• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CBT0009 - LINGUA ESPANHOLA APLIC AO TURISMO I - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alunos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre. (22/03/2021 - 22/03/2021)
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividade auditiva e oral. "Profesiones y nacionalidades". Exercícios em dupla. Atividade do livro para casa. (24/03/2021 - 24/03/2021)
Exercícios do livro. Páginas: 5-8. (29/03/2021 - 29/03/2021)
Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual individual. Leitura do texto. (31/03/2021 - 31/03/2021)
Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre tema cultural. (05/04/2021 - 05/04/2021)
Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática. (07/04/2021 - 07/04/2021)
Compreensão leitora, producão textual e prática oral. (12/04/2021 - 12/04/2021)
Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música. (14/04/2021 - 14/04/2021)
Revisão dos conteúdos. Elaboração de um podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha. (19/04/2021 - 19/04/2021)
Feriado escolar. (21/04/2021 - 21/04/2021)
Primeira avaliação escrita individual. (26/04/2021 - 26/04/2021)
Apresentação do podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha. (28/04/2021 - 28/04/2021)
Aula assíncrona: Aplicação de atividades escritas e orais. Expressão oral: Localizar objetos de casa. Compreensão leitora e exercícios gramaticais do livro. (03/05/2021 - 03/05/2021)
Unidade 3: "Alquilar un piso". Prática auditiva e oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Atividades lexicais e gramaticais da unidade 3. (05/05/2021 - 05/05/2021)
Apresentação dos podcasts. Revisão das três primeiras unidades através de atividades. Correção das atividades do Caderno de Atividades. Prática auditiva e expressão oral. (10/05/2021 - 10/05/2021)
Orientação para a elaboração e apresentação dos seminários. (12/05/2021 - 12/05/2021)
Atividades da unidade 3. Redação sobre a "La casa de mis sueños,".Reglas de acentuação gráfica, eufonía e apócope. (17/05/2021 - 17/05/2021)
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários individuais sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. (19/05/2021 - 19/05/2021)
Segunda chamada. (24/05/2021 - 24/05/2021)
Seminários: Apresentação dos resultados das pesquisas sobre o espanhol no Turismo realizadas pelos alunos Ronaldo Araújo e Melissa Veras. (26/05/2021 - 26/05/2021)
Unidade 4: "Por la ciudad". Apresentação dos diálogos. Trabalho com o léxico referente ao tema. Localização dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba. Atividade oral e escrita individual. (31/05/2021 - 31/05/2021)
Aula assíncrona: Atividades com texto: produção e leitura. (02/06/2021 - 02/06/2021)
Atividades com produção textual e leitura dos textos produzidos pelos próprios alunos em sala de aula. (07/06/2021 - 07/06/2021)
Atividade de vocabulário, gramática e exercícios auditivos. (09/06/2021 - 09/06/2021)
Término da unidade 4 com uma produção textual; apresentação oral de diálogos produzidos pelos alunos em sala de aula. (14/06/2021 - 14/06/2021)
Continuidade da unidade 4. (16/06/2021 - 16/06/2021)
Segunda chamada. (21/06/2021 - 21/06/2021)
Aula assíncrona: Assistir ao filme: La lengua de las mariposas. Elaboração de um resumo do filme e elaborar 3 perguntas para uma dinâmica na aula seguinte. (23/06/2021 - 23/06/2021)
No primeiro momento: discussão do filme. Para o segundo momento: Compreensão textual; atividade cultural; Numerales: Las horas. Atividades. (28/06/2021 - 28/06/2021)
Aula assíncrona: Cada aluno assistiu a palestra do Prof. Dr. Antonio Ferreira e elaborou um resumo de até 15 linhas sobre o conteúdo da palestra:https://www.youtube.com/watch?v=oMThne-eybA&t=45s (30/06/2021 - 30/06/2021)
Avaliação individual: expressão oral. (05/07/2021 - 05/07/2021)
Fechamento da disciplina. (07/07/2021 - 07/07/2021)
Segunda chamada. (12/07/2021 - 12/07/2021)
Fórum sobre o seguinte tema: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas. (14/07/2021 - 14/07/2021)
   La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas.
Período de Habilitação: 11/06/2021 às 08:00 a 16/06/2021 às 17:00
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 24 29 31 05 07 12 14 19 26 28 03 05 10 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07
1 2018904**** 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
2 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
3 2020906**** 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 58
4 2020907**** 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
5 2019904**** 2 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
6 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2020906**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2020906**** 6,0 0,0 0,0 2.0 0 RN
3 2020906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2019904**** 8,0 9,2 9,4 8.9 0 AM
5 2020907**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2020905**** 6,0 9,0 8,9 8.0 0 AM
7 2020906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo prático das funções e estruturas básicas da língua espanhola através de atividades que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades da língua ( ler, falar, ouvir, escrever), visando à comunicação em situações específicas da área turística
Objetivos: Estudo básico da língua espanhola, através de atividades práticas que desenvolvam a escrita, a leitura, a fala e a audiçao , possibilitando o conhecimento das variaçoes culturais da língua, no âmbito turístico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Ler e traduzir frases e textos em espanhol; - Escrever frases ou textos em espanhol usando o vocabulário estudado em sala de aula; - Realizar exercícios gramaticais y fonéticos de compreensao auditiva; - Responder perguntas oralmente usando as estruturas aprendidas.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas, participativas e aula invertida;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição oral dos discentes;
? Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
? Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente.

