-

CBT0026 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO IV - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Aula de boas vindas via Google Meet. Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático adotado. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino para as o desenvolvimento eficiente das aulas remotas. Atividades orais, escritas e auditivas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula. (22/03/2021 - 22/03/2021)
Feriado estadual seguindo o protocolo do governo do estado acatado pela universidade. (26/03/2021 - 26/03/2021)
Webconferência via google meet: atividades do "Libro del alumno 2" referentes à unidade: 13 del Nuevo Ven 2. Discussão dos conteúdos da unidade 13. (29/03/2021 - 29/03/2021)
Feriado Semana Santa. Atividade para casa: Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema: https://theconversation.com/de-pestinos-y-torrijas-historia-de-dos-palabras-en-tiempo-de-cuaresma-155673?fbclid=IwAR0Rhq3Sq3XwEKT34Qn7clLHjEWmvIM3lbG5nJ_M1XzwbGmhqjBk1Ywe09E (02/04/2021 - 02/04/2021)
Webconferência via google meet: Discussão dos conteúdos da unidade 13. Trabalho auditivo e de escrita com canção. Comentários sobre o Chat. (05/04/2021 - 05/04/2021)
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentará dois exemplos de manifestações culturais de algum país hispânico, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega sobre a sua postagem. (09/04/2021 - 09/04/2021)
   Manifestações culturais
Período de Habilitação: 08/04/2021 às 08:00 a 16/04/2021 às 17:00
Atividade escrita realizada em casa. Socialização aos colegas para a prática da expressão oral e auditiva. (12/04/2021 - 12/04/2021)
Atividades de expressão escrita e oral. Trabalho com canção e comentários sobre os temas do Fórum. (16/04/2021 - 16/04/2021)
Aplicação da primeira avaliação escrita. (19/04/2021 - 19/04/2021)
Segunda chamada da primeira avaliação. (23/04/2021 - 23/04/2021)
Primeiro momento da aula: Comentários sobre a prova. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita e oral com a canção En el muelle de Sán Blás. Trabalho individual. (26/04/2021 - 26/04/2021)
Atividades do livro. (30/04/2021 - 30/04/2021)
Elaboração do podcast sobre o tema: A língua espanhola e o turismo. (03/05/2021 - 03/05/2021)
Aula de expressão escrita. (07/05/2021 - 07/05/2021)
Unidade 14: atividades com diálogos do livro. (10/05/2021 - 10/05/2021)
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva. (14/05/2021 - 14/05/2021)
Aplicação da segunda avaliação: Primera parte: Apresentação individual da atividade de expressão escrita e oral com fotografias. Cada aluno apresentou uma foto de um lugar em potencial que poderia ser um ponto turísmo e elaborar uma poesia ou um poema sobre a imagem como forma de atrair possíveis visitas/turistas ao lugar. (17/05/2021 - 17/05/2021)
Aplicação da segunda avaliação: Segunda parte: Compreensão leitora. (21/05/2021 - 21/05/2021)
Segunda chamada da segunda avaliação. (24/05/2021 - 24/05/2021)
Aula assíncrona: assistir ao filme "El hijo de la novia" para ralização de uma dinâmica na próxima aula. Cada aluno preparou 4 perguntas. (28/05/2021 - 28/05/2021)
Atividade de expressão oral e escrita sobre o filme. (31/05/2021 - 31/05/2021)
Unidade 15: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo apresentou com uma parte para explicar aos colegas. (04/06/2021 - 04/06/2021)
Unidade 15: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo apresentou com uma parte para explicar aos colegas. (07/06/2021 - 07/06/2021)
Seminários: Apresentação dos resultados das pesquisas sobre o espanhol no Turismo realizadas pelos alunos Ronaldo Araújo e Melissa Veras. (11/06/2021 - 11/06/2021)
Aula com canção e vídeo: práticas auditiva, leitora, oral e escrita. (14/06/2021 - 14/06/2021)
Aula assíncrona: responder às atividades do portfólio online via Google Formulários. (18/06/2021 - 18/06/2021)
Apresentação oral em grupo: Assistir a palestra da Profa. Dra. Marisa Aderaldo: https://www.youtube.com/watch?v=oMThne-eybA&t=45s (21/06/2021 - 21/06/2021)
Apresentação oral em grupo sobre a palestra da aula anterior. (25/06/2021 - 25/06/2021)
Aplicação da terceira avaliação expressão oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría ypráctica1. A divisão dos capítulos foi a seguinte: Introducción a la enseñanza de español con fines específicos (César) 2. Soy profesor de español en el curso de turismo: ¿qué hago? (Matheus) 3. La enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente (Girlane). 4. La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda (Jaqueline) 5. La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje (Luara) 6. Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica (xxxxxx) 7. El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo (28/06/2021 - 28/06/2021)
Continuação da terceira avaliação. (02/07/2021 - 02/07/2021)
Segunda chamada da terceira avaliação. (05/07/2021 - 05/07/2021)
Fórum: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas. Entrega e comentários das notas. da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (09/07/2021 - 09/07/2021)
Prova final. (12/07/2021 - 12/07/2021)
Entrega e comentários das notas. (16/07/2021 - 16/07/2021)
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (19/07/2021 - 19/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 26 29 05 09 12 16 19 23 26 30 03 07 10 14 17 21 24 28 31 04 07 11 14 18 21 25 28 02 05
1 2019900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
2 2019903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
3 2019903**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
4 2014912**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
5 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019903**** 5,0 7,9 8,0 7.0 0 AM
2 2014912**** 3,0 0,0 0,0 1.0 0 RN
3 2019903**** 10,0 9,4 9,6 9.7 0 AM
4 2019903**** 6,0 8,7 8,0 7.6 0 AM
5 2019900**** 9,0 8,4 8,2 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas e participativas;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição e discussão oral dos discentes;
? Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
? Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente.

