-

CBT0039 - TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (26/03/2021 - 26/03/2021)

PLANO DA DISCIPLINA, COMO SERÃO AS AVALIAÇÕES EM PERÍODO REMOTO. ATIVIDADE DE SE PENSAR NOS TEMAS DOS ARTIGOS. TESTE DE USO DE TIC (tripadvisor, trivago e booking.com)

TICs em Turismo (09/04/2021 - 28/05/2021)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

   TIC's y Turismo 2019 LIVRO.pdf 
LIVRO IMPORTANTE
  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
Prova Individual (04/06/2021 - 04/06/2021)

Resumo das Lives do professor, deverá ser entregue em atividades no SIGAA.

https://youtu.be/ak3HN73x0hw 

https://www.instagram.com/tv/CAbWFEvAeBP/?igshid=16v4gcwgcl6n8 

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=URKekSsPTpk 

https://www.youtube.com/watch?v=1nPJSxG-Orw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1dMxV2BRz0GvmlFyDXQaCxchG6GPMdNzuixjK-as7yobZQKzLjdre8jSU 

https://www.youtube.com/watch?v=AnHfr7ETD1Q&t=280s 

 https://youtu.be/8Rxqatrw5uM 

https://www.youtube.com/watch?v=fyy7v4J1FcM&t=73s 

https://www.youtube.com/watch?v=R83LfcHu5tM&feature=youtu.be  

    
Inicia em 01/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 04/06/2021 às 18h 0
ORIENTAÇÃO DO ARTIGO (18/06/2021 - 18/06/2021)
ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO (25/06/2021 - 25/06/2021)

Os alunos que estão matriculados em Marketing Turístico deverão entregar o Plano de Marketing entregue ao professor Vinicius para mim neste dia (irei avaliar, técnicas de comunicação, os 4 Ps com a parte do uso das tecnologias, além das entratégias comunicacionais que serão utilizados no Plano de Marketing)

Os alunos que NÃO ESTÃO MATRICULADOS EM MKT TURÍSTICO, deverão me entregar neste mesmo dia um plano de uma StartUp relacionados com TICs e Turismo (podem variar de áreas e ações, mas sempre vinculados ao Turismo, Lazer ou Hospitalidade).

1 trabalho por grupo, não precisam todos os alunos entregarem via email.

Entregar via email: perinotto@ufpi.edu.br

    
Inicia em 18/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 12/07/2021 às 17h 59
Artigo em dupla (02/07/2021 - 02/07/2021)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Janeiro de 2021.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

    
Inicia em 25/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2021 às 11h 59
Exame Final (09/07/2021 - 09/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 201395**** 0 4 0 4 4 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 40
2 201392**** 0 4 0 4 4 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 40
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2015904**** 0 4 0 4 0 4 4 4 0 0 0 0 4 4 4 32
6 2017900**** 0 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 4 4 4 24
7 2018902**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015904**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
10 2018901**** 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2018901**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
12 2017914**** 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2018900**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017914**** 8,5 7,0 8,0 7.8 12 AM
2 2018902**** 10,0 8,0 7,0 8.3 0 AM
3 2018900**** 8,5 8,0 6,0 7.5 8 AM
4 2018905**** 8,0 7,0 7,5 7.5 4 AM
5 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
6 2017900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
7 2015904**** 10,0 8,0 8,0 8.7 12 AM
8 2018902**** 9,0 8,0 7,0 8.0 4 AM
9 2018901**** 8,0 7,0 8,0 7.7 8 AM
10 2018901**** 9,0 7,0 8,0 8.0 8 AM
11 2018903**** 8,5 7,0 8,0 7.8 0 AM
12 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
13 201392**** 0,0 0,0 8,0 2.7 40 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PLANO DE MKT COM A DISCIPLINA DE MKTTur 09/07/2021
SEGUNDA AVALIAÇÃO PLANO DE MKT OU STARTUP 25/06/2021
Hoje não teremos aula - CORUC 18/06/2021
INFORMAÇÃO IMPORTANTE aula de amanhã 11 de junho 10/06/2021
AULA 04 DE JUNHO - SEXTA-FEIRA 02/06/2021
AVALIAÇÃO 1 31/05/2021
INFORMAÇÃO IMPORTANTE sobre amanhã 28 de maio 27/05/2021
Não teremos aula sexta-feira dia 21 de maio - MAS HÁ LINKS DE VIDEOS PARA VER 14/05/2021
ESTOU ONLINE AGUARDANDO VOCÊS 23/04/2021
NÃO TEREMOS AULA AMANHÃ POR CONTA DE CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO 15/04/2021
Link para as aulas remotas no MEET 08/04/2021
Avaliação Artigo 04/04/2021
AULA SEXTA-FEIRA 26 DE MARÇO 25/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1078 24/05/2024 13:27