ou seja, não é necessário avançar neste momento até a fase de sequenciamento, pois este será um tópico que iremos ver mais adiante.

https://media.hhmi.org/biointeractive/vlabs/bacterial_id/index.html

 

 

 

Eletroforese (12/06/2021 - 12/06/2021)

Animação eletroforese:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/gelelectrophoresis.html

Sequenciamento de DNA (14/06/2021 - 14/06/2021)

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/sangerseq.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/cycseq.html

Barcode - Assíncrono (19/06/2021 - 19/06/2021)

Animações sequenciamento de DNA:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/sangerseq.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/29-sanger-sequencing.html

Animação Barcode:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/dna-barcoding.html

http://www.barcodinglife.org/index.php/Public_Publication_BibliographyView?id=13305

http://www.barcodinglife.org/index.php

Atividade Barcode - Assíncrono (19/06/2021 - 19/06/2021)
Avaliação 2 (05/07/2021 - 05/07/2021)

O link para o forms para a avaliação é:

https://forms.gle/eQ1d11n7bvKy9SGo9

Ele estará disponível até quarta-feira (07/07), as 23h.

Usem apenas os materiais disponíveis no SIGAA para responder, NÃO FAÇAM USO DE CONSULTAS EM SITES DE INTERNET, USEM OS LIVROS DIDÁTICOS QUE DISPONIBILIZO ASSOCIADO AO DIA DE HOJE!

Avaliação 3 Modelo didático (12/07/2021 - 12/07/2021)

O modelo didático deverá ser planejado pelos alunos, que serão orientados pela professora e pelo monitor da disciplina, durante a elaboração deste projeto. O modelo pode consistir de estruturas criadas com qualquer programa on line que permita sua construção em grupo, sem encontros presenciais (ou seja, feito totalmente on-line/remoto) e a avaliação dos modelos levará em conta a criatividade, a originalidade dos projetos, além da precisão da informação fornecida pelo modelo. Uma sugestão de programa que possa ajudar nessa elaboração é o Powtoon. O link a seguir pode dar a vocês uma noção de como ele funciona e ajudar vocês nas ideias para seus trabalhos.  https://www.youtube.com/watch?v=ED4NeXcwf3g