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita e atividades auditivas;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
LIMA MOREIRA, Glauber; FERNANDEZ, G. E. (Org.). Enseñanza del español con fines específicos: El caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica. 1. ed. Brasília: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. v. 1. 219p.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MOREIRA, G. L. El componente cultural en los diccionarios de ELE. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 4, p. 2240-2263, 19 jan. 2019.
MOREIRA, G. L. et al. Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2. ed. FORTALEZA: EdUECE, 2019. v. 1. 285p .
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
22/03/2021
Aula de boas vindas via Google Meet. Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático adotado. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino para as o desenvolvimento eficiente das aulas remotas. Atividades orais, escritas e auditivas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula.
26/03/2021
26/03/2021
Feriado estadual seguindo o protocolo do governo do estado acatado pela universidade.
29/03/2021
29/03/2021
Webconferência via google meet: atividades do "Libro del alumno 2" referentes à unidade: 13 del Nuevo Ven 2. Discussão dos conteúdos da unidade 13.
02/04/2021
02/04/2021
Feriado Semana Santa. Atividade para casa: Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema: https://theconversation.com/de-pestinos-y-torrijas-historia-de-dos-palabras-en-tiempo-de-cuaresma-155673?fbclid=IwAR0Rhq3Sq3XwEKT34Qn7clLHjEWmvIM3lbG5nJ_M1XzwbGmhqjBk1Ywe09E
05/04/2021
05/04/2021
Webconferência via google meet: Discussão dos conteúdos da unidade 13. Trabalho auditivo e de escrita com canção. Comentários sobre o Chat.
09/04/2021
09/04/2021
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentará dois exemplos de manifestações culturais de algum país hispânico, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega sobre a sua postagem.
12/04/2021
12/04/2021
Atividade escrita realizada em casa. Socialização aos colegas para a prática da expressão oral e auditiva.
16/04/2021
16/04/2021
Atividades de expressão escrita e oral. Trabalho com canção e comentários sobre os temas do Fórum.
19/04/2021
19/04/2021
Aplicação da primeira avaliação escrita.
23/04/2021
23/04/2021
Segunda chamada da primeira avaliação.
26/04/2021
26/04/2021
Primeiro momento da aula: Comentários sobre a prova. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita e oral com a canção En el muelle de Sán Blás. Trabalho individual.
30/04/2021
30/04/2021
Atividades do livro.
03/05/2021
03/05/2021
Elaboração do podcast sobre o tema: A língua espanhola e o turismo.
07/05/2021
07/05/2021
Aula de expressão escrita.
10/05/2021
10/05/2021
Unidade 14: atividades com diálogos do livro.
14/05/2021
14/05/2021
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva.
17/05/2021
17/05/2021
Aplicação da segunda avaliação: Primera parte: Apresentação individual da atividade de expressão escrita e oral com fotografias. Cada aluno apresentou uma foto de um lugar em potencial que poderia ser um ponto turísmo e elaborar uma poesia ou um poema sobre a imagem como forma de atrair possíveis visitas/turistas ao lugar.
21/05/2021
21/05/2021
Aplicação da segunda avaliação: Segunda parte: Compreensão leitora.
24/05/2021
24/05/2021
Segunda chamada da segunda avaliação.
28/05/2021
28/05/2021
Aula assíncrona: assistir ao filme "El hijo de la novia" para ralização de uma dinâmica na próxima aula. Cada aluno preparou 4 perguntas.
31/05/2021
31/05/2021
Atividade de expressão oral e escrita sobre o filme.
04/06/2021
04/06/2021
Unidade 15: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo apresentou com uma parte para explicar aos colegas.
07/06/2021
07/06/2021
Unidade 15: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo apresentou com uma parte para explicar aos colegas.
11/06/2021
11/06/2021
Seminários: Apresentação dos resultados das pesquisas sobre o espanhol no Turismo realizadas pelos alunos Ronaldo Araújo e Melissa Veras.
14/06/2021
14/06/2021
Aula com canção e vídeo: práticas auditiva, leitora, oral e escrita.
18/06/2021
18/06/2021
Aula assíncrona: responder às atividades do portfólio online via Google Formulários.
21/06/2021
21/06/2021
Apresentação oral em grupo: Assistir a palestra da Profa. Dra. Marisa Aderaldo: https://www.youtube.com/watch?v=oMThne-eybA&t=45s
25/06/2021
25/06/2021
Apresentação oral em grupo sobre a palestra da aula anterior.
28/06/2021
28/06/2021
Aplicação da terceira avaliação expressão oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría ypráctica1. A divisão dos capítulos foi a seguinte: Introducción a la enseñanza de español con fines específicos (César) 2. Soy profesor de español en el curso de turismo: ¿qué hago? (Matheus) 3. La enseñanza del español con fines específicos en el curso de Turismo del Cefet/RJ: propuesta pedagógica y papel del docente (Girlane). 4. La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda (Jaqueline) 5. La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje (Luara) 6. Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica (xxxxxx) 7. El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo
02/07/2021
02/07/2021
Continuação da terceira avaliação.
05/07/2021
05/07/2021
Segunda chamada da terceira avaliação.
09/07/2021
09/07/2021
Fórum: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas. Entrega e comentários das notas. da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
12/07/2021
12/07/2021
Prova final.
16/07/2021
16/07/2021
Entrega e comentários das notas.
19/07/2021
19/07/2021
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
Avaliações
Data Descrição
19/04/2021 1ª Avaliação
17/05/2021 2ª Avaliação
28/06/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas virtuais na seguinte sala do Google Meet: https://meet.google.com/inr-tvap-uky 18/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:19