-

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos. (23/03/2021 - 30/03/2021)
Objetivos, conceitos, métodos, divisão. A importância da História da Educação e da Pedagogia.
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. (01/04/2021 - 29/04/2021)
A educação nas sociedades primitivas. A educação nas civilizações orientais e América Pré-Colombiana. A educação clássica: grega e romana. A educação cristã primitiva.
   SLIDE EDUCAÇÃO EM ROMA 
Material de apoio
UNIDADE III - A Educação Medieval. (04/05/2021 - 27/05/2021)
Contexto histórico medieval. Tipos de educação na sociedade medieval. O Renascimento e a reforma do pensamento.
  SLIDE EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA 
Material de apoio
UNIDADE IV - A Educação Moderna. (01/06/2021 - 22/06/2021)
Contexto histórico moderno. O Renascimento Pedagógico: humanismo, Reforma e Contra Reforma na educação. Educação realista. Educação liberal.
UNIDADE V - A Educação Contemporânea. (24/06/2021 - 20/07/2021)
Contexto histórico contemporâneo. Tendências pedagógicas do Século XIX. Educação e Pedagogia no Século XX. Perspectivas da educação e da Pedagogia no Século XXI.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20
1 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019903**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
6 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2020900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
14 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019905**** 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
18 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2019904**** 0 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
20 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
21 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
26 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2017913**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
31 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2020902**** 0 2 0 0 2 2 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
35 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
37 2020901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2019902**** 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
39 2019905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2020903**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
3 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
4 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
5 2019905**** 9,0 7,5 0,0 8.5 7.0 4 EF
6 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 2 AM
8 2020900**** 10,0 8,5 10,0 9.5 4 AM
9 2020902**** 9,0 8,5 10,0 9.2 6 AM
10 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
12 2020902**** 10,0 7,5 10,0 9.2 0 AM
13 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
14 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
15 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 2019904**** 7,0 10,0 10,0 9.0 2 AM
17 2020903**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
18 2020900**** 10,0 9,0 10,0 9.7 14 AM
19 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2020902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 6 AM
23 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
24 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
25 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
26 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
27 2020902**** 9,0 8,5 10,0 9.2 2 AM
28 2019905**** 10,0 7,5 10,0 9.2 8 AM
29 2019905**** 10,0 7,5 10,0 9.2 4 AM
30 2020902**** 10,0 9,0 10,0 9.7 6 AM
31 2019905**** 10,0 7,5 10,0 9.2 2 AM
32 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
33 2020901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
34 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
35 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
36 2020900**** 10,0 8,5 10,0 9.5 2 AM
37 2019903**** 7,0 10,0 10,0 9.0 6 AM
38 2020901**** 7,0 7,5 0,0 0.0 2.4 2 RN
39 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
40 2019905**** 9,0 8,0 10,0 9.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Como recursos didáticos serão utilizados equipamentos tecnológicos de informação e comunicação, tendo em vista que a disciplina será ministrada em formato remoto.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 10:00 às 12:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.

Bibliografia Complementar
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969.
MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2021
30/03/2021
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos.
01/04/2021
29/04/2021
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade.
04/05/2021
27/05/2021
UNIDADE III - A Educação Medieval.
01/06/2021
22/06/2021
UNIDADE IV - A Educação Moderna.
24/06/2021
20/07/2021
UNIDADE V - A Educação Contemporânea.
Avaliações
Data Descrição
29/04/2021 1ª Avaliação
24/06/2021 2ª Avaliação
13/07/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA E NOTAS 13/07/2021
Confirmação de aula dia 03/06/2021 02/06/2021
NOVOS EPISÓDIOS EM PODCAST SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 30/05/2021
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 04/05/21 04/05/2021
PODCAST SOBRE EDUCAÇÃO NAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS 15/04/2021
Canal de Podcast Dropes Acadêmicos 14/04/2021
INFORME SOBRE ENVIO DA ATIVIDADE 1 - AVALIAÇÃO 1 30/03/2021
LINK PARA AS AULAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO! 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:26