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CORDEIRO, Dayane Mônica & LIMA MOREIRA, Glauber (2017). La enseñanza del español en Brasil: presente, pasado y futuro. Entrevista con Francisco Moreno y Gretel Eres. MARCO ELE Revista de didáctica español como lengua extranjera, Entrevistas. Disponible en: https://marcoele.com/descargas/25/entrevista_moreno-eres.pdf.
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 1.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
22/03/2021
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alunos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre.
24/03/2021
24/03/2021
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividade auditiva e oral. "Profesiones y nacionalidades". Exercícios em dupla. Atividade do livro para casa.
29/03/2021
29/03/2021
Exercícios do livro. Páginas: 5-8.
31/03/2021
31/03/2021
Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual individual. Leitura do texto.
05/04/2021
05/04/2021
Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre tema cultural.
07/04/2021
07/04/2021
Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática.
12/04/2021
12/04/2021
Compreensão leitora, producão textual e prática oral.
14/04/2021
14/04/2021
Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música.
19/04/2021
19/04/2021
Revisão dos conteúdos. Elaboração de um podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha.
21/04/2021
21/04/2021
Feriado escolar.
26/04/2021
26/04/2021
Primeira avaliação escrita individual.
28/04/2021
28/04/2021
Apresentação do podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha.
03/05/2021
03/05/2021
Aula assíncrona: Aplicação de atividades escritas e orais. Expressão oral: Localizar objetos de casa. Compreensão leitora e exercícios gramaticais do livro.
05/05/2021
05/05/2021
Unidade 3: "Alquilar un piso". Prática auditiva e oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Atividades lexicais e gramaticais da unidade 3.
10/05/2021
10/05/2021
Apresentação dos podcasts. Revisão das três primeiras unidades através de atividades. Correção das atividades do Caderno de Atividades. Prática auditiva e expressão oral.
12/05/2021
12/05/2021
Orientação para a elaboração e apresentação dos seminários.
17/05/2021
17/05/2021
Atividades da unidade 3. Redação sobre a "La casa de mis sueños,".Reglas de acentuação gráfica, eufonía e apócope.
19/05/2021
19/05/2021
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários individuais sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina.
24/05/2021
24/05/2021
Segunda chamada.
26/05/2021
26/05/2021
Seminários: Apresentação dos resultados das pesquisas sobre o espanhol no Turismo realizadas pelos alunos Ronaldo Araújo e Melissa Veras.
31/05/2021
31/05/2021
Unidade 4: "Por la ciudad". Apresentação dos diálogos. Trabalho com o léxico referente ao tema. Localização dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba. Atividade oral e escrita individual.
02/06/2021
02/06/2021
Aula assíncrona: Atividades com texto: produção e leitura.
07/06/2021
07/06/2021
Atividades com produção textual e leitura dos textos produzidos pelos próprios alunos em sala de aula.
09/06/2021
09/06/2021
Atividade de vocabulário, gramática e exercícios auditivos.
14/06/2021
14/06/2021
Término da unidade 4 com uma produção textual; apresentação oral de diálogos produzidos pelos alunos em sala de aula.
16/06/2021
16/06/2021
Continuidade da unidade 4.
21/06/2021
21/06/2021
Segunda chamada.
23/06/2021
23/06/2021
Aula assíncrona: Assistir ao filme: La lengua de las mariposas. Elaboração de um resumo do filme e elaborar 3 perguntas para uma dinâmica na aula seguinte.
28/06/2021
28/06/2021
No primeiro momento: discussão do filme. Para o segundo momento: Compreensão textual; atividade cultural; Numerales: Las horas. Atividades.
30/06/2021
30/06/2021
Aula assíncrona: Cada aluno assistiu a palestra do Prof. Dr. Antonio Ferreira e elaborou um resumo de até 15 linhas sobre o conteúdo da palestra:https://www.youtube.com/watch?v=oMThne-eybA&t=45s
05/07/2021
05/07/2021
Avaliação individual: expressão oral.
07/07/2021
07/07/2021
Fechamento da disciplina.
12/07/2021
12/07/2021
Segunda chamada.
14/07/2021
14/07/2021
Fórum sobre o seguinte tema: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas.
Avaliações
Data Descrição
21/04/2021 1ª Avaliação
17/05/2021 2ª Avaliação
16/06/2021 3ª Avaliação
07/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas virtuais na seguinte sala do Google Meet: https://meet.google.com/hjn-tpad-gwy 18/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:25