Exame Final (17/07/2021 - 17/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 19
1 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016906**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018900**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
17 2017900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
18 2018905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2019902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2015904**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
27 201496**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2015904**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 20115**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2014912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019902**** 5,9 6,3 9,0 7.1 0 AM
2 2017901**** 4,2 7,5 10,0 7.2 2 AM
3 2016902**** 9,3 8,7 9,5 9.2 0 AM
4 2018904**** 9,3 9,6 10,0 9.6 0 AM
5 2016906**** 6,6 4,7 10,0 7.1 4 AM
6 2015904**** 7,9 6,8 9,0 7.9 2 AM
7 2016905**** 9,7 8,0 10,0 9.2 0 AM
8 2017912**** 9,8 8,9 10,0 9.6 0 AM
9 2018905**** 10,0 9,4 10,0 9.8 0 AM
10 2018904**** 7,4 10,0 10,0 9.1 0 AM
11 2018903**** 9,6 10,0 10,0 9.9 0 AM
12 2016905**** 7,6 9,3 10,0 9.0 0 AM
13 201495**** 7,3 9,3 9,5 8.7 0 AM
14 2018901**** 6,5 9,3 9,0 8.3 0 AM
15 2018905**** 8,9 9,4 10,0 9.4 0 AM
16 2017901**** 5,7 10,0 10,0 8.6 0 AM
17 2018900**** 2,0 0,0 0,0 0.7 60 RF
18 2017900**** 0,7 0,0 0,0 0.2 60 RF
19 2018905**** 7,0 8,5 10,0 8.5 2 AM
20 2018903**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
21 2019903**** 7,7 8,9 9,0 8.5 0 AM
22 2019902**** 7,7 8,9 9,0 8.5 2 AM
23 2019900**** 7,5 9,3 9,0 8.6 0 AM
24 2017912**** 9,1 9,3 10,0 9.5 0 AM
25 2016905**** 7,5 8,1 10,0 8.5 2 AM
26 2018904**** 7,6 10,0 10,0 9.2 0 AM
27 2015904**** 4,5 0,0 0,0 1.5 60 RF
28 201496**** 7,2 6,6 9,5 7.8 2 AM
29 2018900**** 3,8 9,3 9,0 7.4 4 AM
30 2018905**** 9,1 9,4 10,0 9.5 0 AM
31 2016902**** 7,8 10,0 9,5 9.1 2 AM
32 2014912**** 6,3 10,0 10,0 8.8 0 AM
33 2018905**** 8,7 10,0 9,5 9.4 0 AM
34 2018900**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
35 2015904**** 7,1 10,0 10,0 9.0 2 AM
36 20115**** 4,9 8,4 10,0 7.8 2 AM
37 2018905**** 9,7 10,0 10,0 9.9 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As moléculas da hereditariedade; Os ácidos ribonucléicos e os ácidos desoxirribonucléicos; O código genético. Replicação e reparo do Dna; Rearranjos gênicos; A transcrição; Síntese de proteínas, Controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos, Tecnologia do DNA recombinante, Aplicações da PCR em pesquisa básica é aplicada.
Objetivos: Desenvolver conhecimentos sobre as bases moleculares da hereditariedade e sua aplicaçao em pesquisa básica e aplicada.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, exercícios, aulas práticas com metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada adaptados para o ensino remoto. Não serão permitidas filmagens das aulas, gravações de audio das aulas ou compartilhamento de materiais fornecidos pela professora da disciplina (como slides, vídeos, atividades, exercícios, avaliações, etc); ou seja, o conteúdo da disciplina produzido pela professora é considerado propriedade intelectual e sua reprodução sem autorização da professora não é permitido.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão aplicadas ao todo 3 avaliações. 2 delas consistirão de avaliações com questões objetivas e subjetivas e a terceira será a elaboração de um modelo didático realizado em grupo.
Lembrando que o modelo didático deverá seguir as diretrizes indicadas pela professora.
Média final = [Avaliação I + Avaliação II + Avaliação III] / 3
Obs. O modelo didático deverá ser planejado pelos alunos, que serão orientados pela professora e pelo monitor da disciplina, durante a elaboração deste projeto. O modelo pode consistir de estruturas criadas com qualquer programa on line que permita sua construção em grupo, sem encontros presenciais (ou seja, feito totalmente on-line/remoto) e a avaliação dos modelos levará em conta a criatividade, a originalidade dos projetos, além da precisão da informação fornecida pelo modelo.
A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICAS
WATSON, J. D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4ª ed. Editora Artmed. 2003.
GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Guanabara Koogan. 11ª ed. 2016.
KARP, G. Biologia Celular e Molecular: Conceitos e Experimentos. 3ª ed. Editora Manole. 2005.
PIERCE, B.A. Genética: um enfoque conceitual. 5ª ed. Guanabara Koogan, 2016.
COMPLEMENTARES:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA. Revista Genética na Escola. Diversas edições. Acessado em www.geneticanaescola.com.br
LEHNINGER, A.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 7ª ed. Editora Artmed. 2018.
VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
22/03/2021
Plano de Ensino e Introdução
22/03/2021
22/03/2021
Plano de ensino e Introdução a Biologia Molecular
27/03/2021
27/03/2021
Estrutura do DNA
29/03/2021
29/03/2021
Estrutura do genoma, cromatina e Nucleossomos
03/04/2021
03/04/2021
Assíncrono: Atividade Gene
05/04/2021
05/04/2021
Replicação
10/04/2021
10/04/2021
Transcrição
12/04/2021
12/04/2021
Tradução
17/04/2021
17/04/2021
Regulação da expressão gênica
19/04/2021
19/04/2021
Regulação da expressão gênica
24/04/2021
24/04/2021
Regulação da expressão gênica
26/04/2021
26/04/2021
Tecnologia do DNA recombinante
03/05/2021
03/05/2021
Tecnologia do DNA recombinante
08/05/2021
08/05/2021
Avaliação 1
10/05/2021
10/05/2021
Estudo do DNA
15/05/2021
15/05/2021
Estudo do DNA
17/05/2021
17/05/2021
Estudo do DNA e proteínas
22/05/2021
22/05/2021
RT-PCR e demais aplicações - assíncrono
24/05/2021
24/05/2021
Prática Pipetagem e introdução a prática laboratorial
31/05/2021
31/05/2021
Extração de DNA - assíncrono
05/06/2021
05/06/2021
Extração de DNA e quantificação por espectrofotômetro
07/06/2021
07/06/2021
PCR - assíncrono
12/06/2021
12/06/2021
Eletroforese
14/06/2021
14/06/2021
Sequenciamento de DNA
19/06/2021
19/06/2021
Barcode - Assíncrono
19/06/2021
19/06/2021
Atividade Barcode - Assíncrono
05/07/2021
05/07/2021
Avaliação 2
12/07/2021
12/07/2021
Avaliação 3 Modelo didático
17/07/2021
17/07/2021
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
08/05/2021 1ª Avaliação
28/06/2021 2ª Avaliação
12/07/2021 3ª Avaliação
17/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação 2 disponível 05/07/2021
Notas divulgadas 28/06/2021
Sabádo não teremos aula, segunda teremos prática 25/06/2021
Assíncrono 19/06 Barcode 16/06/2021
Assíncrono de hoje 07/06 07/06/2021
Atividade assíncrona sábado 22/05 21/05/2021
Problemas de conexão de internet sábado 08/05 08/05/2021
Cancelamento da aula de 17/04 sábado 16/04/2021
Atividade Assíncrona 02/04/2021
Aulas normais sábado e segunda 26/03/2021
Divisão de grupos para avaliação 3 25/03/2021
Início aulas dia 22/03 19/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 05:31